domingo, 28 de março de 2010

VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja


De 29 de Maio a 13 de Junho deste ano vai decorrer mais um festival, o sexto, de Banda Desenhada na capital alentejana de Beja. E pelo cartaz/programa afigura-se que será decididamente um festival bastante forte ao nível dos convidados! Isso vocês irão verificar mais em baixo ;)
Para já ficam alguns dos pontos fortes deste festival:

VI FESTIVAL INTERNACIONAL
DE BANDA DESENHADA DE BEJA

De 29 de Maio a 13 de Junho

Entre os dias 29 de Maio e 13 de Junho o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja volta a fazer da cidade a capital da banda desenhada no nosso país, juntando autores consagrados e talentos emergentes.
Para além das exposições haverá ainda lugar para a apresentação de projectos, conferências, espectáculos, lançamento de livros, sessões de autógrafos, sessões de cinema, workshops, etc.
Um Festival ecléctico, virado para todos os públicos, que mostra muitas das orientações que se fazem sentir no campo da banda desenhada contemporânea…


21 EXPOSIÇÕES
Esposições Individuais:



Dame Darcy
Artista norte- americano conhecido pelo seu trabalho como cartunista, tem como obra mais conhecida "Meatcake", publicada pela Fantagraphics desde 1993.






Fabio Civitelli
Italiano sobejamente conhecido pelo seu trabalho na obra Tex Willer
Adoro os cavalos desenhados por este autor, magníficos!








Hippolyte
Frank Meynet, que assina como Hippolyte, é um artista independente francês, que tem como obras mais conhecidas: "Dracula" e "Maître de Ballantraë"









Igor Hofbauer
Cartunista alternativo croata do qual não conheço muito. Fica o título da imagem à direita: "Prison Stories".







JCoelho
Artista português que faz parte do Lisbon Studio e está a trabalhar num comic norte-americano editado pela Image: Forgetless










João Fazenda
Artista de BD/ilustração português que tem a assinatura em obras como: "Loverboy", "Pedro e o Lobo" e "Tu és a Mulher da Minha Vida, Ela a Mulher dos Meus Sonhos".







João Vaz de Carvalho
Ilustrador português que teve participação no "World Press Cartoon"







Jorge Miguel
Jorge Miguel para além de inúmeras ilustrações nos livros escolares dos nossos filhos, desenhou/escreveu o conhecido livro de BD Camões: De Vós Não Conhecido Nem Sonhado








Miguel Rocha
Este português tem como álbum de BD mais conhecido "Salazar - Agora, na hora da sua Morte".











Niko Henrichon
Canadiano possuidor de uma arte enorme, e com a qual ganhou muitos prémios, tem um livro editado em português: Fábula de Bagdad








Regina Pessoa
História Trágica Com Final Feliz um filme super premiado desta autora portuguesa, que também tem um livro com o mesmo título. É mais conhecida na área da animação, mas é também uma excelente ilustradora/pintora.








Rufus Dayglo
Quem não conhece Tank Girl, essa série BD de culto?????









Exposições colectivas:



Aldeia das Amoreiras
Projecto no mínimo original, e também muito ambicioso, que foi fazer uma BD nos muros das casas desta aldeia, em vez de o fazer no papel!








Avenida Marginal
Concurso de BD promovido pelo jornal açoriano Avenida Marginal. Teve o patrocínio da Bedeteca de Beja!









Fábio Moon & Gabriel Bá
Estes dois brasileiros são bem conhecidos internacionalmente, com vários prémios Eisner no bolso, e esta é uma das exposições que aguardo com mais curiosidade. Bá é um dos autores de Umbrella Academy!








Greetings from Cartoonia
Colectivo de autores europeus, embora metade sejam eslovenos, em que lhes foi pedido para criar sobre três temas essenciais para os seus países. Este foi o resultado!






Kingpin Books
Esta editora tem poucos livros em carteira, mas a qualidade destes é bastante boa. Tenho a certeza que tem material para uma excelente exposição: "A Fórmula da Felicidade" e "Mucha" foram os últimos saídos da editora de Mário de Freitas.







NCreatures
Criadores de eventos culturais com base na cultura japonesa, com um estúdio de Manga e Anime.








The Lisbon Studio
Estúdo de criação artística que conta com membros como Rui Lacas (Asteroid Fighters), João Tércio (Marvel) e Ricardo Cabral (Israel).









Toupeira
Este atelier de Banda Desenhada, constituído essencialmente por jovens autores de Banda Desenhada de Beja joga em casa! A sua principal publicação é o "Venham +5".







Zona
É um projecto fascinante de BD, em que autores que provavelmente nunca veriam uma BD sua editada, têm neste livro uma oportunidade de edição em papel. Este terceiro Zona tem a particularidade de ter a minha participação!
:D




Neste festival temos 14 países representados:
Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido e Roménia. Isto dá para mais de 70 autores em exposição e 15 dias de programação paralela

Os principais núcleos do festival vão ser:
Casa da Cultura (o núcleo principal), Galeria do Desassossego, Galeria dos Escudeiros, Instituto Politécnico de Beja, Museu Jorge Vieira - Casa das Artes e Museu Regional de Beja.
Em relação à programação paralela, esta vai ficar na Bedeteca de Beja (Casa da Cultura), Galeria do Desassossego e Pax Julia – Teatro Municipal.
Irão estar 56 editores representados na feira do livro!

Guardei para último este autor que estará presente no certame:




Hermann
Tinha 10 anos e já lia "Bernard Prince", tenho 45 anos e leio "Vassya".
É o autor de uma das minhas séries favoritas de todos os tempos: Comanche
(Infelizmente incompleta em Portugal...)




Depois disto só tenho a dizer que neste momento o Festival de Beja é um verdadeiro pólo da Banda Desenhada em Portugal. Falarei sobre isto mais tarde noutro post.
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário