segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Green Lantern, de Geoff Johns


Hal Jordan foi o maior Lanterna Verde de sempre!
E agora com Geoff Johons e Ethan Van Sciver, voltou a ser! Johns conseguiu pegar num personagem que tinha ficado louco, e transformado num vilão (Parallax), reabilita-lo de forma verosimil sem destruir toda a mitologia passada dos Lanterna Verde!
Fazendo um pouco de retrospectiva, Hal Jordan perde o control e sanidade de sua mente, quando foi incapaz de salvar da destruição Coast City, a sua cidade. Tentou com o poder do anel reconstruir e/ou salvar tudo o que tinha sido destruído ou perdido, mas tal não foi permitido pelos Guardiões do Universo (Mestres do Planeta OA - a origem do poder dos Lanterna Verde),pois iria contra as regras do Green Lantern Corps. Hal Jordan fica louco, destruindo tudo pelo caminho na sua ânsia de chegar a OA, deixa às portas da morte todos o Green Lanterns que lhe saiam ao caminho, chegando ao planeta OA, centro do Universo, destroi tudo incluindo a grande Bateria, de onde vinham os aneis do poder e os próprios Guardiões não escaparam à sua fúria! Tinha-se tornado no Vilão denominado de Parallax! Mas numa altura em que a Terra precisa da sua ajuda, o Sol tinha-se apagado, Hal Jordan sacrifica-se para reacender o Sol. Aqui Spectre, o espírito de vingança Divino acolhe a sua alma para redenção!
Aqui começa o primeiro volume : Rebirth
O corpo de Spectre estava possuído por Hal Jordan, Parallax, e pelo próprio Spectre... com o desenvolvimento da estória vem-se a saber o porquê da fraqueza dos Green Lantern na presença da cor amarela e a verdadeira essência da "Impureza Amarela" (que estava aprisionada dentro da bateria em OA) que provocava tal fraqueza: Parallax! Quando Hal Jordan destroi a bateria liberta de vez Parallax, que representa o Medo !
Hal consegue convencer os Green Lantern residentes na Terra, e quase únicos no Universo, da estória de ele ter sido controlado por Parallax, primeiro insidiosamente através do seu anel e depois totalmente quando destruiu a bateria e libertou Parallax, o Monstro do Medo, e com a ajuda destes Lanternas e de alguns elementos da Liga da Justiça, consegue voltar a aprisionar Parallax... entretanto Sinestro, aliado de Parallax, é derrotado tambem por outro grande Lanterna: Kyle Rayner, com ajuda de Hal... é certo!
O segundo volume tem o nome de No Fear e Hal Jordan, depois de ressuscitado e redimido tenta começar a sua vida "normal"... Torna-se novamente protector do sector 2814 e consegue para além disso alistar-se novamente na Força Aérea Americana como piloto. Aqui Hal enfrenta novas ameaças e antigos inimigos . Combate os mortíferos andróides Manhunters e enfrenta um completamente louco Black Hand! O grande Green Lantern está de volta mas irá ser severamente testado !
No terceiro volume : Revenge of the Green Lanterns , após ganhar a confiança do Corpo dos Lanternas Verdes novamente, Hal Jordan cruza os confins mais negros e proibidos do espaço em direcção ao Planeta artificial dos andróides Manhunters! Leva consigo o irreverente Lanterna Guy Gardner, sempre pronto a cometer uma pequena irregularidade!
Aqui descobre que os Lanternas que pensava ter morto, aquando a sua loucura como Parallax, estão vivos e prisioneiros dos Manhunters, mas a maior surpresa para Hal é verificar que o líder destes andróides é Hank Henshaw, o responsável pela destruição da sua cidade Coast City e dos seus 7 milhões de habitantes... mas as surpresas não tinham acabado, Arísia , o seu amor alienígena encontrava-se lá, também prisioneira!
Após luta feroz todos são libertados, cruzando o espaço até ao planeta OA .
Do quarto volume : Wanted, que eu já li, não irei dizer nada, pois tudo o que eu disser vai ser spoiler e eu não quero estragar a leitura deste livro! Apenas digo que é excelente como os outros, e que existe uma trama com origem alienígena para eliminar Hal Jordan!

