sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lançamento ASA: Bouncer Vol.5 - O Fascínio das Lobas


Mais uma estória do oeste selvagem dos Estados Unidos da América feita na Europa com sucesso (porque será?): Bouncer!
A ASA já tinha editado os primeiros quatro volumes:
- Bouncer 1 - Diamante Para o Além
- Bouncer 2 - A Misericórdia dos Algozes
- Bouncer 3 - A Justiça das Serpentes
- Bouncer 4 – A Vingança do Carrasco
Esta série é assinada pelo incontornável Jodorowsky e pelo artista François Boucq, e a ASA vai brindar os apreciadores desta série no dia 16 deste mês com mais um volume, o quinto, com o nome "O Fascínio das Lobas". Mais uma boa notícia, e quem diz que a ASA só faz reedições, este ano está a ficar sem argumentos...
:P
Ficam duas páginas do interior, para ver maior, basta clicar em cima das ditas pranchas!

O press release da ASA é curto, mas faz uma boa introdução à obra:


BOUNCER 5 – O Fascínio das Lobas

Quando as 5 horas da tarde soam no relógio de parede do saloon, todos param de beber e correm para a rua para assistir ao enforcamento de Fatty que será perpetuado por um carrasco muito particular: uma mulher, que tem umas antigas contas a ajustar com o Bouncer…




Para quem não conhece a série esta passa-se no pós-guerra da Secessão nos EUA, em que um grupo de confederados se recusa a aceitar o desarmamento e a derrota, espalhando o terror e o sangue pelo Oeste Americano.
Série recomendada!
Boas leituras!

10 comentários:

  1. Finalmente um argumento! eheheh
    Aleluia, toquem os sinos, larguem os foguetes... a ASA lembrou-se do Bouncer!

    ResponderEliminar
  2. Se estiver à altura dos anteriores temos um grande lançamento :)

    Por falar nisso, como consigo eu arranjar o primeiro volume dos Bórgias?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Jodorowsky & Boucq, essa é uma dupla que sempre saímos a ganhar com cada álbum. :D

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  4. Verbal
    Uma argumento?
    Já tiveste alguns argumentos este ano! De qualquer maneira eu já te tinha dito o ano passado que o Bouncer estava previsto para este ano, e este ano ano também disse que o "Armazém Central" estava previsto para 2011.
    :P

    LBJ
    Claro que está ao nível dos outros... ehehehhe
    Vai à FNAC e pede pra te encomendarem o Bórgia 1. verifica que é novo, eles têm para lá uns com a "dust cover" em muito mau estado...
    ;)

    OCP
    É uma boa dupla, não digo que é excelente porque o desenho do Boucq não é daqueles que eu fico fã
    à primeira...
    X)

    Gio
    Sim, finalmente dia 16! Bouncer!
    :)

    ResponderEliminar
  5. Sim, é verdade que este ano lá vamos tendo alguns inéditos ASA. _Não faço disso nenhum alarido, pois seria natural que uma editora faça questão em lançar inéditos. Não quero com isto dizer que as reedições não sejam também elas naturais, especialmente quando são forte fonte de rendimentos. Mas veremos quanto aos argumentos. Até agora, este ano tem sido melhor que os três anteriores, e isto é, definitivamente bom.

    Espero que esta edição seja uma edição igual ao original Francês e não uma economica versão por mais dinheiro. Escrevo isto porque o álbum "Portugal" de J. Martin e Diferr (já aqui o apresentaste) foi meia desilusão: o álbum é de menores dimensões do que a versão da Casterman (perdendo no espectáculo das belas ilustrações); o papel é tipo "biblia" (quase) e por tal fica ondulado; a capa não tem o acabamento com brilho, ficando num "mate" que pouco abona à edição; o da Casterman custa 13,40 euros (em Portugal) enquanto o da ASA custa 15 euros...logo, mais por muito menos!

