sábado, 13 de setembro de 2008

Druuna


Druuna, ícone sexual da Banda Desenhada, teve os dois primeiros números editados em português pela Meribérica. Saíram na série "Histórias Fantásticas", infelizmente ficando só por esses dois volumes mesmo... é que para além da grande arte de Serpieri, a estória não é nada má, antes pelo contrário!
Druuna alia personagens belas e voluptuosas de ambos os sexos, incluindo mutações transsexuais, a uma muito boa estória de ficção-ciêntifica/ terror. Todo o contraste entre as criaturas horrorosas, devido a uma espécie de peste chamado "O Mal" e os humanos "limpos", fazem os nossos olhos caírem sempre na beleza do corpo humano (masculino/ feminino) e acompanharem página após página o traço de Serpieri, procurando saber como acabará esta pretensa guerra entre mutações horriveis e os humanos livres d´"O Mal". Vou neste post apenas falar destes dois primeiros livros, visto que para além destes só "O Planeta Esquecido" (nº.7) foi editado em português, pela editora Norma. Para já o nome de todos os livros desta série:
- Morbus Gravis (Meribérica)
- Druuna (Meribérica)
- Creatura
- Carnivora
- Mandragora
- Aphrodisia
- O Planeta Esquecido (Norma)
- Clone

Conta-se que as modelos para as figuras femininas da série Druuna, foram as moças cariocas, que desde a juventude deste artista, sempre lhe ocuparam a cabeça. De notar que a estória está no limite do considerado erótico, para o pornográfico! Existem outros álbuns, os números "X" (X e X2), em que esse limite é completamente ultrapassado... são álbuns de ilustrações e sketch sem censuras nem limites!
Voltando aos álbuns da Meribérica, Druuna tenta encobrir o seu namorado (ele está contaminado) da polícia e prostitui-se para obter o "serum", substância que fazia retroceder as mutações das pessoas contaminadas... mas o nível de mutação do seu namorado Shastar já era tão elevado, que a regressão não era total. Numa das suas visitas ao médico que distribuía o "serum", conhece um ser híbrido: O Mutante. A partir daqui tudo quanto era certo passa a não ser, a estória tem voltas de que o leitor não está à espera, com um Shastar sempre presente, mas não visível e uma Druuna cada vez mais assustada ao perceber, na realidade, onde vivia e o porquê daquela situação! É claro que não posso contar detalhadamente a estória, senão isto "perdia a piada", mas fiquei com pena de não haver os restantes números em português. Estão editados em Inglês pela Heavy Metal, em francês pela Bagheera. On-line encontram-se em brasileiro.
Boas leituras!

Softcover (capa mole)
Criado por: Paolo Eleuteri Serpieri
Editado entre 1987 e 1988 pela Meribérica
Comprado na BD portugal
Nota : 8,5 em 10

18 comentários:

  1. Sem dúvida, o ícon dos ícones da BD erótica. Pena é a coitada não existir.

    ResponderEliminar
  2. Tenho esses álbuns da Meriberica e após descobrir que não havia o resto em português saquei os outros em brasileiro da net. ;-)
    Espero que alguma editora se lembre de editá-los por cá porque valem realmente a pena. :-D
    Eu comprava de certeza, porque embora hoje em dia se consiga quase tudo pela net nada bate o prazer de folhear as paginas e sentir o papel.
    Mais não seja pelas curvas da protagonista. ehehehehheheh....

    ResponderEliminar
  3. Excelente como sempre xD já sabes que gosto mt... tens é de me ajudar a conseguir esses volumes...os volumes dos Companheiros do Crepusculo tb :)

    celtic nisso é que te enganas...o Serpieri já disse mtas vezes que a mulher existe, aliás foi assim que tudo começou =P

    ResponderEliminar
  4. Pois é, mas parece que a "coitada" existe mesmo! No post que eu fiz sobre os Mestres do Erotismo na BD Italiana, está lá que o autor se inspirou numa bela Italiana.

    Excelente post.

