domingo, 13 de junho de 2010

Green Lantern: Agent Orange


Agent Orange é uma preparação, a última, para o mega evento da DC “Blackest Night”. Vem incluído na série normal Green Lantern, e não é tão espectacular como outros atrás. Apesar disso convêm ler porque explica e desvenda uma série segredos mantidos pelos Guardiões do Universo em Oa… estes já deixaram de ser os seres “bonzinhos” da Silver Age dos comics norte-americanos! Afinal são seres insensíveis, manipuladores e como se vê neste livro, maus! Pois pois, aquela traiçãozinha final em relação a Ganthet só denota maldade, e o Guardião que está a urdir teia de acontecimentos que irá culminar na Guerra da Luz nem sequer está presente!
Geoff Johns continua a manter o excelente rumo que vem de Rebirth, mantendo sempre o interesse dos leitores em alta, e pondo com esta saga Hal Jordan num nível de popularidade que neste momento já ultrapassa a da “santa trindade” da DC: Superman, Batman e Wonder Woman. Talvez devido a isso a data do filme Lanterna Verde tenha sido adiada, para fazer melhoramentos e pôr o filme na mesma fasquia já alcançada pela BD destes heróis de verde.
Desta vez a dupla artística para dar corpo à estória de G. Johns é formada por Philip Tan e Jonathan Glapion. Estes tem pranchas verdadeiramente espectaculares na ilustração de grandes batalhas entre o verde e o laranja, com salpicos azuis e rosa.
O protagonista apresentado neste livro chama-se Larfleeze, e é o possuidor da Lanterna Laranja, que corresponde no espectro emocional da cor à avareza. É o único membro do Corpo Laranja, sendo o resto do seu exército formado pelos clones de outros seres com os quais combateu. A sua força é tal que os guardiões tremeram quando souberam que tinha passado os limites do “Vega System”, planeta Okarra. Larfleeze pertencia a um pequeno bando de ladrões espaciais que roubaram vários artefactos importantes e entre eles uma misteriosa caixa. Na sua fuga entram num templo e descobrem a fonte da luz laranja, isto bilhões de anos atrás… Os Guardiões mandam os seus primeiros polícias espaciais, os Manhunters, atrás deles, mas temendo a Luz laranja, fazem uma troca com o único sobrevivente do bando: Larfleeze! Este já na posse da bateria da Luz Laranja aceita trocar a misteriosa caixa pelo sossego naquele sistema estelar, Vega. Assim sendo, este fica interdito aos Lanternas Verdes para sempre, tornando-se um covil para toda a espécie de bandidos do cosmos. Mas a regra foi quebrada, e a batalha está à vista! Para complicar, Hal Jordan está na posse de dois anéis: o seu verde e o azul que lhe foi dado para se libertar do vermelho (livro anterior).
A partir daqui todos os livros da DC estão marcados com o símbolo “Blackest Night” até ao evento final. Depois destes tempos negros haverá “Brightest Day”! Jeoff Johns não pára, e até os livros das restantes séries da DC ficam marcados com o símbolo “Blackest Night”, vejam a força que a série Green Lantern tem no universo DC! Quais “Crises”, estas ficam completamente na sombra desta série que acabou por abranger e influenciar todos os heróis principais da DC.
Para mim a melhor série de super-heróis norte-americanos de há muito tempo!
(O que será que continha aquela caixinha misteriosa, hã?)
Ficam os links em que os outros livros da série estão referenciados neste blog:

- Green Lantern, de Geoff Johns
- Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 1
- Green Lantern: The Sinestro Corps War Vol. 2
- Green Lantern: Secret Origin
- Green Lantern: Rage of the Red Lanterns

A seguir, não está na lista ali ao lado esquerdo, mas vou falar de Green Lantern Corps: Emerald Eclipse.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Geoff Johns, Philip Tan e Jonathan Glapion
Editado em 2009 por DC Comics
Nota : 8 em 10

7 comentários:

  1. Guardiões de OA? (Ordem dos Advogados)? hihihihi não se esforcem, não precisamos de gente com lanterna, já temos electricidade!

    enxofre

    ResponderEliminar
  2. Diabba
    Oa = planeta centro do Universo da DC comics, habitando aí os Guardiões do Universo (seres pequenos, azuis e muito poderosos). É também o quartel general dos Lanternas Verdes.

    OA também pode ser ordem dos arquitectos...
    Para além disso têm a certeza que nesse organismo (ordem dos advogados) existe alguma espécie de luz???
    :P

    ResponderEliminar
  3. LOL é bem diabba.

    Por acaso tenho este ali para ler, mas estou à espera que mais uns quantos da série sejam lançados para depois lê-los de seguida.
    Não ando a seguir o Corps, mas estou a ver que já te converteste. Se as críticas forem positivas talvez pondere.

    ResponderEliminar
  4. Celtic
    Eu converti-me a seguir a Rebirth... tenho todos! Acabei também por comprar os TPB dos Green Lantern Corps e não me arrependi!
    Agora os próximos são todos Blackest Night, e são para ler de seguida com certeza!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho que ver se leio o Rebirth tpb.
    Já agora Bongo para quando 1 mega analise ao Absolute HC??

    ResponderEliminar
  6. Já fiz a análise ao Rebirth em:

    http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/2008/02/green-lantern-de-geoff-johns.html

    De qualquer maneira posso-te dizer a versão "Absolute" está magnífica, apenas peca por não ter dois volumes agregados, ou seja, e o Rebirth apenas. Segundo ouvi dizer vão editar "absolutes" GL apenas dos pontos críticos da série, como o "Sinestro Corps War" e o que vem aí: Blackest Night
    :)

    ResponderEliminar
  7. "De qualquer maneira posso-te dizer a versão "Absolute" está magnífica, apenas peca por não ter dois volumes agregados, ou seja, e o Rebirth apenas. Segundo ouvi dizer vão editar "absolutes" GL apenas dos pontos críticos da série, como o "Sinestro Corps War" e o que vem aí: Blackest Night"

    Eu so acho esse formato 1 overkill um exagero no formato e no preço se fosse algo na linha de formato e preço da nova edição de Watchmen HC eu ate comprava. :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]