segunda-feira, 14 de junho de 2010

Naruto Super Star: Mais de 100 000 000 de cópias vendidas!


Este título da Shueisha conseguiu entrar para o grupo restrito de Mangas que ultrapassaram as 100 milhões de cópias.
ESte Manga criado por Masashi Kishimoto foi editado na revista Manga semanal "Shonen Jump" desde 1999, estando a ser traduzido para inglês pela Viz Media, que já vai no número 48. É um caso de verdadeiro sucesso!
A lista dos mais vendidos de sempre:

- One Piece: 189 milhões
- Dragon Ball: 152 milhões
- Kochikame: 142 milhões
- Slam Dunk: 117 milhões
- Naruto: 100.4 milhões

Para quando a edição desta série de sucesso garantido em português?

27 comentários:

  1. O que acho estranho é o enorme sucesso do One Piece... não que não goste.. por acaso é bom... mas acho estranho... com tantas...

    ResponderEliminar
  2. É um fenómeno que me ultrapassa por completo. Sem desprimor pela arte em si, não posso deixar de notar a infantilidade de muitas das personagens das histórias deste género. Transcende-me este fascínio!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Naruto não é mesmo a minha cena. Mas é de louvar este marco. Aqui está um título que se seria uma aposta ganha em Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Crucios
    As pesoas que eu conheço que leram One Piece sempre me disseram que adoraram aquilo, que era super divertido!
    :D

    Verbal
    A infantilidade está nos Mangas que não são para a tua idade. Se leres Manga para adultos, deixa de ser infantil!
    :D

    Refem
    O Naruto é uma Manga que não iria ler de certeza, a não ser para conhecimento da série e para isso bastaria ler dois ou três livros. Também não é a minha cena... mas, o meu puto está sempre a perguntar quando é que editam isso em português!
    É como o Tintin... eu não leio, não me diz nada neste momento, mas há muitos anos atrás era das minhas BDs preferidas. Tudo tem uma idade para ser lido, e os putos ADORAM Naruto!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Tentei ler One Piece à uma semana atrás, mas o livro ainda está com o meu filho. Mas do que li gostei.
    Especialmente curto Naruto Manga, mas parei a leitura no ??; actualmente estou a escrever, mais do que ler. No topo do bolo coloco Death Note.

    Não entendo tb porque não se apostam no Manga em Português de séries de grande sucesso. Não sou a pessoa indicada para responder a isso; mas também me custa a entender que editem manga de Warcraft em Português.

    ResponderEliminar
  7. Paulo
    É tudo uma questão de direitos!
    "Facilmente" consegues os direitos de publicação de mangas não japonesas, agora quando toca às oriundas do Japão é muito mais dificil de negociar, pois eles exigem normalmente grandes tiragens. Como o nosso mercado é pequeno... bem, vamos a ver como correm estas que vão sair pela ASA. Se saírem bem talvez haja abertura para outras séries.
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Eu no meu comentário não me referia ao Naruto em particular, apesar dos seus impressionantes números. Por exemplo, já folheei o Astroboy da ASA, que dizem ser para todas as idades, e sinceramente.... bem é como digo transcende-me!

    ResponderEliminar
  9. Verbal
    Claro que um adulto pode ler o Astroboy. Eu li e lê-se muito bem, mas eu não sou o público alvo deste livro. A este tipo de livro acho que lhe chamam a edu-manga (Manga para crianças).
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Eu ainda (re)leio o Tintin e gosto bastante. O mesmo vale para o Spirou; tenho pena que não tenham editado os últimos álbuns da colecção especial com diversos autores, tive que comprar os franceses e custou-me um bocadinho a ler alguns, pois, como sabes, o meu Francês não é famoso.

    Comprei o Astro Boy e adorei a ingenuidade do que era a Manga; a introdução com o personagem do grande mestre Osamu Tezuka está o máximo. Compreendo o Verbal, não é propriamente para maduros como nós, mas não deixa de ser cultura bedéfila. Ainda hoje folheio a minha "Revista do Bébé" e leio "Quim e Manecas" e gosto de ler algumas das aventuras do "Mundo de Aventuras" e outras, que num outro registo também são bastante ingénuas ou datadas.

    Aconselho ao Verbal a leitura do fantástico "Pluto" (8 volumes já todos editados em Inglês) agora que leu o Tetsuwan Atomu e se dislumbre com o mestre Naoki Urasawa e a sua visão do mundo de Tezuka. Estou mais que certo que verá as coisas de maneira diferente e compreenderá o porquê do fascínio da Mangá.

    ResponderEliminar
  11. Refem
    A gente ainda há-de converter o Verbal!
    :D
    Astroboy "É" cultura bedéfila!
    ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá Refém, o mais engraçado disto tudo é que eu adoro ler bd's dos inícios dos tempos e delicio-me com toda a aquela, digamos, ingenuidade, em termos de desenho e de história. As histórias do Mundo de Aventuras são clássicos para mim. Mas a título de exemplo, ainda recentemente comprei uma edição da Baleia Azul - Colecção BEDETECA, com as histórias das "Diabruras da prima Zuca" de Fernando Bento, que foram publicadas originalmente entre 1941 e 1946, e gosto de ler aquilo. Consigo ver a ingenuidade e não infantilidade. No caso especifico do Astroboy vejo apenas infantilidade. Será que tenho cura? lol

    Tenho de ver esse Pluto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. @verbal. lindo ponto de discussão entre ingenuidade e infantilidade.

    ResponderEliminar
  14. Verbal
    Para poder responder a isso tens de me dizer o que entendes por infantilidade e por ingenuidade...
    (Hihihihihihi)
    :P

    ResponderEliminar
  15. Olha que vai jeitosa esta "tertúlia" :-)
    Eu por mim continuo a preferir os animes, talvez seja por estar a ficar com a vista cansada :-( mas tenho uma certa dificuldade em apreciar desenhos num formato reduzido como o dos mangas e até acho que têm excelentes desenhadores. E depois, salvo algumas excepções, são sempre para cima de muitos capítulos os títulos mais interessantes.
    Só para fechar, segui o anime do One Piece, cheio de interesse, de tal maneira que fiquei com imensa vontade de ler o manga, mas depois lá está, peguei no livro e faltava-lhe assim um bocadinho, passando a publicidade.
    Mas pronto cada "maluco" com a sua ;-)

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. RuiR
    Os livros são mais pequenos, mas também têm menos vinhetas por páginas!
    :P
    Quantos aos animes versus manga em todos os casos que pude comparar os dois gostei sempre mais da manga, excepto no "Bleach".
    Quanto a terem mais capítulos é um mito! Existem séries pequenas (três livros) outras enormes (mais de 50 livros), mas diz-me lá... Thorgal tem quantos livros?
    Ric Hochet tem quantos livros?
    O Homem-Aranha tem quantos livros?
    Super-Homem, Batman, etc., têm quantos livros editados?
    Como vês a diferença não é assim tão grande! Mais... mesmo as maiores séries de Manga têm sempre fim, nos super-heróis isso é impossível, não tem fim! E algumas séries FB só pararam porque entretanto o autor faleceu!
    (Como isto é possível... eu a defender Manga!)
    :D

    ResponderEliminar
  18. Tambem não gostei do Astro Boy li 1 capitulo e desisti.
    Quanto ao Top só gosto do Dragon Ball,porque Narutos e Pieces pelo que vi no anime são bem fraquinhos.

    ResponderEliminar
  19. Manuel Frederico
    Não podes ler Astroboy como se fosse para a tua idade, presumo que tenhas mais de 16 anos! Os mais velhos compram Astroboy porque é um marco na BD japonesa, porque esta obra visa o público mais novo, como é lógico.
    :)

    ResponderEliminar
  20. "Não podes ler Astroboy como se fosse para a tua idade, presumo que tenhas mais de 16 anos!"

    Se fosse por ai não lia nada de Supers visto serem para a adolescencia teoricamente??

    "Os mais velhos compram Astroboy porque é um marco na BD japonesa, porque esta obra visa o público mais novo, como é lógico.
    :) "

    Tambem podes dizer isso dos comics Marvel e Dc da decade de 40 ate a 60,mas duvido muito que algum teen se inicia-se por bds tão arcaicas,nem eu começei assim.

    ResponderEliminar
  21. Manuel Frederico
    Acho que me fiz entender mal... Astroboy pode ser equiparado temporalmente à Golden Age dos Comics norte-americanos, e foi feito a pensar em pessoas mais novas do que aqules que iriam ler esses mesmos comics de que falas, como tal mais infantil fica. Tem uma vantagem, a mensagem que está subjacente no Astroboy é bastante superior aquilo que esses mesmo comics americanos transmitiam.
    Acho que assim entenderás melhor a minha opinião sobre o o assunto, por alguma coisa chamam aquele tipo de Manga edu-manga! Para crianças mesmo, o que não quer dizer que uma pessoa mais velha não o possa ler. Também leio comics Golden Age com prazer!
    ;)

    ResponderEliminar
  22. fiquei surpreso e feliz com a quantidade enorme de vendas dessa publicação do "naruto super star"! eu adoro naruto e adorei esse desenho em que ele aparece sentado nesse sapo gigante!eu vou passar a usar o openid ou a conta do google para postar comentários aqui! um abraço e continue com esse excelente trabalho no bongop leituras!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo
    Então fico à espera de saber o teu nome ou pseudónimo!
    :)

    ResponderEliminar
  24. Bongop acho piada au dizeres essas coisas do naruto ser para putos (e até é) por ter aquelas partes de palhaçada la para o meio , principalmente na primeira serie. A segunda serie aborda temas muito mais adultos e tem muito mais violencia... por isso dizer que naruto é para putos é errado principalmente vindo de uma pessoa que le comics de super herois que por vesses tentão ser para adultos mas no fundo seram sempre para crianças.

    Assinado: Gongas

    ResponderEliminar
  25. Gongas
    Bem vindo ao blog Leituras de BD!
    :)
    Não conheço a 2ª série de Naruto, mas se dizes que é bastante mais adulta eu acredito. nem sequer ponho em causa a qualidade da série, pois se a tivesse não venderia como vende.
    É certo que eu disse que era para "putos", e quando digo isso é porque tem muita "palhaçada" pelo meio, o que não quer dizer que o público alvo não goste disso. O que eu li do Naruto foi pouco e achei infantil de mais para compra total da série (sendo eu o leitor).
    Em relação a comics americanos que eu leio podes ter razão em relação a alguns, é verdade, mas a maioria é para a faixa etária seguinte da de Naruto. E sim alguns também têm "palhaçada", mas normalmente quando uma série descamba para isso eu deixo de comprar. Não quer dizer que seja mau ou bom, quando estou a ler perco o interesse por ser infantil de mais. Normalmente dou-os ao meu filho!
    Se reparares, ou se passares pelo meu blog todo, faço referência a BDs muito mais infantis que isso (Gormitti, Winx). Para mim é BD e para ser boa só tem de estar de acordo com o público alvo leitor. Pode é despertar-me mais ou menos interesse, mas isso é porque eu já sou um bocado "cota".
    :)

    ResponderEliminar
  26. Bom, parece que finalmente aconteceu.

    A Devir (of all people) parece ter acabado de lançar o primeiro volume de Naruto em Português.

    Agora entra a grande pergunta: "Too little, too late?" Terá sido demasiado tarde?
    O meu armário com os primeiros 61 volumes em inglês da Viz (do qual a versão portuguesa é traduzida e adaptada) que se encontram à venda em qualquer loja que também tenha este primeiro da Devir parecem dizer que sim. Sim, é na nossa língua...mas realisticamente, quem é que vai comprar os, actualmente, 64 volumes que não tenha comprado os da Viz?
    Eu sou um caso à parte. Vou comprar o primeiro para comparar, com plena noção de que é apenas o volume 1 da Viz em português. Mas, se duplicar a colecção toda, será com a original japonesa (por estar a aprender a língua há uns anos) e não com algo que já tenho. Imagino que possa vir a ser o caso de uma boa parte do público alvo.

    Claro que, mais uma vez, cairá a culpa no consumidor que não apoiou o lançamento e não na editora que lança uma série com mais de uma década, com um lançamento equivalente na mesma estante da livraria.
    (Ou talvez seja eu a ser demasiado pessimista)

    ResponderEliminar
  27. João A.
    Claro que neste caso específico sou pessimista. Quem lê Naruto, estou a falar dos fãs, já tem as versões norte-americanas. Para além disso existe uma fatia muito grande de "fãs" que leem online (infelizmente) e não compram. Já cheguei à conclusão que aqui em Portugal a maior parte das pessoas que gostam de cultura oriental gostam mesmo é de Anime e não de Manga... já se esqueceram que os portugueses são adversos a ler?
    Outra coisa... quando a Devir se propõe a publicar uma série com mais de 60 volumes, qual a cadência? Igual à do Death Note??
    Só daqui a 15 anos chegávamos ao 60, mas nessa altura já haveriam mais volumes de Naruto publicados...
    Ok... se chegar ao 10º volume dou os parabéns à editora.
    Estão a desgastar-se numa série antecipadamente cancelada, mais valia procurarem série até 15 volumes, que existem em qualidade e quantidade.
    :\

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]