sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Iniciativa BD em Portugal: Grande Júri dos Prémios Profissionais de Banda Desenhada (PPBD)


O grande júri ficou completo esta semana!
Como podem verificar é bastante eclético, contendo desenhadores, autores, investigadores, jornalistas e divulgadores.

Apresento os 25 nomes:

Grande Júri

André Lima Araújo (artista de BD)
Artur Correia (artista de BD)
Carlos Pedro (artista de BD)
Carlos Pessoa (jornalista)
David Soares (escritor e argumentista de BD)
Eurico de Barros (jornalista)
Fernando Dordio (argumentista de BD)
Filipe Melo (músico e argumentista)
João Miguel Lameiras (crítico e livreiro)
João Miguel Tavares (jornalista)
João Paiva Boleo (investigdor)
João Paulo Cotrim (investigador e argumentista)
João Ramalho Santos (crítico)
Jorge Coelho (artista de BD)
Júlio Moreira (responsável de galeria)
Manuel Espírito Santo (divulgador)
Nuno Neves (divulgador)
Nuno Saraiva (ilustrador e artista de BD)
Osvaldo Medina (ilustrador e artista de BD)
Paulo Monteiro (argumentista e director do festival de Beja)
Pedro Brito (ilustrador e artista de BD)
Pedro Cleto (jornalista e crítico)
Pedro Veiga Grilo (divulgador)
Santos Costa (autor de BD)
Sara Figueiredo Costa (crítico)

Tenho a certeza que este júri fará um bom trabalho nas diversas categorias a premiar!

Boas leituras

61 comentários:

  1. Votos de felicidades, Grande Júri! :)
    João Miguel Figueiredo Silva

    ResponderEliminar
  2. Interessante o mix, isso vai ajudar na escolha dos mlhores da bd de forma justa!

    ResponderEliminar
  3. João Figueiredo
    Obrigado! É um bom lote de jurados! Tenho a certeza que vão fazer um bom trabalho!
    :)

    Guy Santos
    Tentamos englobar no júri todas as tendência e sensibilidades respeitantes à BD portuguesa!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Tem um ou outro nome que só por anedota alguém se lembraria deles... E não me perguntem "qual, por exemplo", porque eu respondo mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Qual, por exemplo?

    ResponderEliminar
  6. Alberto Sousa
    Estive a olhar para a lista e não vejo lá nenhuma anedota. Se quiser desenvolver a ideia esteja à vontade!
    :|

    ResponderEliminar
  7. Bem, verifico que pelo tom com que se me dirigem a minha opinião nunca será devidamente aceite ou tolerada. Por isso é melhor não dizer. Mas há pelo menos um nome que de certeza que entrou na lista devido unicamente a alguma granda cunha.

    ResponderEliminar
  8. Em Fá Sustenido, então: "Qual, por exemplo?" :)

    ResponderEliminar
  9. Além de que faltam nomes imprescindíveis. geraldes Lino, por exemplo

    ResponderEliminar
  10. Ha, já estou a ver que agora o que quer que eu diga terá de ser antes aprovado para que o publiquem. Isto apesar de antes me terem dito para estar à vontade para desenvolver a minha ideia.
    Chama-se a isto liberdade de expressão.

    ResponderEliminar
  11. Vamos entrar na choraminguice e na provocação?

    ResponderEliminar
  12. Alberto Sousa
    O meu tom e o do Mário Freitas foi aquele que saiu do teclado. Nós estamos a escrever e não a falar e eu sei que isso por vezes provoca frases mal entendidas por não terem tom.
    O senhor é que disse E não me perguntem "qual, por exemplo", porque eu respondo mesmo., e nó perguntamos, porque entre os 5 membros da organização não conseguimos ver ali nenhuma anedota. Apenas falta a sua resposta.
    A sua opinião é só isso! A sua opinião! Mas pode registar essa sua opinião aqui. Ninguém lhe vai bater com certeza.

    Não falta só o nome do Geraldes Lino. Faltam muitos mais nomes, felizmente! Se tivesse lido outros posts sobre o assunto veria com certeza que o Grande Juri muda total ou parcialmente todos os anos, e para o ano nós também precisamos de um Grande Júri. Portanto ainda bem que existem muitos mais nomes sonantes na "tribo da BD" portuguesa!

