quarta-feira, 16 de junho de 2010

Blake & Mortimer Nº19: A Maldição dos Trinta Denários Vol.1 - O Manuscrito de Nicodemus


Álbum trágico!
Quem gosta desta série sabe a que me refiro, um dos seus autores faleceu repentinamente aos 54 anos. Chamava-se René Sterne e iria em conjunto com o profícuo Van Hamme (Thorgal, Largo Winch, XIII, O Grande Poder do Chninkel, etc.), e a sua esposa Chantal De Spiegeleer, fazer este 19º volume de Blake & Mortimer. Deixando o trabalho artístico a meio, a sua esposa Chantal num assomo de profissionalismo e homenagem ao seu falecido marido, continuou o seu trabalho com a ajuda de Laurence Croix. Por isso este livro demorou tanto tempo a sair.
Como se sabe esta série continuou para além do tempo de vida do seu criador, E.P. Jacobs, com algumas diferenças, como por exemplo a introdução de personagens femininas. Neste último livro a quantidade de mulheres é grande e bastantes em trajes de dormir.
Blake & Mortimer desde o último livro de Jacobs teve duas equipas criadoras, Van Hamme com Ted Benoît e Yves Sente com André Juillard. Neste livro, A Maldição dos Trinta Denários Vol.1, Van Hamme virou-se para os autores da série Adler, René Sterne e Chantal De Spiegeleer. Como já referi a equipa foi desfeita abruptamente…
Este álbum recupera um excelente Olrik, ao seu melhor nível como vilão, e explora com mestria os segredos nunca desvendados da traição de Judas. Tudo isto se junta num policial com várias voltas, estando Mortimer como é seu costume no centro da acção e um Blake perdido em pistas exteriores à acção principal, aparecendo sempre no momento oportuno para ajudar o seu amigo cientista. Esta segunda parte do que eu disse só acontecerá no segundo volume com certeza, pois neste Blake anda a investigar a evasão de Olrik nos EUA, enquanto Mortimer está na Grécia, centro da acção. Como sempre temos os mistérios, as perseguições e as revelações na altura certa. E assim e eu gosto!
Assim temos uma caça ao tesouro como nas velhas aventuras, quem irá chegar primeiro aos “trinta denários”? Temos pistas, pergaminhos, algumas provas, heróis e vilões! Gostei muito de algumas paisagens gregas bem representadas nas páginas deste livro. A Grécia é perfeita para esta aventura!
A estória até agora está muito bem montada, ao estilo Jacobs, e a arte ficou muito boa! Bastante melhor que a apresentada por Ted Benoît (de que eu nunca fui muito fã) nos anteriores livros em que foi o artista de serviço, mas isto é a minha opinião, de certeza que alguém discordará… É certo que nalgumas cenas Chantal teve algumas dificuldades! Mas no geral esteve bastante bem.
Vamos a ver se o segundo tomo desta série corre melhor e mais rápido, o artista para este livro será Aubin Frechon.
Mais informações sobre esta série neste link:

- Blake & Mortimer

Boas leituras!

Hardcover
Criado por Van Hamme, René Sterne e Chantal De Spiegeleer
Editado em 2009 pela ASA
Nota : 8 em 10

14 comentários:

  1. Só dou graças por o GRANDE E.P. Jacobs ter querido que os seus personagens lhe sobrevivessem. Também me apercebi da introdução dos personagens femininos num registo mais interventivo nos novos enredos, será que o E.P. Jacobs seria misógino, ou apenas era daqueles que julgava não serem necessários personagens femininos para tornarem um enredo mais "complicado". O meu Pai dizia-me que os filmes Norte-Americanos utilizavam os personagens femininos apenas para complicarem o argumento: as mulheres eram sinónimos de complicações! É triste, mas era a realidade. Não havia intenção de dar maior profundidade, apenas mais "complicações". Felizmente que hoje já não é assim...

    Estou em pulgas para ler a continuação desta excelente história, talvez, de todas até agora do período pós-Jacobs, seja a melhor.

    ResponderEliminar
  2. Refem
    Vai na volta e o EP Jacobs ainda não tinha saído do armário...
    ahahah
    :D

    ResponderEliminar
  3. Desta série gosto particularmente do que tem como pano de fundo os Açores, mais propriamente as suas entranhas!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. O inico da história está bem conseguido, mas o seu desenvolvimento considero bastante "forçado". Van Hamme decepcionou-me neste capitulo. Algumas situações estão mal explicadas, por exemplo que poder divino poderá dar a posse de simples moedas antigas? E o encontro de Orlik com o prof. Mortimer, para além de escusado, tem um desfecho ridículo. Estou também em pulgas para ler a continuação, e guardo a minha critica para essa altura, mas só para ver se a volta que isto dá para retomar um sentido lógico.
    Quanto ao desenho, acho que se tem mantido a herança de Jacobs. Nada a opor.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Rafeiro
    Também gosto bastante do "Enigma da Atlântida"!
    :)

    Verbal
    Não acho muito forçado, porque esta série é rica em episódios forçados e cronologicamente confusos... ou seja, acho que esse "forçado" faz parte do ambiente!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu adorei voltar a ler as histórias destas personagens, mas reservo-me mais prognósticos após mais uns volumes.

    ResponderEliminar
  7. Paulo Brito
    Eu acho as obras pós Jacobs bastante boas, e algumas delas melhores que que algumas de Jacobs!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Apesar de trágico, é um livro que nos deixa em pulgas para ver o próximo tomo. E a arte, curiosamente, parece não ter sido nada afectada por essa tragédia, o que é óptimo. Venha de lá então o desfecho desta maldição... que para já a primeira parte está muito boa.

    ResponderEliminar
  9. João Amaral
    Sim, este livro fica num precioso suspense!
    A ver se o próximo ainda sai este ano!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. gosto da história mas, ao contrário do que todos vocês pensam, acho que os desenhos estão bastantes diferentes.
    Comparem apenas a cara de Orlik na Malicão dos 30 d. e a mesma no Enigma da Atlântida
    o traço de Jacobs é inconfundível!

    ResponderEliminar
  11. Dos albums k eu gosto mais do Jacobs é o Segredo do Espadão

    ResponderEliminar
  12. Rodrigo
    É natural que os desenhos estejam um pouco diferentes. Quer se goste ou não são desenhados por artistas diferentes, e fica sempre algum do seu cunho pessoal!
    Pessoalmente gosto do Enigma da Atlântida e da Marca Amarela!
    :)

    ResponderEliminar
  13. Sou obrigada a aplaudir de pé esse livro que foi um excelente trabalho k os autores tiveram.Logo no dia k comprei li até ao fim só k infelizmente até agora não consegui a versão recente so li A Maldição dos Trinta Denários 1 - Blake & Mortimer mais vou fazer de tudo pra conseguir encontrar a comtinuação pork o mistério continua...............

    ResponderEliminar
  14. Anónimo
    Para leres a continuação deste livro terás de esperar mais um pouco, visto que o livro ainda não saiu nem em Portugal nem em França. Mas está para breve e muito provavelmente será uma edição simultânea neste dois países.
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]