segunda-feira, 26 de abril de 2010

Samurai Heavan and Earth Volume 2

Esta é uma história bonita contada em formato Banda Desenhada. É uma história de amor levado ao extremo entre um temível, embora jovem Samurai, e a prima do seu senhor feudal. O primeiro volume foi editado em português pela BD Mania, e foi objecto do meu terceiro post neste blog. Infelizmente nunca mais surgiu a publicação deste segundo volume em português, e então resolvi comprar a versão no original pela editora norte-americana Dark Horse. 

A edição portuguesa de Samurai : Céu e Terra remonta a 2007, sendo um dos primeiros livros (senão o primeiro) editados pela BD Mania. Foi uma excelente edição! O argumento é de Ron Marz já conhecido pelos seus trabalhos em Green Lantern, Witchblade e Silver Surfer. O seu trabalho neste díptico é muito bom, pecando apenas por ser tão curto! Não sei se foi obrigação editorial por parte da Dark horse, mas esta história poderia ser muito mais desenvolvida sobretudo nas viagem de Shiro ao longo de toda a rota da seda, na sua busca insana pelo amor da sua vida: Yoshiko! 

A arte de Luke Ross é muito boa! Este autor que trabalhou com Ed Brubaker em Captain America, esmerou-se nesta saga. É um prazer enorme “olhar” para as páginas desenhadas por este artista. No primeiro livro, cujo post foi muito curto (eu estava a iniciar o blog… sorry!), Yoshiko é raptada por um senhor da guerra chinês e devido ao seu “mau feitio” é vendida a um mercador de escravos abastecedor de cortes e haréns com mulheres de “primeira qualidade”, o seu nome: Ibn Badr Al Din! 

Este tem um papel primordial neste segundo livro. Shiro segue as pistas do rapto de Yoshiko desde a China até à coorte de Luís XIV, atravessando toda a Ásia! Chegando a França é enredado numa teia política entre Espanha e França. As suas qualidades como temível e fulgurante espadachim chegam aos ouvidos do embaixador Espanhol, Don Miguel, e contrata o oriental como guarda-costas. 

Entretanto Luís XIV tinha comprado Yoshiko como sua amante ao mercador árabe, e Don Miguel ao cruzar-se com a bela oriental fica perdidamente apaixonado… após algumas intrigas Shiro acaba por cruzar espadas com os três mosqueteiros e o seu amigo… os nomes nunca são ditos, mas é claro que é um pormenor delicioso, pois estes não são mais que os heróis de Alexandre Dumas!. O segundo volume leva-nos a Espanha, visto que o embaixador espanhol rapta Yoshiko, e aqui Shiro está acompanhado por um voluntário “à força”! 

O mercador de escravas Ibn Badr Al Din foi obrigado a servir Shiro como guia na sua busca por Yoshiko. Don Miguel abandona tudo por Yoshiko, levando-a a embarcar num barco com destino ao Novo Mundo. Acabo por aqui dizendo apenas que esta aventura iniciada no extremo oriente acaba no norte de África, ou… será que não acaba? Recomendo. 

Boas leituras! Softcover (TPB) 
Criado por Ron Marz e Luke Ross 
Editado em 2006 pela Dark Horse 

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Já me tinha esquecido deste título, ainda bem que me lembraste; vou dar um salto à Amazon ver se o apanho também.

    ResponderEliminar
  3. História bem interessante e a arte parece que acompanha bem o tema. ;)

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  4. Refem
    É efectivamente muito bom!
    Já me tinha esquecido que tinha esta saga a meio, assim completei-a a semana passada.
    :)

    OCP
    É a BD no seu melhor! Boa estória, boa arte.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Este samurai não conhecia! Conheço outro! O antepenúltimo namorado da Alice era leitor de histórias aos quadradinhos e lia as mangas do Afro-Samurai!

    (E foi com uma na cara que foi despachado da porta pra fora!)

    http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=Afro%20Samurai&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi

    ResponderEliminar
  6. Olá, fui orientado para o teu blog pela tua diabba-marida (segundo ela) :p
    Bem!!!! Isto é o paraíso dos cimic-books.
    Eu que achava que percebia de Bd mas à tua beira não sei nada!! Começando pelo post actual que não conheço a Bd em questão embora conheça todos os outros que referiste.
    Talvez esteja em pé de igualdade contigo em questão de Bds da Marvel. Acabei de ler agora War of Kings que também abordaste aqui recentemente. Gostei mas fiquei muito desapontado com a falta de protagonismo dos Starjammers durante toda a Saga. Andavam lá de um lado para o outro mas na verdade não fizeram nada. Também leio alguma coisa da Dc e dou umas espreitadelas em alguma manga. De resto sou leigo. Bem tenho um exame amanha mas ainda vou dar mais uma olhada por estas bandas. Manda os meu agradecimentos à Diabba :p.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Bluum
    Conheço esse manga de nome, mas nunca li! Mas houve quem dissesse que o manga que mais tinha a ver com esta estória era o "Samurai Champloo!
    Bem vindo ao blog!
    ;)

    ψ Psimento ψ
    Gosto de pensar que não percebo muito de BD (não sou um "estudioso" do assunto). Adoro é BD, e já que tenho montes de livros, porque não falar deles? Foi uma das coisas que me fez criar este blog... a falta de informação! Assim pelo menos os livros que eu tenho podem servir, em conjunto com a minha opinião, para divulgar aquilo que eu gosto!
    Já agora, e na minha opinião, a DC tem a melhor linha do momento: Green Lantern! De entre todas as séries e crossovers destas duas grandes editoras acho que o melhor e mais "fresco"!
    Bem vindo aqui ao blog!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Não conheço a bd em questão, mas pelas amostras que postaste no capítulo da arte e pelo texto que escreveste, não há dúvidas que ficamos com água na boca. A capa é que penso que não será a melhor, pois quando a vi, pensei de imediato que se tratava de uma adaptação do Lawrence da Arábia. Só depois de um olhar mais atento é que reparei que o herói é um samurai. mas as páginas interiores que colocaste estão espectaculares.

    ResponderEliminar
  9. João
    A arte é muito boa, e a capa tem uma razão de ser... a saga acaba no norte de África!

    (Ou não...)
    =)

    ResponderEliminar
  10. "O primeiro volume foi editado em português pela BD Mania, e foi objecto do meu terceiro post neste blog. Infelizmente nunca mais surgiu a publicação deste segundo volume em português, e então resolvi comprar a versão no original pela editora norte-americana Dark Horse. A edição portuguesa de Samurai : Céu e Terra remonta a 2007, sendo um dos primeiros livros (senão o primeiro) editados pela BD Mania."

    Por acaso discordo dessa 1a leva de ediçoes só se aproveitava o Ghost Rider e o Ultimate Iron Man que tambem ficou pelo caminho,este era dos mais fraquinhos e confusos,pior que este só o Halo e DD:Father.Este volume acabou de ser editado pela Devir Brasil recentemente,só por curiosidade.

    ResponderEliminar
  11. Manuel Frederico
    Aqui não concordo contigo... Não achei nada confuso, e para mim foi o melhor dessa leva inicial de que falas. E tem mais gente que acha o mesmo, por vezes isto das apreciações a uma obra também tem a ver com o nosso gosto! Se aquele tipo de estória "não te faz vibrar", então não conseguirás apreciá-la. Se o tiveres, aconselho-te uma re-leitura!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Pois é. Sofri do mesmo mal que tu. Ou seja, li o primeiro (editado em português) e depois tive de comprar a versão em bife para ler o resto da história.

    Pessoalmente, creio que dava uma série fabulosa se os autores preenchessem os espaços em branco das viagens do samurai.

    Embora assim, seja um díptico com principio, meio e fim.

    Ou não :-)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]