terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Camões: De Vós Não Conhecido Nem Sonhado?


“Foi o nosso poeta de meã estatura, grosso e cheio de rosto e algum tanto carregado da fonte. Tinha o nariz comprido, levantado no meio e grosso na ponta. Afeava-o notavelmente a falha do olho direito. Sendo mancebo, tinha o cabelo tão louro que tirava a açafroado. Ainda que não era gracioso na aparência, era na conversação muito fácil, alegre, e dizedor, como se vê em seus motes e esparsas, posto que, já sobre a idade, deu algum tanto em melancólico.”

Manuel Severim de Faria
Vários Discursos Políticos

Assim começa este livro editado pela Plátano da autoria de Jorge Miguel!
Camões tem sido alvo de diversas adaptações para Banda Desenhada, sendo esta a que eu mais gostei! A Banda Desenhada dita histórica tem muitos livros editados sobre episódios da nossa História, mas consegue ser muito maçuda para um leitor que está á espera de ver sequências de imagem com bastante acção e dialogo. Não estou a dizer que tecnicamente não haja excelentes livros, mas o público leitor/comprador não tem complacência pela BD tecnicamente boa sobre factos, ou não, da nossa história, mas apresentados sob a forma de uma grande "seca", normalmente comprados por quem nunca compra BD, mas achou que ia ser uma boa prenda de Natal para uma criança que não conhece bem... É necessário mais qualquer coisa para o público comprar BD histórica, e eu penso que este livro caminha para aí! Existem algumas falhas (no meu ponto de vista) que não o desenho ou o texto. Estou a falar das cartas de Camões para os seus amigos, e vice-versa, que quebram bastante a fluidez da acção. Estas cartas poderiam ser apresentadas como extras ou apêndices no fim do livro, até o tornariam mais interessante, pois, inclusivamente se poderiam inserir mais algumas cartas.
Jorge Miguel, que já colaborou nalgumas publicações, sendo mais conhecido pelas suas ilustrações e aguarelas, e com Camões fez o seu primeiro grande trabalho em Banda Desenhada.
Penso que Jorge Miguel omite algumas partes da vida do poeta propositadamente para dar mais leveza à estória, focando-se na sua vida em Lisboa (bairros típicos e o Paço), e aqui como toda a gente sabe, Camões cria tantos inimigos como amantes. A partir daqui a acção voa para além-mar, primeiro norte de África, depois Índia, Molucas, Macau e a respectiva volta (com paragens, claro) para Portugal. Jorge Miguel insere os mais lindos sonetos e estrofes durante a sequência de imagens de uma maneira bonita e sem atrapalhar as vinhetas. Muito conseguido neste aspecto.
No desenho faz lembrar um autor de que eu não me lembro o nome, no seu estilo caricatural, mas ao mesmo tempo sério. É um desenho que por vezes penso que podia ser um pouco mais pormenorizado, mas não compromete… Em relação à coloração e conhecendo outros trabalhos do autor, penso que poderia ter feito melhor.
Para finalizar, gostava de dizer que gostei desta abordagem ao nosso poeta, e se estivéssemos num país em que a BD fosse tratada de maneira diferente, Jorge Miguel conseguiria fazer um trabalho de se lhe tirar o chapéu se contasse a história de Camões em três volumes. Penso que este seria o tamanho ideal da obra! Torna-se difícil meter a vida de uma pessoa como Camões em 64 páginas! Mas mesmo assim Jorge Miguel está de parabéns!

Hardcover
Criado por: Jorge Miguel
Editado em 2008 por Plátano Editora
Comprado na Bulhosa
Nota média da série : 8 em 10

8 comentários:

  1. Até pode ser boa...mas não consigo ir para bd tuga...-_-"

    ResponderEliminar
  2. Muita da BD portuguesa é sobre acontecimentos ou personagens históricos, não digo que haja mal algum nisso mas sempre achei que poderiam essas histórias não ser tão de "seca", como bem dizes...
    Mas de todo esse género de BD, os que ainda gostei de ler foram as adaptações da vida do Camões, para mim o grande poeta português. :D
    Por isso é com agrado que fico a saber desta nova obra e entra para a minha lista de livros a adquirir este ano. ;)
    Pelas pranchas que mostras a arte até parece bem boa, quanto ao resto direi quando comprar e ler. :)

    ResponderEliminar
  3. Comprei-o, mas ainda não o li. Vi algumas influências de Ted Benoit (ou apenas da "ligne claire") e alguns personagens fizeram-me lembrar, vagamente, o traço de Louis-Michel Carpentier (nas rechonchudas damas).

    Concordo contigo quanto à BD Histórica feita por Portugueses. Acho que lhes falta imaginação (ou arte) para criar um enredo original que se desenrole num dado período histórico Português - ou mesmo ao longo de em toda a sua história - e que retrate acontecimentos reais e contextos factuais. Em grande parte limitam-se a ilustrar factos históricos, muitas vezes pontuais, isto é, sem causa e efeito, sem trama que permita perceber o continuum ou o contexto pan-histórico desejável. Isto torna-os demasiado maçudos, tanto nos textos (que despejam máximas, datas, nomes e acontecimentos), como nos desenhos (que ilustram apenas uma das cenas sucintamente relatadas). O que, provavelmente, era o que os autores exactamente não desejavam. Ver, como exemplo, “História de Portugal em Banda Desenhada” da ASA, que, embora louvável, é lamentavelmente exíguo e num estilo que não agrada, igualmente, a Gregos e a Troianos e deveria, menos pomposamente, se ter intitulado: “Acontecimentos mais marcantes da História de Portugal ilustrados”.

    Existem algumas excepções (poucas) que, mesmo assim, ficam um pouco aquém do óptimo, mas bem mais dentro do apreciável. Para mim, José Ruy é o melhor exemplo: "As Aventuras de Porto Bomvento" foi do melhor que até hoje li, mas falta-lhe alguma fluidez na sequência artística. É um estilo ao qual não posso negar qualidade, mas um pouco datado (é apenas a minha opinião). No entanto releio com muito gosto, e mais viessem.

    ResponderEliminar
  4. Mas n tem nd a ver por ser baseado em factos historicos...apenas n acho interessante a bd tuga... no entanto gostei do Murmurios das Profundezas, é diferente.

    ResponderEliminar
  5. Crucios que BDs portuguesas já leste para teres essa opinião? Pergunto por curiosidade apenas.

    Quanto ao "Camões" como toda a BD tnehod e a ir comprando às pinguinhas,ontem arranjei finalmente a "Moda Foca" e com o tempo este "Camões" virá parar à minha prateleira garantidamente :)

    ResponderEliminar
  6. Aos autores de BD portugueses falta a "tarimba" que só um trabalho continuado pode dar. Apesar das "falhas" que apontas no teu texto, este álbum é um bom exemplo de como poderiamos ter BD histórica ao nível do que se faz nos países francófonos caso houvesse público para manter autores profissionais de BD.
    Enquanto isso não acontecer (irá acontecer algum dia?), há-de faltar sempre qualquer coisa para que um álbum de BD nacional atinja o nível de excelência.
    Também fiz um texto sobre este álbum no meu blog mas falhei ao não referir algo que mencionas aqui: as cartas, que estariam muito melhor como apêndices à histórias.
    De resto, este "Camões..." é do melhor já publicado em Portugal, gostei muito de lê-lo.

    ResponderEliminar
  7. OCP
    Bem... este pelo menos não se pode considerar seca... é BD com defeitos e virtudes, mas já não retratos dispersos de uma época!

    Refem
    Tens razão em tudo, até na "linha clara"!
    ehehehh

    Crucios
    Essa do não gosto de BD tuga é injusta! OK gostaste dos Murmúrios... mas gostaste por causa da arte ou pelos autores, por serem pessoas com que tu lidas quase todos os dias no Forum da Central Comics? É que os Murmúrios não deixam de ser BD Tuga!

    looT
    Podes adquirir sem receio, acho eu. É uma das duas ou três boas edições de autores portugueses do ano passado.

    Mortimer
    Acho que tocas num ponto fulcral, essa "tarimba" que só se ganha com muito trabalho, e que em Portugal é quase impossivel de alcançar.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]