domingo, 20 de junho de 2010

Bela mas Perigosa


“O Inferno é um lugar diferente…”
Sartre

“Bela mas Perigosa” (So Beautiful and so Dangerous, no original) foi uma obra marcante para mim na BD. Saiu em 1980 pela Meribérica, tinha eu 16 anos, e foi aí que eu descobri que havia Banda Desenhada com um grafismo completamente diferente do que conhecia até à altura (ainda por cima com figuras femininas nuas…), com textos perfeitamente enquadrados para um adolescente com uma boa cultura geral. As referências a outras artes são inúmeras desde Sartre, Rolling Stones, Einstein ou William Shakespeare. As ideias apresentadas são ao gosto de qualquer adolescente da altura, os de agora não sei se compreenderiam metade das situações, trocadilhos ou ideias…
O autor coloca como subtítulo desta obra “O Primeiro conto existencialista de Ficção-Científica”, e acho que Angus McKie diz tudo com isto. Toda a narrativa assenta numa base de Ficção-Científica, mas toda ela está rodeada de referências filosóficas, trocadilhos e com a presença constante de humor muito fino e inteligente.
Na nave espacial do “alien” Sisyphus são acolhidos (tipo encontros imediatos de 3º grau) toda a espécie de rejeitados da sociedade Terrena, todos à procura de uma vida nova que lavasse o seu passado triste na Terra. O objectivo é Axis, o centro da Galáxia. Uma das personagens é a cara chapada de Woddy Allen, e isto não é por acaso… faz parte da sátira sempre presente durante a estória! Os protagonistas passam por diversas aventuras pejadas de seres monstruosos e com dúvidas filosóficas/existenciais que põem em causa a sua própria sanidade mental!
Falando de Angus McKie como artista, enfim… na altura ele fez à mão o que agora fazem em programas de imagem em computador. Foi muito à frente! Ninguém estava habituado a uma arte tão cuidada e trabalhada. Os detalhes e pormenores são deliciosos! Angus Mckie trabalhou nalguns projectos de Banda Desenhada como revista 2000AD, mas neste momento trabalha essencialmente em animação.
O livro começa com uma frase de Sartre e acaba com um verso dos Rolling Stones seguido de uma citação de “Hamlet”.
Provavelmente os jovens de agora apenas perceberiam as referências relacionadas com drogas e exclusão social, mas vale a pena tentarem perceber este livro! Sairiam mais ricos. Angus McKie tem uma mente inteligente, super aberta e de uma grande cultura. As situações presentes no livro chegam a ser caricatas, mas sempre com um propósito.
Há uma vinheta deste livro que eu nunca hei-de esquecer (enquanto não ficar com o cérebro esclerosado… claro…) que é onde o robot Titan, que nem sequer tem uma forma humana, consegue ir para a cama com uma mulher, onde implicitamente fizeram sexo, e depois na hora do relaxe (onde ela fuma o cigarro “do depois”) ele lhe explica com um ar descontraído o que era Axis… bem, quem não leu não percebe… a situação é tão estranha e inverosímil, mas ao mesmo é apresentada de uma forma tão banal que me ficou marcada na altura!
A quem tem o livro aconselho a releitura, a quem não tem aconselho a sua aquisição, embora algumas situações estejam um pouco datadas, mas acho que foi um marco na BD, na senda de autores como Moebius e Druillet.
Boas leituras!

Hardcover
Criado por Angus McKie
Editado em 1980 pela Meribérica
Nota : 8,5 em 10

22 comentários:

  1. Sim senhor, uma obra marcante.
    Foi delicioso ver o amigo Woddy Allen, ali perdido em algumas das tiras?

    É uma obra com algumas situações datadas, mas se rele muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Ando já há uns tempos a tentar deitar a mão a este livro, não porque o conheça de infância, mas porque fiquei encantado com os cenários que o McKie fez para os vários "Martha Washington...". Na altura numa entrevista perguntaram-lhe se usava alguma técnica especial para colorir e ele respondeu: "Uso um Apple Macintosh!"
    E pelo que contas... parece tão bom "realizador" como "director de iluminação".
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Dos meus primeiros álbuns "sérios" de BD. Sendo muito, mas muito mais novo de que tú, minha velha carcaça, só muito, mas muito mais tarde é que consegui apreciar este álbum como devia ser. É daqueles álbuns que sobreviveu décadas imaculado na minha prateleira, e ainda bem. Encontra-se com muita facilidade nos alfarrabistas e a um preço jeitoso. É um delírio inteligente que tú muito bem referenciaste.
    Excelente post.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais deixa-me dizer-te que é preciso um tipo ir de férias para assistir a posts diários neste blogue. Ah... percebi a estratégia. Agora, tenho que andar acima e abaixo. Agora, fora de brincadeiras, ficam os meus parabéns pelos três anos de existência... e que existência! Por fim, não posso deixar de me reportar a este Bela... Mas Perigosa que ainda hoje figura na minha prateleira, velhinho, de tanto ter sido lido e relido e também observado, já que cada vinheta é quase, por si só uma obra de arte. Para além disso é provavelmente uma das obras mais originais de ficção científica que li até hoje onde, como tu dizes, situações que vão desde a tragédia ao burlesco e ao absurdo, nos colocam a pensar sobre meia dúzia de coisas deste mundo que nos rodeia. Penso até que seria uma obra que não perderia muito se fosse reeditada nos dias de hoje. Foi óptimo poder lembrar-me aqui de um dos livros que mais me ajudou a descobrir novos e fascinantes mundos na BD.

