segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bang Bang Ultimate Vol.1


Depois destas mini-férias do Leituras de BD, volto com o meu último livro de autores portugueses que foram promovidos ou lançados durante o Amadora BD. Assim temos Bang Bang Ultimate Vol.1 de Hugo Teixeira, que compila em formato Manga (Tankobon) os dois primeiros volumes Bang Bang já editados (em formato norte-americano - TPB), mais a respectiva continuação equivalente a um terceiro volume.
Já tinham sido referidos aqui no blog os dois primeiros volumes desta série, Bang Bang, edição pela Pedranocharco. Na altura queixei-me de falta de cuidado em muitas pranchas, agora irei queixar-me não do autor mas da edição (mas já lá vamos...).
Nota-se que houve um esforço de Hugo Teixeira para que a qualidade global do desenho subisse de nível, o que foi conseguido, e de certeza que para os próximos volumes teremos um Bang Bang ainda melhor se este aumento de qualidade continuar .
Em relação à estória, esta continua ainda muito no princípio embora tenha tido alguns desenvolvimentos interessantes. Gostei da descrição gráfica da cidade ("Poison City") onde Kitsune e Tora tentam escapar do planeta através de conhecimentos no submundo desta cidade que Tora possuía. Gostei também dos policias :)bey! (Eheheh)
Falando da edição... foi a desgraça! O interface dos programas entre a gráfica e a edição não funcionou ficando a qualidade gráfica imediatamente comprometida. A razão apontada pelo editor para não ter visto as provas, falta de tempo e o livro tinha de sair no Amadora BD, para mim não são muito válidas. Um produto difícil de vender em Portugal, como é a BD, tem apresentar qualidade gráfica no mínimo! Depois do autor fazer um esforço para subir o nível da arte não se compreende a descida de qualidade da impressão, e sobretudo apresentá-la ao público assim. Foi tão à pressa que nem o nome do Hugo Teixeira consta da capa! Acharia preferível que o livro saísse depois do Amadora BD com uma edição em condições, do que durante o evento com todas aquelas falhas.
Durante a apresentação do livro, H. Teixeira fez saber que sairão mais dois livros similares a este no formato e quantidade de páginas, espero eu que com muito melhor qualidade de edição (e já agora o nome do autor na capa).
A nota reflecte e penaliza a edição da Pedranocharco, não o autor.
Para terminar... gostei muito da capa, e fico à espera do próximo.
Como o Hugo decidiu mostrar duas versões da mesma página no seu primeiro comentário, eu coloco aqui para verem a diferença.

Página 116 (como ficou no livro)



Página 116 (como devia ter ficado no livro)


Boas leituras!

Tankōbon (単行本)
Criado por: Hugo Teixeira
Editado em 2009 por Pedranocharco
Nota: 6 em 10

7 comentários:

  1. Olá Nuno, bem...

    Estou até hoje sem saber o que realmente aconteceu, sabes que estive quase a pontos de não ter dado a cara por esta edição. Não foi para isto que trabalhei pela noite dentro.

    Quem tem os outros livros poderá verificar a qualidade das tramas, durante todo este tempo estudei exaustivamente o uso das mesmas, invisto muito tempo nisto e faço para que tudo saia bem. (há uns tempos tive o contacto de uma pequena editora brasileira para ser o "reticulista" de serviço)

    O editor paginou gerou o PDF em bitmap ficou tudo aos quadrados (penso que foi isto o que aconteceu)... enfim não há desculpas aqui!

    Se quiseres ver e comparar:
    Penso que foi isto que o editor fez aqui
    e esta é a minha versão como podes ver mesmo em 72dpi pequeníssima a imagem não acontece esse moiré manhoso. Já para não falar nas vinhetas que desapareceram sem que o editor reparasse nisso.

    Não sei bem o que dizer, esforcei-me, penso que toda a gente notou o meu progresso.

    Aparte da fraca qualidade de impressão tenho tido um feedback muito bom, como nunca tive e toda a gente pergunta: "quando é que sai o próximo". É isto que me motiva a continuar. E o próximo não será assim.

    Obrigado mais uma vez ;)

    ResponderEliminar
  2. Hugo
    Espero que tenhas percebido que o negativo não é o teu trabalho, que teve bons progressos, mas sim a edição da qual não tens culpa... aliás, se tivesse acontecido comigo acho que ficava à beira de um ataque de nervos!
    Vou sublinhar no texto do blog, para que não existam dúvidas que a parte negativa é a edição e não o teu trabalho.
    Se não te importares vou ponho também as duas pranchas que indicas no teu comentário.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Sim eu entendi perfeitamente gostei bastante da crítica como sempre.

    Quase não dormi na noite que vi a edição :S

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu também vi! Embora o editor não goste de tipos (leia-se papalvos)que se passeiam com a família, peguem nos livros e perguntem o preço, neste caso abri uma excepção (Até comprei! Vejam lá!)porque admiro o trabalho do Hugo Teixeira. Nem queria acreditar no que vi. Pus-me na pele do Hugo e ia-me dando um ataque de nervos...não admira que ele não tenha dormido.
    De resto concordo contigo e dou os meus parabéns ao Hugo Teixeira, pois o trabalho dele (embora manchado) melhorou.
    Desejo-lhe melhor sorte nas próximas edições.

    ResponderEliminar
  5. Excelente post. E é pena matar-se dessa forma uma obra.

    ResponderEliminar
  6. É triste este tipo de situações...

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]