quinta-feira, 9 de julho de 2009

As Cidades Obscuras Vol.10: A Teoria do Grão de Areia, Tomo 1


Umas das grandes séries da BD mundial, As Cidades Obscuras, tem mais um episódio traduzido para português numa excelente edição ASA. A série (mais uma…) tem sido bem maltratada pelas editoras portuguesas, onde a cronologia dos livros é completamente desprezada, como por exemplo, o volume nº1 desta série (As Muralhas de Samaris) foi editado em 2003 pela Witloof e o volume nº2 (A Febre de Urbicanda) em 1987 pelas Edições 70. Os livros desta série editados até hoje são:
- As Muralhas de Samaris, Witloof, 2003
- A Febre de Urbicanda, Edições 70, 1987

- A Torre, Edições 70, 1989
- La route d’Armilia, Casterman, 1988
- Brusel, Meribérica, 1993
- A Menina Inclinada, Meribérica, 1999
- A Sombra de um Homem, Meribérica, 2000
- A Fronteira Invisível Vol.1, Witloof, 2002
- The Invisible Frontier Vol.2, NBM Publishing Company, 2004
- A Teoria do Grão de Areia Vol.1, ASA, 2009
- A Teoria do Grão de Areia, Vol.2, ASA, 2010
Coloquei “A Fronteira Invisível Vol.2” em inglês, pois foi a edição que eu comprei (obrigado pela "dica", Refém ). Este, “La route d’Armilia” e “La Théorie du Grain de Sable Vol.2” nunca foram editados em português, embora para este último a ASA tenha agendado a sua edição para o ano.
Esta série tem como particularidade ter estórias fantásticas (nos dois sentidos) e exibir um desenho detalhadíssimo, sobretudo quando se trata de arquitectura. François Schuiten é o responsável gráfico e os seus trabalhos já foram objecto de estudo universitário em vários países da Europa, incluindo Portugal.
As estórias de Benoît Peeters passam-se num mundo obscuro (enigmático, desconhecido) paralelo ao nosso, sendo o nosso o mundo luminoso (luz igual a conhecimento). Estes mundos tocam-se por variadas vezes, como acontece em “A Menina Inclinada”(um dos álbuns fulcrais desta série), e estão igualmente referenciados em diversos livros explicativos deste mundo, chamando-lhes Peeters “passagens obscuras”, onde por vezes viajantes incautos passam de um mundo para o outro! Neste link têm mais alguma informação sobre as passagens: Office of the Obscure Passages !
Passando para o livro que dá o título a este post, estranhos fenómenos acontecem em Brusel… Alguns habitantes desta cidade deparam-se com estes fenómenos, embora afectando essas pessoas de maneira diferente e no início em pequena escala! Constant Abeels fica perplexo com o surgimento de pedras em sua casa, todas com o mesmo peso. Maurice perde peso sem deixar de ter o mesmo volume, acabando por ficar a flutuar. Estes e outros fenómenos vão ser investigados por Mary Von Rathen, a nossa “menina inclinada”. Qual o relacionamento destes fenómenos com um gigantesco guerreiro Bugtis, Gholam Mortiza Khan?
Que raiva… gostaria de ler já de seguida o segundo volume, pois neste volume apenas se constatam os estranhos fenómenos, e Mary Von Rathen ainda não conseguiu descobrir o epicentro de todo o mistério que está a pôr em polvorosa a cidade de Brusel.
A única nota não tão positiva em relação a outros livros desta série, é o detalhe que já encontrei noutros livros e que não está tão presente neste livro. Mas em contrapartida temos um livro em que todos os fenómenos são pintados num branco alvíssimo em contraposição ao “branco sujo” de fundo. O efeito é excelente!
Boas leituras!

Slipcased Softcover
Criado por: Benoît Peeters e François Schuiten
Editado em 2009 por ASA
Nota : 10 em 10

7 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar. Se cruzar pela frente vou comprar então!
    :D

    ResponderEliminar
  2. Boas... Nem de propósito. Encomendei-o (na altura do lançamento com o Público) no meu quiosque habitual e 'extaviou-se dentro da loja', não tendo nunca mais aparecido. E hoje descubro no site da fnac que o vendem a 15,75 com oferta de um dvd (não sei de quê!) para quem tem o cartão fnac. Aproveito para partilhar convosco (descobri ontem, por acidente)que a fnac tem 'packs' da defunta Meribérica a preço da chuva (3 Manara capa dura por 11; os dois Pratt/Manara c.d. por 7,50 cada; 4 Segrelles por 7; 2 Miguelanxo Prado c.d. por 5... e segundo o site, um pack cidades obscuras por tuta e meia também -este não o VI mesmo, só vi no site porque fiquei a pensar se seria uma promoção somente na ultima loja deles a abrir e fui confirmar. E não, é a nivel nacional!- ).Ah...! E estes packs vêm embrulhadinhos em plástico, ou seja, sem dedadas de pipoca e afins! Passo a publicidade, mas pode ser uma boa altura de se completarem colecções. Quanto a este "Teoria", estou mortinho por lhe pôr (finalmente) as mãos. Depois vos direi o que raio vem no dvd.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Daniel
    Se conseguires por a mão em livros desta série não hesites. É já considerada uma série de culto!

    A.Bastos
    Eu vi este livro à venda numa livraria Bulhosa, pelo mesmo preço do jornal e sem DVD. Devia ser alguma promo da FNAC concerteza!

    ResponderEliminar
  4. boas. ando a tentar juntar a colecção para um cliente meu e deparei-me com este post que me ajudou bastante. No entanto deixo aqui uma pergunta: onde fica "O Arquivista" no meio desta história??
    abraços e se alguém tiver interessado em vender algum exemplar é favor de dizer qlqr coisa

    mauro.c(a)portugalmail.pt

    ResponderEliminar
  5. Mauro
    O Arquivista é um álbum "fora da série", mas pode ficar ficar entre "A Febre de Urbicanda" e a "A Torre" visto que foi editado uns meses antes de "A Torre" no original (francês).

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Gostaria de saber onde posso encontrar, no Brasil, os livros da série. Caso não encontre no Brasil, onde posso adquirir. Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Cecilia Nery
    Desculpe, mas só hoje vi este comentário seu... provavelmente não vai a tempo mas penso que no Brasil não vai encontrar. No site da Leya Mediabooks pode encomendar este livro, penso eu:

    http://www.mediabooks.com/pesquisa/pesquisa.php?chave=Fran%E7ois+Schuiten

    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]