    ResponderEliminar
  5. Paulo Brito
    Acho que disseste uma palavra chave: marcante!
    ;)

    A.Bastos
    Consegues encontrar este livro com uma certa facilidade em alfarrabistas ou nos leilões do Miau.
    :)

    Refem
    Imagina um puto de 16 anos (30 anos atrás...) a levar com um livro destes!!!
    Depois queixavam -se que a juventude se metia na droga!
    :D

    João Amaral
    Foste de férias, e pronto! Ficaste desactualizado!
    :D
    O blog só faz aniversário no dia 7 de julho, e até lá são posts quase diários :)
    Em relação À arte, o editor da Heavy Metal disse que Angus McKie dava a mesma atenção a uma vinheta que os desenhadores normais davam a uma prancha inteira... isto quer dizer tudo!
    ;)

    ResponderEliminar
  6. Bem, fiquei a saber que somos da mesma idade e logo, como ta, também sou uma velha carcaça... :)
    Mas pronto, fico a ganhar, por conhecer muito antes dos "miúdos" as melhores leituras do mundo. :P
    Eu e o Bongop. :)
    E agora vou voltar ao meu velho Vagabundo dos Limbos.

    ResponderEliminar
  7. joaninha versus escaravelho
    Então velha carcaça, já conseguiste todos os volume do Vagabundo dos Limbos?
    Saiu muita e boa BD naquela altura, não foi!
    ;)

    ResponderEliminar
  8. :)
    Bom dia para ti também!
    Já tenho a colecção toda, sim senhor.
    Muito obrigada pela ajuda e aproveito para agradecer publicamente ao senhor que me (nos) chamou velha carcaça pela ajuda que também me deu para isso.
    Obrigadinha!
    Aqueles anos foram anos de ouro!
    Estão todos umas velhas carcaças, é o que é... :)

    ResponderEliminar
  9. Joaninha
    Ainda bem que já tens a colecção toda (em português), se souberes francês tens mais 18 livros, e a série ainda não está dada como terminada!
    :D

    ResponderEliminar
  10. Eu sei francês e até toco piano. Não tenho é tempo até Dezembro de 2011 de ler mais nada que não tenha a ver com mulheres e feminismos e essas coisas. :)
    Ainda não li nada depois do 13º volume mas gostava de ler. Quem sabe?... :)

    ResponderEliminar
  11. Joaninha
    Sabes francês e vais ficar naquele suspense em que ficou o 13ª livro?
    :|
    Eu não era capaz...
    :D

    ResponderEliminar
  12. Ahahahah!
    A vida dá umas voltas enormes e eu andei em estado latente durante muito tempo. Agora recomecei a ler BD e lá irei... lá irei... :)
    Mas isso é um assunto que vai ter que esperear devido ao que me propus. Não tenho tempo para ler mais nada do que aquilo a que sou obrigada. :)
    Um dia conto-te o final. :D

    ResponderEliminar
  13. Joaninha
    Eu também estive em estado latente até à 5 anos atrás! Depois foi a desgraça completa...
    :D

    ResponderEliminar
  14. Ai ai... Não me assustes que a vida não está para bd´s... :D

    ResponderEliminar
  15. Joaninho
    Quem compra um livro compra mais outro... e mais outro... e mais outro... e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...e mais outro...
    Assusta-te!
    :D

    ResponderEliminar
  16. Control c, control v a tender para + infinto = cadeia por défice demasiado bancário.
    :P

    ResponderEliminar
  17. Hi everyone!.. I got the Book!.. Since 1980..."Sê inocente como uma... mas astuto como uma...". To me, this phrase resumes all that I was, am, and will be...
    Best wishes
    P.

    ResponderEliminar
  18. Pedro
    "Sê inocente como uma pomba mas astuto como uma serpente"
    Como graffiti cósmico é excelente!!
    :D

    ResponderEliminar
  19. Excelente BD, que foi publicada nas saudosas Selecções BD. Lembro-me bem disto, fiquei banzado com as cores e com o grafismo. Apesar de ter mulheres "desnudadas" como diz o meu amigo Zé Carlos, o meu coração já era da Laureline. E além do mais, O Ribera e o Godard já mostravam mulheres nuas no "Vagabundo dos Limbos" e o Forest e o Gillon no "Vagabundo dos Tempos" também tinham mulheres nuas, bem boas como dizem os outros!

    ResponderEliminar
  20. B
    Não conheci esta BD nas Selecções BD. Conheci logo em álbum, embora surripiado de uma loja... não tínhamos dinheiro para comprar este tipo de livros... paciência! Éramos adolescentes inconscientes. Nessa altura a minha heroína também era a Laureline!
    :D
    :D

    ResponderEliminar
  21. esta foi a bd que mais me marcou,pelo grafismo,côr e trocadilho como alguém já disse.Tinha 22 anos e na altura já tinha tido experiências com âcido licérgico.Cultura beat e rock e roll era uma primeierinha enfim todos os dias em minha casa havia festa.A Dalila tanto me pediu que lá ficou com ele "paixão não correspondida"grraaaaaa.Por vezes penso que tenho 200 ou 300 anos devo estar a ficar ché-ché. Carlos Morce ex-cidadão vilacondense.

    ResponderEliminar
  22. Carlos Morce
    Eu li esta BD mais novo que tu, mas sem ácido... lol
    Acho que que é tão louca que não necessita de mais loucura na nossa cabeça!
    :D
    Também me marcou sim, provavelmente foi o livro que eu mais reli. Foram vezes sem conta!
    Bem vindo aqui aos comentários do Leituras de BD!
    Aparece mais vezes!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]