domingo, 28 de dezembro de 2008

ElfQuest Archives Vol.1 & Vol.2


Série mítica da BD Norte- Americana que eu descobri há pouco, embora já tivesse ouvido falar. É uma criação do casal Wendy e Richard Pini.
Há trinta anos atrás (1978) saíam a preto e branco as primeiras revistas (comics) desta série de fantasia, que se propunha a contar as aventuras dos Wolfriders e seu chefe, Cutter.A primeira estória, ElfQuest #1, desta saga foi editada na revista "Fantasy Quaterly", que era editada pelo Independent Publishers Syndicate, ou seja... uma editora "underground". O casal Pini não gostou da qualidade da publicação, nem de estar entalado no meio de estórias que não tinham a ver e então decidiram criar uma empresa familiar: Wendy and Richard Pini Graphics (WaRP Graphics). O ElfQuest #2 já foi editado pela WaRP Graphics (mais tarde Warp Graphics), com capa a cores e em papel brilhante, sendo assim para todos os números seguintes. Com esta série de comics alternativos deu-se o feito notável para altura, de estes se colarem em sucesso ao "mainstream", com a particularidade notável também, de ser uma mulher a tomar conta de quase toda a parte criativa! Richard Pini apenas colaborou nalgumas narrativas, sendo o seu papel principal a parte comercial de ElfQuest.
A série original foi editada em 21 revistas, sendo que a última era composta por cartas e sketchs de material envolvente à série. A partir daqui houve uma série de sequelas e spin-offs, seguidos de nova série de antologia: ElfQuest 2 (publicada em 33revistas). Mais tarde a série inicial foi reeditada pela Marvel, que começou as primeiras edições a cores deste excelente material. Em 2003 a DC e os Pini acordaram em publicações desta editora "mainstream", mas ficando os Pini com os direitos criativos da série e personagens! Neste momento a DC já não tem os direitos para publicação e merchandise de ElfQuest... algo correu mal!
Os livros apresentados neste e em futuros posts sobre esta série referem-se à edição especial da DC Comics "ElfQuest Archives", que compreende a primeira série (as primeiras 20 revistas). Existem boatos de que os Pini e a DC tinham acordado em editar mais alguns "Archive", mas penso que apenas se trata disso: boatos!
A série foi apresentada de início como para crianças, mas depressa se vê que é tudo menos para a criançada, ou seja tem sexo implícito e cenas de bastante violência! A arte de Wendy Pini "engana" o leitor mais distraído, visto que os seus personagens são bastante agradáveis à vista, mas a estória por vezes consegue ser bastante cruel e violenta, tanto gráficamente como na sua narrativa. É nesta dualidade que Wendy Pini mostra a sua diferença, pois o seu traço simpático e feminino, quando necessário, transforma-se em força e brutalidade (de que normalmente não se está à espera).
O argumento é muito sólido e sem falhas, e a acção decorre quase sempre a grande velocidade, excepto quando a autora quer impor uma pausa... no fundo, para mim claro, a leitura desta série tornou-se viciante! Já só me falta o quarto volume e estou "em pulgas" para que chegue... felizmente os "Archives" editados pela DC cobrem toda a primeira série, não nos deixando a salivar por livros que não existem!
Falando da estória e até agora, Cutter, líder dos Wolfriders (elfos da floresta), defende o seu território das incursões dos Homens, assim como o faziam os seus antepassados. Os Homens com que este clã Elfo contactou, sempre foram violentos e radicais, querendo expulsar todos os Elfos a que preço fosse. A loucura apodera-se de um feiticeiro humano que ateia fogo a toda a floresta, com o fim de eliminar os Wolfriders. Estes conseguem escapar, mais os seus inseparáveis lobos, para os túneis dos Trolls... aqui sofrem a traição destes e desembocam fora da montanha, mas num deserto! Estes Elfos de tez muito pálida, e os seus lobos felpudos, vão sofrer muito aqui. Deixam um ferido para trás, mais a sua companheira, na esperança de encontrarem brevemente um sítio para viver. Acontece que chegam a Sorrow´s End, onde, e para abreviar, Cutter conhece a sua companheira: Leetah. Este clã de Elfos tem um aspecto diferente, são mais escuros para aguentar o sol tórrido daquele deserto, mas Sorrow´s End é um belo oásis onde os Wolfriders descansam e podem ser úteis. Aqui Cutter decide que vai partir em demanda de outros clãs Elfos... e a partir daqui leiam o livro:)
(Este post já vai muito comprido...)

Hardcover
Criado por: Wendy Pini e Richard Pini
Editado em 2003 (vol.1) e 2005 (vol.2) por DC Comics
Comprado no Book Depository e EBay
Nota : 10 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário