domingo, 6 de junho de 2010

Lançamento Edições Polvo: Hans, o Cavalo Inteligente


As Edições Polvo depois de um aparente "sossego", reaparecem agora com um novo título de Miguel Rocha: Hans, O Cavalo Inteligente!
Esta editora, que tem como responsável editorial Rui Brito, iniciou a sua actividade em 1997 com o livro "Época Morta e (Á suivre)" do José Carlos Fernandes, eu pensava que tinha sido "Isaac, o Pirata", mas não foi... está corrigido! Como referência, é também desta editora o célebre livro que deu confusão, e meteu polícia numa livraria de Viseu, o famoso "As Mulheres Não Gostam de Foder" de Alvarez Rabo.
O publicitário, ilustrador e autor de banda desenhada Miguel Rocha assina esta última obra da "Polvo", isto depois do recente “A Noiva que o Rio Disputa ao Mar” com João Paulo Cotrim (nomeado este ano para um Troféu Central Comics), mas o seu livro mais conhecido talvez seja “Salazar - Agora, na Hora da sua Morte”, também com João Paulo Cotrim. E como curiosidade, uma ilustração sua foi a escolhida para o cartaz oficial do Campeonato Europeu de Futebol, o Euro 2004!
Fica o press release da Polvo:

Hans, o Cavalo Inteligente
O caso aqui apresentado tem a sua origem numa história verdadeira e remonta ao início do século XX.
Em 1904, um cavalo causou grande alarido junto da comunidade científica europeia por resolver problemas matemáticos de alguma complexidade. Esse cavalo era Hans e pertencia ao frenólogo W. von Osten.
Na ânsia de se ter aberto a porta da comunicação com o reino animal, e para orgulho do seu criador, Hans foi objecto de estudo de uma comissão extraordinária de peritos, a “Hans Kommission”, nomeada pelo ministro prussiano da educação, Dr. Studt. Efectivamente, o cavalo exibia capacidades fora do comum: respondia, batendo com a pata no chão, às questões que lhe faziam em alemão. E acertava.
Esta comissão concluiu não haver fraude no desempenho de Hans, sendo genuínas as suas
faculdades.
Hans, o cavalo inteligente aborda, entre outros, o tema da dependência entre as pessoas. A um nível mais humano trata da relação entre um pai austero e dominante, e um filho subserviente.

FICHA TÉCNICA
Hans, o cavalo inteligente.
Fora de colecção, dim. 23 x 16,5 cm, 96 pág. impressas a 2 cores
Capa em quadricromia com badanas
Maio 2010
PVP: 12,90 Euros.

Boas leituras!

10 comentários:

  1. Uma técnica gráfica deveras interessante.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também era para anunciar este livro lá no meu cantinho, mas antecipaste-te.
    Este é mais um que vou ter que adquirir, como o Gio escreve, realmente a técnica é muito interessante, isto é, não faço ideia como é que ele faz para a conseguir (não deve ser o caso do Gio, que é um conceituado ilustrador e desenhador e que tem muitos mais conhecimentos do que eu tenho, de longe). Embora diferente de um registo mais "mainstream" (que eu prefiro)posso escrever que gosto bastante. A história também me despertou a curiosidade.

    Quanto ao "AMNGF", não sabia de tamanho alarido, mas não me espanta nada que os ofendidos do costume tenham gritado "ai Jesus, que o mundo vai acabar"! Tenho-o lá em casa e é um fartote.

    ResponderEliminar
  3. Bem, estou a ver que por aqui continua tudo a andar sobre rodas, continuas a actualizar isto a um ritmo alucinante :D Vou tentar acompanhar-te nestas férias. Abraço

    ResponderEliminar
  4. Gio
    Gostei muita da exposição do Miguel Rocha em Beja!
    :)

    Refem
    É assim... em antecipação! LoL
    Têm uma arte que como dizes não tem a ver com o mainstream, mas não é por isso que não deixa de ser agradável! Não tenho nada contra cenas alternativas, desde que sejam boas...
    Quanto ao "As Mulheres Não Gostam de Foder" aquilo foi uma feira! até teve honras de televisão! Vivá censura! Aquilo que eu vi na televisão fez-me lembrar muitos anos atrás!
    :S

    Celtic
    Isso quer dizer que nunca mais visitaste o meu blog!
    Vou pedir À minha mulher para te excomungar...
    :D

    ResponderEliminar
  5. Claro que visitei! (esporadicamente.. :b).
    Mas descnsa que agora virei cá mais vezes.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma editora que ressuscita e em boa hora!! Pode ser que a moda pegue :).
    Em relação ao Miguel Rocha concordo com a opinião do resto do pessoal... parece muito interessante e merece uma observação mais cuidada da minha parte.
    Gostava de saber como é que consegues antecipar-te tanto em relação ao comum dos mortais??

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Tenho gostado muito do que vi deste senhor. Cada vez que releio os livros dele parece que descubro sempre algum pormenor que não vi à primeira. Este parece-me igualmente interessante. Já agora, sabe-me dizer como consigo saber o catálogo da Polvo (tudo o que tenho visto editado por eles tenho adorado)? Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Guru
    Se me mandar o seu mail talvez lhe possa mandar o catalogo da Polvo daqui por uns dias!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Claro.
    O mail é da_storyteller2@hotmail.com
    Desde já muito obrigado!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]