
Esta editora anos atrás publicava muito e com qualidade! Excelentes séries, e o que impressionava era que até ia acabando algumas, o que não era nada natural na altura...

a ASA perdia-se nessa altura por uma quantidade de títulos sem continuidade aparente, e a Meribérica tinha fechado as portas com um montão de séries inacabadas (algumas continuadas pela ASA), a Booktree lançava a maior colecção de sempre de números 1 da BD portuguesa e a Witloof também tinha fechado.
Pedro Silva, o editor, alardeava grande vivacidade e gabava-se (com mérito) de não deixar os leitores/compradores pendurados.
O que se passa desde há três anos para cá?
Quase nada...!
Alguns lançamentos, poucos, de alguns livros de Hermann (Jeremiah,
Bernard Prince) e outros quase sem nexo de séries que quase passam despercebidas!
Pior para mim do que editar um número 1 e cancelar logo aí por fracas vendas, é editar séries em que apenas falta o último número da série para a finalizar. Desculpem-me mas posso considerar isto uma enorme falta de respeito pelos leitores.
Exemplos práticos disto?
- Universal War One Vol.6: O Patriarca (Série de 6 livros, editados 5)
- Korrigans Vol.4: O Senhor do Caos (Série de 4 livros, editados 3)
No primeiro caso falhei a janela de compra em inglês pela Marvel, porque sempre esperei que fosse editado (prometido várias vezes pelo editor) o último volume, e agora nem em português, nem inglês...
O mercado português é difícil, eu sei, mas se não se trabalhar para o sucesso

com muita força ainda mais difícil se torna! Distribuição deficiente, divulgação quase nula, é assim que as coisas estão para esta editora. O caso do último livro editado por esta editora é quase caricato... foi na Feira do Livro de Lisboa deste ano, e como à partida não havia novidades desta editora, nem sequer fui à banca. Mas não é que sem avisar ninguém e sem divulgação nenhuma cai um livro do céu!!!!
A minha pergunta é: Como é que querem vender livros que ninguém sabe que existem? Nem os nerds como eu sabiam da existência deste livro!
Podem queixar-se da distribuição e das livrarias, é verdade. Mas então porque é que não resolvem o assunto com um site em condições, divulgação na internet a rodos e preços mais baixos na loja da editora? Sim visto que que os livros que estão na loja não têm de pagar a distribuidores e livrarias! O preço de capa podia ser bem mais atractivo vendendo só e apenas na loja própria, e neste caso tanto física como virtual. Se sai muito caro pôr os produtos nas livrarias, penso que esse era o caminho! Mas para isso funcionar tinham de ter uma loja virtual em condições, e uma boa divulgação de produtos, coisa que não acontece. Para mais... a loja física em Lisboa até está num bom local.
E já agora o que aconteceu a excelentes séries como Senda (Sillage)? Já agora, saiu mais um volume d'Os Guardiões de Maser tempos atrás...

bem, a série Senda já vai em França com 14 volumes, e nós aqui com 5. Casta dos Metabarões? Onde está? O problema é que os leitores gastam o dinheiro, e há quem gaste muito dinheiro, apostando em edições portuguesas e depois sai tudo furado. Se a BD em português já não anda bem, estas situações ainda a tornam pior porque as pessoas se sentem enganadas e defraudadas. Ao menos que se editassem OS ÚLTIMOS VOLUMES de séries em que só faltam mesmo esses! Acho que era o mínimo... Em vez disso perdem-se em livros que não vêm acrescentar nada ao panorama da BD portuguesa.
No meu caso sinto-me enganado, defraudado e irritado!
São estas as situações que levam cada vez mais leitores a importarem os livros em Língua estrangeira, asfixiando ainda mais a BD traduzida... é a chamada pescadinha de rabo na boca... não se edita porque não vende, não se compra porque não se tem confiança. O que me fez fazer este post foi saber que tinha saído mais um livro da EXCELENTE série O Regulador (em França, claro...).
Resta-me comprar estes livros em francês para não ficar com as colecções incompletas, e ficar à espera do dia em que aprenda a falar esta Língua "maricas"...
O Pedro Silva que me desculpe, mas é o que me vai na alma. No caso da Vitamina BD, neste momento só me apetece dizer uma coisa:
EPIC FAIL!
Referências a estas séries neste blogue:
O Regulador
Capas: O Regulador Vol.2 - Hestia
Senda (Sillage)
Universal War One ( UW1 )
Universal War One Vol.4: O Dilúvio
Universal War One Vol.5: A Torre de Babel
Korrigans Vol. 3 : O Povo de Dana
Boas leituras