terça-feira, 6 de outubro de 2009

Passageiros do Vento Vol.6: A Menina de Bois-Caïman Livro 1


Livro talvez inesperado, pelos menos para mim, devido ao interregno de 25 anos entre Ébano e este. A série Os Passageiros do Vento, é uma das grandes obras da BD mundial e para além disso tem para mim um significado muito especial, pois foi a obra de transição de leituras mais infantis/juvenis para leituras mais adultas.
Quando ouvi a notícia deste nº 6 (a que se seguiria um nº 7) fiquei desconfiado… o final de Ébano não é feliz e é muito aberto à imaginação (ou falta dela) do leitor, mas sempre achei que tinha sido o final correcto. Pelo menos deixava sonhar! Lendo o livro A Menina de Bois-Caïman percebe-se que é mais sequela que continuação. A estória tem de inicio outros protagonistas, sendo Zabo a personagem central.
A estória a meu ver peca pela não tradução de algumas vinhetas, sobretudo as que estão em crioulo, embora perceba que a ideia de Bourgeon seja dar o “ambiente” certo da altura. De qualquer maneira estas vinhetas têm a sua tradução no final do livro e a respectiva explicação. Quanto à arte de Bourgeon continua a ser de retirar o fôlego! Penso que ainda mais refinado que há uns anos, talvez devido às novas tecnologias e ferramentas actualmente ao dispor dos artistas, Bourgeon faz um excelente retrato gráfico da época e dos locais onde se passa a estória. Esta passa-se no século XIX, na Louisiana durante o pós-guerra Norte – Sul dos actuais Estados Unidos da América. Os “flashbacks” levam-nos ao Haiti (século XVII) para percebermos o que tinha acontecido a Isabeau, protagonista da série original. Mas o que mais apreciei na arte de Bourgeon foi a captação gráfica das expressões dos personagens, sobretudo em Zabo! Muito bom. A estória… bem, para fazer uma ideia da qualidade da narrativa de Bourgeon temos de esperar pela Livro 2, pois este primeiro livro parece-me mais um posicionar de todos os personagens no espaço e no tempo, dando a conhecer os novos e voltar ao passado para saber dos antigos durante o passar de século.
Fazendo uma pequena sinopse, a leitura começa com a destruição da propriedade “sulista” dos Murrait, onde o pequeno irmão de Isabeau Murrait (Zabo) deixa a sua vida. Depois da morte de sua mãe, Zabo decide deixar Nova Orleães e corajosamente pôr-se a caminho em direcção às terras de família. Consegue ajuda do pároco para fazer esta viagem de barco, mas como paga terá de entregar uma encomenda em Nottoway. Quando chega tem a propriedade completamente destruída… deixa cartas de libertação a alguns escravos que tinham ficado, e segue para entregar a encomenda. É com essa encomenda que conhece o fotografo francês Coustans, que a irá acompanhar até às terras onde se encontra a sua avó de 98 anos: Isabeau!
O encontro entre as duas, tão diferentes e tão iguais, provoca uma enxurrada de recordações na agora muito velha Isabeau. É através das memórias que a avó conta à neta que começamos a saber o que se passou a seguir a “Ébano”.
Fico-me por aqui, esperando que o Livro 2 saia depressa, porque este terminou quando estava a ficar mais interessante. Bourgeon ainda é um mestre da BD. Conseguiu um excelente equilíbrio entre a atmosfera da época, recortes históricos, narrativa e grafismo. Já agora, é de notar que este livro quando saiu em França o mês passado, entrou directamente para nº 1 do top de vendas francês!
Para nós, sai já amanhã este volume com o "O Público". Quem quiser a versão de capa dura da ASA vai ter de esperar mais uns dias.
Para mais informação sobre a estória que ficou para trás, ou para ver mais imagens, clicar nos links seguintes:
Os Passageiros do Vento
Passageiros do Vento Vol.6: Algumas páginas!
Boas leituras!

Hardcover (Softcover na versão ASA/O Público)
Criado por: François Bourgeon
Editado em 2009 pela ASA
Nota : 9,5 em 10

10 comentários:

  1. Então ??? O livro sai amanha e tu já o leste?!

    ResponderEliminar
  2. Nem lí o teu post :D

    E também gostava de saber como já o leste :P

    Eu já encomendei o meu e esta é talvez para mim a par do Spirit a obra que me fez amar esta arte, sinto-me 25 anos mais novo :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. "É só connections!" hehehe!

    É como dizes, e muito bem, uma sequela. Ainda bem! UFA! Estava com um certo receio que o homem tivesse caido no facilitismo e decidisse dar um fim mais alegre aos personagens, numa continuação aparvalhada. Creio que retratou muito bem a vida como ela é na maioria das vezes, por tal estava um tanto ou quanto na expectativa.
    E cá está: Bourgeon continua a ser Bourgeon.

    Diz lá à tuas inside connections para editarem os Bouncer que faltam, fosga-se! Já agora, os Murena e o Escorpião. Eu sabia que a Leya nos ía lixar a vida.

    Mas nem tudo tem sido mau, é verdade...como se diz na tropa, "tem sido uma m****"! Valham-nos estas pérolas que lá têm teimado em aparecer. É verdade, e eu tenho que reconhecê-lo, que na ASA há quem realmente ame BD e que só não faz mais porque não pode. Desta vez...vá lá...obrigadinho! :D

    Deixo uma pergunta:
    Com a recente chegada do Tintin ao catálogo da ASA (confirma-se?), isso vai significar menos BD inédita?

    ResponderEliminar
  4. Logo vou ler o meu. Já o tenho ao meu lado ainda com o plástico. Grande acontecimento sem dúvida. Não li ainda o teu post; fui logo do Google Reader para o comentário.

    Mas és mesmo rápido como Lucky Luke.

    ResponderEliminar
  5. LBJ
    É segredo...
    Não leste o post? ehehehe :)
    Eu raramente ponho "spoilers" que estraguem a leitura do livro.
    Hoje já o pederás ler!
    :D

    Refem
    É bom receber estas prendas, não é?
    Em relação ao Tintin, este em princípio não atrapalhará os restantes livros. Irá ocupar o espaço de trabalho que era do asterix, e este já foi todo editado. Quanto a Bouncer e Escorpião é provável que tenhas uma surpresa daqui por uns tempos!
    :)

    Paulo Brito
    heheheh :)
    Pois sou!
    :D

    ResponderEliminar
  6. O que é que eu perdi?

    fogo. já não o vou encontrar.

    ResponderEliminar
  7. Lido e agora é esperar pelo outro álbum. :D

    ResponderEliminar
  8. Forteifeio
    Claro que ainda o encontras! Só saiu hoje. :D

    OCP
    Sim... esperar mais seis meses...
    8(

    ResponderEliminar
  9. Que olhar atrevidote desta menina!!!

    beijos

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]