domingo, 30 de dezembro de 2007
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
domingo, 23 de dezembro de 2007
Bom Natal
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Snake Woman Vol. 2 : The Faithful
Já li mais este TPB da Virgin, e a estória continua a prender! A nossa rapariga da madeixa verde continua a fazer cumprir a maldição, na qual terá de matar os 68 homens que profanaram o seu templo na India (no tempo ainda do Império Inglês), se não conseguir no tempo de uma vida , todos voltam a reencarnar e a recomeçar tudo de novo! Não vou contar muito mais , para não fazer fazer "spoiler", porque no fim do livro há umas pontas que são unidas, para ao mesmo tempo provocar mais umas pontas soltas !
A arte continua igual, não é dos estilos que eu mais aprecio, mas tambem não me é desagradavel (ao longo do livro habituamo-nos)!
Softcover
Criado por: Shekhar Kapur, Vivek Chinde, Dean Hyrapiet e Michael Gaydos
Editado em 2007 por Virgin Comics
Comprado na Central Comics
Nota : 7 em 10
sábado, 15 de dezembro de 2007
Devi Vol 2 : Samvara
O meu primeiro post neste meu blog foi com um livro desta editora, Snake Woman Vol 1 : A Snake on the Grass, e na realidade é uma lufada de ar fresco no mundo dos comics !
Os autores são Indianos, servem-se da mitologia local, que é riquíssima, para criar estórias com os seus deuses e demónios e eis que nasce uma super - heroína na Índia: Devi! A arte está muito boa e a estória flui com dinâmica e sem atropelos...
Resumindo, Bala, filho de Bodha retorna à Terra para tentar mais uma vez o dominio do planeta (clichê). Para resolver este problema, o concelho dos deuses convoca mais uma vez a deusa Devi. Para esta poder reencarnar é necessário primeiro sacrificar a vida da futura hospedeira da divindade... só que desta vez a coisa correu mal e Tara, a hospedeira, não morreu no processo tornando a reencarnação sujeita à vontade de duas entidades! A trama entre vilões e herois está muito boa, não conto mais nada! Apenas digo que estou ansioso por ler o volume nº 3 que sairá lá para Fevereiro. O volume 1 chama-se "Devi vol 1 : Namaha".
Softcover
Criado por: Shekhar Kapur, Saumin Patel e Aditya Chari
Editado em 2007 por Virgin Comics
Comprado na Central Comics
Nota : 8 em 10
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Superman : All Star Superman Vol.1
O Super-Homem há muito tempo que deixou de ser um heroi de 1º plano para mim, ele é estúpidamente forte, e praticamente não tem pontos fracos... talvez por isso o único livro dele que eu tinha era "A Morte do Super-Homem", mas o desgraçado não estava bem lá no túmulo dele e então os "artistas" da DC resolveram ressuscitar o Homem de Aço. Apareceu assim com um ar um bocado hippie, longos cabelos , etc... enfim cara lavada para se adaptar a tempos mais modernos, para além disso o golpe comercial que foi a morte do Super e a sequela "Funeral para um amigo" venderam que se fartaram !
Concluindo, era para mim um heroi Super Desinteressante... Agora surge este All Star Super Fresco, Super Renovado e não é só o Super Homem a surgir assim, todos os outros intervenientes aparecem de cara e corpo lavado (além de um guarda roupa bastante melhor)! Gostei muito deste All Star, a fazer lembrar os "Ultimates" do Universo Marvel. Os desenhos são muito bons, e a estória não compromete (antes pelo contrário).
Assim o Super Chato já me convence !!
Hardcover
Criado por: Grant Morrison e Frank Quitely
Editado em 2007 por DC Comics
Comprado FNAC
Nota : 9 em 10
Concluindo, era para mim um heroi Super Desinteressante... Agora surge este All Star Super Fresco, Super Renovado e não é só o Super Homem a surgir assim, todos os outros intervenientes aparecem de cara e corpo lavado (além de um guarda roupa bastante melhor)! Gostei muito deste All Star, a fazer lembrar os "Ultimates" do Universo Marvel. Os desenhos são muito bons, e a estória não compromete (antes pelo contrário).
