domingo, 17 de maio de 2009

The Arrival / Là où vont nos pères


“The Arrival” é um livro que fala de um problema actual: a emigração/imigração. É um tributo silencioso a todos aqueles que por uma razão ou outra tiveram de abandonar a sua pátria e família para tentar a felicidade noutro lugar.
Shaun Tan nasceu australiano, e dedica este livro aos seus pais, que provavelmente fizeram a viagem à procura de um país melhor. Este livro não tem mensagem escrita, mas como irão reparar todos aqueles que já o "leram", não é necessária. A expressividade das ilustrações de Tan é tão grande, que nós conseguimos "ler" perfeitamente no seu lápis de carvão, tudo aquilo que ele quer transmitir. Não há desculpa de não saber ler francês ou inglês, basta ser sensível!
Tan vai alternando várias pequenas vinhetas, tipo pequenas molduras com fotografias antigas, que contam a estória com precisão, e de repente temos “splash pages” de uma beleza impressionante, que nos fazem parar por ali para contemplar mais atentamente toda a beleza e expressão da ilustração! Logo a seguir mais uma série de pequenos quadradinhos, para mais um avanço na estória. Tudo isto em maravilhosos tons monocromáticos que variam entre gradações de cinza, até ao sépia… dando um ar antigo ao registo. Por falar em ar antigo, a capa é extraordinária! Tem mesmo um ar antigo, lindo, velho e ao mesmo tempo completamente inverosímil, devido ao pequeno animal que está junto ao protagonista!
O registo começa em família, onde o homem decide abandonar o país onde o medo imperava, na forma de dragões serpente. Viaja para bem longe, para a “terra prometida” (dando a entender por muitos pormenores que seria Nova Iorque), onde poderia mais tarde reunir a família que tinha ficado para trás. Mal é chegado deparam-se as primeiras barreiras, tipo documentação, exames de saúde… e depois disto vêm os restantes problemas normais dos emigrantes: língua diferente, hábitos novos, comida, procura de trabalho.
Enfim, tudo aqui é apresentado muito positivamente chegando a ser utópico. Talvez porque os seus pais tenham passado por um bom acolhimento na Austrália!
No fundo Shaun Tan fez um trabalho primoroso, e impregnado de vários sentimentos, daí a sua enorme expressividade. Posso dar o exemplo da Diabba , que pegou no livro e começou a folheá-lo a grande velocidade, e de repente começou a abrandar essa velocidade para se demorar na visualização de cada prancha para “ler”! É um livro, não só para adultos, mas também para crianças. A minha filha mais pequena conseguiu perceber o que passava, com expressões tipo: “Que lindo, papá…”!
Este livro tem vindo a ser premiado um pouco por todo o lado, vou referir alguns dos mais importantes:
- The Children's Book Council of Australia Book of the Year Awards: Picture Book of the Year
- New South Wales Premier's Literary Awards, Community Relations Commission Award
- Hugo Award
- Angoulême International Comics Festival Prize for Best Comic Book
Boas leituras!

Hardcover
Criado por: Shaun Tan
Editado em 2007 pela Hodder Children`s Books
Comprado na Book Depository
Nota : 10 em 10

6 comentários:

  1. Adorei estes gráficos! A sério...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um que eu não conhecia. De todo mesmo! O que também não é difícil, verdade seja dita. Quem me dera poder estar por dentro de toda a BD que se faz por esse mundo fora.
    Muito obrigado Bongop. Adorei as fantásticas pranchas que aqui colocaste. Terei que o adquirir, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Desculpa a minha ignorância: O que é a Book Depository?

    ResponderEliminar
  4. Gata
    Podes sempre oferecer um ao Rafeiro!
    :D

    Refem
    Acho que irás gostar! As páginas mais espetaculares são as páginas duplas, que não dão para fazer um scan em condições!

    Fortifeio
    O Book Depository é uma loja virtual inglesa, em que não se paga portes de correio e é extremamente rápida na entrega!

    ResponderEliminar
  5. Forteifeio
    Está aqui o link:

    http://www.bookdepository.co.uk/WEBSITE/WWW/WEBPAGES/homepage.php

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]