segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

IX Troféus Central Comics: Os Vencedores


E já está! Os troféus Central Comics estão atribuídos!
Com muita pena minha este fim de semana não pude estar no Porto, mas os resultados estão aqui!
O texto seguinte foi retirado do Portal de BD Central Comics:

Já são sabidos os resultados dos IX Troféus Central Comics. Após a revelação d’hoje no Hard Club (Porto), são aqui revelados os vencedores de cada categoria. Dentro de dias faremos um artigo mais extenso e com fotografias sobre a cerimónia de entrega. Ficam então aqui os resultados:

Melhor Publicação Nacional (TCCN)


As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy – Volume 1 (Tinta da China Edições) – 71.62%

Destruição! (Associação Chili com Carne) – 10.47%
Sai do meu Filme (Calendário de Letras/Ao Norte) – 6.42%
New Born – 10 Dias em Kosovo (Edições Asa) – 6.08%
Eternus 9 – A Cidade dos Espelhos (Gradiva Editorial) – 5.41%

Melhor Publicação Estrangeira (TCCE)


Scott Pilgrim 1 – Na Boa Vida (Booksmile) – 29.21%

Sin City 5 – Valores Familiares (Devir Edições) – 24.74%
Blacksad 4 – O Silêncio, o Inferno (Edições Asa) – 15.81%
As Cidades Obscuras 11: A Teoria do Grão de Areia – tomo 2 (Edições Asa) – 12.71%
Os Passageiros do Vento 7: A Menina Bois Caïman – Livro 2 (Edições Asa) – 10.31%
Bórgia 3 – As Chamas da Pira (Edições Asa) – 7.22%

Melhor Publicação Clássica (TCCC)


Dragon Ball 1 – Son Goku (Edições Asa) – 31.16%

Peanuts – Obra Completa 6: 1961–1962 (Afrontamento) – 30.07%
Astroboy 1 (Edições Asa) – 13.41%
Quim e Manecas: 1915–1918 (Tinta da China Edições) – 12.68%
Dot & Dash (Libri Impressi) – 8.33%
Os Meninos Kin-Der (Libri Impressi) – 4.35%

Melhor Publicação Independente (TCCI)


O Amor Infinito que te Tenho (Polvo Edições) – 26.39%

Zona Negra 2 (Colectivo Zona) – 24.65%
O Pénis Assassino (Associação Chili com Carne) – 17.36%
A Fórmula da Felicidade – Volume 2 (Kingpin Books) – 14.24%
Março Anormal (El Pep Edições) – 10.07%
Hans, o Cavalo Inteligente (Polvo Edições) – 7.29%

Melhor Publicação Humor (TCCH)



Cartoons do Ano 2010 (Assírio & Alvim) – 19.48%

O Gato do Simon 2 – Pula a Cerca (Objectiva) – 19.48%
Zits 15 – Paixão e outros usos para Hormonas em Excesso (Editorial Gradiva) – 18.35%
Happy Sex (Edições Asa) – 17.60%
Pérolas a Porcos 8 – Pérolas de Sábado à Noite (Editorial Bizâncio) – 13.48%
Dilbert – Atitude Positiva (Edições Asa) – 11.61%

Melhor Publicação Técnica (TCCT)


Dicionário Universal de BD – Pequeno Léxico Disléxico (Pedranocharco) – 23.16%

As Caricaturas da Primeira República (Tinta da China Edições) – 20.59%
Catálogo World Press Cartoon 2010 (WPC/C.M.Sinta) – 15.07%
Cid (Assírio & Alvim/El Corte Inglês) – 15.07%
Como Desenhar Manga Passo a Passo: Chibis (Booksmile) – 14.34%
Massive (Associação Chili com Carne) – 11.76%

Melhor Obra Curta (TCCO)


Empregado precisa-se, de J.B. Martins & Carla Rodrigues (in Zona Negra 2) – 35.74%

Lágrimas de Elefante, de Ricardo Cabral (in City Stories, Lodz v6) – 16.15%
Porque este é o meu Oficio, de Paulo Monteiro (in O Amor infinito que te Tenho) – 14.78%
O Passeio da Sombra, de Sónia Oliveira (in Venham +5 #7) – 13.75%
Aula de Educação Sexual, de Álvaro Santos (in Gambuzine #2) – 12.37%
Espaço/Tempo, de David Campos (in Destruição!) – 7.22%

