quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Nocturnals Volume Two: The Dark Forever and other Tales


Dan Brereton foi-me apresentado pelo Refém da BD (obrigado) e passou a ser um dos autores de referência para a minha pessoa. Neste momento tenho-o como um dos maiores, e melhores, autores de BD norte-americana sendo já um raro espécime deste continente que faz os textos, desenha, faz a arte final e por fim pinta (sem ser no Photoshop) com uma qualidade superior. Fiquei fã (obrigado Refém) e devoro avidamente as compilações que têm estado a sair colectando a sua obra, Nocturnals. Hoje vou apresentar o volume dois, para mais informações sobre o autor e o primeiro volume e favor consultar o excelente post do Refém da BD: Nocturnals Vol.1: Black Planet and Other Stories!
Dan Brereton nasceu em 1965 em San Francisco e nasceu cedo para os comics norte-americanos, ganhando o seu primeiro prémio em 1989 com a mini-série “Black Terror”. Brereton não se fica pela BD e trabalha também para a televisão, cinema, música, animação e publicidade. Toda esta experiência só enriquece a arte principal dele: a Banda Desenhada! A sua arte está espalhada pelo Superman, Batman, Vampirella, Buffy entre outros, mas a sua grande criação chama-se Nocturnals. É tão sua, que olhando para um dos protagonistas desta série (Doc Horror) quase se vislumbra neste um autêntico auto-retrato do próprio Daniel Brereton!
Esta série limitada de compilações que estão previstas para Nocturnals são um autêntico luxo, tanto na apresentação e qualidade dos materiais aplicados no livro, como na arte seja esta a preto e branco, ou pintada com uma mestria rara hoje em dia na indústria dos comics norte-americanos. O primeiro volume de Nocturnals, “Black Planet and other Stories” está esgotadíssimo (só no Ebay) e foi editado pela Olympian Publishing. É aqui que ele nos apresenta os incríveis Nocturnals, seres que vivem quando nós dormimos e nunca se misturando com os humanos normais. Tratam de ameaças alienígenas, monstros, seres extra-dimensionais e aberrações, vivendo agora bem escondidos num local a que chamam “the Tomb”.
Doc Horror e a sua filha, Eve, vêm de um outro mundo que foi devastado pelo seu grande inimigo: the Crim, seres parasitas que se aliaram na Terra (seu próximo objectivo) à Narn K Corporation, uma empresa de bio-engenharia virada para a indústria de armamento e sem escrúpulos. Neste primeiro volume Doc Horror e os seus aliados impedem a invasão destes seres parasitas de outra dimensão. Neste livro são-nos apresentados, para além de “Doc Horror” e a sua filha Evening (Haloween Girl), Polychrome (uma fantasma), The Racoon (primeiro bandido, depois aliado), Firelion (tem o poder de conjurar fogo), Komodo (um dragão resgatado da Narn K Corporation), Starfish (mulher anfíbia) e o espectacular Gunwitch, que a seguir a Eve é a minha personagem preferida, embora mudo…
Este primeiro volume compila “Black Planet”, “Witching Hour” e “Clean Hands”.
Falando do segundo volume, “Dark Forever and other Tales”, este mantêm a qualidade do primeiro, mas agora já com a personalidade dos protagonistas muito bem definidas. Eve apresenta ao pai um novo problema... está a crescer! Assim têm de encontrar uma nova escola para a nova adolescente, que com o tempo mais curiosa e independente fica, quando se trata de investigar algo sombrio. O morto-vivo Gunwitch é o seu devotado guarda-costas que não recua perante nada para a proteger. Entretanto Starfish e Firelion voltam de viagem para lidar com uma turba de Zombies que não pára de atormentar Pacific City, juntando-se depois ao par o admirador de Starfish: Racoon . Doc Horror decide investigar algo muito sombrio e antigo nas profundezas de uma grande caverna. A devotada Polychrome segue atrás de Doc Horror sentindo que algo de muito negro e errado se encontrava fechado naquela caverna.
Assim se posicionam os heróis para mais uma grande aventura Lovecraftiana (aquele monstro final é um espectacular espécime com raízes na fervilhante mente de Lovecraft).
Este segundo volume, “The Dark Forever and other Tales”, compila “The Dark Forever”, "Troll Bridge", “Gunwitch: Outskirts of Doom” e "Spectres" and "Beasts".
Assim esperamos a saída da terceira e última compilação, pelo menos assim foi previsto, embora tenha sido editado mais uma estória bastante recentemente.
Esta é uma leitura que eu recomendo vivamente, boa estória, bons personagens e óptimas páginas de BD!
Já agora, as letras da capa são de um dourado muito brilhante que o scanner não consegue "apanhar"...
:(
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Daniel Brereton
Editado em 2009 pela Image
Nota : 10 em 10

9 comentários:

  1. Crucios
    Este segundo volume comprei no Book Depository, para encontrares o volume anterior só pesquisando na net(está esgotado), ou então poderás ter sorte e alguma loja portuguesa ter um exemplar perdido nalguma estante. A BD Mania tinha um exemplar do primeiro volume meses atrás.

    ResponderEliminar
  2. O album que ele fez com o Simonson em que o Batman e o Superman trocam as almas faz parte desta serie? (só tenho o titulo em francês: "Terreurs noires"

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Gio
    Não, esta série é uma criação independente de Dan Brereton, com um estilo gótico/terror e como personagens temos apenas os Nocturnals (que não são super heróis), seres da escuridão, aberrações, extra dimensionais, alienígenas e por fim um fabricado por bio construção.
    O que te estás a referir é a uma mini-série que tem como protagonistas o Superman e o batman chamada "Legends of the World's Finest" criada por Walt Simonson e o autor deste Nocturnals, Dan Brereton em 1995.

    ResponderEliminar
  5. Uma retomada do fantastico e o pulp tao romantica e imaxinativa que é imposible ler outro comicbook ao mesmo tempo.
    Sou fan de Brereton e adoro a banda desenhada pintada. Na Espanha publicaran há anos The Psycho, no príncipio eu não gostei dos cenários realistas mas a transformação do protagonista e os superhomens de Brereton voarom meu cerebro.
    Sou fan, a pesar do que somentes li Nocturnals e Giant Killer, ainda consegui dar às bibliotecas de munha cidade um exemplar da ediçao espanhola de The Psycho que atopei numa loja.

    ResponderEliminar
  6. Por falar no Refém esse ilustre não nos quer acompanhar no sábado?

    ResponderEliminar
  7. Grande honra me fazes, meu caro amigo. Mais por este excelente post, pois não é fácil descrever o complexo mundo de Nocturnals, deste super-herói dos comics que é o Brereton. Sabes que é sempre um desafio, cada vez mais inatingível, ir buscar algo à estante que tu e a grande maioria do pessoal que visita o teu (e o meu!) blog não tenha ainda lido ou, pelo menos, ouvido falar. Por isso e por muito mais, eu é que te agradeço a inspiração que me deste (e continuas a dar) para eu ter criado o meu modesto blog e ir lá muito de vez em quando fazer um post.

    Caro Loot, é com muita pena, mas neste Sábado não me vai ser possível ir à Amadora, é o aniversário do meu Pai, pelo que, nobless oblige. Mas no Domingo não faltarei. No fim-de-semana seguinte também lá irei, espero que em algum destes dias possa estar com vocês.

    ResponderEliminar
  8. Com tamanhos agradecimentos ao Refém da BD, espero bem que lhe dês um presunto no Natal...

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]