quinta-feira, 15 de julho de 2021

Porque me Apetece: O Cigarro do Lucky Luke
(Ou a Abertura da Caixa de Pandora)

 

Lucky Luke por Marini (2021)

Tempos atrás, talvez há uns 5 anos, eu elegi este evento como o mais infame da "cultura ocidental":

- Ano de 1983... Lucky Luke perde o cigarro e passa a chupar na palhinha.

O infame disto é que não foi porque Morris o escolhesse, foi por pressão social e comercial. Morris sempre respondeu aos críticos que, e cito com tradução, "o cigarro faz parte do perfil do personagem, assim como o cachimbo de Popeye ou Maigret".

Aparentemente a pressão comercial para a entrada da série nos EUA (os campeões da democracia) obrigou mesmo à retirada do cigarro, e meus amigos... os cowboys do old wild west fumavam como comboios a vapor, e mascavam como velhas sem dentes! Portanto retirar o cigarro é subverter completamente a personagem, que fumou durante 36 anos.

Eu também fumei durante 36 anos, mas não comecei a fumar porque o Lucky Luke fumava, nem deixei de fumar porque o dito cowboy o fez. Estes são os absurdos do politicamente correcto.



Morris desenhando Lucky Luke

E em 1983 a caixa de Pandora foi aberta.

Visitando eventos passados de censura na cultura pop, verificamos que existem alguns, sobretudo relacionados com expressões usadas em animação nos Looney Tunes nos anos 40 até aos 60. E é também com os Looney Tunes em 1968 que se dá a escolha dos Censored Eleven, 11 filmes que neste ano foram proibidos de dar na televisão, mas podiam ser exibidos em salas de cinema. Foram banidos devido a estereótipos étnicos. 

Eram filmes feitos entre 1931 e 1944, e para quem conhece a minha opinião o racismo não se cura ou esbate com repressão, combate-se com educação. Os filmes foram feitos à luz da época, são História e deve ser conhecida por todos os que o desejem. Faz lembrar Tintin no Congo... a História não deve ser apagada. E nos EUA ainda tivemos o Comics Code de 1954... podem consultar tanto os Censored Eleven como este "Code" clicando nos links atrás.

Tudo isto foi grave, mas foi feito num período conturbado da História Social do EUA, portanto, para mim é fruta da época.

O cigarro do Luke foi-lhe retirado numa altura de extrema liberdade! Daí a infâmia!
Os anos 80 e 90 considero-os como os anos mais livres de sempre, e foi precisamente nessa altura que aconteceu. Por isso considero o Lucky Luke chupar na palhinha infame, e a abertura de terreno para a ditadura do politicamente correcto na cultura pop se implantar na Europa. 

A partir daqui aconteceu tudo. Subversões na cor, no género, censura sobre a abordagens de temas, liquidação de personagens, filmes proibidos ou retirados (E tudo o Vento levou...), enfim, em 57 anos de vida considero que neste momento vivo num mundo chato e sem piada. Um mundo sem Pepe Le Pew ou Elmer Fudd sem carabina... só pode ser chato mesmo, néh?

Tudo tem de ser cinzento para não ofender ninguém.

O culpado foi o cigarro do Lucky Luke ..........

1983 o ano.



Este pequeno filme do Enrico Marini desenhando Lucky Luke foi obtido através do Twitter do autor.
Podem ver a publicação oficial do artista clicando em Twitter Enrico Marini (@Marini_Comics)

Lucky Luke por Luís Louro (2021)
Esta imagem foi feita para o blog Vinheta 2020

Educação. É o que é preciso para acabar com racismo, homofobia, e outros ismos e bias. As leis repressivas sobre o assunto têm efeito adverso e contrário, just saying...

Fiquei contente porque descobri que dois artistas de que gosto fizeram o Lucky retroceder algumas décadas e pôr o cigarro de onde nunca devia ter saído.


Boas leituras

(Preferencialmente sem censura gráfica ou social)





2 comentários:

  1. Texto irretocável!! Perfeito!Disse tudo e disse certo!! O Politicamente Correto mata mais que o fumo!Mata o Humor ,o senso crítico, a Liberdade ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flavio (sim, sei que és tu :D ), essa sarna social mata a Humanidade... nós não somos todos iguais nem nunca seremos. Quando muito seremos formatados a pensar que somos, e é aí que entra a ditadura do politicamente correcto.... foi a primeira grande facada com êxito na cultura pop europeia.

      Eliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]