Melhor Autor (TCCA)


Filipe Melo & Juan Cavia (As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy – Volume 1) – 65.99%

Paulo Monteiro (O Amor Infinito que te Tenho) – 12.79%
Tiago Manuel (Saí do meu Filme) – 6.73%
Ricardo Cabral (New Born – 10 Dias no Kosovo) – 6.06%
Miguel Rocha (Hans, o Cavalo Inteligente) – 5.72%
Vitor Mesquita (Eternus 9 – A Cidade dos Espelhos) – 2.69%



Considero os resultados normais, à excepção da surpresa de ver nos TCCI à frente da Fórmula da Felicidade Vol.2, o Zona Negra 2 e o Pénis Assassino!
Isso sim foi para mim a única surpresa.
Também é de salientar os resultados do livro As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy – Volume 1, que esmagaram completamente a concorrência!
Outro momento estranho aconteceu nos TCCH, em que pela primeira vez houve um duplo vencedor! Mas para mim mais estranho ainda foi aquele que eu pensaria que ia ganhar de longe ficar em 4º lugar: Happy Sex! Pensava que este livro iria "esmagar" e afinal...
Bem isto só me diz que na realidade as pessoas não leram os melhores livros do mercado!
:D
Para o ano há mais e esperemos que mais cedo!


Boas leituras!

25 comentários:

  1. O Pénis Assassino ficou à frente de "a Fórmula da Felicidade"? ahahahahahah
    Só posso chegar a uma conclusão:
    os votantes nunca tiveram na mão (e muito menos leram) a Fórmula da Felicidade... é triste. (se calhar alguns membros do juri não têm dinheiro para comprar os livros em que votam, e também ninguém lhos oferece, então como vingança levam ao "podium" obras como a Pila que Mata)

    enxofre

    ResponderEliminar
  2. É o mais provável. O belíssimo Meninos Kin-Der ficou em ÚLTIMO lugar na votação de clássicos? A sério?

    ResponderEliminar
  3. A minha surpresa é igual à tua, mas também me surpreende o caso do Happy Sex. Li o Pénis Assassino e a F´rmula. E a Fórmula é milhentas vezes superior. Seja no desenho, seja na história seja no que quer que seja....

    ResponderEliminar
  4. Diabba
    Acho que tens razão... acho que as pessoas não leram a Fórmula, só pode!
    De qualquer modo quem escolhe quem ganha não é o júri. O júri apenas nomeia os seis que julga serem os melhores.
    Quem escolheu foi o público votante.
    :(

    Hunter
    Assim é! Acho que há muita gente a votar sem ler sequer metade dos livros de cada categoria, só assim posso pensar depois de alguns resultados...

    pco69
    Esqueci de referir esse! Para mim ganharia de longe! Já acrescentei no post a minha admiração por esse resultado!
    Mas quem vota é o público, portanto só tenho de aceitar, embora me custe que livros dos melhores que se editaram em Portugal tenham sido relegados desta maneira para lugares que nem secundários são!
    :(

    ResponderEliminar
  5. Eu achei piada ao "Pénis Assassino" (mas não o comprava).
    Assim como achei piada ao "DogMendonça e Pizza Boy", mas é literalmente descartável.
    Enfim, para mim os prémios CC é sempre a mesma coisa: Não existem publicações de jeito em Portugal e as poucas que existem passam despercebidos ao publico da Internet.
    Quanto ao Kinder-Kids, vendi bastantes mesmo e é um dos melhores clássicos da BD (juntamente com Little Nemo e Yellow Kid entre outros).
    O povo que vota nestes troféus é uma minoria do que compra livros nas livrarias (continuo a achar que quem compra livros não gosta muito de falar deles pois ler é um acto solitário:)).

