quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lançamento Goody: Disney BIG


É!
A Goody vai lançar uma grande publicação, e desta vez... clássicos!
Portanto para quem se andava a lamentar que as publicações Comix e Hiper-Disney apenas contemplavam material novo e de difícil deglutição para um adulto, aqui está a prenda de Verão!

Vão ser mais de 500 páginas num formato com dimensões de altura e largura semelhantes à revista Comix, e cheio de histórias para os saudosistas!
E desta vez haverá uma história com mais de 60 páginas!

Segue a nota de imprensa da Goody:


Vem aí a nova Disney BIG!

A revista que coleta histórias clássicas amadas pelos fãs, que ilustram décadas douradas dos comics da Disney. Os melhores escritores, os melhores desenhadores. BIG faz jus ao seu nome, juntando 512 páginas históricas que farão as delícias dos mais antigos leitores, mas também daqueles que se procuram iniciar no mundo Disney através das histórias mais memoráveis.

Nesta primeira edição, podem contar com a escrita de Rodolfo Cimino (que participou em quase 300 números Disney desde 1962), Jerry Siegel (criador de Super-Homem, personagem que celebra 75 anos com um filme estreado no cinema), as ilustrações de Romano Scarpa, Francesco Guerrini e Massimo De Vita, entre muitos outros génios da escrita e do desenho.

Descubram ou redescubram épicos de aventuras, com histórias verdadeiramente BIG, com o Tio Patinhas a liderar a procura do tesouro em “Tio Patinhas e o Tesouro dos Amurei” e o Donald a mostrar a sua perícia com motorizadas em “Donald em Mota de Sarilhos”, entre muitas outras!

Preparem a vossa máquina do tempo e recebam a maior revista Disney. A BIG chegou.
























Como veem boas notícias para o pessoal mais velho (e claro... também para os mais novos!)
Não há dúvida... um Verão quente nas bancas, tabacarias e quiosques!



Título: Tio Patinhas e o tesouro dos Amurei
Texto: Rodolfo Cimino Desenhos: Romano Scarpa Arte-final: Sandro Del Conte

Título: Tio Patinhas, o gelo azul e o canto das sereias
Texto: Giorgio Figus Desenhos: Ottavio Panaro

Título: Indiana Pateta e o desaparecimento das negritas
Texto: Bruno Sarda Desenhos: Nicola Tosolini

Título: Tio Patinhas e a maldição do feiticeiro
Texto: Jerry Siegel Desenhos: Giuseppe Perego

Título: Donald em mota de sarilhos
Texto: Carlo Gentina Desenho: Francesco Guerrini

Título: Donald e o motor… alegre
Texto: Rodolfo Cimino Desenho: Giorgio Cavazzano

Título: Tio Patinhas e os automóveis de corda
Texto: Gian Giacomo Dalmasso Desenhos: Pier Lorenzo De Vita

Título: Batista e o modelo demasiado fiel
Texto: Manuela Marinato Desenhos: Giorgio Cavazzano

Título: Tio Patinhas e as demissões do Batista
Texto: Rodolfo Cimino Desenhos: Guido Scala

Título: Tio Patinhas e Batista, o homem de negócios
Texto: Nino Russo Desenhos: Maurizio Amendola

Título: Maga & Vanda S.P.M. (Sociedade pela magia)
Texto: Bruno Concina Desenhos: Paolo Ongaro

Título: Maga Patalójika e o leque da beleza
Texto: Rodolfo Cimino Desenhos: Comicup Studio

Título: Pateta mágico: a bruxa Vanda volta a tentar
Texto: Nino Russo Desenhos: Maria Luisa Uggetti

Título: Tio Patinhas e o feitiço do solstício
Texto: Giorgio Bordini Desenhos: Giorgio Bordini

Título: Tio Patinhas e a disputa dupla
Texto: Rodolfo Cimino Desenhos: Giorgio Bordini

Título: Donald, Gastão e o desafio desleal
Texto: Fabio Michelini Desenhos: Alessandro Barbucci

Título: Tio Patinhas e o duelo aéreo
Páginas: 30 Texto: Jerry Siegel Desenhos: Massimo De Vita

Título: Donald e a tripla competição
Texto: Giampaolo Barosso Desenhos: Luciano Gatto


Boas leituras

38 comentários:

  1. Boas novas! Não por ser material antigo (até porque a Hiper Diney publica muito), mas por ter BDs realmente longas! Há até uma história de 60 páginas, quase o dobro da maior que a Goody publicou até o momento!

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  2. Nuno!!! Fique tão empolgado que imediatamente após ler tua postagem, socializei a informação no meu blogue. Vai lá e verás que não copiei tua postagem, mas estou é convidando as pessoas a virem buscar informação aqui com você.

    http://socializando2009.blogspot.com.br/2013/07/quadrinhos-viva-o-sucesso-das-revistas.html

    Desejo sucesso e muita prosperidade a esse título!

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.



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  3. Hunter
    Fico satisfeito por esta edição te agradar mais!
    LOL
    :D

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  4. Fabiano Caldeira
    Ainda bem que gostaste!
    E muito obrigado pela promoção ao post e ao Disney BIG no teu blogue!
    Obrigado
    ;)

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  5. Bah!

    A julgar pelo número 1 continuamos apenas com material de origem italiana.

    "Os melhores escritores, os melhores desenhadores (...)as histórias mais memoráveis"?

    Mais uma oportunidade perdida.

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  6. Paulo
    Ser de origem italiana não quer dizer mau, nem quer dizer que não sejam grandes clássicos! Tens grandes autores italianos aí nessas histórias, e na altura quando eu lia estas revistas ainda com 12 ou 13 anos eu queria lá saber dos autores para alguma coisa... inressava-me era que fosse divertido e bem desenhado!
    O problema agora é que o pessoal acha que se não forem histórias do Don Rosa ou Carl Barks já não é um grande clássico! E ao contrário, metem os italianos todos no mesmo saco! Não é justo de maneira nenhuma!
    A Goody está a fazer um grande esforço para ir de encontro a todos os leitores e eu sei que não é nada fácil obter clássicos, pois o material anda quase todo disperso e na maior parte dos casos não está digitalizado, o que iria encarecer brutalmente as revistas...
    Dêem uma chance!
    Leiam, e se não gostarem não comprem mais, pronto! Agora sem ler... acho que não é justo.
    :\

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  7. Disney Big: "a revista que coleta histórias clássicas amadas pelos fãs, que ilustram décadas douradas dos comics da Disney. Os melhores escritores, os melhores desenhadores."
    Como? Importam-se de repetir para eu rir mais um bocado?

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Até parece uma anedota, hehe! Estou com o André e com o Paulo: apesar dos Italianos terem alguns títulos que eu apreciei (Ok Quack e Superpato), alguns bons desenhadores que merecem referência, não deixam de ser fraquinhos comparados com a verdadeiras melhores décadas de histórias da Disney (anos 40, 50 e 60), sem contar com o Carl Barks e Floyd Gottfredson.
    Joga-se com o que se tem, e publicita-se o melhor que se pode o que se tem. Tudo bem. Mas não me insultem, sff.
    O meu filho tem quase 6 anos e eu comprei-lhe alguns Goodys, mas ele continua a ver e a tentar ler (pois, ele já lê alguma coisinha) os antigos da Abril que eu tenho, aqueles que já não têm capa e não merecem figurar na minha colecção. Ele diz que são melhores! Não sabe bem porquê, nem consegue explicar, mas, "bottom-line", acaba por dizer um categórico "eu gosto mais". Pois é.

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  10. André Azevedo
    Faltam grandes autores aí, mas alguns dos apresentados fizeram grandes histórias sim. De qualquer modo muito deste material surgiu quando nem colocavam sequer os nomes dos autores nas revistas que apareciam aqui em Portugal, portanto, e como é lógico vou ler e vou dizer da minha justiça, agora não vou dizer mal sem ler!
    Continuo a dizer que aqui os Portugal os fãs "hardcore" disto só têm olhos para dois autores, Carl Barks e Don Rosa. O resto não presta. Ok... Eu não sou fã "hardcore" e portanto vou ler este livro. Depois posso rir-me e dizer mal, não o vou fazer agora.
    :\

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Refem, Pedro e Andreia
    Alguns dos meus argumentos já estão em comentários anteriores.
    Mas para ti posso apenas dar-te algumas datas. Se dizes que os 80 surgiu o pior momento das histórias Disney, então isso quer dizer que as histórias que estão identificadas como de 1964, 1965, 1970, 1974, 1975 e 1977 são boas! Certo? Tu é que disseste, não fui eu...
    Afinal parece que existe alguma coisa neste livro que podes considerar!
    :P

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  13. Se lesses com atenção o que eu escrevi e um outro comentário meu a um post do Hugo no teu blog, escusavas de vir com esse argumento desnecessário.