    Agora um assunto pelo qual eu tenho algum carinho... não admito sequer que diga que um comentário seu seja hipoteticamente censurado. Nunca o fiz nem hei-de fazer e já houve aqui grandes discussões e até já me insultaram aqui. As regras de comentários estão descritas lá em cima no botão que diz "Regras de Comentários", e o seu comentário desde que cumpra os requesitos expostos nunca será apagado. Ou seja, se não insultar ninguém e se o seu comentário estiver assinado nunca é apagado.
    Nunca actvei a moderação automática de comentários nestes 5 anos e meio de Leituras de BD e não era por causa de si que eu o ia fazer... para além disso ainda não me deu razão nenhuma sequer para apagar um comentário seu.
    -_-

    ResponderEliminar
  13. Pedro e Andreia
    Gostei do seu "Fá Sustenido" para entoação...
    :)

    Mário Marques
    Queria ver se não! Acho que aqui são todos adultos e os comentários servem para os leitores exporem as suas opiniões. Mesmo que não sejam as minhas.
    Da minha parte não vai haver provocação nem choraminguice.
    Apenas resposta a comentários.
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Acho uma boa selecção para o júri. Não conheço todas as pessoas mas agrada-me o facto de serem 25, o que à partida dá cobertura a várias "tendências" e implica diferentes olhares sobre o que é publicado. Em relação à questão do "nome anedota", mais do qual o nome, gostava de saber o porquê da opinião. Todas estas pessoas estão, de uma forma ou outra, ligadas à BD. Obviamente há algumas com maior conhecimento técnico que outras, é por aí?
    Uma sugestão, já que "O Manecas" não colheu apoiantes, que tal "Prémio Vinheta" ou em versão simplificada "O Vinhetas" :-))?
    PPBD é quase PNBD ou PCTP-MRPP...
    E já há alguma iniciativa associada que possa começar a ser desvendada?

    ResponderEliminar
  15. Luís
    O "Vinhetas"!? LOL
    :D
    Em relação ao juri posso garantir que houve cunhas.









    25 cunhas para ser mais preciso!
    Todas as pessoas foram convidadas pessoalmente. Isto chama-se cunha!
    :D

    ResponderEliminar
  16. Nuno,
    Mete-me uma "cunha" para eu fazer parte do júri, podes?:)
    Enfim, é cada uma que uma pessoa tem de ler:)
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Estive um mês a pensar nisto. é um termo técnico...
    Ok,já sei: A Prancha de Ouro! Ou "O Pranchas" :-))

    bem...vou talvez pensar mais uns 15 dias mas...I'll be back.

    ResponderEliminar
  18. He quedado impresionado por la cantidad de personas que participan como jurado. Bien por ello.

    ResponderEliminar
  19. Já fiz duas tentativas de entrar nesta conversa, mas estou a receber, sistematicamente, uma negativa.
    Não te estou a culpar, Nuno Amado.
    Se este comentário - 3ª tentativa -ficar afixado, voltarei a tentar.
    GL

    ResponderEliminar
  20. Desta vez ficou.
    Então vou tentar reescrever o que já tinha dito antes.

    Alberto Sousa

    Não sei se me conhece pessoalmente, pela minha parte não me recordo de si, mas agradeço-lhe a sua preocupação devida ao facto de eu não ter sido seleccionado para o Grande Júri.

    Por ter mencionado o meu nome, deduzo que terá conhecimento de algumas das minhas actividades públicas na BD, que já vêm de longe, pelo menos desde 1976, ano em que passei a ser sócio fundador do Clube Português de Banda Desenhada, e de ter sido um dos animadores do Festival de Banda Desenhada de Lisboa, o primeiro que se realizou em Portugal, em Março de 1982, que teve como figuras de cartaz Moebius e Jean Claude Forêst.

    Mas aceito sem azedume a minha não inclusão no grupo das 25 individualidades que compõem o Grande Júri.

    Desejo-lhes felicidades nesta inédita iniciativa.

    Saudações bedéfilas.
    GL

    ResponderEliminar
  21. Pois bem, aqui vai: é uma anedota a inclusão de Manuel Espírito Santo (aka Bacchus). Apareceu por aqui à menos dum ano e já lhe reconhecem grande currículo.

    ResponderEliminar
  22. Claro que tenho conhecimento das actividades (as suas sim respeitáveis) de Geraldes Lino. Até qualquer ilustre desconhecido que tenha chegado ao mundo da bd à menos dum ano há-de ter conhecimento disso.

    ResponderEliminar
  23. Luís
    Então volta daqui a 15 dias com mais uma ideia! LooL
    Tenho a certeza que a tua persistência há-de dar frutos!
    Sem ironias, se nós acharmos que alguém dá um nome diferente do actual até ao início da votação e que nós acharmos bom, com certeza iremos pensar bem no assunto!
    ;)

    Geraldes Lino
    Tu és uma pessoa importante no meio da BD portuguesa. Ponto.
    Não houve preteridos na escolha deste júri! Existem mais pessoas também elas com a sua importância que mereceriam fazer parte do júri e não estão neste primeiro. Mas nós não queremos que as individualidades se esgotem logo no primeiro ano! Isto é para continuar e para o final do próximo ano precisamos de mais 25 elementos e queremos que o júri seja equilibrado. Ninguém tem de se sentir preterido nem ferido por não estar neste júri. Fazer parte deste júri não significa ser melhor que aqueles que farão parte do júri de 2014. Provavelmente daqui por 2 anos já vamos ter problemas em arranjar um júri totalmente diferente, não há assim tantas pessoas com um mínimo de credibilidade no meio... infelizmente.
    Por isso não fiques chateado!
    ;)

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Alberto Sousa
    Como vê não foi censurado...
    Deu a sua opinião e pronto.
    Não me cabe defender se o M. E. Santo deveria ou não fazer parte do júri, foi escolha de um outro júri. Cada um de nós escolheu 5, foi assim que funcionou. Depois de cada um escolher falamos sobre os nomes no seu conjunto para ver se precisavamos de acertar algo, o que aconteceu.
    Mas posso dizer que o Manuel E. Santo não anda nisto há um ano como diz. Anda há muito mais tempo do que provavelmente o Alberto pensa, apenas porque foi a cabeça de uma organização no início do ano não quer dizer que só ande nisto da BD desde essa altura. O Manuel já vende livros de BD há muito tempo, convidou e deu contactos de artistas muitas vezes no passado para festivais como Beja e mesmo a Amadora. Se ele está mais visível de há um ano para cá? É capaz de ser verdade. Mas por estar "invisível" no passado não quer dizer que não estivesse presente.
    ;)

    Arion
    Quantos mais jurados que percebem do assunto melhor será a escolha do vencedor! Será com certeza justo.
    ;)

    ResponderEliminar
  26. Ora o grande corrículo: vendedor de livros!
    Ah, Se calhar não os vendia para ganhar dinheiro, mas apenas para divulgar a bd; apenas por amor à camisola!
    Mas há mais anedotas na lista.

    ResponderEliminar
  27. Alberto Sousa
    Nem me vou alongar mais sobre isto. É notório que não conhece o Manuel, nem o que ele faz/fez na BD.
    A organização achou que ele tem os conhecimentos suficientes para fazer parte deste júri e convidou-o. Assim como outros que se calhar estão na sua lista de "anedotas".
    Já agora, para chamar "anedotas" a outras pessoas convêm ter um curriculo superior, e decididamente por esse nome (Alberto Sousa) não conheço ninguém com alguma proactividade nesta arte, seja como autor, crítico, cronista, livreiro, editor, promotor de festivais ou eventos ou sequer divulgador.
    Portanto agradecia que parasse de chamar "anedotas" a pessoas que se calhar nem conhece pessoalmente.
    Qualquer comentário seu em que chame "anedotas" ou outro sinónimo pejorativo a alguém aqui será apagado.
    Como é óbvio, não conseguirá destabilizar ninguém da organização, ou do júri, com estas considerações pejorativas.
    :\

    ResponderEliminar
  28. ò Alberto Sousa,

    Desculpe lá mas meteu o dia para chatear o pessoal?
    E pelos vistos tem algo a esconder, com os seus "mistérios" de digo ,não digo...
    A anedota é você, por isso continue a comentar que de vez em quando faz bem rir um bocado.

    ResponderEliminar
  29. Nuno,

    É um bom júri!
    Claro que a ausência do Geraldes é logo notada mas compreende-se os motivos.
    Bom trabalho então!

    ResponderEliminar
  30. André Azevedo
    Não é só o Geraldes Lino! Podes também falar no Moura, Pepe, Machado, etc., etc., etc... O pessoal tem de ser espalhado para ter juris equilibrados durante bastante tempo. Não queremos um juri só de gente conhecida e importante, e no ano a seguir ninguém conhecer os elementos do juri. Não é isso que pretendemos. Pretendemos equilibrio ao longo dos anos e não queremos repetir muitas vezes as mesmas pessoas.
    ;)
    E não quero ouvir mais a palavra "anedota" neste post...
    :D

    ResponderEliminar
  31. Caro Alberto,
    O meu curriculum na BD não se limite a ter vendido ou vender livros no que concerne a BD...
    Não entendo o seu conceito humoristico, nem quero entender...
    Mas se quiser tomar um cafézinho comigo, não há stresses...
    Não lhe vou dar o meu curriculum no que fiz pela BD desde há muitos anos...
    Basta andar á procura do mesmo na web e engana-se se pensa que ando nisto há um ano.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  32. LOLOLOL

    Desculpa Nuno mas antes de comentar, tive de ler os comentários e ri-me aí umas 3 vezes :D Tens cá uma paciencia, vai lá vai :D:D:D
    Disseste tudo quando falaste em tentativa de destabilizar. Nem me vou aqui pôr a tentar defender o Bacchus ou o que vocês estão a tentar fazer porque o vosso historial fala por si.

    (E por quem criticou de forma tão deselegante, fala quem? ... )

    Mas à frente,
    Estou desejoso de ver o que vai sair daqui. Este juri tem duas coisas muito positivas (além das pessoas em si). É tudo gente bem entranhada na BD, e é um juri bastante numeroso. Sei que o vosso objectivo não é fazer concorrencia a ninguém, mas acho que num futuro próximo os "Prémios Profissionais de Banda Desenhada" podem bem tornar-se os mais conceituados da Bd Portuguesa.

    Boa Sorte

    ResponderEliminar
  33. Desculpe, Nuno Amado, mas está a perder a calma e a não ler correctamente o que eu escrevi. EU NUNCA CHAMEI ANEDOTA A NINGUÉM. o QUE ESCREVI FOI EXACTAMENTE: "Tem um ou outro nome que só por anedota alguém se lembraria deles" e "é uma anedota a inclusão de Manuel Espírito Santo (aka Bacchus)".
    Chamei anedota a alguem? Está claro que não.
    E a verdade é que conheço o sr. Manuel Espírito Santo, pois no MAB cheguei a trocar algumas palavras com ele e a estar presente junto dele durante conversas dele com outra gente. Até à uma fotografia em que apareço.
    Estou a ser desagradável? Claro, se não lhes agrada o eu ter uma opinião diferente de todos...
    E continuo a afirmar que é pouco para um currículo vender livros e ter feito um festival de bd que não passou de um encontro (ameno, admito) entre meia dúzia de "gatos pingados" (sem ofensa, até porque eu estou entre eles) que gostam de bd. Um encontro em que se pagava, e não pouco.
    Mas como dizia, conheci o sr. Manuel ES e o pouco que ouvi dele soou-me a excessivo pedantismo e convencimento. Tem muita cultura geral? Sei lá! Mas se lermos com atenção o que escreve (e não falo de comentários em blogs, que já se sabe que têm de ser apressados) vemos que é confuso e mal escrito do ponto de vista técnico. E têm montes de incorrecções.

    ResponderEliminar
  34. Luis Sanches
    O objectivo dos PPBD mais do que serem os "mais importantes" (não é o objectivo primeiro) e tentar que tenham um resultado mais prático para a BD portuguesa, com divulgação das obras nomeadas e premiadas, ou seja, que tenham um segundo fôlego de vendas.
    ;)

    Alberto Sousa
    Eu não estou a perder a calma, se você me conhecesse bem saberia como eu me comporto quando perco a calma.
    O problema da anedota, ou não anedota é a deselegância com que primou pelas intervenções. Que no seu primeiro comentário tivesse usado o termo até dou de borla, mas persistir com essa palavra está a meter-se deselegantemente ou com os convidados para o juri, ou para quem os convidou. Acho que isto é óbvio, e não vale a pena vir com jogos de palavras porque essa foi a sua intenção.
    Por vezes há aqui comentários mais agrestes en assuntos mais fracturantes e usam-se palavras mais no limite (até pior que anedota). Mas desde que não passem certos limites eu deixo passar.
    Este post não foi o caso. Ninguém entrou aqui "a matar" portanto não havia justificação para a continuada "anedotice".
    Como vê não foi censurado, nem irá ser, por causa das suas opiniões. Aqui todas as pessoas podem comentar e expor opiniões contrárias à minha, ou à de outros comentadores. A isto chama-se discussão! Ao contrário do que tentou passar aqui existe liberdade de expressão.
    Tenho todo o gosto que continue a comentar no Leituras de BD, neste ou noutros posts, mas como é lógico quando não há necessidade de ser tão agreste não o seja. E este não era o caso...
    :\

    ResponderEliminar
  35. Pronto, agora já temos um currículo respeitável do Sr. Manuel ES (Bacchus). Escrito por ele mesmo no Blog BD no Sótão (do qual fui saneado porque como a minha voz discordava fui classificado como vexador).
    Pois bem , a pessoa em causa
    1: leu Romeu e Julieta de Shakespeare deveria ter uns 8 anos no máximo,
    2- leu quase toda a bibliografia de Dostoievski, assim como Camus, Kafka, Pessoa, Lobo Antunes, Gogol, Gorki, Al Berto, Heiner Mueller, Guy Debord, Gilles Delleuze, Julio Cortazar, Musil, William Reich entre tantos outros
    3- e impressionou alguns autores nacionais e internacionais com os seus conhecimentos gerais em várias artes.
    Um currículo extraordinário. Mas eu, se tivesse algo que se parecesse não o diria a ninguém, para não me tomarem por convencido...

    ResponderEliminar
  36. Caro amigo Alberto,
    Já o convidei para um café, mas como é mais fácil para si estar á frente dum PC numa de bitaites.. Eu deixo-o mandar os bitaites que quiser...
    Chame-me pedante ou o que lhe apetecer, pois não me aquece ou arrefece..
    Detrás dum monitor dizemos tudo e na boinha..
    Olhe eu não me lembro de si no Mab (talvez por provavelmente andar preocupado com outras coisas).
    Quanto ao meu CV, leia o que você quiser, deturpe o que sua Exa quiser...
    Quanto ao blogue BD no Sotão, não sei o que aconteceu... (Dou-me bem com o administrador do mesmo que conheço há quase 20 anos, assim como com quase todas as pessoas ligadas á BD em Portugal)..
    Não tenho idade, nem pachorra para estas trocas de mimos...
    Diga que eu não as bato todas, que não sei fazer nada e mesmo que nem sei escrever que para mim é igual mesmo...
    Diga que sou arrogante e convencido e que tenho a mania que sou não sei muito bem o quê... É a sua opinião que respeito na integra...
    As coisas são bastante simples, pediram-me para participar numa iniciativa e aceitei...
    Existe algo mais simples que isto?
    Quanto ao que eu fiz na BD ou deixei de fazer, se cobrei 3,50 Euros (Ai a fortuna)... De entrada para verem filmes, animações e estarem com autores conhecidos, é um problema meu que a mim assiste... E respeito a sua opinião e acho que tem razão em tudo o que diz.
    Satisfeito?
    Pronto, ficamos assim então, ok?
    Eu fico com a minha consciência e o senhor com a sua.. No entanto continua de pé a opção do café... É mais cordial e gosto mais destas conversas..
    Nuno,
    Desculpa lá estar a meter-me aqui no teu território, mas não quero deixar aqui uma pessoa sem liberdade de expressão...
    Grato pelas palavras de apoio e todos nós temos de carregar a nossa "cruz".
    Abraço

    ResponderEliminar
  37. Alberto Sousa,

    Como pode facilmente comprovar não foi "saneado" do BD do Sótão.