No fim tenho de dizer que Geoff Johns, na minha opinião, é o maior escritor de comics da actualidade! Muito bom !

Hardcover
Criado por: Geoff Johns, Ethan Van Sciver, Ivan Reis, Prentis Rollins e Carlos Pacheco
Editado entre 2004 e 2007 por DC Comics
Comprado em Central Comics
Nota : 12 em 10

36 comentários:

  1. "Wanted, que eu já li, não irei dizer nada, pois irá ser editado em Português, pela BD Mania, e eu não quero estragar a leitura deste livro!"

    Nºão percebo porque não o avalias isso ate podia ajudar a editora,abrindo o apetite.
    Se fosse editado no futuro ASA com certeza seria avaliado????
    Sera uma questão de camisola???

    Grimlock

    ResponderEliminar
  2. Desculparás, mas tens de melhorar a interpretação! O quarto, em conjunto com os outrs três foi avaliado em "12 em 10", como poderás verificar na última linha!
    Apenas não quis fazer spoiler ao volume 4! Todos os livros que eu compro, eu tive alguma razão para os escolher! Sejam de que editora forem! Eu tenho montanhas de livros da ASA! E gosto deles todos !

    ResponderEliminar
  3. 12 em 10?? hihihihihi

    Consegues meter 1,2L num recipiente que só pode conter 1L ?? é de artista! ahahahahah

    beijo d'enxofre

    Nota: Quanto é que começas a apagar os comentários bacocos?

    ResponderEliminar
  4. LOlo,so agora percebi que o Wanted.não é o mesmo:

    http://www.amazon.com/Wanted-Mark-Millar/dp/1582404976

    este é o que vai ser editado e nda tem a ver com Lanterna.loloo :)

    Grimlock

    ResponderEliminar
  5. Bolas que eu pensava que era este !
    Tenho de alterar o post !

    ResponderEliminar
  6. "Sejam de que editora forem! Eu tenho montanhas de livros da ASA! E gosto deles todos !"

    Pois,mas da maneira que escreves na cc,a ideia que passa não é essa,Vitabd e Bdmania,são muitissimo protegidos e elogiados,mas nºao passam de tradutores glorificados.
    Ja ASA que completou inumeras series da meriberica,editou o decatalogo,mini series,e one-shots é sempre a ma da historia,em promoçoes com jornais,em saldos etc
    Não faz nada de direito. :(
    sobre o Lanterna peloque estou a ver vou ter que comprar essas ediçoes,mais cedo ou mais tarde. :)

    Abraços
    Grimlock

    ResponderEliminar
  7. O meu principal problema com a ASA é a minha infindavel coleção de numeros 1 , situação que não se passa com a Vitamina nem com a extinta Meriberica! Além de algumas edições "parvas" que a ASA tambem mandou cá para fora (ex. Valérian nº 20, deixando de fora o nº19)!

    ResponderEliminar
  8. Grim faz um favor a toda a gente e pensa antes de falares.Engraçado que venhas acusar tudo e todos de dizer mal da Asa mas já olhaste para ti? Desde o tempo da Devir que a única coisa que fazes é...? Queixar-te.
    Queixar do lançamento tal. Queixas de que editam Y quando podiam editar X. Queixas e mais queixas, pareces o típico Velho do Restelo. E a verdade é que mamavas aquilo como todos nós! O teu problema parecem ser editoras que lancem comics.
    A mim qualquer editora que faça erros merece a minha crítica e no meu ponto de vista a que mais erros fez e ainda faz é a Asa, logo é a que merece mais críticas.
    E não venhas com a treta dos saldos porque a Asa não foi à falência nem desistiu de lançar coisas como a Meribérica e Devir. A Asa está de muita boa saúde e não há justificação para o que faz!
    Basta contares quantas séries a Asa desistiu em comparação com as outras. E lembra-te, a Vita NUNCA desistiu de nenhuma série. Espera sempre que venda o suficiente para lançar continuações nem que isso demore alguns anos. Não é como a Asa que ao fim de 9 meses desiste.
    Mais cego do que aquele que não vê...

    ResponderEliminar
  9. "E não venhas com a treta dos saldos porque a Asa não foi à falência nem desistiu de lançar coisas como a Meribérica e Devir. A Asa está de muita boa saúde e não há justificação para o que faz!
    Basta contares quantas séries a Asa desistiu em comparação com as outras. E lembra-te, a Vita NUNCA desistiu de nenhuma série. Espera sempre que venda o suficiente para lançar continuações nem que isso demore alguns anos."

    Quanto a Devir,sim comprei muitas coisas quando era mais ingenuo,mas quando abri os olhos comecei a comprar n tpbs usa e a não comprar mais nada dessa editora.Nem pretendo voltar a comprar.De vez em quando la compro um tpb bdmania ou Panini mas so eu gostar muito mesmo.
    Tu como muitos outros nos cc tem 2 pesos e 2 medidas so que se esquecem que a Asa faz tudo aqui(tradução,edição),não se limitam a traduzir como a VitaBD e esperar que uma editora la fora edite para lancarem ca.

    "Não é como a Asa que ao fim de 9 meses desiste.
    Mais cego do que aquele que não vê.."

    Isso não é verdade se fosse o XIII,Spirou etc,e muitos outros ja estavam a venda em saldo actualmente,basta ver que o estava em saldos era ainda da epoca da Meriberica.Fui ver a data das ediçoes que tenho e Wstern é de 2002,Ken Parker é de 2004,Azapiri Despertares é de 2003.

    Abraços
    Grimlock

    ResponderEliminar
  10. LOL Olha lá diz-me só que tipo de serviçoes e que a Asa presta? Tal como Devir, Vitamina, Dom Quixote, Bertrand, Saída de Emergência, Editoral Presença, Cavalo de Ferro e companhia ilimitada lançam livros depois de estarem prontos lá fora. Queres que eles lançem o X-Men #300 se não existe? A Asa também só lança depois de estar feito lá fora, faz o que qualquer uma faz. Que raio explica-te melhor que só estás a fazer figura de parvo.
    Todas as editoras que editam material estrangeiro recebem os textos e imagens, traduzem, fazem o design todo, preparam tudo e depois enviam para uma gráfica. A única diferença que vejo na Asa é que tem gráfica própria (apesar de já terem lançado coisas impressas na Polónia ou lá onde era).

    Sim XIII e Spirou, que tantos... Devem ser os únicos que dão dinheiro. E os outros? E os TANTOS outros? Ao menos as outra editoras desistiram quando já não podiam fazer mais nada ao contrário da Asa.

    ResponderEliminar
  11. "Todas as editoras que editam material estrangeiro recebem os textos e imagens, traduzem, fazem o design todo, preparam tudo e depois enviam para uma gráfica. A única diferença que vejo na Asa é que tem gráfica própria (apesar de já terem lançado coisas impressas na Polónia ou lá onde era)."

    A Serio,não me digas. :)
    E ja foste ver aonde foram impressos os da Bdmania e Vitabd(Por algum motivo são co-ediçoes),ve-la se descobres algum editado em Portugal???

    "O meu principal problema com a ASA é a minha infindavel coleção de numeros 1 , situação que não se passa com a Vitamina nem com a extinta Meriberica! Além de algumas edições "parvas" que a ASA tambem mandou cá para fora (ex. Valérian nº 20, deixando de fora o nº19)"

    Erros todas cometem,so que algumas vezes parece que a ASA,é mesmo a pior de todas o unico problema que eles tem com a bd é porque para eles é um part time,o grosso do $$$$$,vem de outro lado.

    Grimlock

    ResponderEliminar
  12. Por ser um Part Time, como tu dizes, poderiam fazer as coisas melhores! Aliás quando eu por vezes digo mal da ASA é apenas porque sei que podiam fazer muito melhor do que aquilo que estão a fazer! Tem todas as condições para isso (até têm uma gráfica, que é um luxo que mais nenhuma tem...)

    ResponderEliminar
  13. Isto é um chat??? É que ainda não vi o "dde teclas"...

    Trabalhinho não há??

    beijo enxofrado

    ResponderEliminar
  14. Se eles fossem melhores ja tinham editado XIII(para tras),Spirou(para tras),Bluberry(para tras) rtc,Em tpbs a muito, e editavam os volumes para frente no Formato Fb(para voces poderem comprar)isso é falta de visão mesmo,
    E aposto que todos ficavam contentes,espero que a coleção Publico/Asa,seja o 1 sinal disso mesmo.Temos que esperar para ver.

    :)

    Grimlock

    ResponderEliminar
  15. Vamos lá por partes. Como já te disse antes, tens que te explicar melhor. Estás a falar de impressões ou edições? Em edição estou a falar de legendagem, trabalho de design, paginação, etc. isso é trabalho feito por meia dúzia cá. E se assim não é, é uma forma de poupar muito dinheiro. É algo de mau? Não, é uma forma dos custos de fabrico não aumentarem.
    E sim, são todos editados cá. Estão ou não estão lançados no mercado português em português de Portugal? Lá por terem sido impressos na Conchichina isso não quer dizer nada. A Boom Studios, editora norte-americana imprime os comics na Coreia! E então? São na mesma americanos.

    A Asa podia dar-se ao luxo de editar o que quisesse em BD que nunca teria problemas de dinheiro. Editoras totalmente dependentes de uma dúzia de títulos que se não venderem mais de 600 exemplares não pagam as despesas é que não se podem dar ao luxo de desbaratar dinheiro por isso a Asa podia muito bem lançar Spirou, XIII e tudo o que te lembres. Têm custos mais baratos de fabrico com uma gráfica própria. Não sei qual é a pancada deles mas até hoje nunca vi uma política que faça o mínimo de sentido.
    E agora relê tudo o que escreveste. Pareces um mercenário pago pela Asa para dizer bem dela e defendê-la e desculpá-la por tudo. Agradeço e aplaudo a iniciativa com o jornal mas não é desta maneira que vão lá.

    ResponderEliminar
  16. oi Diabba
    td?
    dd tc?
    tns fts k poxs mndar? :P
    Gostei do desenho. Quem foi que o fez?

    ResponderEliminar
  17. Li Rebirth e fiquei muito impressionado, pois nunca tinha lido nada do Lanterna. Agora estou à espera que me chegue o No Fear. Depois é continuar a colecção.

    ResponderEliminar
  18. É mesmo muito bom , não é Celtic?
    :-)
    Até que enfim ... um comment a falar do Green Lantern!
    lol

    ResponderEliminar
  19. "A Asa podia dar-se ao luxo de editar o que quisesse em BD que nunca teria problemas de dinheiro. Editoras totalmente dependentes de uma dúzia de títulos que se não venderem mais de 600 exemplares não pagam as despesas é que não se podem dar ao luxo de desbaratar dinheiro por isso a Asa podia muito bem lançar Spirou, XIII e tudo o que te lembres. Têm custos mais baratos de fabrico com uma gráfica própria. Não sei qual é a pancada deles mas até hoje nunca vi uma política que faça o mínimo de sentido.
    E agora relê tudo o que escreveste. Pareces um mercenário pago pela Asa para dizer bem dela e defendê-la e desculpá-la por tudo. Agradeço e aplaudo a iniciativa com o jornal mas não é desta maneira que vão lá."

    Claro Snake e a defesa dos pequeninos,coitados não se sabem defender,quer dizer a ASA so porque é uma das maiores editoras de Portugal tinha que fazer melhor,mas a Vitabd/BDmania não,quer dizer é apenas financiada em parte pela Panini uma muitinacional,mas claro que como não é ela que que edita e imprime as suas custas como a DEVIR fazia com os seus titulos,anda a "reboque" de editoras maiores como a Panini,e a DEVIR tambem não pelo mesmo motivo ja agora sera que esta vai mudar o logo para G-floy???
    O teu problema é sempre o mesmo não colocas todos na mesma balança,ja eu sou totalmente indepente de todas as editoras lusas . :)

    Abraços
    Grimlock

    ResponderEliminar
  20. Não sei, mas tenho cá para mim que há gente que devia fazer um blog, têm tanto para dizer! (ou não... ou não)

    Nota: sim estou com insónia e decidi ser a 20ª comentadora!
    Nota 2: sim, começo a ficar com mau feitio.
    Nota3: e se falassem sobre o Lanterna Verde?? Vinha mal ao mundo, era?

    beijo d'enxofre

    ResponderEliminar
  21. Eu gosto do lantern diabba,mas como nºõ li nada da nova fase não tenho como comentar. :O
    Gostei da sugestão do blog,quem sabe um dia. :)

    Snake antes que me esqueça a fonte de rendimentos da Vitabd/BDmania,é a importação de comics tpbs dvds e outras bugigangas,da mesma maneira que da DEVIR era o MAGIC.
    Deja vu.