    ResponderEliminar
  6. Oneiros
    Os Meninos Kinder é uma excelente publicação do Manuel Caldas, e infelizmente não lido, nem reconhecido nesta votação.
    E infelizmente o povo que vota nestes Troféus está muito agarrado aos comics, não conhecendo o resto, como ficou patente nalguns prémios deste ano. Acho que os leitores de BD são pouco eclécticos agarrando-se quase exclusivamente a uma das "quatro vertentes" da BD, ou é Franco-Belga, Comics, Manga ou a chamada Alternativa. E lutam entre eles!
    :D
    Para mim BD é BD, ou gosto, ou não gosto. Tanto faz ser japonesa, francesa, etc., etc., etc.
    Tenho de tudo! 99% do que tenho em casa gosto.
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Comigo não há lutas:)
    Cada um é livre de gostar do que quiser e eu nem "torço" muito para um lado ou para o outro. (tento manter-me "neutro".
    Eu acho que os leitores de BD são até bastante eclécticos em Portugal (o mercado assim obriga:)).
    O problema é que uns gostam mais de FB e incutem aos outros só FB, assim como fazem os dos comics, do mercado alternativo e do Manga.
    A BD é como o cinema ou outra arte qualquer, várias vertentes e não se pode "gostar" de tudo.
    Eu só compro aquilo que "gosto" e acho que até sou eclético (não tanto quanto tu).
    Lone Wolf and Cub no Manga ou Astroboy.
    Miller, Morrison, Gaiman nos superherois (mas eles escrevem muito LIXO também.. 80 por cento do que estes autores escrevem para superheróis é LIXO) assim como Kirby, Steranko, Neal Adams entre muitos outros.
    Disney: Carl barks, Don Rosa entre outros.
    Alternativo (e esta palavra é muito vaga, pois colocam muita (demasiada)coisa no alternativo)
    Desde autores franceses, Alemães, Ingleses, Canadianos, Americanos, Finlandeses, Suiços, Espanhóis, Italianos. (existe tanta coisa que "despejam" para o alternativo).
    FB: Comés, Boucq, Bourgeon, Pratt, Prado, Brecchia, Gibrat. (aqui é que eu acho que existem autores "hiper valorizados", não existem tão bons autores e tantas obras boas como fazem crer (e já li mesmo muita coisa).
    Acho que na BD (como noutra arte qualquer), 70% é LIXO, 15% tem algum interesse.. e os outros 15% têm MESMO interesse.

    ResponderEliminar
  8. Boas.

    Este é um prémio dado pelos votantes, e portanto tem os defeitos que tem por ser deste modo. Os Prémios "Nacionais" são dados por um júri de algumas dezenas de pessoas que ninguém sabe ao certo quem são ou quantas são, e nestes nenhum livro editado pelo Caldas estava nomeado.
    Agora se saiem 200 unidades de Kin-Der contra os 1500 do Dragonball, é normal que muito mais pessoas lêem o segundo do que do primeiro, por isso estes resultados não me surpreendem

    ResponderEliminar
  9. Oneiros
    Isto não são lutas! LOL
    :D
    30% de BD interessante é uma boa margem! Compara com o cinema onde na minha óptica 95% é lixo, ou literatura onde 80% é lixo, ou pintura actual, onde 99% para mim é lixo!
    :D

    Hugo Jesus
    Claro que este é o "defeito" dos prémios dados pelo público! O público vai votar naquilo que conhece, e nem quer saber se "aquele" livro que não leu é muito melhor que o outro que leu!
    Mesmo com este "defeito" inerente a este tipo de votação, acho-a mais honesta que aquela que é decidida por "uma dúzia de eleitos". Perante estes resultados apenas posso dizer que tenho pena de algumas obras que passaram despercebidas aos votantes destes prémios (Fórmula da Felicidade, Happy Sex e Meninos Kinder mereciam mais votação), e que quem edita terá que fazer mais promoção das suas obras mais fortes, ou emblemáticas (ou o adjectivo que lhes quiserem dar).
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Jesus,
    Acho que sairam mais de 200 exemplares dos meninos kinder do Caldas.
    E quem é que não conhece o Dragon ball da geração do pessoal da tecnologia?
    Não te esqueças que os meninos Kinder é quase da idade da pedra (e uma obra emblemática mesmo), logo os cibernautas na sua maioria são jovens e não pessoas com 50,60,70 ou 80 anos. (este é o problema das votações Online).
    Quanto aos outros juris que dão prémios, eles é que sabem a quem dão e porque é que dão.
    Bongop.
    Tenho um problema; por vezes esqueço-me dos smiles e em linguagem cibernética e tecnológica faz diferença. Eu sei que isto não é a WWW:)
    E eu falei em 30% de percentagem de BD para ler e 15% que talvez tenha hipótese de ser comprada por mim:)