Assim o Super Chato já me convence !!
Hardcover
Criado por: Grant Morrison e Frank Quitely
Editado em 2007 por DC Comics
Comprado FNAC
Nota : 9 em 10
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Van Dog
sábado, 8 de dezembro de 2007
Cloudburst : Dilúvio Mortal
Lembrei-me de fazer este post, devido ao facto de num Forum de BD e relacionados, Central Comics , no tópico Artistas Brasileiros nos EUA , um usuário ter dito que os Portugueses não desenhavam tão bem quanto os Brasileiros... bem , a população portuguesa toda cabe dentro do Rio de Janeiro, portanto é bastante natural que hajam mais desenhadores Brasileiros no mainstream Americano que Portugueses... mas também há Portugueses ! E este é um exemplo : Eliseu "Zeu" Gouveia !
Falando do livro, tudo acontece no seguimento de um transporte de centenas de famílias, soldados e embriões congelados a bordo de uma nave colonial, em que seguia a brilhante cientista Lauren que tinha sido contratada para operar o Cloudburst, um enorme satélite concebido para controlar as condições climatéricas em planetas áridos e terraplanagem ao nível planetário! Esta desconhece que os soldados foram para "despejar" as poucas populações humanas existentes de forma a criar espaço para os novos colonos... mas toda a gente desconhecia, ou não fez caso da fauna existente, fauna esta feroz e mortal! Enquanto os soldados prosseguem no seu genocídio são de repente atacados por estes monstros, Lauren acabada de chegar ao planeta é salva por um misterioso nómada , um homem que é considerado um mito !
Apesar da Devir não estar activa (infelizmente), podem comprar este livro em muitas lojas ainda, se quiserem saber o fim da estória!
TPB (Softcover)
Criado por: Gray, Palmiotti, Shy e Gouveia
Editado em 2005 por Devir
Comprado FNAC
Nota : 7 em 10
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Valérian e Laureline : A Ordem das Pedras
Após um curto periodo de silêncio, volto para mais um review e desta vez de um livro em língua portuguesa. É o número 20 desta já longa série e é a volta destes dois herois que já andavam há muito tempo desaparecidos das estantes das nossas livrarias! Vieram pela mão da editora ASA, após o falecimento da Meribérica, só não percebo o porquê da edição do nº 20, quando a série tinha ficado no nº 18 pela Meribérica! Espero que editem o 19 (embora já esteja habituado a estes atropelos editoriais) quanto antes!
Em relação à estória propriamente dita, está dentro da qualidade a que estes dois autores nos habituram e nem com vinte números se nota quebra de imaginação ou cansaço. Embora eu não saiba o que se passou no nº 19, Valérian e Laureline, continuam a sua demanda pelo restauro da Terra (de Galaxity, tempo de Valérian visto que Laureline é oriunda da Idade Média) que desapareceu numa das suas missões espacio-temporais, e do qual eles se sentem culpados. Os nossos dois heróis seguem incógnitos a bordo de uma nave de exploração, onde vão percorrer uma zona do espaço denominada "Grande Nada". Aqui encontram vários dos seus inimigos, criados ao longo da série, e tambem umas estranhas e misteriosas "Pedras", os Wolochs, que se mostram inimigas de tudo quanto é vivo...
Espero que a ASA mantenha esta série de grande qualidade (e edite o nº 19), visto que o nosso panorama bedéfilo em português anda tão fraquinho ... Já agora, existe também o "nº 0", que é onde Valérian e Laureline se conhecem, seria também interessante a sua edição!
Hardcover
Criado por: Mézières e Christin
Editado em 2007 por ASA Editores
Comprado Central Comics - € 11,25
Nota : 8 em 10
sábado, 24 de novembro de 2007
Trilogia Nikopol
O Celtic, Área Negativa, pediu , e então aqui está a minha opinião sobre esta compilação de três volumes escritos, desenhados e pintados pelo artista sérvio Enki Bilal . "A Feira dos Imortais", "A Mulher Armadilha" e "Frio Equador" são os três títulos que compõem esta magnífica trilogia de ficção científica.
Com um cenário futurista pouco encorajador, com lugar para fascistas, divindades mitológicas e para um astronauta do século XX – Alcide Nikopol – esta trilogia é uma obra incontornável da BD de ficção científica. O livro começa com um pequeno escrito: "A imortalidade é uma forma de ditadura da vida sobre a morte. Sendo ditador e vivo só me resta tornar-me imortal. E hei-de sê-lo! Nem que morra para isso!" - J.F.Choublanc (Escritos diversos, Paris 2023).
Todo o livro vive de um ambiente caótico, negro e sujo... o futuro em 2023 não é um lugar bom para o comum dos mortais viver! A estória é toda ela muito boa no seu conjunto, embora eu goste muito de "A Feira dos Imortais"! Em relação à arte, é a arte de Bilal, o seu estilo é inconfundível, ou seja, quem gosta ama, quem não gosta detesta!
Em relação à estória propriamente dita começa com o aparecimento de uma pirâmide Egipcia (nave espacial), carregada com deuses do antigo Egipto que necessitam de combustível para continuar viagem. O ditador/governador de Paris, Jean Ferdinand Choublanc está disposto a negociar esse combustivel pela sua... imortalidade! Entretanto Horus sai da nave e procura um humano em que pudesse encarnar para por em prática o seu próprio plano. Subitamente aparece nos céus de Paris uma outra nave, nave esta que é abatida pela Força Aerea local... é desta nave que é ejectado e sai de para-quedas o nosso heroi principal, Alcide Nikopol! Este encontrava-se em estado de hibernação (congelado) e na queda perde uma perna, aqui que se trava o primeiro contacto entre Nikopol e Horus... a partir daqui vocês leitores terão de adquirir, pedir emprestado ou ir a uma biblioteca para saber o resto desta magnífica estória !
Hardcover
Criado por: Enki Bilal
Editado em 2005 por ASA Editores
Nota : 10 em 10
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
terça-feira, 20 de novembro de 2007
O Desafio da Página 161
Resposta ao desafio do Celtic, deixado no blog Área Negativa , desafio este que consiste em abrir o livro que estiver mais próximo de vocês na página 161 e transcrever a 5ª fala dessa mesma página. No fim, terão de referir 5 blogs ao qual vão passar este desafio, e visto não querer "furar" aqui vai :
"Aconselho-o a não se aproximar dele, a ir-se embora daqui, a esquecê-lo..."
Trilogia Nikopol - Enki Bilal
Para :
Diabba - O Inferno da Diabba
Mauro - Nona Arte
Halotuga - World of Banda Desenhada
"Aconselho-o a não se aproximar dele, a ir-se embora daqui, a esquecê-lo..."
Trilogia Nikopol - Enki Bilal
Para :
Diabba - O Inferno da Diabba
Mauro - Nona Arte
Halotuga - World of Banda Desenhada
domingo, 18 de novembro de 2007
Stephen King´s The Dark Tower : The Gunslinger Born
"The man in black fled across the desert, and the gunslinger followed." Com estas palavras milhões de leitores foram apresentados a Roland - o implacavel Gunslinger - na sua procura pela enigmática Dark Tower, encontrando pelo caminho tecnologia antiga, o amor e magia mortal. Esta é uma maravilhosa adaptação desta obra de Stephen King à 9ª Arte, pelo traço gótico de Jae Lee e pelo colorista Richard Isanove, para quem gosta do género é incontornavel!! Já tinha este livro há uns tempos, e já merecia um post !
Contém - Dark Tower: The Gunslinger Born #1-7.
Hardcover
Criado por: Peter David, Robin Furth, Jae Lee e Richard Isanove
Editado em 2007 por Marvel Publishing
Comprado Amazon- € 10
Nota : 8 em 10
quarta-feira, 14 de novembro de 2007
Justice
Série fantástica, que terminou agora com o terceiro volume! A arte de Alex Ross (que tambem é um dos argumentistas) é impressionante, e juntando isso a um bom argumento, temos a 9ª Arte no seu melhor!
Tudo começa com sonho (pesadelo) comum a todos os grandes vilões do universo DC, a destruição do Planeta Terra e os seus heróis, além de não conseguirem deter a destruição, tambem perecem na tentativa de salvação do planeta (excepto o Super Homem, eventualmente).
Para evitar que esse pesadelo se torne realidade, estes vilões tentam desacreditar os heróis, fazendo obras de beneficência ( !!! ) e eliminando os principais heróis um por um !
Claro que Lex Luthor e Brainiac são os cérebros de toda uma trama extremamente bem orquestrada, em que só não contaram com os heróis "secundários", e isso sai-lhes caro no fim !
Não vou contar a história toda, se não não tem piada para quem quer comprar estes títulos, apenas digo que tem um final feliz ( eheheh) !
Hardcover
Criado por: Alex Ross, Jim Kruegar e Doug Braithwaite
Editado entre 2006 e 2007 por DC Comics
Nota : 9 em 10
sábado, 10 de novembro de 2007
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Marvel X DC
Não... não vou fazer um review de mais uma estória ! Depois de ler várias sagas destas duas grandes editoras, venho dar a minha opinião sobre a qualidade da edição/estória .
Ao nivel dos comics tenho de abster-me de dar opinião, pois não compro por serem demasiado frágeis !
Edição
TPB (Trade Paperback - softcover): aqui a Marvel ganha por KO à DC, pois a qualidade da Marvel é muito superior ! Só há pouco tempo a DC deixou de editar este tipo de livro em "papel de jornal" !
Harcover: bom, são bastante equiparados, embora eu prefira os Hardcover da Marvel, pois gosto mais do tipo de papel destes em relação aos da DC
Hardcover "de Luxo": aqui a DC é superior, as edições "Absolute" são fantásticas ! Isto não menosprezando as edições da Marvel, que tambem são muito boas... mas aqueles grandes Hardcover da DC ... humm ... e o cheirinho daquela mistura de papel novo com tinta fresca ? Só encontro quando desembalo um Absolute da DC !
Estória
É complicado falar disto ! O que eu acho é que na generalidade das estórias que eu possuo, as melhores estórias pertencem à DC, mas os herois da Marvel são muito mais apelativos !
Isto foram só as minhas opiniões, dêm a vossa !
domingo, 4 de novembro de 2007
Capas: Shi : Ju-Nen
Já tinha decidido há uns tempos atrás que tinha de fazer menção a este livro, porque para além de ter uma estória de um género que eu gosto (tradição Oriental, leia-se Samurais...), tem uma das coleções de capas mais bonitas que eu conheço !
Deixo aqui as quatro capas para vocês apreciarem!
Basicamente Shi (Ana Ishikawa ) faz uma viagem ao Japão para tentar resolver questões familiares (ou seja, guerras entre grupos rivais... Kyoto e Nara Sohei, para além da máfia japonesa) , o resto é muita espadeirada e sangue quanto baste !
Deixo tambem duas pranchas deste TPB, para poderem apreciar a arte no seu interior !
Boas leituras
domingo, 28 de outubro de 2007
FIBDA
Fui ao meu 1º Festival Internacional da Amadora . Fui por curiosidade, e tambem porque ia um autor que eu gosto muito - Milo Manara ! Fez-me um pequeno sketch no one-shot "O Homem de Papel" (que é um dos meus preferido deste autor), sketch este que podem observar em cima. Tive a paciência de estar 3 horas na fila... para quem me conheçe sabe que é quase impossivel !
Fica tambem a fotografia do senhor a trabalhar no meu livro ! ( A tremideira da fotografia não é derivada à emoção... foi uma cotovelada que eu levei...)
Em relação ao festival propriamente dito, achei a organização boa e o espaço bem ocupado, já em relação a novidades foi muito pobre, pois na Vitamina BD apenas tinham em exposição e não para venda "Africa" de Hermann, e na ASA tinham a última edição portuguesa da série Valérian - A Ordem das Pedras . Estou apenas a falar de novidades vindas de fora , pois ouve autores nacionais que estiveram em lançamento, mas com o tempo que estive à espera do Manara não consegui debruçar-me como devia sobre as edições nacionais, embora tenha visto o novo livro do Álvaro - sorry ! Gostei muito da área de exposições, estava "arejada" e com uma boa luz !
