domingo, 20 de junho de 2010

Shaman Warrior


Park Joong-Ki é o autor deste Manhwa (BD de origem coreana), que se tornou num dos maiores best sellers deste tipo de arte na Coreia. A série editada no seu original pela Haksan Culture, encontra-se traduzida nos seus nove volumes em inglês pela Dark Horse e em francês (com o nome de Dangoo) pela La Diff.
Park Joong-Ki é o autor tanto dos textos como da arte deste Manhwa não tendo eu informação de outras obras deste autor. A sua popularidade foi tal que Shaman Warrior é um dos cinco Manhwas mais vendidos de sempre!
A minha resolução de adquirir esta série muito foi apoiada pela arte das capas apresentadas, são espetaculares, e pelo “ambiente Samurai” da mesma. É muitas vezes comparada aos Mangas “Blade of Immortal” e “Vagabond”, embora eu ache que na génese de alguns personagens, ou situações, um outro Manga esteja presente: Claymore クレイモア!
Este drama, ou não fosse o autor Coreano, não é para fazer “chorar as pedras da calçada” como Mijeong, mas não deixa de ser intenso.
A narrativa ao longo das cerca de 1800 páginas é bastante lenta, contrapondo as muitas cenas de combates que são de elevada rapidez gráfica. Park Joong-Ki é muito detalhado no grafismo das coreografias apresentadas nas várias cenas de combate, respeitando sempre os limites do corpo humano, na sua flexibilidade e posicionamento. Daí resultam cenas de “pancadaria” no limite do verosímil, aparte os poderes especiais de alguns dos seus personagens.
Park Joong-Ki apoia tudo isto numa narrativa irrepreensível bastante profundidade e com personagens muito bem definidos psicologicamente.
Esta série tem nota máxima dentro do género até metade do último volume, o nono! Aqui Park Joong-Ki “borra a pintura” dando um final muito pobre em que não se sabe o que acontece a vários dos seus personagens, e estou a ser literal, finalizando uma estória de 1800 páginas em cerca de 20! Dá a ideia que se fartou da série e decidiu acabá-la à pressa logo ali no momento, e é um fim inglório para a qualidade de 99% de toda a estória. A nota final atribuída por mim vai reflectir muito este final, porque não se admite estragar assim uma série. Quando cheguei a metade do último volume comecei a pensar, dada a característica lenta da narrativa, que aquilo não ia acabar decentemente…
Shaman Warrior conta a estória de Yaki, filha de um grande Shaman Warrior (guerreiros criados artificialmente que têm um nível de combate muito acima da média), iniciando-se a narrativa com a emboscada criada para assassinar Yarong, o seu pai, mas Batou “The Destroyer” (companheiro indefectível de Yarong) fica vivo e a pedido de Yarong foge com a sua filha. O clan que criou os Shaman Warriors agora, e depois de os usar para ter a sua supremacia sobre os outros, quer eliminar todos estes guerreiros e a sua descendência. Aqui começa a triste estória de Yaki, Nejo, Batou, Genji e Yatilla. Sobrevivência, combate, lealdade e traição são palavras de ordem na estória, servida muito bem com “flashbacks” explicativos de determinadas situações sempre no sítio certo. As linhas de estória seguem muitas vezes paralelas, cruzando-se na altura correcta sendo as revelações colocadas sempre a propósito.
Pena um final inexistente! Sim, porque eu não considero aquilo um final…
Park Joong-Ki agradece no fim aos leitores e espera que continuem a comprar obras dele… bom, isto a seguir ao final incompetente que arranjou é pedir muito!
Salva-se a excelente arte e quase toda a narrativa (já disse que o final é muito incompetente?). Para quem gosta de estórias de samurais é experimentar! O formato é coreano, ou seja de dimensões parecidas com a manga japonesa (um pouco maior que a generalidade das edições de manga), mas lê-se no sentido “ocidental”, ou seja, da esquerda para a direita.
Boas leituras!

TPB
Criado por: Park Joong-Ki
Editado entre 2007 e 2010 pela Dark Horse
Nota : 7,5 em 10

8 comentários:

  1. Bongop, desculpe o off-topic.

    Agradeço desde já a sua gentileza, pelo facto de permitir comentários a anónimos.

    Adquiri o "Astroboy" da ASA.

    Indica-me a faixa etária ou idade mínima, para leitura do livro Astroboy? Por favor.

    Grato.

    ResponderEliminar
  2. Cori
    Olá!
    Entre os 8 e os 14 acho que está bem, para rapazes claro!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Nuno, desculpa aí o off duplo!

    alguém me pode ajudar a descobrir os autores desta banda desenhada:
    http://www.portaviii.com/o-gigante-das-barbas-de-oiro/

    Apenas curiosidade em saber o que foi talvez a primeira bd que li.

    ResponderEliminar
  4. Paulo
    Eu tentei descobrir, mas é uma tarefa quase impossível...
    Deixa mensagem no blog Mania dos quadradinhos, ele é um verdadeiro conhecedor da BD antiga no nosso país. tens o link desse blog no meu blogroll à direita.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. João Amaral
    O autor é extraordinário na velocidade e detalhe destas cenas de luta! Muito bom!
    :)

    ResponderEliminar
  6. adorei esse mangá shaman warrior! e gostei da guerreira de espada da capa do mangá! ela é bem gatinha!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo
    Shaman Warrior está a ser editado no Brasil (penso que você é brasileiro) com o nome de Dangoo!
    Já agora, e visto que comentou vários posts meus deste blog (bem vindo a este blog!) gostaria que assinasse os seus comentários, assim poderia falar consigo pelo seu nome!
    Na realidade esta série não é Manga (quadrinhos oriundos do Japão), mas sim um Manhwa (quadrinhos de origem coreana).
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]