    ResponderEliminar
  11. Oneiros
    Eu gosto de pôr "smiles" por uma razão. Por vezes pode o leitor/comentador entender o sentido de uma frase com a "entoação errada". Uma vez perguntaram-me porque é que eu estava tão zangado a escrever... ora eu não estava, apenas quem leu assim o interpretou. Assim ponho "smiles" na tentativa de que quem lê apanhe a entoação certa!
    :D

    Continuo a dizer que 30% de BD interessante é bom!

    E tens razão:
    "Quanto aos outros juris que dão prémios, eles é que sabem a quem dão e porque é que dão."
    :P

    ResponderEliminar
  12. Os Troféus Central Comics são honestos. Pelo que vi, é um voto por endereço físico (morada). Mais honesto que isso, é difícil.

    ResponderEliminar
  13. pco69
    Sim, são honestos!
    Um voto por pessoa!
    :D

    ResponderEliminar
  14. Não vejo nada de tão estranho venceram os mais populares nas diversas categorias (Scott Pilgrim,Dragon Ball e Dog Mendonça)Parabens já agora,quanto ao leram ou não a bd fb não sei mas é obvio que o elitismo é um factor contra a popularidade talvez só as ediçoes Asa/Publico sejam igualmente populares.

    ResponderEliminar
  15. "Assim como achei piada ao "DogMendonça e Pizza Boy", mas é literalmente descartável."

    Totalmente de acordo.

    "É o mais provável. O belíssimo Meninos Kin-Der ficou em ÚLTIMO lugar na votação de clássicos? A sério?"

    A 25€s a unidade não acho estranho.

    ResponderEliminar
  16. Optimus
    Sim, isso foram os resultados normais.
    A minha surpresa não foi nessas categorias, mas sim em TCCI com a fraca votação na Fórmula da Felicidade e em TCCH com o Happy Sex na mesma condição.
    De resto não percebo essa do elitismo da BD europeia! Estás a falar de preços? Olha... 15 EUR pelo Walking Dead da Devir não é elitista, é um abuso.
    :P

    ResponderEliminar
  17. Mais uma vez a questão da justeza dos prémios...

    Talvez o ponto médio da justeza esteja no facto de termos 2 prémios injustos por razões diferentes.

    Eu não votei nos prémios CC por aquilo que o Bongop referiu. Quando foram anunciados os nomeados fui ver o que conhecia e não conhecia e cheguei à conclusão que votar seria um perfeito disparate. Como posso dizer que A é melhor que B, se nunca li B? Eu sei as críticas que são feitas aos outros prémios. Compreendo e concordo, mas dizer que os do CC são mais justos que estes é comparar 2 injustiças diferentes. Pergunto: quantas pessoas que votaram, o fizeram de forma fundamentada conhecendo todos os nomeados? Que fique claro que não sou contra nem estes, nem os outros prémios. Pelo contrário, sou a favor de ambos. Fazem falar de BD e provavelmente fazem ler BD e isso só por si já é o suficiente. Diabba, o que eu me ri com a tua frase que não percebi se foi feita de angélica inocência ou demoníaca perversão :-)

    "Pénis Assassino ficou à frente de "a Fórmula da Felicidade"? ahahahahahah
    Só posso chegar a uma conclusão:
    os votantes nunca tiveram na mão a fórmula da Felicidade"

    Podemos então inferir que já tiveram na mão o pénis assassino, certo? E que ter um pénis assassino na mão não é igual a ter (na mão) uma Fórmula da Felicidade? LOL

    ResponderEliminar
  18. Onde digo "E que ter UM pénis assassino na mão" queria dizer "E que ter o "Pénis assassino" na mão não é igual a ter (na mão) a "Fórmula da Felicidade"

    Acabei por escrever a intenção e foi-se-me a forma, quando era pra ser ao contrário :-)

    ResponderEliminar
  19. Mas a Formula sofre de pelo menos 3 problemas baixa tiragem,pouca/quase nenhuma divulgação e falta de Marketing.Off Road deste ano se chegar a ser nomeado vai passar pelo mesmo,pelos mesmos problemas.