Nota: Na fila para o Manara estive com dois bedéfilos que me ajudaram a passar o tempo e estive com um senhor que, segundo eu percebi, era Geraldes Lino! Este tambem me chamou a atenção para um outro transeunte que me identificou como o autor Álvaro. Claro que encontrei o Hugo Jesus (Central Comics e co-autor de Aeternu) , que não perde uma :-)
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Ghost In The Shell
Esta foi a minha primeira experiência com BD género Manga ! Ghost In The Shell, uma intrincada estória, tipo Cyberpunk, num futuro altamente tecnológico, onde tudo se passa no Ciber-espaço, e onde Humanos com implantes mecânicos se misturam Androides com tecido Humano ! Ou seja qual é o Homem e quem é a máquina ? Estes dois livros contam as aventuras da Major Motoko Kusanagi uma super-agente Cyborg, do serviço secreto departamento S-9. Este departamento trata de assuntos relacionados com crimes no ciber-espaço. Estes agentes conseguem entrar nas redes informaticas como "fantasmas", isto é , como se tivessem corpo na rede do ciber-espaço! No primeiro tomo Motoko persegue um super poderoso hacker, " The Puppeteer", onde depois de muitas voltas esta entidade cibernética inteligente acaba por convencer a Major a fundir-se com ela... aqui começa o segundo tomo onde a Major adopta o nome de Motoko Aramaki, e com a fusão passa a ser uma agente cyborg hiper avançada...
Agora que já dei um "lamiré" sobre a estória, convido-vos a ler e a apreciar a arte do grande mestre Japonês Shirow Masamune (士郎正宗), que tem pranchas de uma arte impressionante ! Escolhi esta estória para minha primeira leitura neste género de BD porque não tem páginas só a preto e branco , como na generalidade da Manga, tem partes altamente coloridas no meio de páginas a preto e branco ! Tambem escolhi porque é aconselhada para adultos, e o primeiro tomo é da segunda edição, ou seja da edição não censurada (algumas cenas XXX). Deixo-vos uma página, claro que no livro está muito melhor, mas é só para dar uma ideia (claro que não é uma página XXX)!
Tankōbon (単行本)
Criado por: Shirow Masamune (士郎正宗)
Editados em 2004 e 2005 por Dark Horse
Nota : 8 em 10
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
domingo, 21 de outubro de 2007
Watchmen : Absolute Edition
Não há nada para dizer deste livro, apenas que é um dos melhores livros de BD que eu já li, e isto para alem de ser um marco histórico no mundo da BD, pois foi esta estória que despertou a BD para o "mundo dos adultos".
Foi consagrada com os prémios Kirby e Eisner e conseguiu a honra de um prémio Hugo, para além disso Watchmen também é a única Banda Desenhada presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923 !! Está tambem previsto um filme, com o mesmo nome, que se encontra em fase de pré-produção.
Esta estória data dos anos 80, publicada originalmente em 12 edições mensais pela editora DC Comics entre 1986 e 1987. Foi editado em versão TPB em 1995 (capa mole) e em 2005 saiu esta versão que eu comprei , Absolute Edition .
Infelizmente, o que não deixa de ser impressionante, nunca este livro foi editado em português de Portugal, o que diz tudo dos nossos editores e dos nossos planeamentos editoriais !
Aconselho vivamente a todos os que saibam ler em língua inglesa a compra deste livro... é um livro incontornavel ! Não direi nada sobre a estória, terão de o comprar :-P
Slipcased Hardcover
Criado por: Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgens
Editado em 2005 por DC Comics
Comprado Amazon- € 33,70
Nota : 11 em 10
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Shanna : The She - Devil
Este é um livro desenhado pelo artista Frank Cho em que, visto ser ele o escritor tambem, a estória roda à volta de dois dos seus temas favoritos : lindas raparigas e o mundo pré - histórico, com muitos dinossauros à mistura ! Só faltou mesmo o seu outro tema de eleição, grandes gorilas e macacos (bom... tambem temos elementos do sexo masculino na estória....) !
