segunda-feira, 29 de julho de 2013

Os Comics e os Anos 90: Image Comics - Youngblood [1]



O Leituras de BD vai encetar um ciclo sobre os comics e os anos 90. Vou contar com a participação neste campo do Hugo Silva e do Paulo Costa, mas embora nas tags vá constar a rubrica “A Palavra dos Outros”, não a vou referenciar no título para a rubrica ficar mais “limpa” e formatada.
O nome é:
Os Comics e os Anos 90
Será postada à 3ª Feira, 5ª Feira e Domingo até concluirmos que se deu uma boa imagem geral do que se passou nos comics nesta década de "90".

Eu vou iniciar as “hostilidades” com uma editora hoje muito importante nos EUA, e que surgiu nesta década: a Image Comics
Farei uma abordagem generalista primeiro e depois irei aprofundar alguns títulos importantes que saíram daqui. Hoje será a vez da Extreme Studios do mestre Rob Liefeld e do seu Youngblood!


Fartos de receber quase nada pelo seu trabalho, nunca poderem ser donos das suas personagens, e sentindo que a Marvel estava assente no seu trabalho, Todd McFarlane, Rob Liefeld, Jim Lee, Erik Larson, Jim Valentino, Whilce Portacio e Marc Silverstri foram tentar melhorar as suas condições de trabalho. A Marvel não cedeu e este grupo de desenhadores saiu da Marvel para criar a sua própria editora. Uma editora em que os autores fossem donos das suas criações.
Fundaram a Image Comics!

Cada um criou o seu estúdio:
  • Highbrow Entertainment - Erik Larsen
  • WildStorm Productions - Jim Lee
  • ShadowLine - Jim Valentino
  • Extreme Studios - Rob Liefeld
  • Top Cow Productions - Marc Silvestri
  • Todd McFarlane Productions - Todd McFarlane 
  • Wetworks - Whilce Portacio
Inicialmente os títulos da Image foram produzidos pela Malibu Comics, enquanto a Image só por si ainda não tinha uma estrutura comercial com capacidade para começar colocar os seus títulos no mercado.

Os primeiros títulos a chegar às lojas foram Youngblood (Extreme Studios), The Savage Dragon (Highbrow Entertainment), Spawn (Todd McFarlane Productions) e WildC.A.T.s. ( Wildstorm).
O público aderiu, foi um bom “BOOM” inicial. Estes desenhadores eram dos favoritos do grande público e conseguiram trazer muito público para os seus títulos!
Mais, a Image deixava outros autores publicarem através dos vários estúdios, mantendo os direitos das suas criações. Exemplo típico dessa altura foi Astro City de Kurt Busiek, Alex Ross e Brent Anderson, entre outros exemplos.


Mas passado algum tempo, e já depois da Image Comics não necessitar da Malibu Comics como estrutura, começaram os problemas. Alguns títulos começaram a cair a pique, e começaram a existir dissensões entre os vários associados.
Houve um problema que estes desenhadores não anteciparam… eles eram desenhadores! Então e as histórias? Sim, nenhum deles era conhecido como argumentista!
Ou seja, falando mal e porcamente as histórias na sua generalidade eram uma grande porcaria… heróis sem profundidade, histórias muito básicas e os desenhos acabaram por cair num exagero anatómico profundo…

Mais, os desenhadores (na sua generalidade) têm um estigma em todo o mundo: se ninguém os pica para acabar um trabalho, este atrasa-se! Este foi outro grande problema.
Os atrasos nas séries on-going somavam-se e as distribuidoras e retalhistas começaram a castigar a Image com cortes nos pedidos como medida de defesa.
A meio dos anos 90, e como títulos de sucesso, apenas restavam Spawn e Savage Dragon… isto embora o primeiro título da Top Cow não ter tido grande sucesso, é também nesta altura que esta lança Witchblade (1995) e The Darkness (1996), series estas que asseguraram a Top Cow, e que continuam a ser publicadas ainda hoje.


Depois vieram os choques e as saídas.
Rob Liefeld começou a ser questionado pelos seus colegas devido a abusos à sua condição de CEO da empresa. Era acusado de se servir da Image para financiar e promover a Maximum Press, uma outra empresa dele. Mais… Silvestri retirou a Top Cow da Image porque acusava Liefeld de andar a aliciar autores que trabalhavam para ele, e a gota de água foi mesmo Michael Turner.
Rob Liefeld acabou por ser chutado para fora da Image, demitindo-se em 1996, e a Top Cow voltou para a Image até aos dias de hoje.

Jim Lee, que deve ter achado que a vida dele era ser desenhador e não empresário acabou por vender a Wildstorm (que tinha séries de sucesso como Planetary ou Authority) à DC Comics em finais dos anos 90.

Depois disto tudo a Image estabilizou!
Marcou uma época de anatomias exageradas, os pastiches de outros personagens ou series já existentes, algum gore não habitual em títulos do género, histórias fracas (na generalidade) mas lançou as bases para uma das editoras mais respeitadas neste momento nos EUA, com títulos ganhadores como Walking Dead e Saga neste momento.



Vamos à Extreme Studios de Rob Liefeld.


O grande título de abertura, e penso que o único de sucesso, foi Youngblood.
Foi o primeiro título a sair pela Image Comics (1992) e o seu primeiro número conseguiu ser o comics de uma editora independente mais vendido até à data.
Tudo corria bem comercialmente a Liefeld neste arranque, mas as críticas… bem… nem por isso. A história era fraca, e claro, o desenho do mestre Liefeld toda a gente conhece, certo?
:D
Por causa das críticas iniciais Liefeld despede o seu argumentista (lol) …


Bem, o primeiro número era um flip-comic. Até aqui nada de especial excepto que trazia duas histórias com duas equipas Youngblood diferentes!
Digamos que o plot de Liefeld era uma grande confusão, sim, o “argumentista” de que eu falei atrás (Hank Canalz) apenas fazia o script dos “escritos” de Liefeld.

Um ditador do Médio Oriente, Hassan Kussein, foi alvo de uma missão especial com o nome de código Youngblood. O país deste ditador é invadido por esta força especial (bem ao estilo GI Joe) e provoca um incidente internacional.
Sentinel, Riptide, Brahma, Photon, Psi-Fire e Cougar eram os elementos deste grupo.


No outro grupo em luta com uns tipos chamados Nefarius Four (lol) tínhamos Shaft, Die Hard, Bedrock, Vogue e Chapel.

Estes eram as equipas denominadas “Away Team” e “Home Team”.
A revista na sua construção física já era confusa, mas a confusão imperava também nos plots destas duas histórias, confundindo (claro) o leitor. Claro que estas equipas eram cópias descaradas dos X-Men…
Os diálogos eram simplesmente horríveis, as personagens eram cópias sem profundidade de outros já existentes, falta de coesão e consistência e os desenhos, bem… a arte de Liefeld é sobejamente conhecida…
























Acho que as imagens que eu coloquei aqui dão bem para verificar a mestria de Liefeld.
Enfim, não me vou alongar sobre Youngblood fora da Image, mas o feiticeiro Alan Moore devia precisar com muita urgência de dinheiro e prestou-se a escrever 10 números para o relançamento já fora da Image. Acabou apenas por escrever três… isto aconteceu mesmo no final dos anos 90.
No próximo post, com o selo Image, será a vez de "The Savage Dragon".

Este post ficou um pouco pesado, mas acho que era importante falar um pouco do nascimento e convulsões iniciais da Image, hoje uma editora muito importante!


Boas leituras

32 comentários:

  1. Image foi uma necessária pedrada no charco, como em tudo na vida os excessos trouxeram coisas horríveis para a indústria que demorou a recuperar-se disso

    ResponderEliminar


  2. Boas. Nem uma palavra àcerca do Whilce Portacio?!?!?

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  3. Hugo Silva
    Foi um nascimento conturbado, lá isso foi! Mas hoje é uma grande e necessária editora, que em trades bate no top 10 a Marvel e a DC neste momento.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Francisco Quintana
    LOL
    Esqueci-me desse... Da Wetworks.
    Vou reparar o esquecimento!
    Também foi entrar e sair, o Whilce Portacio!
    ;)

    ResponderEliminar


  5. True. Foi uma altura muito conturbada na vida dele.

    Cumps,
    Francisco Quintana

    ResponderEliminar
  6. Nuno, penso que o exagero anatómico foi uma moda iniciada nas duas grandes editoras e que foram depois levadas por estes desenhadores para a Image. Aliás, a nivel visual é o que demarca os anos 90 mas de uma forma transversal a todas as editoras deste estilo de histórias infelizmente.

    A principio, a nivel de arte, quem se destacava de longe era sem duvida nenhuma McFarlane. As cores, o design, o traço completamente rebelde (que contrastava bastante com a arquitectura pensada de Jim Lee) faziam da revista Spawn a melhor da Image. Claro que histórias, é como tu dizes, blearggh! Ainda gostei de ler Gen13 e um pouco de WildCats. Spawn era arte pura. O Dragon, não gostava muito do traço, mas de todos parecia-me o que tinha a história mais (lol) 'complexa'.

    ResponderEliminar
  7. Grande artigo... em ambos os sentidos! Mas trouxe de volta algumas recordações sobre estes tempos... ainda me lembro de comprar alguns destes títulos, na versão brasileira! Agora olhando para trás, são poucos os que se aproveitam... mesmo a arte deixa algo a desejar. Mas naquela altura era uma loucura, e atire a primeira pedra quem não ficou com a febre da Image!

    Só uma nota, Astro City criada pelo Kurt Busiek e do Brent Anderson. O Alex Ross apenas fez as capas e os desenhos de personagens.

    ResponderEliminar
  8. Luis Sanches
    Sim, o exagero anatómico foi transversal a todas as editoras, mas na minha opinião alguns dos grandes responsáveis por isso são estes autores, que já o faziam quando trabalhavam na Marvel!
    Quando lhes foi retirada qualquer restrição, ou seja, quando criaram a Image, foi um despautério!
    :D
    É aceite universalmente que os títulos Spawn e Savage Dragon foram os melhores neste arranque e início de actividade da Image. Eram os mais originais; Spawn tinha uma arte bastante boa, Savage Dragon com boas histórias.
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Dinis
    A arte na sua generalidade deixava a desejar sobretudo por causa dos exageros anatómicos. E claro, o mestre Rob deixa sempre a desejar...
    :D
    Acho que foi mesmo uma febre da altura, mas depois da febre passar ficou aquilo que interessa: uma excelente editora.
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Boas Nuno. Peço desculpa por te perguntar isto aqui, que nada têm a ver com o post mas talvez me possas ajudar. Não me saberás informar onde é que posso adquirir online as edições de BD da BDMania? O site deles não têm nada e não sei como ei-de fazer...
    Obrigado

    ResponderEliminar
  11. Sweet
    A única maneira que eu conheço é ires à loja deles (Rua das Flores, 71), onde possivelmente eles terão os livros todos, ou então mandares um mail para clientes@bdmania.pt, com os títulos que pretendes deles.

    Não percebo como é que uma loja como a deles não tem condições para compras online em condições, e depois queixam-se que os livros deles não vendem... enfim, sempre foi assim. A trabalhar na Idade da Pedra.
    ;)

    ResponderEliminar
  12. O Whilce Portacio não é uma adição necessária, visto que ele nunca foi sócio da Image. Ele foi convidado, mas recusou, escolhendo publicar Wetworks através da WildStorm. Depois saiu com dois anos de atraso.

    Um pormenor que vale a pena lembrar é que a Top Cow e a WildStorm partilhavam o mesmo estúdio de trabalho, é por isso que, àparte aos crossovers e aparições especiais, existem easter eggs nos primeiros números uns dos outros.

    Astro City também não foi lançado como título da Image. Jim Lee tinha criado o selo da Homage Comics como algo de separado, tal como a Maximum Press de Rob Liefeld. Os seis números do Vol. 1 de Astro City (tal como os primeiros números de Leave it to Chance) não têm o "i" na capa, e foi apenas em 1996 que a Homage foi integrada na Image. Não tenho a certeza se isso foi reacção à saída temporária da Top Cow.

    A abertura a outros títulos já tinha começado antes, com a republicação de números antigos de Bone de Jeff Smith, mas também com Pitt de Dale Keown e Tribe de Larry Stroman.

    ResponderEliminar
  13. Paulo Costa
    Na realidade eu não tinha colocado o Portacio na lista porque o considerei pouco importante para a fundação desta editora, mas na realidade esteve lá (muito pouco) e então acabei por o acrescentar!
    Sim, Bone, Pitt e outras foram desta altura, mas todos os indicadores que consultei sobre Astro City me informaram que esta mini-série veio do seio da Image.
    E falei em Astro City apenas porque é uma série bastante conhecida. Poderia ter optado pelo Bone... lol
    :D

    ResponderEliminar
  14. Pois, a Homage acabava sempre incluída no unverso Image muito por culpa da Wizard, que não diferenciava os selos. Mas aqui podes ver que de início não tinha o logo da Image.
    http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20101204001351/imagecomics/images/1/17/Kurt_Busiek%27s_Astro_City_Vol_1_1.jpg

    Em todo o caso, não durou mais do que um ano como "independente", e os editores acabaram por misturar o símbolo das duas nas revistas da Homage, tal como fazia a Top Cow.

    O que eu ainda tenho algumas dúvidas é sobre as razões económicas que levaram Lee a criar a Homage. Aliás, esse era o nome do estúdio partilhado por Jim Lee e Marc Silvestri, antes da Top Cow se mudar para o seu próprio espaço.

    ResponderEliminar
  15. Sobre Youngblood, não são exactamente uma cópia dos X-Men, apesar de terem um gajo grandão, o gajo com as garras e o anão com penteado à Logan.

    Aliás, o Robinho já veio a público dizer que o Shaft era um design do Speedy/Arsenal para uma equipa de "Extreme Titans". O Combat e, se não me engano, o Chapel e a gaja alienígena de bikini verde (que devia ser a Komander, irmã da Estelar), deviam fazer parte dessa equipa de Titãs.

    ResponderEliminar
  16. Ah, Image dos anos 90...que saudades.

    O que tive acesso foi através da Abril Jovem, mas como foi a minha porta de entrada no mundo da Nona Arte tenho-lhe um grande respeito.

    De vez em quando compro Wizards antigas a cinquenta cêntimos só para poder ler as bacoradas que os membros da Image diziam nesses tempos. A Image nessa altura parecia o Benfica do Tony, agora é o Chelsea do Mourinhio.

    Bons velhos tempos.

    ResponderEliminar
  17. Paulo Costa
    Para aprofundar dessa maneira todas as vertentes da formação da Image era preciso um post duplo só a falar dessas tricas, variantes, estúdios paralelos... apenas quis dar uma base sobre a Image bastante mais generalista, visto que ia falar de várias publicações desta editora e da sua importância nesta década.
    ;)
    Não são uma cópia? Sim, não são apenas uma cópia dos X-men, são uma amálgama de cópias... X-men com Teen Titans, então o Speedy... lol
    Ele antes da formação da Image já andava a falar desses Teen Titans radicais...
    :D

    ResponderEliminar
  18. SketchbookPT
    lol
    Saudades de algumas coisas, outras nem por isso!
    :D
    Eram bons tempos, cheios de "guilty pleasures"!
    :D

    ResponderEliminar
  19. Esse titulo do mestre Rob li recentemente nos image first que ja doei,e é mau totalmente cliche e sem originalidade.Mas voltando a decada de 90 e a Abril/cj e Globo que nos trouxeram e promoveram os titulos via importação e locais o que mais li foi Spawn 7 ou 8 nrs por causa da arte.Gen 13 parecia interessante e era pela equipa que iria fazer FF Reborn para a Marvel anos depois e Codinome Strike Forçe do Silvestri só li os 1 e o ultimo 12 porque durou pouco mesmo no Brasil,com o Major Striker um Cable de 5 braços lolo original.
    Savage Dragon nunca ca chegou via Abril tal como Youngblood deve ter esgotado no Brasil,mas li via Image First esse e Darkness ainda os tenho,a Image dos primorios serviu para evoluir a arte mais digital e levou que as Majores as copiassem criando Eventos como Morte do Superman,Hal Paralax,Liga Extreme etc na Dc e a Marvel não fica atras com Crossings,Devastaçoes,o que foi um erro que quase os fechou.A Devir tambem editou cross dessa epoca como Witchblade/Tomb Raider aonde só se aproveita a arte e Spawn/Batman 2 cross com arte by Mcfarlane.:D

    ResponderEliminar
  20. Optimus
    A Morte do Superman fica para breve!
    :D
    E sim, tenho alguns livro dessa altura publicados pela Devir. Uns aproveitam-se, outros são uma grande m****!
    Acho que te vais divertir com esta série de artigos que vão começar a sair!
    :D

    ResponderEliminar
  21. Uma pequena lista:

    Wild Cats
    Brigade
    Bloodstrike
    Cyberforce
    Stormwatch (antes de Ellis)
    WildStar
    Shadowhawk
    The Tribe (1 numero)
    Team 7
    Bloodwolf
    Stryke Force
    Supreme
    The Max
    Newnem
    Phantom Force (o Ultimo Trabalho do Kirby)
    Shaman´s Tears
    Prophet
    Pitt
    Glory
    ...

    Nisto tudo encontramos clones desde o Super-homem ao Lobo

    E o mais divertido, tenho montes destas tretas (na altura não exista a net e a Wizard era a biblia Arrgh!!!)

    ResponderEliminar
  22. Dr Septimus
    Algumas dessas séries irão ser faladas nesta rubrica, dentro desta pasta "Image Comics"
    ;)
    Mas não falaremos apenas da Image, aliás hoje já vai haver novo post desta rubrica e cairá dentro da DC Comics.
    Estamos a pensar numa calendarização de 3ªs, 5ªs e Domingos para esta rubrica. Iremos abordar muitas das coisas importante que acontecerem nesta década, assim como algumas das mais ridículas...
    :D

    ResponderEliminar
  23. Hellshock do Jae Lee foi do melhor publicado pela Image nos anos 90

    ResponderEliminar
  24. Mestre Liefeld? Estou em estado de choque... :)

    ResponderEliminar
  25. André Azevedo
    Nunca li o Hellshock do Jae Lee.
    Já ouvi dizer que era bom, mas nunca me deu para o comprar.
    :\

    ResponderEliminar
  26. Fernando
    Claro que é "mestre"!
    É o mestre das aberrações anatómicas e das "pochetes"!
    :D

    ResponderEliminar
  27. começo tarde a ler estes post, mas o importante é que começo hehe

    desde já os meus parabéns pela iniciativa e pelo texto que está muito bom.
    isto é uma autentica enciclopédia para quem é "leigo" nesta matéria

    e sim, estes desenhos e diálogos são digamos, fraquinhos fraquinhos

    ResponderEliminar
  28. musicslave
    Chegas atrasado, mas vens a tempo!
    Queremos fazer o maior acervo em português de textos sobre esta década tão especial dos comics norte-americanos!
    :D
    Já tens muitos artigos para ler! Saem 3 todas as semanas nos próximos tempos relativos a esta década!
    ;)

    ResponderEliminar
  29. muitos artigos para ler e muita informação para reter Nuno :D

    e tudo isto começa a despertar em mim um "apetite" para começar a ver alguns titulos para comprar :)

    ResponderEliminar
  30. musicslave
    Sim, já vai em 7 artigos, e amanhã sai mais outro!
    Muitos dos títulos de que vamos falar nesta rubrica não quer dizer que tenham sido os melhores, ou piores, mas tentaremos abordar os que de mais marcante aconteceu nesta década tão particular dos Comics!
    ;)

    ResponderEliminar
  31. "Fartos de receber quase nada pelo seu trabalho..."?! Ao que sei, eram dos mais bem pagos na época. Talvez haja aqui um equivoco nalguma tradução, uma vez que eles se referiram (algumas vezes) ao facto de não receberem royalties pela criação de personagens, o que é diferente.

    ResponderEliminar
  32. Véte
    Eles queriam receber percentagem sobre uma série de coisas. para além disso que falas também queriam receber percentagem no merchandise e claro, receber mais pelo seu trabalho, visto que se consideravam o pilar da editora onde trabalhavam... ou seja a editora estava a receber a parte de leão, e eles recebiam como normal, vendesse ou não vendesse. Como vendiam muito na altura decidiram que queriam receber mais. Eu teria feito o mesmo!
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]