segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Leituras de BD tem novo projecto


Acabaram-se as férias de Verão, e o LBD está aqui para ficar.
Como tal, eu Nuno Amado, quero sangue novo neste blogue. Assim decidi abrir o blogue directamente a contribuidores que poderão fazer os posts directamente aqui, em vez de ser por meu intermédio na rubrica "A Palavra dos Outros". Esta rubrica continuará a existir para todos os que quiserem escrever sobre BD/HQ, mas haverá (espero eu) para além de mim mais quatro contribuidores permanentes.

Assim já estão aceites como contribuidores de pleno direito o Paulo Costa e o Hugo Silva. Existe espaço para mais dois e gostaria que, se alguém mais aceitasse ser contribuidor do LBD, fosse mais virados para Manga, BD Portuguesa ou Franco-Belga (europeia) preferencialmente visto que o Hugo e o Paulo estão de pedra e cal nos Comics.
Portanto, independentemente da nacionalidade, existem dois lugares. Aos possíveis interessados basta mandar um e-mail para nmamado@gmail.com.

O perfil das críticas ou artigos sobre BD/HQ... bem, terão de ser trabalhos com alguma profundidade, bem escritos e acompanhados por imagens de tamanho generoso. Não exijo uma regularidade fascista, mas gostaria que fosse fluido. Com cinco pessoas a funcionar haverá sempre algo de interessante e diferente a ser apresentado.

O LBD vai também estender-se a críticas de cinema, séries de televisão e animação. Esta é uma novidade, e claro, desde que os filmes e séries estejam relacionados com BD/HQ... :)
E sim, a outra novidade vão ser as críticas negativas. Eu tenho pautado as minhas críticas por livros de que eu gostei minimamente. Mas acho que os leitores deste blogue também têm o direito de saber aquilo que eu não gostei.

Posto isto gostaria de ter mais dois contribuidores oficiais. Se não existirem, bem, não fico chateado! Acho que se consegue trabalhar perfeitamente com três pessoas!
:)

Já agora, o lay-out do blogue também irá ser mudado brevemente. 

Boas leituras

13 comentários:

  1. Olá Nuno.
    Como seguidor deste blog, interessa-me esclarecer uma dúvida: As críticas acerca de cinema será apenas dirigida aos filmes baseados em bd, ou no geral? Se a resposta for a segunda talvez vá sair da linha a que o próprio nome "Leituras de BD" insinua. Se for a primeira... esquece a pergunta.

    ps: Entusiasmam-me as novidades. ABRAÇO!

    ResponderEliminar
  2. Viva Nuno,

    Estás cheio de energia e ideias novas. Isso é óptimo. Parece-me que o LBD vai ganhar ainda mais fulgor.

    Boa sorte para a mudança, e venha de lá isso.

    ResponderEliminar
  3. Calos Rocha
    Deves ter lido o texto antes deu ter feito essa correcção relativamente ao cinema!
    :D
    Quando reli o texto verifiquei que realmente estava ambíguo e mudei.
    ;)
    Ainda bem que estás entusiasmado!
    Thanks pelo input!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Rui Esteves
    As férias acabaram, o Verão nem começou nem acabou (não existiu) e está na altura de começar a trabalhar nisto a sério outra vez. Quero fazer algo maior, pelo menos é essa a intenção, e gostava que houvessem mais "vozes" neste espaço. Só eu torna-se monótono!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Não sendo um dever teu a actualização frequente do blog, confesso que tenho ficado desiludido com a diminuição de posts que o blog teve durante o ano 2014 comparativamente com os anteriores. Com a alteração, creio que o ritmo aumentará. Parabéns aos três (e aos adicionais se entretanto surgirem). Já agora digo também que os meus comentáris também diminuiram devido ao facto de ser necessário um openid....

    ResponderEliminar
  6. pco
    Foi necessária esta "paragem".
    O blogue não pode ser feito por obrigação e no início deste ano senti essa obrigação. Assim resolvi repensar isto e fazer umas fárias, sem abandonar completamente o blogue. Claro que houve outras razões que me chatearam um pouco e ajudaram a que o LBD estagnasse um bom bocado. Agora sento-me com força outra vez e espero corresponder aos anseios de quem me foi fiel estes anos todos!
    :)
    O aumento de contribuidores não é para eu descansar em cima do possível trabalho deles, mas sim para tornar o LBD mais interessante, assim como a entrada do cinema baseado em obras de BD.
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Nuno felicito-te pela iniciativa, pela determinação e energia.
    tudo excelentes ideias para dar ainda mais brilho a este excelente espaço, e eu ca estarei para o ir visitando.

    continua a excelente trabalho

    ResponderEliminar
  8. você conhece a HQ chinesa e coreana ?

    ResponderEliminar
  9. eu poderia colaborar (1 vez ou outra)?

    ResponderEliminar
  10. Musicslave
    Obrigado pelos elogios. Espero que trga mais brilho sim, e é bom contar com leitores fieis!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Rui Esteves
    Está? lol
    Tens a certeza??
    :D
    (Eu disse que ia mudar a aparência do LBD no post...
    :P

    ResponderEliminar
  12. Stefano
    Sim conheço, e tenho alguns livros coreanos e malaios. Chineses ainda não possuo nenhum.
    ;)
    Todos os leitores podem fazer colaborações esporádicas que seão incluídas na rubrica "A Palavra dos Outros". Se fizeres um pesquisa por esta tag no blogue encontrarás mais de 70 posts feitas por outras pessoas! Na coluna da direita tens uma caixa chamada Colaboradores "A Palavra dos Outros", onde estão os nomes de todos os que já escreveram para o LBD e quantos posts já fizeram.
    ;)
    As regras são as seguintes:

    - Texto bem desenvolvido e sem erros de preferência (excepto crianças)
    - O assunto ter a ver com BD/HQ (Manga incluída aqui), e se for Animação (Anime incluído aqui), Cinema ou séries de TV também tem de ser baseado em personagens da 9ª Arte.
    - As informações do texto sobre o assunto tratado deverão ser fruto de boa investigação para haver o mínimo de informação que possa induzir em erro. Não estou a falar de imprecisões, estou a falar de erros grosseiros.
    - As imagens que decidam mandar têm de ter uma boa resolução, se for necessário eu reduzo o tamanho quando montar o post.
    - O número de imagens tem de ser adequado ao tamanho do texto.
    - Não são permitidos calões ou frases menos próprias desajustadas, ou que possam ferir o leitor. Pode ser usado com conta, peso e medida desde que tenha a ver com a assunto.

    Portanto Stefano, está à vontade desde que tudo caia dentro destas regras. Podes escrever em português do Brasil, claro.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]