    ResponderEliminar
  5. Celtic
    Não sei onde, mas existe (se não lhe tiver acontecido nenhuma desgraça...), provavelmente estará gorda de fugir !!! ahahahahh

    OCP
    Sim foi pela Net e em Brasileiro que eu consegui ler todos os outros livros ;)
    Desta não consegues fazer nenhuma manip. ... não costuma usar fato!!!

    Jota
    Podes sempre comprar os livros !!

    Crucios
    Os Companheiros do Crepúsculo estiveram à venda no Miau... e a um preço muito convidativo, eu chamei à atenção na altura que fiz o post!
    Estes são mais dificeis de arranjar no Miau, mas costuma haver na BD Portugal!

    Refem
    Os Italianos dizem que Druuna é italiana, os Brasileiros dizem que é carioca... bem, penso que será Brasileiro devido a uma entrevista que Serpieri deu no Rio de Janeiro, mas também podia ser só para agradar...
    Então e para quando mais um grande do amigo Refem?

    ResponderEliminar
  6. DIGAM-ME ONDE!! (mas terá ela as formas exactas da Druuna, ou estaremos a sonhar?)

    ResponderEliminar
  7. Refem
    "Então e para quando mais um grande do amigo Refem?"

    Celtic
    Agora a "rapariga" já não terá de certeza as mesmas linhas...
    :)

    Crucios
    Sempre às ordens! LooL

    ResponderEliminar
  8. Refem ... desculpa, mas tá dificil de passar a mensagem! É da hora tardia!
    Em vez de "Então e para quando mais um grande do amigo Refem?"
    deve ler-se :
    "Então e para quando mais um grande post do amigo Refem?"
    Xiça... agora foi!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Olá!!

    Mais uma crítica e descrição de BD fantástica!! Parabéns!

    bjs

    ResponderEliminar
  10. Sim, o Serpieri é conhecido por ser um brincalhão. É bem possível que tenha brincado com a nossa imaginação e ter nos dado algo com que sonhar. No livro Tentações à Italiana, o autor(Brasileiro) refere uma entrevista dos anos 80 em que o Paolo diz que com ela se cruzou numa qualquer praça de Roma! Mas nunca se saberá, ao certo!

    Quanto a mais um post, tenho andado com falta de imaginação para mais um "grande"...e confesso preguiça também. Tinha pensado fazer um post sobre a Marge's little Lulu e sua turma, mas como já fiz alguns revivalistas há bem pouco tempo, decidi adiar. Outros que tenho andado a ler recentemente, seriam mais do mesmo. O Annihilation terminei há poucos dias; O Nocturnals já está; Lobster Johnson seria estar a bater na mesma tecla, quando também há pouco tempo fiz um post sobre o Hellboy e o Mignola, etc.
    Vou dar uma olhadela nas prateleiras a ver se ganho inspiração.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia; por favor, onde encontro o link para baixar "on line"em portugues (ou) brasileiro? parabéns pelo site.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo
    Sei que existe em brasileiro, porque já vi! Infelizmente não fiquei com o link, mas não me foi difícil de encontrar, tente procurar no Google em páginas apenas brasileiras. Acho que esse filtro resolve logo muita coisa!
    ;)

    ResponderEliminar
  13. Segundo o site da 'desciclopédia (http://desciclopedia.org/wiki/Druuna), ela foi inspirada na Valerie Kaprisky. Tenho os 6 primeiros (em francês) e o primeiro X. Mas só agora reparei que já existem mais dois. Vou ter de os encomendar.

    ResponderEliminar
  14. PCO69
    Segundo disse Serpieri, ele usou numa primeira fase uma brasileira como modelo. Kaprisky foi apenas a inspiração para a personagem.
    :D
    Existe os dois primeiros volumes (capa mole) em português pela Meribérica assim como o volume 7 (capa dura) editado pela Norma (também em português).
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Aqui no Brasil foram lançados vários títulos com Druuna pela Heavy Metal nos anos 90, mas são edições toscas impressas em papel jornal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em Portugal Druuna está a ser objecto de uma edição de luxo em álbuns duplos. Podes ver isso aqui neste link:
      http://bongop-leituras-bd.blogspot.com/2020/03/lancamento-arte-de-autor-druuna-vol4-o.html

      Eliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]