quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Israel: Sketchbook


Israel…
Terra envolta em mistério para a maior parte dos portugueses, apenas conhecida pelo português comum pelas notícias “bombásticas” que passam pelos nossos órgãos de comunicação social.
Ricardo Cabral com este diário de viagem ilustrado, mostra aquilo que não vemos, não sentimos e não cheiramos. Mostra um Israel real, a vida do um povo no seu dia-a-dia e o seu quente quotidiano.
Este autor teve a sua primeira edição com o livro Evereste, este focado nos Himalaias e homenageando o alpinista João Garcia, em 2007. Ricardo Cabral começou o seu percurso em direcção às artes frequentando a Escola António Arroio, licenciando-se mais tarde em pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Neste momento trabalha como ilustrador “freelancer”.
Este livro é um olhar muito pessoal sobre o país e o quotidiano do povo israelita. O autor visitou Israel durante o Verão de 2007, voltando lá mais duas vezes depois desta, para concluir o projecto.
É um livro muito bonito e do qual não há muitas palavras para dizer. As ilustrações estão muito boas retratando a alma dos locais representados, negligenciando propositadamente o rigor real da fotografia.
À qualidade deste artista pede-se mais Banda Desenhada! Não sei se está nalgum projecto de BD, mas gostaria de algo mais de Ricardo Cabral neste registo.
Ficam cinco ilustrações pertencentes a este “sketchbook” para vocês apreciarem a arte presente em ”Israel”.






E pronto, neste livro as ilustrações são raínhas, ocupando quase tudo, não valendo a pena dizer muito mais :)

Em relação aos sketch/autógrafos feitos no Amadora BD por este autor, estes ficam um pouco aquém das expectativas dos proprietários dos livros... atenção Ricardo, penso que não é por mal, mas provavelmente os possuidores do livro Israel deviam ter outras expectativas em relação aos sketchs feitos...

Hardcover
Criado por: Ricardo Cabral
Editado em 2009 pela ASA
Nota : 8 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário