sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ter ou não ter Blogroll?

Não sei quais são as razões que levam a que determinados blogues não tenham lista de links para outros blogues (blogroll), e nem quero saber.

O meu blogroll tem mais de 100 blogues linkados,são muitos... por isso mesmo decidi este fim de semana retirar da minha lista de links (blogroll) todos os blogues/sites que não tenham essa importante ferramenta de divulgação.

Como não custa dinheiro ter um blogroll, presumo que não o tenham por decisão própria, que como disse atrás, nem quero saber quais são essas razões.

Esta limpeza a ser feita este fim de semana não tem por objectivo retirar o link a quem não me tenha linkado a mim, mas única e exclusivamente a quem não tenha lista de links (blogroll). Se tiver essa ferramenta, mesmo que o Leituras de BD não esteja lá, eu não apagarei.

"Edit" ao post

Devido a algumas mensagens, mas sobretudo a dois mails que recebi vou voltar atrás na decisão.

De qualquer modo continuo a achar muito mal a falta de divulgação em que alguns sítios teimam em persistir.

Não importa que seja por lista de links, blogroll, página de parcerias, etc. Todos deveriam fazer isso, sobretudo os blogues e sites de divulgação. Não estou com certeza a falar de blogues de artistas, cujo propósito é apenas divulgar os seus trabalhos.

Se não querem "estragar a cara" ao seu blogue, é fácil... abrem uma página estáctica (assim como eu tenho para "As regras de Comentários" e "Avaliacao, Apreciacao e Notas de Livros no LBD") e colocam lá os links, ou parcerias, que desejam que figurem no vosso site.



Boas leituras

38 comentários:

  1. Concordo. Eu devia fazer o mesmo...

    ResponderEliminar
  2. OCP
    Eu vou fazê-lo mesmo!
    Já tive para fazer isto no passado, mas agora é de vez.
    Posso sempre pensar que se acham melhores que os outros, e não precisam de divulgar o trabalho de outros, ou seja: "umbiguês".
    ;)

    ResponderEliminar
  3. O Blogroll é uma ferramenta de parceria, acho eu, por que não de informação também, afinal são outros blogs com diversos conteúdos, acho que todo blog deveria ter!

    ResponderEliminar
  4. Nuno Amado

    No meu caso, só por uma questão estética. Prefiro ter o menos de coisas possiveis além do essencial no blog. E como uso o bloguer para saber de sites, nunca achei essencial.

    Não estou a dizer que estou contra, é só uma pequena explicação para não pensares que não gosto de divulgar o trabalho dos outros :)

    ResponderEliminar
  5. Vou ser apagada??
    Tenho blogroll?? (Aquela listagem de links do blogs que eu gosto de ler é isso, ou vou cohs porcos também??) ]:-|

    (se me apagares a chama vais dormir na varanda)

    Nota: Se me ensinares como eu ponho essa coisa do roll.

    ResponderEliminar
  6. Guy Santos
    A lista de sites/blogues é uma excelente ferramenta de divulgação!
    ;)

    Luís Sanches
    O blogroll é essencial!
    :P
    Além disso não afecta esteticamente... podes manter a lista simples, sem thumbnails e apenas com o nome do site ou blogue (e sem ser dinâmico). E também o podes chutar para baixo de tudo, assim nem sequer te aparece sem fazeres scroll para baixo...
    :P

    Diabba
    Tu já tens blogroll!
    É aquela lista de links que tens do lado direito do blogue...
    :)

    ResponderEliminar
  7. Sou novo nesta coisa dos Blogs, mas confesso que nutro particar paixão pelo minha lista de blogs.

    Quase todas as semanas ganha novos amigos.

    ResponderEliminar
  8. Gustavo Carreira diz:

    grande parte das minhas visitas ao LBD servem exactamente para acompanhar outros sitios pelo blogroll.

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Como eu sou um pobre diabo na informática, até pensei, quando vi "I Love Blogroll" que se tratava de algum gelado, em fim de estação.
    Como o meu blogue é filho de um deus menor, está limitado às minhas limitações, que se limitam nesta redundância limitada à essencial chamada para alguns dos blogues que eu considero, para mim, importantes e que recomendo. Como são poucos, a escolha dos visitantes não é muita - ora, quem tem pouco para escolher, não hesita tanto e escolhe melhor. Para forçar a comparação: o meu blog é uma espécide de mercearia tradicional, enquanto o teu, Amigo Nuno, é uma grande superfície, um Colombo. Todos os dias renovas os stocks e eu, na pacatez provinciana, vou deixando os produtos fora de validade :)
    Enfim, hei-de aproveitar os conhecimentos do meu filho para implantar o "gelado" por forma a aparecerem as imagens recém-editadas, o que dá animação e boa informação.

    ResponderEliminar
  10. Rui Esteves
    Um blogroll é importante, porque é a partilha do trabalho de outros, que nós consideramos importante!
    ;)

    Gustavo Carreira
    Só vens ao meu blogue por causa do blogroll??
    :|
    Fora de brincadeiras, considero esta ferramenta importante, para todos! Tanto os que têm site/blogue, como para os que não têm. Estes assim viajam de sitío em sítio conforme vão vendo links interessantes!
    ;)

    Santos Costa
    O teu blogue tem lista de links (blogroll). Não precisa de ser uma lista gigante, não precisa de ter o LBD, nem precisa de ter as pequenas imagens dos posts novos. Só precisa de ter os links que achas necessários. O que acontece no teu caso!
    ;P

    ResponderEliminar
  11. Boas, caro Nuno 'Bongop' Amado!
    Não tenho participado muito ultimamente; mas sempre que abro a net, é no teu blog que aterro... para te ouvir/ler, e aproveitando vou ver o que me chama a atenção no teu 'blog-coiso' à direita. Como se fosses o meu portal de notícias.
    Estou solidário contigo nessa tua decisão!
    Abração.

    A.Bastos

    ResponderEliminar
  12. Nuno

    Já tinha reparado no pormenor da falta de reciprocidade por parte de outros bloggers; levei em conta algum acordo entre as partes, na qual uma trabalhava para a divulgação da outra e esta apoiava "moralmente".
    Hoje, dei em pesquisar dois ou três à direita e reparei que o Leituras BD nem em nota de rodapé consta.
    Estou contigo. Neste caso, um biqueiro no sítio onde "devia" estar a cauda é preciso.
    Embora ande há muitos anos na BD, só agora é que vou reparando nas teias que estes meandros tecem e fico decepcionado. Os autores - pelo menos os mais consagrados - se visitam, "aos costumes dizem nada"; os que se apodam de "conhecedores", metem-se na concha e não divulgam os demais; há muita crispação, alguma violência de palavras e muito "bota-abaixo".
    Andei tanto tempo para achar a "crise" da BD e ei-la que me vai aparecendo através do feixe da lanterna na caverna escura.
    Se o cidadão não protege a cidade, quem protege a cidade? Se o amante da BD (o diletante, como fica bem escrever) não protege a BD, quem protege a BD?
    Vim hoje do Porto e não tive a oportunidade de pagar um café ao Bacchus; também só estive uma horita na Av. de França a "manjar" num "snack" do Capitólio. Se ele me estiver a ler, fica para uma próxima.

    ResponderEliminar
  13. A.Bastos
    Gosto que gostes tanto do LBD!
    :D
    Quanto ao resto ainda bem que compreendes.
    ;)

    ResponderEliminar
  14. Santos Costa
    Não me preocupa nem me chateia que não linkem ninguém. São decisões que só dizem respeito aos administradores desses sites/blogues.
    Só fiz este anúncio porque alguém poderia estar distraido... e assim como os administradores desses sites/blogues decidiram por razões várias não linkarem ninguém, eu como administrador do LBD também decidi retirar o link a quem não coloca link para outros sítios da internet.
    Its fair!
    Quanto às razões dos outros... cada um é como cada qual!
    :D
    E nem me vou chatear.
    ;)

    ResponderEliminar
  15. André Azevedo
    Não posso apagar uns e deixar outros!
    Isso era mau e não abonava nada à minha pessoa.
    Aliás, sinceramente acho que o blogue do Tex deveria linkar os outros blogues que reverenciam esta personagem!
    Existem bastantes em língua portuguesa do Brasil.
    :\

    ResponderEliminar
  16. e se não for pedir muito actualiza o link do meu para www.paulobrito.pt

    reparei que tens o meu antigo blog

    ResponderEliminar
  17. Nuno,
    Eu acho que tenho essa coisa de "Blogroll":)
    Mas mesmo que não tivesse, paciência porque é rarissimo actualizar o meu blogue (faço a divulgação da nona arte á minha maneira:))
    E não concordo com estas "cruzadas":( Sei que existe muito oportunista no mundo desta arte, mas na sua esmagadora maioria não se movem por blogues..:(
    Acredita no que te digo:)
    Quanto ao pessoal que não usa "Blogroll" pode ser somente por es esquecerem do mesmo enquanto "comunidade".
    Tenho a certeza que se lhe dizessem algo acerca do famigerado blogroll que o colocavam nos seus blogs pessoais:)
    Santos Costa,
    Eu moro a 300 metros do Capitólio, logo estás desgraçado:)
    Na próxima terás de me arranjar dois cafés:)

    ResponderEliminar
  18. Nuno,
    Eu acho que tenho essa coisa de "Blogroll":)
    Mas mesmo que não tivesse, paciência porque é rarissimo actualizar o meu blogue (faço a divulgação da nona arte á minha maneira:))
    E não concordo com estas "cruzadas":( Sei que existe muito oportunista no mundo desta arte, mas na sua esmagadora maioria não se movem por blogues..:(
    Acredita no que te digo:)
    Quanto ao pessoal que não usa "Blogroll" pode ser somente por es esquecerem do mesmo enquanto "comunidade".
    Tenho a certeza que se lhe dizessem algo acerca do famigerado blogroll que o colocavam nos seus blogs pessoais:)
    Santos Costa,
    Eu moro a 300 metros do Capitólio, logo estás desgraçado:)
    Na próxima terás de me arranjar dois cafés:)

    ResponderEliminar
  19. Nuno,
    Eu acho que tenho essa coisa de "Blogroll":)
    Mas mesmo que não tivesse, paciência porque é rarissimo actualizar o meu blogue (faço a divulgação da nona arte á minha maneira:))
    E não concordo com estas "cruzadas":( Sei que existe muito oportunista no mundo desta arte, mas na sua esmagadora maioria não se movem por blogues..:(
    Acredita no que te digo:)
    Quanto ao pessoal que não usa "Blogroll" pode ser somente por es esquecerem do mesmo enquanto "comunidade".
    Tenho a certeza que se lhe dizessem algo acerca do famigerado blogroll que o colocavam nos seus blogs pessoais:)
    Santos Costa,
    Eu moro a 300 metros do Capitólio, logo estás desgraçado:)
    Na próxima terás de me arranjar dois cafés:)

    ResponderEliminar
  20. Nuno,
    Eu acho que tenho essa coisa de "Blogroll":)
    Mas mesmo que não tivesse, paciência porque é rarissimo actualizar o meu blogue (faço a divulgação da nona arte á minha maneira:))
    E não concordo com estas "cruzadas":( Sei que existe muito oportunista no mundo desta arte, mas na sua esmagadora maioria não se movem por blogues..:(
    Acredita no que te digo:)
    Quanto ao pessoal que não usa "Blogroll" pode ser somente por es esquecerem do mesmo enquanto "comunidade".
    Tenho a certeza que se lhe dizessem algo acerca do famigerado blogroll que o colocavam nos seus blogs pessoais:)
    Santos Costa,
    Eu moro a 300 metros do Capitólio, logo estás desgraçado:)
    Na próxima terás de me arranjar dois cafés:)

    ResponderEliminar
  21. Gustavo Carreira diz:

    Caro Nuno, gostava que ponderasses esta tua decisão durante mais algum tempo.
    O blog roll é mesmo uma excelente ferramenta, que permite ao pessoal utilizar determinado blog como se fosse um "ponto central" de informação. No meu caso pessoal, digo-to sem pudores, se descobrir outro blog com um roll mais "aliciante" passarei a usá-lo para essa função.
    O LBD continuaria a ser, mais que provavelmente, a minha primeira visita diária, mas a decisão que anuncias terá reflexos no número de cliques... se é que isso importa alguma coisa (mas, o que importa também a reciprocidade dos outros blogs?).

