Puro entretenimento, adorei!
Filipe Melo, Juan Cavia e Martin Tejada apresentaram uma obra que me surpreendeu! É um género que eu prezo muito, aquele que dá prazer imediato e me faz passar um bom bocado no sofá. E para isso o livro também tem que ser feito com muito prazer, o que parece que aconteceu, e foi enfatizado pelos autores quando falaram na última Tertúlia BD de Lisboa.
Foi um livro complicado para os autores, visto que foi feito nos momentos livres dos vários intervenientes, e com o Oceano Atlântico pelo meio… ou seja, fusos horários e comunicação complicada! Mas este “negócio” Luso-Argentino correu bem e ao fim de cinco anos podemos desfrutar deste excelente “Dog Mendonça e Pizzaboy”! Na referida Tertúlia BD de Lisboa os autores falarem sempre de uma produção “caseira”, mas como disse Marc Parchow (Qual Albatroz) este livro só é “caseiro” porque foi feito em casa… É um projecto que respira profissionalismo por todos os poros, esta é a minha opinião!
Se quiserem saber mais sobre os autores deste bom livro podem clicar no link seguinte:
As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy
Já agora, e porque temos vários exemplos internacionais, dá a ideia de que realizadores de cinema dão bons autores de BD! Este livro sai porque a realização do filme foi hipotecada devido ao custo que iria ter para conseguir os efeitos especiais desejados… até se falou em Nicolau Breyner para o papel de “Dog” Mendonça. Para mim, ainda bem! Fiquei a ganhar com mais um livro de BD, onde o preço dos efeitos especiais tem mais a ver com a qualidade do colorista, Santiago Villa, que fez um excelente trabalho.
Já se falou noutros sítios da internet sobre a “escuridão” de algumas pranchas… ora se parte da acção decorre em esgotos e subterrâneos não queriam a luz do Sol, por certo… isto para dizer que o nome Santiago Villa (o colorista) deve estar ao lado, e em pé de igualdade, com os restantes autores. O seu trabalho foi excelente e muito contributivo para a obra.
A estória de Filipe Melo é descontraída, divertida, bem construída e aposta num sem número de “clichês” e referências propositadas a outras obras, tanto do cinema como da Banda Desenhada. Segundo palavras do próprio houve dificuldades de adaptação da estória ao guião, e é aqui que entra Martin Tejada.
Cavia, que neste livro usa um estilo caricatural, é um excelente artista (ganhou um “Óscar” este ano) e foi o responsável por levar a “loucura” de Filipe Melo para o papel. Adorei como os personagens foram construídos graficamente e como se consegue desenhar uma estória em Lisboa sem nunca ter posto os pés nesta capital! É claro que há planos de Lisboa impossíveis, juntando várias perspectivas desta em planos únicos.
A estória conta como Eurico, um entregador de Pizzas, se transforma num herói ocasional ao recorrer do serviço de “Dog” Mendonça (um investigador do oculto) e da sua “ajudante” Pazzul (um demónio no corpo de uma criança), devido ao facto de a sua moto ter sido roubada por seres com aspecto demoníaco. A partir daqui parte-se para uma aventura num mundo escondido aos seres humanos... afinal Lisboa está literalmente infestada de seres monstruosos!
Durante a investigação do furto da mota deparam-se com outra sociedade de seres demoníacos… aqui, e por acaso, vão dar com os responsáveis pelo desaparecimento de muitas crianças em Lisboa! Leiam o livro, vale a pena! (E a figura da cabeça da Gárgula tem pormenores deliciosos!)
Filipe Melo, durante a referida Tertúlia, adiantou que o 2º volume já tinha a estória completa e um título sugestivo: Apocalipse!
E adiantou ainda mais, os autores argentinos que trataram graficamente Lisboa sem nunca cá ter estado, desta vez terão já um conhecimento ao vivo do palco do próximo livro.
E onde é?
E onde é?
Fátima!!!
Acho que não preciso de dizer mais nada, excepto que Portugal vai ficar feito em cacos!
:D
Vou acrescentar também que esta Tertúlia BD de Lisboa, especial para o lançamento deste livro, foi a melhor onde eu estive presente, pese o facto de eu não ter ido a muitas destas Tertúlias
Parabéns ao Geraldes Lino (Divulgando Banda Desenhada) o grande dinamizador destes excelentes encontros! Vou deixar aqui por baixo algumas fotos deste dia, dos homenageados e dos divertidos convidados que ficaram à minha frente (Htx, Vidazinha e Loot)
Filipe Melo (à esquerda) e Martin Tejada (à direita)
Juan Cavia
Santiago Villa
Ana Vidazinha
E boas leituras
TPB
Criado por: Filipe Melo, Juan Cavia, Santiago Villa e Martin Tejada
Editado em 2010 por Tinta-da-China
Nota : 8 em 10
TPB
Criado por: Filipe Melo, Juan Cavia, Santiago Villa e Martin Tejada
Editado em 2010 por Tinta-da-China
Nota : 8 em 10
Só posso dizer: que venham mais BDs como esta. :D
ResponderEliminarAlgum dia ainda irei a uma dessas tertúlias, fico sempre com inveja quando leio sobre elas no blogue do Geraldes Lino. Lol
Abraço. :)
Como já disse anteriormente, estou em pulgas para adquirir isso e ler comj a atenção que merece. Para já, por aquilo que vou vendo só posso dizer que o trabalho gráfico é do melhor que se faz... no mundo. Abraço.
ResponderEliminarSó posso dizer uma coisa... espectacular!!
ResponderEliminarTenho ficado incrédulo com tanto lançamento de BDs portuguesas nos últimos tempos... e estou a adorar cada minuto!! Já comprei mais livros estes dois últimos meses que em todo o ano passado ;).
Este Dog Mendonça e o Pizzaboy foi uma grande surpresa, principalmente pela forma como o descobri (aquele vídeo sobre o lançamento é fenomenal). Adorei cada página... o Filipe está com uma escrita muito consistente e cómica q.b. e verdadeiramente invulgar para o panorama nacional. A arte de Tejada foi uma perfeita surpresa porque, confesso, desconhecia os seus trabalhos, mas notou-se uma perfeita ligação com a história do Filipe. E ainda por cima vai ter continuação!! Sensacional...
Óptima análise do livro Nuno, fiquei cheio de inveja tua... gostaria muito de ter ido a essa tertúlia. Tens de fazer um quadro com as próximas para o pessoal saber com antecedência (fica a sugestão).
Um abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOCP
ResponderEliminarA próxima é em Fátima e pelos vistos o 3º segredo não é aquele que foi veiculado pela Igreja...
;)
João Amaral
O trabalho gráfico está muito bom mesmo!
Bem... pelo menos eu gostei!
:D
Luca
A Tertúlia é sempre na primeira terça feira de cada mês por volta das 20:00 horas no Parque Mayer, restaurante da Gina.
:)
Espectacular. Estou em pulgas para o próximo.
ResponderEliminarDesconhecidos (para mim) OCP e Lucaimura
ResponderEliminarEstão convidados para a próxima tertúlia, no dia 6 de Abril, às 2oh. Já sabem que é no Parque Mayer, no restaurante Gina.
Como sempre acontece, há 24 anos e picos (iniciei a Tertúlia BD de Lisboa em Junho de 1985), esses encontros efectuam-se na primeira 3ª feira de cada mês, com início às 20h, e terminam às 23h.
Neste mês de Março foi diferente: houve a normal, no dia 2, com um Convidado Especial chamado C.Moreno, e no dia 9, houve uma tertúlia especial (1ª Extra) com o português Filipe Melo, argumentista, e os três argentinos que participaram na novela gráfica Dog Mendonça e Pizzaboy: Juan Cavia, desenhador; Santiago Villa, colorista; Martin Tejada, que passou o argumento de Filipe Melo para guião.
Foram os quatro os Convidados Especiais da tertúlia, e por isso tivemos (nós, os "tertulianos" presentes) uma conversa muito agradável com eles. após se terem apresentado, um por um.
Em Abril, o Convidado Especial Será o João Vasco Leal, que apresentarei no meu blog http://divulgandobd.blogspot.com
como sempre faço, uns dias antes de se realizar a tertúlia.
O livro é muito divertido aconselho vivamente principalmente aos fãs de clássicos como o "Big trouble in little china", "Indiana Jones", "Ghostbusters", enfim já deu para perceber a ideia.
ResponderEliminarFico a aguardar ansioso pelo 2º volume.
Aquela piada da bola partiu-me todo.
Epá agora lembraste-me o que o Hugo estava a mostrar no tlm que pelo que podem ver era algo bem especial ;)
O bom livro na verdade
ResponderEliminarÉ pá, já não vinha cá há tanto tempo!!
