quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Absolute Authority Vol.1 & Vol.2


Há sempre livros que me surpreendem! Ultimamente , no meu caso, foram "Planet Hulk", "Annihilation", "Planetary", "All Star Superman" e a fase Geoff Johns do "Green Lantern"! Agora fui surpreendido por estes dois livros, com 3 / 4 anos, do Universo WildStorm! AUTHORITY! A saber, deste "Universo" fazem parte por ex. Planetary e Gen13 . Adorei mesmo esta leitura!

The Authority tem raízes numa série já acabada, Stormwatch (nunca li). Warren Ellis tomou conta do título Stormwatch e introduziu novos personagens, mais caracterização, violência e um elemento raro em estórias de super hérois: política!
Este título foi editado numa altura de recessão da indústria americana de comics e acabou por ser "finalizada"...

Warren Ellis pegou nas três personagens sobreviventes de Stormwatch e criou The Authority, ficando o artista Bryan Hitch com o encargo da arte e Laura Depuy com a cor. As personagens são:

  • Jenny Sparks : O Espírito do Sec. XX, líder e fundadora, electricidade pura.
  • Apollo : O Deus Sol.
  • Midnighter : O Guerreiro por natureza, um lutador sempre sobrevivente.
  • The Doctor : O Mágico.
  • Jack Hawksmoor : O Rei das Cidades, consegue fundir-se com espaços urbanos.
  • Angela Spica : The Engineer, tem o corpo saturado com nanobots e "fala" com qualquer máquina.
  • Shen-Li-Min : The Swift, vôo e rapidez.
  • The Carrier : Nave gigantesca e viva, que navega dimensional/espacialmente, de forma instantânea.
A série foi um absoluto sucesso, com três arcos de estória criados por esta dupla. Fazem parte do Absolute Authority Vol.1 : The Circle, Shiftships e The Outer Dark.
Warren Ellis deu um pontapé na "normalidade" dos super heróis... eles têm "defeitos" que qualquer herói dos quais estamos habituados a ver nunca teriam, excepto talvez Wolverine... Jenny Sparks, líder do grupo, é uma fumadora inveterada, o Mágico é viciado em drogas pesadas, Apollo e Midnighter são o parzinho romântico do grupo, todos eles bebem bebidas alcoólicas e gostam de aliviar as suas tensões sexuais (isto tudo semeado com violência pura) ! Impensável!


O grupo assume-se como árbitro de todos os conflitos ao nível planetário, sejam fictícios ou baseados em problemas da nossa realidade (grande parte destes foram alvos da censura americana). Eles mandam, eles decidem o que é melhor, estão a borrifar-se para o politicamente correcto, e se para salver 10000 tiverem de matar 2000 não importa! Terá sido um dia bom, pois salvaram 8000! E vai de festejar com mais uma "bejeca"!

Absolute Authority Vol.1 acaba com uma visão de Deus muito própria de Ellis, a ser derrotada pelo grupo, embora no fim a fundadora Jenny Sparks acabe por falecer no último dia do ano (Jenny Sparks : O Espírito do Sec. XX). Jenny é uma das personagens do Universo WildStorm que nasceram no dia 1 de Janeiro de 1900, assim como Elijah Snow da série Planetary. 

No Absolute Authority Vol.2, a dupla criativa passa a Mark Millar e Frank Quitely. É composto pelos arcos Nativity, Earth Inferno e Brave New World.
Com a morte de Jenny Sparks, Jack Hawksmoor torna-se o líder do grupo, e empreende uma cruzada para resgatar o "O Espírito do Sec. XXI", com a revelação do Mágico de que o espírito de Jenny tinha incarnado num bébé nascido logo no dia 1 de Janeiro de 2000 (Jenny Quantum). Começa a demanda pelo pequeno ser, rastreado pelo Mágico, mas há mais interessados no poder deste "baby Jenny"(como será apelidado a partir daqui), pois tal poder podendo ser educado e focado para determinado objectivo passava a ser uma arma poderosa para quem fosse o "tutor" de tal criança! Finalmente baby Jenny é recuperada no fim do arco Nativity!

Como é lógico, os governos, sobretudo do G7, estavam fartos da ingerência deste grupo nos seus negócios... assim constroem e manipulam uma arma (um homem transformado geneticamente, com muitos implantes mecânicos), Seth, que com o seu gigantesco poder neutraliza todos os elementos do grupo, excepto Midnighter, que depois de levar uma tareia monumental, consegue escapar com a baby Jenny!

O grupo é substituído por uma nova Authority, e os seus elementos originais levam uma lavagem cerebral e são humilhados cada um à sua maneira... os substitutos apenas são parecidos com os originais, mas completamente corruptos e servindo o interesse dos governos e grupos económicos mais poderosos do planeta! Como nunca entenderam o que era na realidade o Carrier, também nunca o conseguiram utilizar como deveria, pois o Carrier na realidade estava vivo, não era apenas uma máquina!

Isso vai sair-lhes caro, pois o Carrier "deixa" Midnighter e baby Jenny entrar, ao mesmo tempo que Swift, a trabalhar como empregada doméstica de um dos responsáveis pela situação, recobra da lavagem cerebral e consegue ouvir o código que anula Seth! Depois da verdadeira Authority tomar conta do Carrier, Seth é transportado para lá e torna a dar uma "coça" em todo o grupo... apenas não contou com baby Jenny, que diz a frase que desarma Seth... e tudo acaba em festa !









Apollo e Midnighter casam e adoptam baby Jenny, o noivo beija o noivo :-)



Podia ficar aqui muito tempo, mas iria ficar maçudo...
Depois destes dois Absolutes há mais quatro fases desta série, convido-vos a descobrir todas as novas aventuras de The Authority! E não pensem que o meu texto tem uma quantidade enorme de spoilers! Tem muito mais, mas muito mais mesmo, nestes dois Absolutes para além daquilo que eu contei!
Como nota... este série deve ter sido das mais censuradas deste século! Pesquisem na Net, e verão como o presidente Bush (mostrado como cobarde) foi substituido por um presidente ficticio... isto e muito mais !

Boas leituras

Slipcased Hardcover
Criado por: Ellis, Hitch, Neary, Depuy, Millar, Quitely, Weston, Adams e Erskine
Editado Vol.1 em 2002 e Vol.2 em 2003 por Wildstorm



9 comentários:

  1. Muito bom sim senhor essa edição parece fantástica, eu apenas li alguns comics e achei muito divertido, adoro o Midnighter e o Apollo, são fabulosos e completamente sádicos. Que se repararmos são completamente baseados no batman e no superman.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Midnighter e Apollo são homossexuais, mas não são florzinhas que se cheirem... sobretudo o Midnighter, mas como disse um dos personagens logo início, aquando da aproximação da dupla, "...lá vem o duo dinâmico..." , ora tem a ver com denominações do universo DC !

    ResponderEliminar
  3. Como leitor atento do teu blog, reparei que a glândula esquerda da primeira jove é ligeiramente maior que a direita...

    ResponderEliminar
  4. Mais um para a lista de espera. Algum dia hei-de ler lol.

    ResponderEliminar
  5. Rafeiro
    Tu é um pervertido... tiveste a tirar as medidas todas à Engineer! Provavelmente a rapariga é canhota, logo a glândula mamária será maior!

    Celtic
    Compra os TPB´s que vale a pena, estes Absolutes tão completamente esgotados, e a especulação de preços à volta deles é grande!
    Os TPB´s até estão com o preço muito em conta !

    ResponderEliminar
  6. Francamente acho muito estranho!

    Ai Ui dois marmanjos barbados aos beijos, e dás-lhe 13 em 10?? Hummmm (olhando suspeitosamente o marido)

    beijo d'enxofre

    Nota: Calma, homens barbados que gostam de andar aos beijos uns aos outros: por mim está-se bem! hehehehe

    ResponderEliminar
  7. Mais uma BD que não conhecia.
    Depois de ter lido o que escreveste e da nota que deste (13!), fiquei com vontade de investigar isto...

    ResponderEliminar
  8. Authority me faz lembrar como as
    HQ's de super heróis podem render nas mãos de bons roteiristas. Quando terminei de ler a fase de Ellis fiquei meio cético quanto ao trabalho do Millar, na verdade tão cético que demorei uns quatro anos para dar continuidade a leitura de Authority!! Hoje (17-7) resolvi
    ler Nativity e estou quase tão impressionado com Millar quanto fiquei com Ellis.Um must.

    Abraço
    Ramon Bacelar

    ResponderEliminar
  9. Se puderes ler todo o arco do Millar vais ver que é tão bom como o do Ellis! Por alguma razão também teve direito a edição de luxo! E se puderes obter as versões "Absolute" então vais ficar maravilhado, para além da estória, a arte "respira" brutalmente!

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]