    ResponderEliminar
  6. Refem
    Agora sim, e declaradamente vou defender a ASA...
    Quando eu falava de "argumentos" estava a falar de que toda a gente se queixava que a ASA não publicava inéditos, e deixava muitas séries penduradas. Agora que anda a publicar inéditos e a continuar séries que já se consideravam perdidas pelos leitores, também não está bem: é o tamanho e o papel (não conheço o livro do Diferr)... Uma das séries que se lhe era apontada como grande queixa por parte de vários leitores era exactamente esta. Vai ser editado mais um álbum.
    Achas que existiria capacidade de absorção do nosso mercado para uma quantidade de inéditos , tipo o dobro do que saiu este primeiro semestre? E ainda irão sair mais alguns para o 2º semestre!
    Se me falaram que os leitores têm séries incompletas e anseiam pelo livro seguinte não deve haver tipo mais danado que eu! Mas a ASA também está a apostar num mercado diferente, que já passou a ser um bocadinho teu, que é a Manga. Também conta como inédito, seja qual for a origem: japonesa ou outra qualquer. Dá trabalho...
    Agora conta quantos inéditos saíram pela ASA este ano. A seguir soma os inéditos de todas as outras editoras juntas. Vou-lhes bater por editarem mais que os outros? Não com certeza. Fico chateado porque ainda não saíram álbuns de que eu estava à espera para continuar/completar colecções? Fico com certeza!
    Em relação ao preço tu sabes bem que quanto menor a tiragem, mais caro fica o produto final... portanto a diferença de preço é mais do que natural! Se os portugueses lessem e comprassem BD com fartura, garantidamente os preço baixavam para valores parecidos com os praticados lá fora.
    :P

    ResponderEliminar
  7. Não te piques, ou já está no pay-roll?! hehehe! Tenho direito à minha opinião, assim como tu tens direito à tua. Já por mais de uma vez escrevi aqui no teu blog (e noutros) que a ASA estava a tornar a ganhar alma e, por algumas vezes também, lhes deixei aqui os meus parabéns. Não acreditei no projecto Mangá e depois engoli as minhas palavras (e podes crer que não o fiz a custo; ainda bem que vingou); de qualquer forma apenas um título faz parte da minha colecção (Astro Boy) por uma questão de bedeteca, espero que venham mais títulos e para um público menos juvenil.
    Também já escrevi que não percebo coisissima alguma do trabalho que envolve publicar um livro. Portanto, mantenho o que escrevi: não faço nenhuma festa e não lanço foguetes porque a maior (bem sublinhado) editora Portuguesa lá editou uns tantos originais. Mas, é óbvio que fico contente e faço votos para que continuem a editar mais inéditos e a fechar colecções (acredito que a responsável da ASA BD, como já por mais de uma vez te disse, também tenha amor à BD e queira publicar tudo o que puder). Eu, como tu, compro todos os meus álbuns e compro muitos, como bem sabes, por isso e por ter sido sempre um fiel cliente de BD (da ASA também) dou-me ao "displante" de exigir qualidade e não amostras de livros. Se paguei mais de 30 euros por um álbum que já tenho em triplicado, por exemplo ("Mú"), não são mais 3 ou 4 euros que me vão impedir de comprar outro que seja (e os outros também têm direito às opiniões de cada um, se preferem pior por ser mais barato, pois eu aguento-me, mas "atiro uma boca").
    Eu percebi bem o que entendias por "argumentos". Eu continuo a escrever e a dizer: veremos se os (meus) argumentos mudarão, porque agora é ainda cedo. Escrevo assim porque nos primeiros anos da ASA não cabi em mim de tantos elogios tecidos por mim à ASA e tanta "esperança" nela depositada para depois ter se tornado no que se tornou (e não estou a culpar a responsável da BD, porque acredito piamente que tenha sido, em grande parte, também vitima das conjunturas). Mas, amigo Bongop, não te zangues, que continuarei sempre a ser um insatisfeito, um critico, e a querer sempre mais, melhor e mais barato ;)