    "apesar dos Italianos terem alguns títulos que eu apreciei (Ok Quack e Superpato), alguns bons desenhadores que merecem referência, não deixam de ser fraquinhos comparados com a verdadeiras melhores décadas de histórias da Disney (anos 40, 50 e 60)".

    A maioria das histórias dos estúdios Italianos da Disney, para mim, atenção, para mim, são uma bela porcaria. Respeito e até admiro quem delas gosta. São gostos, podem-se discutir, mas também os temos que aceitar.

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  14. Há uma grande verdade que o Nuno referiu. Os autores não apareciam nas revistas que foram editadas em Portugal. Logo, como sabem se não vieram (algumas) dos italianos?

    Li centenhas (milhares?) de disneys e só soube quem era 'Carl Barks' e 'Don Rosa' à relativamente pouco tempo.

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  15. Mais, todas as histórias que vêm neste novo título já as li. Tenho alguns Topolino, para além de Dell e Abril, Morumbi, etc. Algumas são grandes sagas, que realmente se destacam da regular porcaria (rubbish) que saía da Itália (de acordo com o meu gosto, apenas). Por isso, nada de novo, para mim pelo menos. Mas, conforme já o escrevi variadíssimas vezes, saúdo sempre novas iniciativas de publicação de BD em Portugal. Lá por eu não gostar, não quer dizer que outros também não gostem. Este novo título vai, estou seguro, elevar a expectativa dos leitores que gostam deste género de Disney e fazer com que exijam melhores histórias. Por isso é sempre um win-win situation.

    ;) (que deitar a língua de fora é feio) abraço.

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  16. Refem
    Então quando eras puto de 10 anos tu já sabias quais as histórias que vinham de Italia, EUA e Brasil e conhecias o seus autores!
    Aí ganhas-me... eu queria lá saber de onde vinham. Sei que gostava mais de umas que de outras mas nunca soube de onde vinham, excepto o Morcego Vermelho (Brasil).
    Eu não gosto nem desgosto destas histórias de Italianos que estão a sair, simplesmente não me dizem nada, mas vou esperar para ver estas que vão entrar neste livro, visto que são bem mais antigas. Se não gostar também... dou-te razão com a maior das facilidades!
    Mas primeiro quero ler.
    :P

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  17. pco

    Já ando há muitos anos nisto, podes crer que eu sabia quem eram os autores. Todos as histórias da Disney têm um código na primeira página de cada história, onde indica os dados sobre a mesma: publicação original (EUA; ITL; FR; BR), reedição, etc. Com um bocadinho de trabalho e verdadeiro gosto pelo que se lê, descobre-se quem são os autores e muito mais informação adicional.

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  18. Não é uma questão de quem tem razão. É uma questão de gosto pessoal. Os meus comentários não servem para convencer quem quer que seja, apenas para comentar o que eu penso.

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  19. Refem
    Estás a ser mais rápido que eu!
    LOL
    :P
    (Gosto de pôr a lángua de fora!)
    Provavelmente já terei lido algumas histórias que vão sair neste livro. Agora simplesmente, se isso tiver acontecido, só vou saber quando ler.
    Espero que sejam bastantes melhores do que aquelas que estão a sair nas edições Comix e Hiper-Disney. Como disse atrás, essas não me dizem muito...
    E sim, quanto mais escolha melhor, e eu saúdo a procura da Goody dentro das limitações que tem, procurar agradar a cada vez mais leitores diferentes. Pode ser se tudo continuar a correr bem que se estiquem para mais longe.
    ;)

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  20. Refem
    Porra, continuas a ser mais rápido!
    :D
    Eu apenas queria dizer que dou sempre o benefício da dúvida. E garantidamente vou ler este livro e fazer uma crítica. Por todas as razões!
    LOOOOOOL
    Códigos??
    Bolas, tenho de te respeitar! E digo isto sem ponta de ironia! Sabia lá eu que isto tinha códigos...
    :D

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  21. Quem me ensinou sobre a Disney foi o Avô de um amigo meu, o maior coleccionador de Disney que eu conheço (infelizmente já faleceu, o Sr. Tavares), muito maior do que eu (quem alguma vez viu a minha colecção, poderá arregalar os olhos!). Quando eu tinha cerca de 10 anos (talvez menos) era ele quem nos ensinava sobre Disneyana, por isso Nuno, já sabia alguma coisa sobre autores Disney.

