domingo, 13 de junho de 2010

Green Lantern Corps: Emerald Eclipse


Green Lantern Corps é uma publicação que tem acompanhado a série Green Lantern mostrando tudo o que se passa nos bastidores do mundo dos Lanternas Verdes, dando corpo à série original com estórias paralelas e personagens secundários, que acabam por ter alguma importância nos eventos que encaminham o universo DC para a Blackest Night. Esta série está feita com inteligência de modo a que não seja necessário comprar todos os títulos “Verdes” para poder saber tudo o que se passa. Quem tiver comprado a série principal não necessita de ler esta série para saber tudo quanto se passa, ou para preencher lacunas do conhecimento do que vai se vai passar em Blackest Night.
É uma grande diferença em relação aos mega eventos anteriores da DC, tipo “Crisis”, ou da generalidade dos mega eventos da Marvel, onde temos de comprar uma infinidade títulos para saber tudo.
Viva Geoff Johns e a sua equipa!
Green Lantern Corps tem sido escrito na sua maioria por David Gibbons e Peter Tomasi, com algumas entradas de Geoff Johns. O artista de serviço é Patrick Gleason que tem levado a série desde o seu início, independentemente do autor dos textos.
Peter Tomasi tem sido muito sólido nos argumentos, mesmo quando alguns são um pouco mais densos, e Gleason tem tido os seus momentos!
Os títulos principais que saíram são:

- Recharge
- To Be a lantern
- The dark Side of Green
- Ring Quest
- Sins of the Star Sapphire
- Emerald Eclipse
De notar que os números do 14 ao 19 (revistas – comics) estão incluídos nos livros Sinestro Corps War 1 e 2.
Não referenciei esta série antes porque seriam Lanternas Verdes a mais neste blog, mas este último número, Emerald Eclipse, é importante porque assim como Agent Orange é um prelúdio para a super – hiper – mega saga: Blackest Night! A sua importância pode-se medir pela edição, enquanto todos os outros livros apenas tiveram edição em TPB (capa mole) este vem publicado em Hardcover, tal como toda a série principal Green Lantern.
Os protagonistas neste número são Sodam Yat (portador de Ion), Natu, Guy Gardner, Arísia, Kyle Rainier e Mongul. A acção passa-se em locais distintos, sobretudo em Daxam planeta natal de Sodam Yat ao qual este jurado nunca mais voltar… mas este planeta era bastante apetecível para os sobreviventes das hostes do Sinestro Corps, visto que a cor do Sol deste sistema enfraquecia os Lanternas Verdes. Para além disso, Mongul proclama-se líder deste corpo de anéis amarelos, mas não sem luta… Será que Sodam vai fazer o sacrifício de ir ajudar o seu povo? Sim, porque ele odiou a xenofobia Daxamita, e fez com que ele abandonasse o planeta sem remorso… será que Arísia o convence? Este é um “plot” dentro do livro bastante bom. Mas existem mais centros de acção, a união entre Lanternas Verdes tornou-se proibida pelos Guardiões, mas Kyle Rainier e Natu não querem saber disso para nada. Entretanto ocorre uma batalha em Oa devido evasão de um Lanterna Vermelha preso, o que provoca a confusão e no meio da refrega vários Lanternas Amarelos acabam por tentar a evasão também, e misteriosamente os seus anéis aprisionados também se libertam! Depois temos as execuções em massa pela polícia da polícia, os Alpha Lanterns, que obedecem sem pestanejar as ordens dos Guardiões apesar da oposição de vários Lanternas importantes! Noutros pontos do espaço outro Lanterna traz um pedaço do Anti-Monitor… E já agora um pequeno pormenor... Natu, natural do mesmo planeta que Sinestro, encontra-se com este onde é revelada a sua origem… Sinestro está em todo o lado e cheira-me que será uma das chaves em Blackest Night.
Para mais informação vão ao post anterior:
Green Lantern: Agent Orange
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Peter Tomasi, Patrick Gleason e Rebecca Buchman
Editado em 2009 por DC Comics
Nota : 8,5 em 10

8 comentários:

  1. "A sua importância pode-se medir pela edição, enquanto todos os outros livros apenas tiveram edição em TPB (capa mole) este vem publicado em Hardcover, tal como toda a série principal Green Lantern."

    E assim a Dc destroi mais 1 coleção,loloo,já não bastava os HC da Lji do Giffen que vai continuar em tpb.

    ResponderEliminar
  2. Manuel Frederico
    Este livro também está editado no formato TPB, como os anteriores desta série. Teve foi direito à versão HC para se poder incluir cronologicamente no resto dos livros GL e Blackest Night que estão, ou irão ser, editados neste formato. Portanto não sei o que entendes por desturição da série!
    Quanto à JLA do Giffen, não sei a que estás a referir-te.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. "Este livro também está editado no formato TPB, como os anteriores desta série."

    Não queres dizer que vai ser editado em tpb sc posteriormente como fazem com todos hcs da DC??

    "Quanto à JLA do Giffen, não sei a que estás a referir-te."

    A Jla do Giffen teve inicio com 4 hcs e so muito mais tarde sairam 4 tpbs sc,mas o 5 volume na Amazon indica que vai sair em tpb sc,e nem sinal do 5 hc???
    Quem comprou em tudo Hc deve ter adorado a modificação da coleção lololo :)
    Com a Green Lantern Corps parece que a Dc esta a seguir o caminho inverso???
    E esta hein???

    ResponderEliminar
  6. Manuel Frederico
    Eu enganei-me, o TPB deste livro só sairá em Novembro. Não me perguntes porquê! A minha opinião será porque já é um livro inserido na Blackest Night e como todos vão sair nesse formato resolveram fazer o mesmo a este. Mas isto sou eu a divagar...

    Em relação à JLA, não estou por dentro, visto que desde que estou a comprar os HC´s duplos desde o inicio (já vai para o 4º volume, equivalente ao 7 e 8 da cronologia), e estes não irão ser editados em TPB gigante de certeza, não me preocupei com o resto da série. Mas se estão a passar de um formato único que tinham para outro... é muito foleiro!
    :|

    ResponderEliminar
  7. a tropa dos lanternas verdes retornaram com toda força e cheios de energia nos seus anéis para enfrentarem e acabar com todo o mal que existe na galáxia!a arte do gleason é muito boa mesmo! perfeita para as aventuras desses lanternas corps! e o geoff johns é um gênio! tudo em que esse roteirista tem se envolvido tem muita qualidade!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo
    Tens razão!
    Eu adoro sagas cósmicas e J. Johns conseguiu elevar os Lanternas Verdes ao primeiro patamar do Universo DC!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]