
E a grande saga continua… épica! É a única palavra de que eu me lembro para este gigantesco arco que começou em Green Lantern: Rebirth. Está a fazer furor em todo o lado, e em português de Portugal… “népias”…! A qualidade da escrita, de fazer uma estória com um fim que está previsto vários anos depois, e manter a qualidade com “pequenos” clímax pelo meio, não está ao alcance de qualquer um!

Penso que visualmente este livro é o mais espectacular de todos de todos os que já saíram, são explosões de amarelo, verde, vermelho, azul, laranja e violeta; e o espectro da profecia, e grande clímax de todo este evento, Blackest Night aproxima-se a passos largos.
Este é um livro de apresentações coloridas e embora seja mais dedicados aos Red Lanterns, liderados por Atrocitus, descobrimos os Blue Lanterns criados por Ganthet (que parecem um pouco como santos apalermados), o corpo dos Orange e Violet Lanterns (que estão em embrião) e a traição de um dos guardiões de OA (patente neste livro).
A estória começa onde Sinestro Corps War Vol. 1 e Vol. 2 acabaram, ou seja, Sinestro está preso e condenado à morte com execução pública marcada no seu planeta de origem. Outro acontecimento importante logo no início do livro é a condenação da Green Lantern Layra, pelo assassinato do Lanterna Amarelo Amon Sur. Esta é despojada do seu anel e é expulsa dos Green Lantern Corps. A sua raiva foi tal que foi escolhida por um anel vermelho, sendo imediatamente incluída nos Red Lanterns (estes alimentam-se da emoção raiva). Verifica-se neste livro que a raiva dos Red Lanterns é mais dirigida aos Yellow Lanterns de Sinestro, que aos próprios Lanterna Verdes. Estes Lanternas têm como líder Atrocitus (Green Lantern: Secret Origin), que odeia Sinestro, e quando deixam o anel vermelho tomar conta de si perdem a razão (Atrocitus parece ser o único que não padece deste mal).

Neste livro são apresentados também os Alpha Lanterns, criados pelos guardiões de AO, com o fim de policiar as actividades dos próprios Lanternas Verdes. Tornam-se perigosos, pois seguem à risca os mandamentos do Livro de OA, onde ainda faltam escrever bastantes leis!
Depois assistimos ao acompanhamento de dois Lanternas Azuis ao Lanterna Verde Hal Jordan, na sua busca pelos Lanternas Vermelhos, que acaba no planeta de origem destes: Ysmault! Estes Lanternas são alimentados pela emoção esperança, e têm um poder enorme (mas o seu ponto fraco é também enorme…). Tentam convencer Hal Jordan a ingressar no seu próprio corpo de Lanternas Azuis.
Temos a busca de uma raça antiga, num espaço não controlado pelos Green Lantern Corps, por poder… acabando por descobrir a cor laranja, emocionalmente controlada pela avareza!
As Star Saphires (Violeta) estão também em formação, sendo escolhidas algumas personagens femininas bem conhecidas! A emoção reinante aqui é o amor…
Scar, guardião de OA (chamado assim pela cicatriz provocada pelo Anti-Monitor em Sinestro Corps War Vol. 2), está na sombra a provocar todo um encadeamento de eventos, com o fim de provocar a profecia mais negra: Blackest Night.
E não posso adiantar mais, senão conto tudo!
Boas leituras.
Hardcover
Criado por: Geoff Johns, Ivan Reis, Shane Davis e Mike McKone
Editado em 2009 por DC Comics
Comprado em Book Depository
Nota : 9,5 em 10