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  22. PCO
    Sim, eu nunca soube quem eram os autores, e vou-te dizer uma coisa... quando lia estas histórias da Disney nem sequer nunca pensei nisso!
    Só há uns anos é que comecei a destrinçar de onde vinham as histórias, e quais os autores mais famosos, e também um pouco da história destas personagens Disney. Na altura em que consumia disto acho que nunca pensei em autores!
    :D

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  23. Refem
    Tiveste melhor que eu! A mim nunca ninguém me ensinou nada sobre isto da BD. Seja Disney outra qualquer... agora eu já vou ensinando a minha filha, e ela já sabe que as afinal as histórias que gosta mais eram oriundas do Brasil.
    :D

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  24. Nuno, deixa lá, não chores, que se quiseres eu ensino-te alguma coisinha, pois tu também já me ensinaste muita coisa. Ficamos pagos.

    ;)

    Abração, tenho que ir.

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  25. Refem
    Eu não choro... É sempre bom falar com quem tem mais conhecimentos sobre algo!
    Aprende-se.
    ;)

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  26. Nuno,

    No meu caso não se trata de achar que apenas as histórias do Barks ou do Rosa são boas. Sinto falta de muito material de origem Brasileira, por exemplo.

    Nem tenho alergia ao material de origem Italiana, já que há anos a Abril publicava histórias Italianas bastante boas (e sim, eu sempre soube ler os códigos das histórias - não sabia quem eram os autores, mas a proveniência das histórias era fácil de descodificar: Por exemplo, uma história com o código "B 790027 PD 1468/2" era Brasileira).

    Mas a Abril quando publicava material Italiano nunca alinhou naquela tolice de insistir que o Mickey, Pateta e companhia vivem numa cidade chamada Ratópolis e o Donald e Tio Patinhas em Patópolis... Essa é uma particularidade Italiana que me irrita e não tem equivalente em qualquer outro país do mundo - exceto, agora, Portugal.

    Não teria custado nada à Goody esquecer Topolinia e Paperopoli e optar por Patópolis em ambos os casos, como sempre foi a tradição no Brasil e em Portugal.

    Mas, francamente, que me causou alguma impressão foi a forma como a Goody veio publicitar a BIG como tendo os grandes clássicos, grandes mestres, etc, como se os Comics Disney se limitassem à Itália e de lá tivessem saído os maiores clássicos, ignorando desde logo o Carl Barks e tantos outros.

    Se a Goody só quer/pode publicar material de Itália, tudo bem. Mas não venha atirar areia para os olhos dos leitores, principalmente dos que até conhecem alguma coisa da BD Disney...

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  27. Paulo
    Eu também sinto muito a falta de material brasileiro. Como já disse várias vezes a minha personagem preferida é o Morcego Vermelho!
    :)
    No teu último parágrafo falas certo quase de certeza... a Goody deve ter bastante dificuldade em arranjar histórias fora da Disney Italiana. Presumo que tenha a ver com direitos e contratos...
    :\

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  28. lol!! Não sei se hei-de rir ou bufar :D A sério pessoal, podemos dar o beneficio da duvida e SÓ FALAR MAL DA REVISTA DEPOIS (!!!) DE A LERMOS?!?

    Não percebo esta cena Tuga de falar mal sem ainda terem lido. Pronto, não concordam com a promoção, ok. Mas daí a dizer que a revista não presta? Está bem pronto, o pessoal da Goody já percebeu que para vocês 'Clássicos' só se for Barks, mas ao menos deixem esta chegar às bancas para começarem a falar mal. Se calhar até vos vou dar razão na altura, mas poxa (como diria o Pateta), haja pachorra para tanta reticência a novas iniciativas............................................................................................................................

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  29. B790027 (Brasil e código Brasileiro que serve para catalogar indexes inducks), PD1468/2 (Título: Pato Donald número 1468 / segunda história na revista); o Sr. Tavares (de quem eu falei acima) tinha as referências do catálogo, logo sabia quem eram a maioria dos artistas, também reconhecia os traços mais característicos. Neste caso: Roberto Fukue em "Atleta de Improviso", e é B790027 PD1468/3 (e não"2").

