domingo, 28 de setembro de 2008

Hellboy Vol.1 Library Edition


Mike Mignola traz para o nosso mundo o demónio Anung un Rama (a Besta do Apocalipse), Hellboy! O mundo de Mignola é extremamente influenciado por H.P. Lovecraft e Edgar Alan Poe, daí este livro ter uma dedicatória a estes dois autores de histórias do fantástico! Mas Hellboy também se tornou uma escola, sendo o estilo e o género "copiado" por outros autores. Mignola já tinha trabalhado com a DC e muito com a Marvel, em títulos mainstream como DareDevil, X-Men, Spider-Man entre outros! Em 1993, e pela editora Dark Horse, nasce para o mundo Hellboy sendo apresentado na comic-con de S.Diego desse ano. A partir daí foi uma sucessão de exitos, tanto com o Hellboy, como na série spin-off B.P.R.D. (Bureau for Paranormal Research and Defense).
A Devir portuguesa editou vários TPB desta série sendo o 4º volume editado o ano passado, ganhando o prémio nos "VI Troféus Central Comics" para Melhor Publicação Estrangeira: HellBoy – A Mão Direita do Apocalipse (Devir/G-Floy). Em português, se estiver errado corrijam-me, foram editados em TPB:
- Semente de Destruição
- O Caixão Acorrentado
- Despertar o Demónio
- A Mão Direita do Apocalipse

- O Verme ConquistadorEsta edição de luxo, Library Edition, com a capa em tecido e formato igual ao Franco-Belga, contêm :
- Seed of Destruction
- Wake the Devil

Hellboy é trazido para a nossa dimensão por Rasputin, em colaboração com as forças Nazis. Acaba por ser apadrinhado pelo professor Trevor Bruttenholm e trabalhar no referido em cima B.P.R.D. É um gigante bruto, mas de bom coração (estamos a falar de um demónio), e em colaboração com os seus amigos Abe Sapien (anfibeo) e Liz Sherman (capacidades pirotécnicas), livram o mundo de toda a espécie de demónios, fantasmas, vampiros... enfim tudo o que seja sobrenaturalmente negro. Neste primeiro livro é feita a apresentação dos principais personagens, sendo que é em "Seed of Destruction" que se dá o primeiro embate entre Hellboy e Rasputin. Na segunda parte, "Wake the Devil", entramos no folclore Romeno (e não só) em que os nossos heróis têm de se bater com Rasputin (outra vez) e os seus aliados Nazis, que tinham ficado criogenizados algures na Noruega, para além de vampiros e antigos deuses.
Mignola é excelente na maneira em como "decora" o espaço da acção, velhas igrejas, muitas estátuas provenientes de cemitérios, enfim um estilo gótico muito expressivo. A acção propriamente dita é simples e eficaz: é Banda Desenhada! O seu traço simples promove essa eficácia e isto aliado ao ambiente gótico, resulta numa Banda Desenhada de rara qualidade.
Com um guião desta qualidade, só poderiam acontecer os filmes... e já vai em dois!
- Hellboy
- Hellboy 2 - O Exército Dourado !!

Hardcover
Criado por: Mike Mignola
Editado em 2008 por Dark Horse

Nota : 11 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário