quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sade: A Águia, Mademoiselle...


Uma edição de 1991 da Bertrandt, escrita por Jean Dufaux (Murena, Niklos Koda, Rapaces, Djinn, etc.) e com arte de Griffo (Vlad). A obra baseia-se nos escritos de Sade, a maior parte deles escritos nos 32 anos que passou na prisão, e é aqui na prisão que decorre praticamente toda a trama e seu cenário. Já agora, e como curiosidade, "L’Aigle, Mademoiselle…" foi uma carta escrita na prisão para a sua mulher, cuja adaptação do texto está neste livro de BD.
Dufaux, como argumentista exímio do mundo da 7ªarte, joga com as ligações entre ficção e realidade, mas neste livro achei a narrativa algo confusa... tudo gira à volta de uma companhia de teatro completamente louca e que vai representar obras de Sade. O cenário é a prisão onde Sade passou grande parte da sua vida, e como única ligação do mundo da ilusão à realidade, temos um telefone. Esta era a única maneira de contactar com o director! O que acontece é que dentro do teatro ficção, temos um outro teatro real, que também o não é... como disse atrás, é um pouco confuso!
A arte de Griffo foi o que me levou a adquirir este livro. É excelente no detalhe dos cenários, onde tem algumas vinhetas verdadeiramente assombrosas. Tem um belo jogo de cumplicidade com o escritor, infelizmente acho que Dufaux não teve à altura de Griffo nesta obra.
Outra curiosidade desta obra (que os autores não pretendem que seja entendido como um estudo psicológico ao Marquês de Sade), é a imposição de Depardieu para encarnar Sade!
E o livro termina com uma citação de A.P. de Mandiargues:
"É um homem, sim, que dá festas. Como poderemos não nos deleitar com ele, se nos convida para o seu teatro?"

"Pessoas de bem, sobretudo, deixem a moral no vestiário!..."

Boas leituras (e tenham variedade na vossa colecção de BD...)
:)

Hardcover
Criado por: Jean Dufaux e Griffo
Editado em 1991 por Bertrandt
Comprado na Serpis
Nota: 7 em 10

7 comentários:

  1. Ao ler esta tua critica, veio-me à memoria umas revistas dos anos 70 sobre as aventuras do marquês de Sade... Heh! Heh! Heh!

    Claro que esta obra pelas paginas que apresentas tem uma arte excepcional, a nível de argumento vou pelas tuas palavras, já que não conhecia este livro antes de o mencionares aqui. :D

    Eu, se tivesse visto este álbum na papelaria do costume, acho que o tinha comprado só pela capa. ;)

    ResponderEliminar
  2. Estou com o OCP, só pela capa já vale a pena!

    ResponderEliminar
  3. Em 91, pensei eu que a Bertrand tinha voltado à carga na BD, infelizmente foi sol de pouca dura, com poucos títulos e pobrezinhos. Este foi uma das poucas excepções, mas concordo contigo pois também acho que a adaptação do Dufaux não é lá muito boa. (a capa do livro que aqui representas é que eu não me lembrava de assim ser! Já não lhe toco há muito tempo.)

    ResponderEliminar
  4. OCP e Radjack
    Achei a arte deste livro fantástica! Só por isso o comprei.
    Digamos que a capa também é bastante apelativa...

    Refem
    Pois, mas a Bertrandt desistiu mesmo de editar BD... infelizmente. Agora dá um ar que (exceptuando a Vitamina BD/BD Mania) que as nossas editoras só fazem reposição... ASA/Público fizeram três colecções o ano passado de reposição, embora tenha de dizer que as duas últimas são de valor, embora casos diferentes. A outra coleção, acho que foi desnecessária, apenas comprei um livro: Estrela do Deserto.
    Quanto à Gradiva, foram duas reposições também: Eternus 9 e Escala em Orongo, ambas de autores portugueses!
    Espero que façam bem mais este ano.

    ResponderEliminar
  5. Lá vai mais um... vou entrar em depressão...

    ResponderEliminar
  6. Por acaso queria ler umas coisas sobre o Marquês de Sade.

    Deve ter actividades pouco alucinadas o livro deve :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. *** 1991 *** essa data histórica, linda e capicua, ele o Nuno Jr, que em Abril será maior de idade, e isto para dizer o quê? É uma edição de uma boa casta, só pode, e até fala em águias.

    Abraço e bjs ao ppl

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]