Basicamente a estória começa com uma equipa militar oriunda dos EUA, que se despenha numa ilha tropical e desconhecida, e que faz uma descoberta estranhíssima : um laboratório nazi ! Neste laboratório eram conduzidas várias experiências genéticas, todas elas viradas para o armamento biológico. Além dos monstros pré - históricos desenvolvidos naquele laboratório, que dizimaram toda a população de cientistas que nele trabalhavam (excepto uma sobrevivente), descobriram outra experência genética ... uma rapariga que provou ser uma arma mortal, fria e dura! A equipa militar abre por inadvertência uma caixa que continha um novo virús e contamina parte da equipa. O Doutor da equipa sabe, por intermedio da cientista alemã sobrevivente, que existe um antídoto noutras instalações, mas o caminho está pejado de Raptors e T-Rex ! Shanna propõe-se a companhar a expedição... e o resto do livro não conto !
É uma pequena estória contada por Frank Cho, mas sobretudo para mim vale pela excelente arte e por mais uma boa edição da Marvel (boa capa, bom papel e boa aplicação de cor).
Hardcover
Criado por: Frank Cho
Editado em 2005 pela Marvel Comics
Comprado Amazon: +/- 15 €uros
Nota : 8 em 10
Basicamente a estória começa com uma equipa militar oriunda dos EUA, que se despenha numa ilha tropical e desconhecida, e que faz uma descoberta estranhíssima : um laboratório nazi ! Neste laboratório eram conduzidas várias experiências genéticas, todas elas viradas para o armamento biológico. Além dos monstros pré - históricos desenvolvidos naquele laboratório, que dizimaram toda a população de cientistas que nele trabalhavam (excepto uma sobrevivente), descobriram outra experência genética ... uma rapariga que provou ser uma arma mortal, fria e dura! A equipa militar abre por inadvertência uma caixa que continha um novo virús e contamina parte da equipa. O Doutor da equipa sabe, por intermedio da cientista alemã sobrevivente, que existe um antídoto noutras instalações, mas o caminho está pejado de Raptors e T-Rex ! Shanna propõe-se a companhar a expedição... e o resto do livro não conto !
É uma pequena estória contada por Frank Cho, mas sobretudo para mim vale pela excelente arte e por mais uma boa edição da Marvel (boa capa, bom papel e boa aplicação de cor).
Hardcover
Criado por: Frank Cho
Editado em 2005 pela Marvel Comics
Comprado Amazon: +/- 15 €uros
Nota : 8 em 10
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Crisis on Infinite Earths : Absolute Edition
Não há muito a dizer desta edição DC... é uma excelente e grande estória, que visou por ordem no Universo DC (já haviam herois e Terras a mais!), e esta edição é um verdadeiro mimo para qualquer amante de BD! Esta edição contempla uma lindíssima caixa, com o respectivo livro, e um Compendium que tira dúvidas, lista "crossovers" e "Tie-ins", tem entrevistas, opiniões, enfim tudo o que girou à volta desta grande saga!
Tenho de referir que o episódio da morte da Supergirl, foi dos melhores que eu já li da BD oriunda dos EUA !
Os comics originais que deram origem a esta "Absolute Edition" datam de Janeiro até Dezembro de 1985 .
Slipcased Hardcover
Criado por: Marv Wolfman e George Pérez
Editado em 1998 por DC Comics
Nota : 10 em 10
Tenho de referir que o episódio da morte da Supergirl, foi dos melhores que eu já li da BD oriunda dos EUA !
Os comics originais que deram origem a esta "Absolute Edition" datam de Janeiro até Dezembro de 1985 .
Slipcased Hardcover
Criado por: Marv Wolfman e George Pérez
Editado em 1998 por DC Comics
Nota : 10 em 10
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Disqus Shortname
sigma-2
Comments system
[blogger][disqus][facebook]