    ResponderEliminar
  8. Refem
    Eu não me piquei, nem acho que não tenhas direito à tua opinião (como é lógico). Os "argumentos" que estavam em "discussão" sabes bem quais eram... Também sei que serás sempre um crítico, mas se uma das coisas que apontavam à ASA (a ASA não me paga para dizer estas coisas, não há pay-roll) era a ausência de inéditos importantes, e a ASA contrariando, e bem, esta tendência, ou se calhar libertando-se de alguma "prisão" em relação ao jornal "Publico", visto que as pessoas são as mesmas, mas o número de livros disparou enormemente (sobretudo com as tais reedições amadas por uns, odiadas por outros), eu aplaudo! Não mando foguetes porque ainda falta muito para isso, mas é de louvar o esforço que estão a fazer neste momento.
    Lembro-me que no Amadora BD do ano passado te "lamuriaste" porque o Bouncer era uma série perdida, eu disse-te que no ano seguinte (este ano) provavelmente iria ser editado mais um livro. Numa das últimas nossas "tertúlias" lamentaste-te por causa do "Armazém Central" do Loisel, e eu disse-te que provavelmente sairá para 2011! Tem de ser devagar, porque os portugueses compradores também não são muitos! Eu prefiro assim, devagar mas bem, ou seja colmatando uma série aqui e ali, do que o que tem acontecido nos últimos anos, ou seja, as minhas séries principais estavam todas paradas!
    Quanto ao preço do Mú cartonado (apenas FNAC) é puxadote para a maioria dos portugueses, mas também existe outro mais barato em capa mole!
    Eu não me perdi de elogios à ASA no início, nem me perco agora. Acho apenas que estão a melhorar a oferta de produtos, inéditos ou não, e isso é de louvar. As outras editoras quase que desistiram de editar este ano, isso é que é muito triste!
    Sabes que eu não me zango contigo... isto é uma amável discussão :)
    És um dos meus nerds preferidos como tal é impossível chatear-me contigo!
    ;)

    ResponderEliminar
  9. É lá ...nerd! Isso é que é um elogio! hehehe! Como o Jason da série Foxtrot (eu sei que não é a tua cena): chega a casa a chorar baba e ranho porque o pessoal da escola lhe tinha chamado nerd. A mãe dele tentou consolá-lo, dizendo-lhe que as pessoas conseguem ser muito más. Ele diz-lhe: "eu sei mãe, é que eu não sou um nerd, eu sou um ueber-nerd!".

    Quanto à nossa "discussão": é isso mesmo que escreves ali em cima. Sabes bem que eu me regozijo com inéditos, especialmente quando continuam colecções que pareciam fadadas ao esquecimento, e o Bouncer é uma delas, assim como o Armazém Central e, já agora, o prometido Murena. Sabes também, por conversas que já tivemos, que eu sou daqueles que acredito que as reedições são importantes, para perpetuar e inculcar o gosto na BD das mais jovens gerações (para além de obviamente compreender o negócio que está por detrás). Mas um mercado (do qual eu não percebo por não ter dados concreto)apenas de reedições desesperava-me. Tem sido notório, sem ser notável, este ano o que a ASA tem feito, não escrevo um esforço, porque desconheço se realmente o é ou não, mas antes, algo mais pela BD na parte que lhes toca (e é uma grande parte a que lhes toca). Embora existam outras editoras, é nesta que eu coloco a minha maior fé de trazer mais álbuns ao nosso mercado, pelo arcaboiço que tem (sem querer com isto desconsiderar as outras que se batem muito bem pelo negócio - lucro - difícil). Daí eu ser um critico assaz em especial da ASA. Eu tenho ultimamente aplaudido a ASA, mas, conforme me manifestei em cima, sem me levantar da cadeira e (ainda) sem grandes efusões. É um bom recomeço e continuo com a mesma fé, que por vezes é abalada, daí eu estar na expectativa por mais e reservar para ver se são realmente "argumentos" e não "apenas" (que é como quem diz!)obrigações contratuais às quais não podem escapar (mas, escrevo outra vez, não percebo nada do negócio que é a publicação de BD). Portanto, para que me façam então levantar da cadeira a aplaudir vou esperar mais um bom bocado. Mas como diz para aí um poeta que quer ser presidente: "A mim, ninguém me cala!" hehehe! (eu sei que nunca será essa a tua intenção).

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]