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  30. E, não querendo estar a bater no ceguinho, vejo que para muita gente os clássicos são apenas Barks e Rosa! Para mim, Rosa ainda não faz parte dos clássicos, pois ainda vai sendo um quase contemporâneo, com histórias inesquecíveis, sem dúvida. Não meus amigos, clássicos também são Paul Murry, criador dos melhores vilões da Disney (Ted Tampinha e Kid Mônius; Dr. Estigma; Escovinha) ou do fantástico Vespa Vermelha; também de sua autoria as melhores histórias (para mim e para muita gente) do Mickey enquanto detective.

    Outro clássico (para mim), e que deixou uma das melhores marcas de sempre nas histórias que nós, Portugueses e Brasileiros, mais gostamos, o Zé Carioca, claro! Criou a Rosinha e o Nestor e foi o primeiro a desenhar o Zé; quando eu era miúdo gostava muito de ler os clássicos dos anos 40, o Índio Havita era um deles e o Bob Grant era o seu artista.

    Waldyr Igayara de Souza, Director responsável da Abril, antes de Sílvio Fukumoto; também ele um clássico nos argumentos e no desenho Disney, e a quem muito devemos por ter escolhido a gente certa para levar a bom porto projectos além Disney na editora Abril: A Turma da Mônica e Marvel/DC.

    E estava aqui a noite toda a debitar nomes de grandes clássicos da Disney, para além de Barks e Rosa(!).

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  31. Ó Nuno, o Morcego Vermelho foi criado por um Italiano :D
    Giovan Carpi (Superpato também é dele) e por um Brasileiro, Ivan Saidenberg. Dois monstros sagrados da Disney. O primeiro, Carpi, o grande e primeiro mestre Disney Italiano. Dois clássicos inesquecíveis. O segundo, Ivan,
    tornou o velho José Carioca no malandro e cheio de ginga Zé Carioca; quem não sabe quem é o 1313? e o Pedrão Feijoada?

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  32. Ah...e já me esquecia,hehe:

    Partilho da opinião do Paulo.

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  33. Refem
    Lamento, mas nunca fui curioso ao ponto de andar a ver códigos!
    Não sou um verdadeiro especialista Disney, e decididamente nunca me passou sequer pela cabeça na minha juventude saber quem desenhava ou escrevia as histórias, nem nos super-heróis (e estava lá escrito) eu ligava a isso! Só muito mais tarde comecei a ligar a essas coisas...
    :D
    Quanto ao Morcego Vermelho, não sabia que tinha sido um italiano o criador, mas isso não invalida em nada a minha posição sobre ele: é a melhor personagem de todas!
    :D

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  34. Luis Sanches
    Pois, já expressei essa opinião também!
    :D

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  35. Tanta polémica pela Disney :)

    A maior parte de nós cresceu na altura em que recebíamos material vindo da Disney via editora Abril e quem ainda tiver alguns Disney Especiais e Almanaques Disney vão sempre encontra materiais de origem muito diversa, desde o grande Carl Barks, a material dos próprios estúdios brasileiros assim como material de origem italiana (como Histórias do Superpato, do Mickey com o Esqualidos).

    E foi isso que formou em muitos de nós o interesse na BD.

    Eu por exemplo só soube quem era o Carl Barks quando comprei um álbum especial chamado a Família Pato, que existiam produção Italiana quando começaram a aparecer os nomes dos autores nos primeiros Hiper Disney (que que desfolharem são essencialmente de material italiano).

    A iniciativa da Goody em trazer de volta a Disney é louvável e importante para trazer uma nova geração para a BD. E eles podem publicitar os seus álbuns da forma que quiserem porque, na minha óptica o mercado que deve conquistar não somos nós .

    Para "velhos" como nós :) podemos sempre em inglês a fantástica Carl Barks library da Fantagraphics para relermos os velhos clássicos.

    PS: Escrito por um tipo que ainda tem toda colecção da Disney desde o primeiro livro que recebeu aos 5 anos

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  36. Dr. Septimus
    Acho que sim, foi muito importante para os leitores mais novos. Só havia as sobras da Panini Brasil para eles, com a Mônica e Cebolinha!
    Agora também têm algo mais! Quanto mais tiverem melhor para criar o gosto da BD logo em pequenos.
    ;)
    Inacreditável... tens todos os Disney desde os teus 5 anos????
    :O

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  37. Ops!!! a frase não me saiu muito Eu queria dizer que tenho todos os livros Disney que me ofereceram desde os 5 anos (incluindo dois roídos pelo meu fiel cão d'agua :)).

    Eu sempre dei tanto valor a esses números que nunca me desfiz deles.

    As minhas desculpas pela confusão.

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Bongadas

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