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Na real nem sei direito o que é blogroll. São essa recomendações laterais? Se for o Quadrinhos na Sarjeta não tem. Tenho uma página com banner de parceiros, mas não na principal por querer deixar a página principal o mais limpa possível. O que eu fiz em troca: curto todos seus posts, leio os que posso (o que nos últimos meses quase não foi possível), compartilho determinados posts e até mesmo já colaborei para você. Por sua vez você vai me excluir porque eu não uso a ferramenta que você entende por ideal? O que é isso meu caro? Salazarismo? Acho sua postura ignorante (no sentido de quem ignora) os diferentes meios e motivos de cada um agir no seu próprio blog e das formas como cada um ajuda na propagação do Leituras de BD, mesmo não sendo da exata forma que você gostaria. Se tirares o QnS ficarei muito magoado. Tô cagando pra divulgação, mas magoado pelo gesto intolerante que ignora uma série de circunstâncias, amizades e companheirismos que ultrapassa a porcaria de uma ferramenta qualquer. Deveria repensar suas prioridades. Mesmo que meu blog não fosse afetado, eu seria contra. Em última instância acho que ninguém tem o direito de dizer como o outro deve retribuir seu gesto de parceria. Você pode apenas julgar suficiente ou não. Você julga que não, é um direito que lhe cabe, mas ainda assim é uma escolha pobre diante de circunstâncias mais complexas.

    Uma pena de verdade meu amigo.

    ResponderEliminar
  23. confesso que na minha opiniao esta decisao nao faz qualquer sentido, mas o que dizes dos bloggers que nao utilizam blogroll aplica-se a ti: no teu blo g tu fazes o que bem entendes

    ResponderEliminar
  24. Hoje não posso estar por aqui, mas também não sou uma pessoa monólitica, e um mail ontem fez-me pensar. Alguns comentários também.

    Maneira que vou pensar bem nisto.
    De qualquer modo e para o Linck, o teu blogue tem uma página de parcerias. Para mim isso é quanto basta.
    Acho que todos deviam ter.

    Quando chegar à noite faço um "edit" ao post.

    Obrigado pelas vossa colaborações e pontos de vista.
    Para tomar uma boa decisão temos sempre que tomar em conta outros pontos de vista, sim.
    :)

    ResponderEliminar
  25. Oi Nuno,

    Desconhecia completamente que se poderia colocar o blogroll no fim da página. Como aqui alguém disse, eu prefiro deixar a minha página o mais limpa possivel (por questões estéticas). Devo dizer que essa opção de pôr cá em baixo muda um pouco a coisa. Vou ver como fica e depois talvez coloque ou não. No entanto quero aqui adicionar a minha voz às discordantes da tua possivel acção. Tens esse direito, claro. E ainda mais é o TEU blog. No entanto, penso que talvez estejas a exagerar ligeiramente :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Devido a algumas mensagens, mas sobretudo a dois mails que recebi vou voltar atrás na decisão.

    Dequealquer modo continuo a achar muito mal a falta de divulgação que alguns sítios teimam em persistir.

    Não importa que seja por lista de links, blogroll, página de parcerias, etc. Todos deveriam fazer isso, sobretudo os blogues e sites de divulgação. Não estou com certeza a falar de blogues de artistas, cujo propósito é apenas divulgar os seus trabalhos.

    Vou fazer este edit no post

    ResponderEliminar
  27. Sabe Nuno, a blogosfera é apenas um reflexo da vida real, onde você tem inúmeras pessoas que se julgam ilhas ou que apoiar o colega é se enfraquecer e "levar carne para o churrasco", expressão que usamos quando vamos à uma festa e levamos nossa "namorada"correndo o risco que se interessem por ela ou ela mesma veja melhor partido ali. Eu apoio quem pedir apoio, não espero mais o mesmo. Seu blog é excelente e nesse ramo só os excelentes sobrevivem, para os demais digo: não adianta "esconder" da platéia que mais "atores" estão em cena, por excelência eles serão encontrados.

    ResponderEliminar
  28. Venrável Victor
    ;)
    As pessoas tem de deixar de ser ilhas...
    -_-

    ResponderEliminar
  29. É assim mesmo Nuno!!!!
    Tomas-te uma decisão, com certeza "a quente", ouvistes algumas opiniões e tiveste a coragem de rever a tua posição, mantendo - e bem - tua opinião sobre o assunto. Hoje em dia isto é RARO! E é uma atitude de HOMEM!
    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  30. André Azevedo
    A minha opinião não muda.
    Para a assegurar um serviço mais lato decidi manter por agora este layout de links.

