sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Lançamento Parceria A. M Pereira: As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…



Um livro inesperado para mim, mas alguém teve a coragem de avançar com um projecto em BD sobre Fernando Pessoa, o que me parece óptimo. :)

A editora Parceria A. M Pereira, fundada em 1848, foi a única a editar Fernando Pessoa em vida do autor, em 1934. Oitenta anos depois da morte do Fernando Pessoa, é a publicado o primeiro livro exclusivamente em Banda Desenhada sobre a vida do poeta, um projecto que demorou quase 10 anos.

Fiquem com a nota de imprensa da editora Parceria A. M Pereira:

As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…

Num texto de apresentação deste livro, Miguel Moreira escreveu que quando verificou qual era a sua vocação artística, lhe pareceu interessante «a ideia de transformar Fernando Pessoa numa personagem de BD», mas «a dúvida estava em saber que história contar». Essa história, que é a que fundamenta As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…, não é outra do que a própria vida do autor da Mensagem, livro publicado em 1934 pela Parceria A. M. Pereira, isto é, por uma editora que continua, após mais de oitenta anos, a animar as publicações pessoanas.

Hoje, com a colaboração da talentosa e discreta Catarina Verdier, a história já está no papel. Este é um Pessoa que se reconhece e se descobre. Há um poeta byroniano, mas também um menino que faz cócegas à Teca; há um aluno estrangeirado, mas também um adolescente que colecciona selos; há um empregado da Baixa, mas também um jovem que começa a fumar e percebe que precisa de usar óculos… Descobre-se, porque enquanto Miguel sonha Pessoa, retrata-o e revela espaços, a que a Catarina dá cor, vemos momentos que nunca vimos, lemos diálogos que nunca ouvimos, percorremos ruas onde Pessoa não se fotografou.

Miguel e Catarina conseguiram transformar a vida de Pessoa numa aventura, através de um texto bem informado e de uns desenhos sóbrios, com momentos de uma elegância inegável. As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…, são uma série de animação congelada que nós imaginamos a ganhar movimento, como se tivesse vida própria.

Título: As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal…
EAN: 9789728645861
N.º páginas: 176
Largura: 240 mm
Altura: 340 mm
Espessura: 15 mm
Autor: Miguel Moreira e Catarina Verdier
Chancela: Parceria A.M. Pereira
ISBN: 978-972-8645-86-1
Distribuidor: Vasp
Peso: 545 g
Preço: 23.90 €


Boas leituras




Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]