|
Ken Niimura (I Kill Giants), o único autor estrangeiro que se sabe vir a estar presente no 25º Amadora BD (Informação Kingpin Books) |
Na realidade custa-me falar disto. O Amadora BD é um festival de que eu gosto muito, embora já tenha visto melhores dias.
Isto é um “não post” sobre uma “não informação”.
Eu podia dizer que isto se repete todos os anos, mas não. Todos os anos piora a informação atempada sobre o festival (este ano está a bater todos os recordes), e todos os anos as pessoas que pensam concorrer ao concurso de BD têm menos tempo para fazer a sua Banda Desenhada de quatro páginas. Este ano acho que só consegue concorrer quem já tiver uma BD inédita na gaveta porque na realidade não há tempo para fazer uma de raiz com um mínimo de qualidade!
O festival vai decorrer de 24 de Outubro a 9 de Novembro de 2014, ou seja, estamos a um mês de um evento de três semanas com ZERO informação da organização, e ZERO informação sobre o concurso de BD…
A pergunta que se impõe é “porquê?” Sim, para mim não há justificação nenhuma para isto. Não me venham com as justificações do costume de que a Câmara Municipal da Amadora ainda não libertou verbas para os autores, de que ainda não têm os bilhetes de avião para os artistas estrangeiros, que ainda não têm confirmações de artistas…
Se é isto que mais uma vez que está acontecer têm de repensar seriamente o festival, orçamentos, e porque não dizê-lo, pedir à Câmara da Amadora que se afaste do Festival! O orçamento já devia estar disponível há muitos meses! Os artistas estrangeiros já deviam ter os seus bilhetes comprados (até fica mais barato se for feito com antecedência) e bolas… aprendam com a organização do festival de Beja que tem um orçamento bastante mais pequeno e consegue ter estes assuntos tratados com uma grande antecedência!
Agora expliquem-me porque é que uns conseguem e outros não! Expliquem porque é que Beja tem o programa bem cedo, e a Amadora não!
Infelizmente as únicas notícias que temos são-nos dadas por editores, neste caso a Kingpin com o anúncio da vinda de Ken Niimura no 3º fim de semana (8 e 9 de Novembro), notícias sobre espaço comercial veiculados pelo blogue Kuentro do Machado-Dias que costuma ter um espaço para a Pedranocharco e que parece que este ano não vai ter, parece que vai haver uma exposição de artistas que trabalham para a Marvel resultante da publicação de um livro da Colecção Universo Marvel (Marvel Fairy Tales) que sai nessa altura, e sei, particularmente, que um funcionário, que costumava colaborar com a organização no festival, já não irá estar presente.
E também sei que isto é triste. Um festival com uma história de 25 anos merecia um desempenho organizativo muito melhor!
Estava para não falar disto, mas há coisas que me encafifam e ficam cá dentro a remoer. E tenho de desabafar. Vou falar apenas um pouco do funcionário de que falei anteriormente.
Não vou referir o nome dele, porque não vale a pena, quem o conhece sabe de quem falo.
Acho feio, muito feio mesmo, que um e-mail que ele mandou às pessoas com quem costumava lidar antes e durante o festival tenha vindo a público sem a sua autorização. Mais, acho ainda mais feio que pessoas que trabalharam com a organização venham ainda dizer implicitamente que a culpa da má divulgação do festival era dele. Sim, porque o Pedro Mota (não tenho problemas em referir o nome) se queria fazer crítica à forma como é feita a comunicação e divulgação tinha muito por onde escolher. Escolheu o elo mais fraco… tem medo de se meter com os pesos pesados?
Primeiro, o e-mail enviado não era público, e foi transcrito no blogue Kuentro tornando-se aí público, claro (depois disso acabou por ser replicado).
Um e-mail público é para toda a gente ver e se assim fosse o funcionário em questão teria publicado o mesmo no seu Facebook ou noutra plataforma pública. Se alguém queria publicá-lo publicamente primeiro teria de lhe pedir autorização, era o mínimo. Espero que isto não traga mais problemas ao funcionário no seu trabalho.
Definição de “público”:
http://www.priberam.pt/dlpo/p%C3%BAblico
Depois, tem mais. Para quem acha que ele seria responsável pela má divulgação do evento eu tenho de frisar que ele era um mero funcionário que só podia veicular publicamente o que lhe deixassem, e quando fosse autorizado. Mandei dois ou três e-mails no passado para a organização do festival, não obtive resposta. Mandei no passado um ou dois e-mails para o CNBDI e não obtive resposta. Todos os e-mails (muitos) que mandei para este funcionário tiveram resposta.
E quando uma Câmara Municipal bloqueia o Facebook aos seus empregados e a um deles cabe a gestão da divulgação na página Facebook do evento? Essa é linda! A culpa é dele? Pois…
Eu tive alguns arrufos (coisa pouca) com ele, mas sempre houve comunicação, ao contrário de toda a organização monolítica do festival. Quem nos ajudava antes do festival? Apenas ele. Quem nos ajudava durante o festival? Praticamente só ele.
E esta falta de divulgação e informação em 2014? Também é dele?
Achei feio e injusto o que foi feito. E fico banzado que com tantos amigos no meio ninguém tenha referido esta situação ou ter feito contraponto a atitudes eticamente incorrectas referentes a este funcionário.
Quando há reestruturações normalmente primeiro é em cima, só depois é que se vem por aí abaixo.
Assim? Lol
Não percebo.
Quem mora fora de Lisboa como é que pode planear uma ida a este festival?
Com que moral é que a organização do festival poderá anunciar um concurso de BD a 1 mês do evento? Sim porque o prazo será sempre para pelo menos uma semana antes do festival abrir portas...
É assim que se faz um festival que se quer anunciar como o maior em Portugal?
A Comic Con Portugal é só em Dezembro e já temos vários anúncios de autores de BD e uma actriz de cinema, para além de um site bem montado e em funcionamento dinâmico!
Boas leituras
P.S.: Desafio um humorista para fazer uma tira para expor no LBD sobre este assunto, mas tem de ser alguém com coragem. O texto e planificação serão meus.
:D
P.S. 2: Parece que Alison Bechdel (Fun Home) também vem (fisicamente ou apenas exposição?) segundo um artigo no Público:
http://p3.publico.pt/cultura/livros/13607/ha-25-anos-que-o-amadora-bd-lanca-fanzines-e-novos-artistas
|
Alison Bechdel confirmada no P3 do Público |
P.S.3: Afinal parece que não vai haver exposição baseada no Marvel Fairy Tales....