    Quanto a voltar para trás, nunca tive problemas com isso, desde que alguém me convença que o caminho que estou a seguir seja o mais acertado no momento. Acho que não é uma questão de coragem, mas sim de inteligência.
    ;)

    ResponderEliminar
  31. Já vi que mudaste de posição. Mas acho que sim! Se consideras o blogrrol uma ferramenta importante, faz o que quiseres. Eu já tive. Deixei. Decisão minha. Tal como tem sido decisão tua escolheres quem vai para a lista. Só achei que esta "polémica" só fortalece quem te acha arrogante, prepotente e convencido e retira forças ao LBD, o que é pena.
    Grande Abraço e não deixes de apoiar/divulgar a BD.

    ResponderEliminar
  32. João Figueiredo
    Eu estou-me a borrifar para quem me chama nomes. Eu sei aquilo que sou, e quem priva comigo também sabe aquilo que sou. Os incompetentes gostam de me chamar nomes, mas não se esqueçam que não o deixam de ser só porque me chamam nomes.
    Arrogante? Tenho mais de 100 blogues listado... outros nem um para amostra. Quem é que é arrogante?
    Prepotente? Onde é que eu tenho o poder aqui na internet para ser prepotente? Se eu o fosse nem tinha blogroll e centenas de comentários que vão contra mim e contra a minha maneira de pensar seriam apagados logo na origem! Eu nem sistema capcha uso, nem moderação inicial de comentários faço, e admito que haja pessoas a comentar com o perfil anónimo! Quem é prepotente?
    Convencido? Isso podem-me chamar porque sou. Não há nada a fazer quanto a isso.
    E para essas pessoas de que estás a falar eu dou neste momento o meu sorriso, pois são tão pequenas que nem as consigo pisar, pois não as vejo.
    Quem priva comigo gosta de estar comigo, outros não gostam porque eu costumo ser frontal e isso é imperdoável na nossa sociedade de amiguismos e coça-me as costas que eu coço as tuas.
    Lamento, eu não sou assim, digo o que penso se achar que o deva fazer, mas não me peçam para dar palmadinhas nas costas a ninguém.
    A frontalidade é um dos maiores defeitos que um tipo pode ter em Portugal.
    E esses que falas eu conheço-os quase todos, e sei o que pensam de mim, mas sabes uma coisa... lol pouco valem para a minha felicidade.

    ResponderEliminar
  33. E acho que fazes muito bem. Mas não devias aceitar: Ofensas; Criticas Destrutivas; Comentários anónimos. Eu bem sei o que é essa filha da putisse dos comentários anónimos. Vá lá que a ti não te ameaçaram de morte...mas já te fizeram cenas que comigo não ficavam assim.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  34. João Figueiredo
    Eu aceito tudo menos ofensas fora de contexto aos comentadores. A mim é conforme...
    Como vês, ao eu aceitar isto tudo com uma certa cara de pau, retira logo dois dos adjectivos com que me brindaste: arrogante e prepotente.
    De resto... ó João... quem faz ameaças de morte por comentários num blogue, não mata ninguém! Eu tenho medo é daqueles que não ameaçam... lol , esses é que são os perigosos!
    :P

    ResponderEliminar
  35. Mas atenção que te "brindei" mas não sou "padrinho do brinde" ;)
    És tipo daquelas pessoas que ou se gosta ou se detesta. Tipo o Mário Freitas. Outro que também é visto como arrogante e prepotente. E olha que foi das entrevistas mais agradáveis que fiz. Ameaças de morte anónimas? Sim, as não ameaças são bem piores

    ResponderEliminar
  36. João Figueiredo
    Eu não disse que me brindaste com alguma coisa.
    Mas também te digo que sei de onde esse tipo de brindes vem. Como eu costumo dizer, sejam homenzinhos e quando eu os for cumprimentar digam que não querem! É isso que eu faço quando não quero falar ou cumprimentar alguém. Porque cumprimentarem-me com um sorriso amarelo e depois dizer mal por trás... só demonstra o caracter destas pessoas!
    Eu não sou assim.
    :|

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]