sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Fórmula da Felicidade Vol.2


Comprei o primeiro volume da A Fórmula da Felicidade o ano passado em Beja e fiquei a ansiar pela sua conclusão. Tal aconteceu no Anicomics deste ano e o livro respondeu às minhas expectativas. Osvaldo Medina (desenho), Nuno Duarte (textos), Gisela Lopes e Ana Freitas (cor) deram corpo e alma a este excelente projecto da Kingpin Books. Houve quem dissesse que a sua finalização podia ser outra, mas como diz o anúncio, “podia… mas não era a mesma coisa!”. Acho que o final é o desfecho lógico para a ascensão, queda e redenção de Victor, o autor da matemática fórmula da felicidade.
Este livro fala-nos do lado sombrio da “felicidade” artificial, da adição psicológica que esta trás, e nisto podemos englobar qualquer tipo de droga. Victor tomou a decisão da sua vida numa altura de grande raiva, e esta não é boa conselheira… a partir daqui o drama psicológico (com traumas no relacionamento com o sexo oposto) é evidente desviando o personagem principal da vida, dos amigos e do amor. Tudo passa a ser artificial nas suas relações sociais passando a ser um VIP com todas as mordomias e manias que são apanágio deste tipo de gente. Apesar de tudo consegue conhecer o pai, mas não foi o encontro que idealizou, acabando por ficar ainda mais em baixo e desiludido, e sempre com a pressão de um patrão sem escrúpulos que vende a peso de ouro o recitar da famosa fórmula matemática a quem quiser pagar em circuito fechado de televisão “Pay per view”.
Depois de uma zanga com o patrão tira umas férias onde tenta voltar às origens para tentar perceber onde se perdeu, mas nem isso consegue pois acaba por ser perseguido pelos aldeões da sua aldeia natal, que queriam mais uma dose de felicidade!
Victor acaba por perceber à sua custa e dolorosamente que a felicidade de uns não é a mesma que a felicidade de outros… aqui, e por acaso, acaba por lhe ser indicado o caminho da sua própria felicidade! A felicidade não se “dá”, a felicidade conquista-se e temos de procurar dentro de nós o catalisador para tal, o que não é nada fácil…
Como acaba este bem estruturada estória, bem… comprem o livro!
Esta é outra parte de que eu gostaria de falar. Eu sei que a Kingpin é uma editora pequena a dar os primeiros passos no mercado editorial, mas uma tiragem tão pequena para uma obra que deveria ser difundida ao máximo por tudo quanto é circuito comercial e bibliotecas (porque não nas escolas também), é redutora para uma das melhores obras de BD feita por portugueses. Tem tudo para ser um sucesso! Boa estória, boa arte, boa cor, bom "lettering" e boa balonagem. É uma pena que esteja limitada a 400 exemplares! Espero que se este díptico esgote a Kingpin pense numa reedição, pois deveria estar acessível para a generalidade dos portugueses.
É um drama forte que eu recomendo a quem gosta de BD, e para quem queira experimentar-se nesta arte! Muito bom. Já agora, as figuras antropomorfizadas não querem dizer que o livro é para criancinhas… é um livro para adolescentes mais maduros e adultos! Só pessoas com um certo grau de maturidade poderão tirar lições deste livro, “sem ser ver os bonecos”. Parabéns a todos, mas sobretudo ao Nuno Duarte! Fazem falta à BD portuguesa boas estórias.
Boas leituras!

Softcover
Criado por: Nuno Duarte, Osvaldo Medina, Gisela Mrtins e Ana Freitas
Editado em 2010 por Kingpin Books
Nota : 9 em 10

12 comentários:

  1. Só 400 exemplares? :o

    Concordo contigo que devia ser mais e distribuída a nível nacional.

    Assim quem vive longe dos grandes centros, o mais que consigo é ver a excelente arte (acho que ainda está melhor neste livro) que mostras aqui. :(

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. OCP
    É isso... com tão poucos exemplares nunca chegará a todo o lado.
    Podem sempre pedir online à loja da Kingpin!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Excelente arte e eu sei que me estou a repetir, muito parecido com o Canardo do Sokal :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Em meu nome e de todos os envolvidos na "Fórmula" agradeço a crítica e a atenção dada aos nossos esforços. A BD em Portugal é por vezes um nicho tão nicho que, se não for por estes pequenos grandes incentivos, corremos por vezes o risco de nos esquecermos da razão pela qual corremos por gosto e não por dinheiro.