    Acho é que insistir num assunto que não tem nada a ver com o que estava lá, ou aqui, a ser discutido é que é de muito mau gosto visto que o seu tom continua a ser o de simples provocação.

    E já agora: O BD no Sótão é um espaço virtual meu e como tal o conceito de liberdade de expressão está limitado aquilo que eu acho que é aceitável. Tudo o que está a mais é eliminado, tal qual faria se estivesse em minha casa: era logo posto porta fora.

    Não conhece o ditado "Para bom entendedor meia palavra basta"?

    ResponderEliminar
  38. Alberto Sousa
    Tudo se resume a isto:
    As coisas são bastante simples, pediram-me para participar numa iniciativa e aceitei...
    Existe algo mais simples que isto?

    Foi convidado e aceitou.
    Ponto.

    Quanto ao que se passa no BD no Sotão não sei porque não vi nada para além de um artigo feito pelo M.E. Santo sobre o Dare Devil.

    Neste momento parece-me perseguição gratuita ao E.M. Santo da sua parte. Não será mais permitida neste blogue. Se tem algo por resolver com ele, tem bom remédio... aceita o cafezinho para o qual foi convidado, mas cuidado, porque parece que ele crava cigarros com fartura!
    :P

    ResponderEliminar
  39. E se se chamassem (à americana) os Stuarts?
    Os prémios podiam ser uma estatueta do Quim ou do Manecas.

    ResponderEliminar
  40. Não vás por aí... :-)

    Nada de Manecas...

    ResponderEliminar
  41. Existem dois "Nunos" nesse júri e nenhum deles é você, isso pode ser muito bom ou muito ruim... :)

    ResponderEliminar
  42. Júri de responsa!

    Gostaria muito de ver um post a respeito das categorias que serão votadas. :D

    ResponderEliminar
  43. Ricardo Batista e Luís
    Se querem arranjar um nome, tem de ser uma coisa nova. Nós respeitamos o passado, sim. Nada de confusões.
    Mas não queremos ir ao passado buscar referências para este novo prémio. Portanto não vale a pena o Manecas, Stuart, Cuto, Zakarella, Quim, etc.
    Ponham a vossa imaginação a trabalhar para algo novo! É muito mais difícil, eu sei... lol
    :P

    Venerável Victor
    Os elementos da organização não votam... portanto eu nunca vou poder estar ali, a não ser que um dia saia da organização!
    :)

    Alex D'ates
    Para breve, um post sobre regulamentos e categorias irá sair.
    ;)

    João Roberto
    Isso é um júri, não são premiados.
    :|

    ResponderEliminar
  44. Assim com a pressão toda em cima de mim e do Luís fica mais difícil...

    Que tal "As Cunhas", tendo em conta a discussão parece-me apropriado.

    ResponderEliminar
  45. Ricardo Baptista,

    "As Cunhas"?
    Não queres elaborar mais o porquê desse título?

    ResponderEliminar
  46. Era uma brincadeira. Não tinha intenção de ferir susceptibilidades.

    ResponderEliminar
  47. Eu gosto do nome "As Cunhas":)
    Que tal este:
    Quadradinhos soltos?

    ResponderEliminar
  48. Que tal este? Prémios Profissionais de Banda Desenhada ;)

    Vá lá pessoal, só demora um pouco a habituar. O nome está perfeito para o que os responsáveis têm em vista.

    Depois da primeira vez, já ninguém pensa mais nisso :)

    ResponderEliminar
  49. Bacchus
    As cunhas estão fora de equação...
    :P

    Luis Sanches
    YAY!
    Obrigado!
    lol
    :D

    ResponderEliminar
  50. Estes prémios começam bem começam...