    "De resto não percebo essa do elitismo da BD europeia! Estás a falar de preços? Olha... 15 EUR pelo Walking Dead da Devir não é elitista, é um abuso."

    Depende do ponto de vista 1 só é abusado quem quer :P ,mas mesmo assim tem mais paginas que qualquer Fb Asa com menos paginas e Hc,e preço mais elevado,tirando as ASA/Publico as únicas edições que tem um preço mais popular são as comédias de 6.50 da Asa que se fosse eu enviava para as Bancas essas sim podem popularizar a Bd lá.

    ResponderEliminar
  20. Luis
    LOL
    Este prémio é para o público, e o público votante escolheu o que mais gosta! Posso não concordar com a escolha do público em algumas categorias, mas as pessoas votaram naquilo que conheciam.
    :)

    Optimus
    É abusado quem quer ler em português. Não há justificação para um preço daqueles! Para o Wolverine Inimigo do Estado ainda vá! Para o Walking Dead não. São mais 5 EUR no preço de capa original.
    Quantos às diferenças entre FB e Comics, já sabes a minha opinião. Nem vale a pena repisar!
    :P

    ResponderEliminar
  21. A obra do Filipe melo lá terá os seus méritos. Mas é uma obra menor. E daqui a uns anos já terá entrado no reino do esquecimento das obras triviais. Infelizmente as características da atribuição do prémio não permitiram que as melhores obras ganhassem. No entanto, tenho de reconhecer que o juri fez um excelente trabalho de selecção das obras a concurso. O Público é que não se comportou bem:-)

    Lili

    ResponderEliminar
  22. Eu por acaso acho que daqui a uns valentes anos quando pensarmos quais os super heróis que já existiram na BD portuguesa, as pessoas vão responder algo como: "Dos primeiros que me lembro era aquele tipo que se transformava num lobisomem, Dog qualquer coisa e um entregador de pizzas".

    Isto para dizer que não acho que seja uma obra trivial, acho que veio ocupar um buraco que existe na nossa BD e que precisa ser preenchido.
    E fê-lo bastante bem acho ambos os livros muito competentes. Fizeram-me rir e divertiram-me que é o seu principal objectivo e não
    têm menos mérito por serem deste género.

    Nunca vi tantas pessoas a falar de BD portuguesa como agora graças ao Dog Mendonça e sou o único a achar isto bestial?
    Até as restantes BD's nacionais podem beneficiar disto.


    Em relação à fórmula da felicidade, se calhar não são tantos assim que conhecem a obra. Se fugirmos um pouco do público mais consumidor de BD portuguesa.
    E provavelmente aqueles que estão mais dentro do assunto optaram pela excelente obra do Paulo Monteiro. Estou obviamente a disparar para o ar.
    De qualquer das maneiras espero que os prémios tenham conseguido divulgar todas as obras que merecem destaque.


    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Lili
    Obrigado pela participação Lili, bem vinda aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    Não acho que o Pizzaboy seja uma obra trivial! Tanto que não o é que o primeiro volume já esgotou a 3ª edição, e o 2º vendeu "à bruta" no Amadora BD. Isto para além de ser a única obra portuguesa que vai ser lançada no mercado norte-americano, penso que nunca tinha acontecido tal. Pode-se não gostar do género, mas cumpre com excelência o objectivo para o qual foi pensada: BD de diversão e aventura!
    Claro que também não acho que a diferença esmagadora com que ganhou seja a diferença de qualidade para as outras obras!
    O que aconteceu foi que toda a gente comprou o Pizzaboy, enquanto que os outros livros nem por isso... daí essa diferença (penso eu...)!
    :)

    Loot
    Também acho que o Pizzaboy veio colmatar uma lacuna na nossa BD. Faltava aventura e diversão despreocupada, e foi isso que estas aventuras trouxeram!
    ;)

    ResponderEliminar
  24. Luís,
    Claro que foi escrita com angélica inocência, sou um anjo de candura, nunca me aproximo de Pilas siflíticas, aliás nem sei o que são pilas. hihihihihi
    beijo d'enxofre ]:-D

    ResponderEliminar
  25. Diabba
    És o meu anjo preferido! A candura em pessoa...
    :D
    :*

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]