ResponderEliminar;)
Continuas em grande!!!
Oi, Nuno!
ResponderEliminarPor favor, envia-me teu e-mail porque meus pais estão indo a Portugal e eu quero lhe enviar um exemplar da Subversos n.6, revista na qual eu tive uma HQ publicada.
[]s,
Milena
ghermetica@gmail.com
Bem, estou rendido ao livro e ainda não lhe pus a vista em cima.
ResponderEliminarEspero que em breve o possa fazer e curtir um bom bocado num fim-de-semana próximo, assim que o adquirir.
Abraços!
Foi de facto uma das melhores tertúlias que assisti também. A malta do Dog Mendonça foi super simpática.
ResponderEliminarE que figurinha com o Gabriel! Até parece que estamos mitrados a ver gajas! (o que é verdade) AHAH!
Refem
ResponderEliminarEu também!
;)
Loot
É que foi logo o primeiro filme que me veio à cabeça! O "Big trouble in little china"!
Concordo contigo, sem dúvida divertido.
:)
Paulo Brito
Concordo!
:)
Gata
Pois não vinhas não!
E sim, sou grande para a média portuguesa: 1,80 m de altura!
:D
Milena
Já mandei mail.
;)
Maurobindo
Não te ponhas a criar expectativas para além do limite, senão depois podes ficar... enfim tu sabes o que acontece com "hypes"!
;)
Hugo Teixeira
Cá me parecia que estavam a ver "gaijas"!
:D
Excelente o livro. Estive no lançamento na Fnac do Chiado e gostei muito! Até ganhei uma t-shirt do Dog Mendonça!
ResponderEliminarO livro é muito bom! A BD portuguesa vive tempos muito bons!!!
Boa review!
Abraço,
Making of AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY, realizado por Bruno Canas e som de Cristovão Carvalho na SIC RADICAL: - Estreia sábado 10 abril, 16h; - Repete terça 13 abril, a partir das 23h30, sexta 21h10 e domingo 18 abril pelas 24h00
ResponderEliminarApresentações/Sessões autografos em Abril
Fundão, dia 15 de Abril às 15:00 - Moagem, cidade do Engenho e das Artes - Organização: Cine Clube Gardunha 3ª edição do Metal Horror Picture Show;
Mangualde, dia 16 de Abril às 10:30 - Biblioteca de Mangualde - Organização: Cine Clube de Viseu;
Évora, dia 21 de Abril às 16h - Sala de Docentes da Universidade de Évora (organizada pela Profª Maria Antónia Lima) e sessão de autógrafos às 21:30 no Auditório Soror Mariana (organização FIKE).
É a loucura meus caros amigos! :D
Uma excelente Banda Desenhada de um nível sem igual em território Luso. O universo criado juntamente com o aspecto visual dão-nos acesso a um mundo sem igual. Excelente trabalho a todos os envolvidos e esperamos que venha mais.
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarConfesso que só agora li este livro e que apenas o li por causa da divulgação e elogios feitos neste blog.
É realmente a BD que ninguém esperava que surgisse em Portugal, muito bom. Não vale a pena alongar-me em comentários porque quase tudo já foi dito.
Apenas um aparte para os excertos em língua estrangeira (não digo qual para não haverem spoilers :D) que, por força dos meus estudos, felizmente percebo. Esses excertos fornecem umas "private jokes" dos autores e mostram que o humor não está só em divertir os leitores mas também nos autores divertirem-se à custas dos leitores.
Tenho de deitar as mãos ao 2º volume rapidamente.
PS: Vi a versão inglesa do livro disponível para pré-encomenda por 9€!!! Quanto à versão portuguesa, nunca a vi por menos de 15€. Percebo que o preço seja inflacionado por causa da qualidade da impressão a cores, mas a diferença para as edição no estrangeiro é bastante incompreensível.
CF
ResponderEliminarIsso é o preço com desconta da Amazon. E nunca te esqueças de uma coisa... garantidamente que a tiragem deve ter sido superior à portuguesa, o que faz com que fique mais barato!
O preço de capa em inglês é 13 Dólares.
;)
Por acaso foi no Book Depository, e até é sem portes. Mas realmente não pensei no tamanho da tiragem. Boas leituras.
ResponderEliminarCF
ResponderEliminarLá está... o preço de capa não é 9 EUR mas sim 12 EUR!
:)