    Quanto à tiragem, e certamente não querendo pisar nos calos do nosso entusiástico editor Mário Freitas, eu diria que são baixas mas capazes para já de chegar um pouco por todo o país, graças à rede FNAC, onde o livro estará disponível em breve. Por outro lado, o bom da impressão "on demand" é que podemos investir em novas tiragens a todo o momento, sem ter de dispor de grandes espaços de armazenamento.

    Finalmente, fecho com notícias em primeira mão de que o livro tem já propostas de edição no estrangeiro, mas como o segredo é a alma do negócio, daremos pormenores assim que for oportuno.

    Mais uma vez obrigado por nos lembrarem que ainda há quem leia e aprecie o que se faz por cá.

    Nuno Duarte

    ResponderEliminar
  5. Estava calmo à espera de um dia destes adquirir o volume 2. Apanhei um choque ao ver que foram editados apenas 400 exemplares. Fui à loja online da Kingpin e o vol2 ainda não aparece (ou já desapareceu?). Pelas palvras do Nuno Duarte, ainda não foi colocado na Fnac. Para quando está prevista essa distribuição?

    ResponderEliminar
  6. LBJ
    Tás velho... tás a repetir-te !
    ahahhaha
    Também concordo, o Osvaldo Medina fez um excelente trabalho!
    :)

    Nuno Duarte
    Por mim podem sempre contar divulgação e críticas.
    Só ponho no blog aquilo que gosto... não ponho títulos que me tenham desagradado!
    (E eu gostei muito da d´A Fórmula da Felicidade!)
    Só espero que continuem a fazer bons trabalhos de BD, pois a mentalidade dos portugueses só mudará se lhes for apresentado regularmente algo agradável à vista, com boas estórias.
    Tenho esperança que nesse dia o nicho se transforme numa pequena fatia de mercado.
    :)

    pco69
    Olha vi há venda no Anicomics (foi onde comprei o meu) e vi há venda no Festival de Beja. Não tenho passado por livrarias ultimamente (apenas a Bulhosa de Oeiras, e esta não tem)) por isso não consigo fazer ideia se o livro foi distribuído, ou não, e para onde!
    Lamento não poder ajudar neste caso. Tenta falar com o Mário Freitas, ou na Loja ou no Facebook!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Tenho que agradecer ,como o Nuno, a tua apreciação da «Formula», Não só porque nos é favorável mas porque é bem feita e argumentada. De certeza que quem a lê fica com uma boa ideia do que é o livro e, espero, queira ter um para ele.

    Para quem o quiser adquirir é ter atenção À FNAC ou ir À loja da KIngpin( está lá!).

    Obrigado a todos os que mostraram apreço pelo nosso trabalho.


    Osvaldo Medina

    ResponderEliminar
  8. Osvaldo Medina
    Foi uma crítica positiva , mas não foi por favor. Como disse mais atrás, vocês fizeram um excelente trabalho.
    Obrigado aos autores por passarem por aqui!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. Reforço aqui os parabéns que tive a oportunidade e o privilégio de dar pessoalmente aos autores, aquando do lançamento do livro na Kingpin.
    Obra muito bem conseguida a atingir excelentes parâmetros de qualidade nas várias vertentes envolvidas, argumento, desenho e cor.
    Ainda bem que também gostaste Bongop :-) pois assim tivemos mais um bom momento associado a este livro com esta tua bela critica :-)

    ResponderEliminar
  10. RuiR
    Ainda bem que toda a gente gostou do livro, e da minha crítica!
    :D

    ResponderEliminar
  11. Na Bulhosa de Oeiras nem sequer sabiam que livro é e não o identificaram na sua pesquisa...
    Fui agora mesmo à loja da Kingpin (loja virtual na net) e nada de volume 2....
    Mandei um mail para a CentralComics a perguntar se o vendem (estou à espera de resposta)

    Como diria o Camilo de Oliveira...
    "Isto é que vai uma crise...." :)

    ResponderEliminar
  12. pco69
    Não sei o que te diga... já mandaste algum mail à Kingpin a perguntar como o podes obter?
    :|

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]