    ResponderEliminar
  51. DM
    Acho que sim!
    Começaram bem sim!
    Apenas 3 das pessoas inicialmente convidadas para este ano não aceitaram, e com motivos plausíveis!
    A isso eu chamo começar bem!
    Agora o resto... ó meu amigo... palavras leva-as o vento. Se fossemos a ligar a tudo quanto toda a gente diz, nunca se faria nada.
    O resultado final falará por si.
    ;)

    ResponderEliminar
  52. Acho apenas que integração vs segregação evitaria problemas destes, em que assistimos a confusões. é um problema algumas vezes de expressão, de agenda, ou das escolhas dos nomes. O júri, contra o qual não tenho nadinha contra os escolhidos que nem conheço como pessoas, devem ser todos uns porreiros, devia ser, na minha opinião, composto por Editores, Artistas, outros profissionais da BD, Imprensa, e talvez alguns professores ou académicos no pais que trabalham nestas matérias da banda desenhada e arte (que os há, como há no teatro e cinema). Os divulgadores, malta com pouca experiencia e malta que tem um blog ou o que é e se considera parte da comunidade (que é, de modo informal) mas que não é de todo, é um profissional. Entendo que seja difícil de fazer isto de outra forma porque o meio de bd em portugal é pequeno e por isso possui muito poucos profissionais, tendo de se recorrer a malta amadora, que tem um hobby apaixonado, mas é não passa disso por mais força que essa paixão contenha.

    ResponderEliminar
  53. errata: "mas que não é de todo um profissional."

    ResponderEliminar
  54. DM
    Num júri composto 25 pessoas tens todos aqueles que referiste, mais 4 divulgadores, dos quais dois deles são bloggers, um foi blogger/director de festival/livreiro e o outro é responsável por uma galeria onde a actividade e mesmo exposições para além de estar ligado também a uma loja (Mundo Fantasma). De notar que os bloggers/divulgadores Nuno Neves e Pedro Grilo têm conhecimentos de sobra para avaliar BD. De sobra mesmo. Como vê este é um júri muito equilibrado. Para o ano serão outros!
    Aliás pode verificar na lista a proveniência de cada um dos jurados. E também como pode constatar o grande peso do júri vai para artistas, autores e imprensa/críticos. Como deveria ser penso eu...
    :)

    ResponderEliminar
  55. DM

    Em relação aos "académicos", aos professores e estudiosos (não todos, claro). Era bom que as artes às vezes fossem salvas dos "académicos". Acho que isto em Portugal é ainda mais verdade. E sim, refiro-me também ao cinema e à musica (o cinema então, enfim).
    Nós por cá temos uma cultura de estatuto por diploma que até dá vergonha. Ainda mais quando falamos de Arte.
    A estagnação qualitativa das nossas "belas artes" deve-se em grande parte a essa cultura do estatuto académico (na minha opinião). Além disso, o amador que se mexe, sente na pele algumas dificuldades que o estudioso mas não praticante nunca terá ou nunca irá sentir.

    Não estou aqui a defender os prémios nem os escolhidos pois ainda nem sequer houve a primeira entrega. Mas estou a defender aqui o amadorismo e os amadores em Portugal. Que era da nossa Bd sem os nossos amadores?
    Todos os profissionais antes de o ser, são sempre amadores.

    Abraço

    ResponderEliminar
  56. Luis Sanches
    Dentro dos "Divulgadores", os tais que são "amadores" existem alguns com conhecimentos (não estou a falar de mim) superiores a 70% do resto do Júri.
    A nós o que nos interessa é ter um leque variado de todas as sensibilidades que estão relacionadas com BD. Os Divulgadores que foram escolhidos já demonstraram várias vezes estar por dentro do assunto e perceberem bastante sobre o assunto. E são uma vertente muito importante no nosso meio. Não são pagos, portanto são amadores. Isto quer dizer que são ignorantes sobre o assunto? Não, aliás como divulgadores terão uma visão muito mais abrangente sobre BD que muitos profissionais.
    ;)

    ResponderEliminar
  57. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  58. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]