    Abraços e beijos

    Grimlock

    ResponderEliminar
  22. Por falar em Rebirth Bongop, adivinha o que é que eu encontrei ontem no Book Depository!
    Está lá de novo o HC do Rebirth (já estou a pensar em comprá-lo, visto que vale assim tanto).

    ResponderEliminar
  23. Nem penses duas vezes Celtic! Esse livro, nessa versão, "já não existe" ! Eu tb só consegui encontrar o Rebirth HC nessa mesma loja !

    ResponderEliminar
  24. Por acaso é um herói com o qual nunca fui muito à bola. Quer dizer, era capaz de ir beber um copo com ele, mas só cerveja sem alcool, sem direito a tremoços nem nada...

    ResponderEliminar
  25. Rafeiro
    Esta serie "Modern Age" e do melhor que se fez ultimamente em materia de mainstream americano

    ResponderEliminar
  26. Dps de ler atentamente estes comentários e sem ofensas p'ra ninguém, vcs são os gandas malukas da BD a nível da blogosfera ... tiro-vos o chapeu por isso.

    ResponderEliminar
  27. Jota , não ligues, é que o panorama está mau em Portguês e há mutas pessoas com colecções incompletas... é por causa disso, isto foi um arrastar de uma discussão vinda do forum da Central Comics!
    LOL

    ResponderEliminar
  28. 1º correcção a fazer do meu comento anterior; é "gandas malukos" e não malukas, lol partindo do pressupostos que é td rapazinhos de bom gosto.

    Dps penso que estas discussões, mantendo smp o nível, são essenciais p'ra que se faça luz por algo que se pretenda, não achas Nuno?

    Abraços!

    ResponderEliminar
  29. Oh bongop, como é que o Green Lantern foi editado entre 2004 e 2007 pela Marvel? Ai ai ai, grande gralha essa :P

    "Fui ver a data das ediçoes que tenho e Wstern é de 2002,Ken Parker é de 2004,Azapiri Despertares é de 2003."
    Se estás a tentar atirar areia para os olhos, então essa saiu-te mesmo ao lado. Eu já tinha desistido de falar disto mas este raciocínio deixou-te mesmo mal. Sim, estamos em 2008 e esses livros são de há 3/4/5 anos atrás, MAS diz-me lá quando é que foram metidos em saldos? Uma daquelas falácias para emoldurar de tão parvas que são.
    O livro até podia ter sido lançado no século passado, o que está em discussão é o tempo que demora a ficar em saldos.
    Eu tenho livros de 2004/2005 que em 2005/2006/2007 foram metidos em saldos! Tens que ver o espaço de tempo entre sair e ser metido em saldos. Aí sim é que vais ver o tempo estupidamente curto que a Asa faz isso. A comparação entre data de edição e o ano que estamos só serve para ficares mal.
    Desculpa lá o off topic bongop mas esta não podia deixar escapar...

    ResponderEliminar
  30. Dc , lapso remendado!
    Jota, por vezes a escuridão impera ... LOOOOL

    ResponderEliminar
  31. "Se estás a tentar atirar areia para os olhos, então essa saiu-te mesmo ao lado. Eu já tinha desistido de falar disto mas este raciocínio deixou-te mesmo mal. Sim, estamos em 2008 e esses livros são de há 3/4/5 anos atrás, MAS diz-me lá quando é que foram metidos em saldos? Uma daquelas falácias para emoldurar de tão parvas que são.
    O livro até podia ter sido lançado no século passado, o que está em discussão é o tempo que demora a ficar em saldos.
    Eu tenho livros de 2004/2005 que em 2005/2006/2007 foram metidos em saldos! Tens que ver o espaço de tempo entre sair e ser metido em saldos. Aí sim é que vais ver o tempo estupidamente curto que a Asa faz isso. A comparação entre data de edição e o ano que estamos só serve para ficares mal."

    E dai que as ediçoes tenham demorado 3 anos ou mais,para serem colocadas em saldos,ja tiveram mais que tempo para serem rentavais ou não,se chega para as outras editoras não chega para a Asa PORQUE???
    E ja é muito mais que os tão famosos "9 meses" isso sim é curto.
    Ou sera que são as outras editoras que pagam as contas do armazenamento da ASA,ja para não falar que la so dao despesa e acumulam po.A Asa sabe o que faz ja tem muitos anos de venda dos outros livros.
    Mas so em Portugal é que se reclama dos precos baixos na BD no Brasil/Usa ha sempre promos/saldoes etc
    Ate parece que a bd para ser boa tem que ser cara.

    Grimlock

    ResponderEliminar
  32. Uma palavra para ti, só preciso de uma palavra: VitaminaBD!
    NUNCA fez saldos e espera sempre que venda o mínimo para pagar uma continuação nem que para isso demore anos. Esses sim têm respeito pelo cliente.
    E mais uma vez tentas atirar areia ou terá sido por acaso que escolheste a duração maior que já vi que são os 3 anos? Taka Takata saiu no FIBDA 2005, poucos meses depois do FIBDA 2006 já estava em saldos!
    Todas as outras editoras fizeram saldos porque faliram (Witloof, Meribérica) ou desistiram das edições (Devir) porque já não havia graveto. Tem dó porque a Asa estará sempre de boa saúde e há outras que dão o cu e os olhos para editarem e depois não ganham para as despesas. Magic é uma sombra da sombra que foi e a BDmania livraria não vai andar a pagar as despesas da BDmania editora, empresarialmente não faz sentido e não esperes que tenham lucros maravilhosos para pagar a editora. Por alguma razão esperam que venda o mínimo para lançar continuação.
    Eu não reclamo de preços baixos, eu adoro preços baixos e promoções com jornais. Venham mais! Eu fico ofendido com a enormíssima falta de respeito que a Asa (e recentemente a Panini) têm pelos seus clientes! Eu fico banzado com a estupidez empresarial da Asa! Eu que estudo nessa área, acredita no que digo, nunca vi política de vendas mais estúpida que só afasta cada vez mais clientes.

    "E dai que as ediçoes tenham demorado 3 anos ou mais" Correcção, 3 anos ou menos. 3 anos foi o máximo de tempo que eles esperaram.

    "ja tiveram mais que tempo para serem rentavais ou não,se chega para as outras editoras não chega para a Asa PORQUE???"
    Sim, já tiveram tempo para serem rentáveis mas perguntas a qualquer pessoa que siga minimamente o mercado editorial português e os saldos da Asa são a coisa que mais detestam. Sabes porquê? Falei com muitas pessoas, frequento muitas livrarias e todas detestam o facto de pagarem 12 ou 15€ por um livro que entre 1 a 3 anos depois baixa para 5 ou 3€. E a maioria delas já diz que não vai comprar mais nada da Asa porque já sabem que vão ficar em saldos e assim começa o ciclo: a Asa edita, as pessoas esperam pelos saldos, a Asa acha que não é rentável e desiste da série e mete em saldos. A Asa pega nuam nova série e edita, o pessoal espera que fique em saldos... E depois têm o desplante de dizer que não é rentável. Não é rentável porque eles fazem sabotagem a eles mesmos!

    Enquanto uns editam por amor à camisola, outro só pensam única e exclusivamente no €€ e não têm o mínimo de respeito. Vai ao tópico da "Asa" na CC ver mais gente irritada com as políticas de saldos que a tua tão adorada editora faz.
    Para não estragar mais o blog do bongop responde-me sff para: diogomsc AT gmail.com

    ResponderEliminar
  33. Voltando ao Green Lantern:
    nunca li nada desta personagem, mas talvez agora seja uma boa altura. Será que eles têm esta saga em TPB? Sabem se os 4 números podem ser encontrados juntos?
    Obrigado e abraços.

    ResponderEliminar
  34. Mauro
    Tão todos editados em HC excepto o Rebirth que foi editado em TPB e HC. Todos junto? Tipo "Absolute"?
    Não, tudo separado...

    ResponderEliminar
  35. Esse gajo deve ser do Sporting... lol

    ResponderEliminar
  36. Ok, bongop, já me respondeste. Tinha esperança de que todas as histórias constassem num só HC ou numa edição Absolute (que seria excelente).

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]