quarta-feira, 30 de maio de 2018

Druuna Livro 2 - Creatura | Carnivora



A editora Arte de Autor continua a apostar na personagem criada Paolo Eleuteri Serpieri, a bela e voluptuosa Druuna.
Estamos em terreno virgem, pois os dois livros que fazem parte desta edição dupla nunca foram publicados em português: Creatura e Carnivora

Já agora tenho de referir a excelente edição deste livro. A capa, o papel, a impressão... tudo excelente, um luxo mesmo. Para adicionar a tudo isto, temos uma galeria de arte no final do livro bastante grande e completa. Esta é verdadeiramente uma edição de luxuosa de muita qualidade, parabéns à editora Arte de Autor!

Druuna é uma série complexa que mescla ficção-científica, horror, erotismo e metafísica com cenários grandiosos de tão decadentes que são. As aventuras da voluptuosa mulher estão completamente impregnadas em sexo, violência e desespero.

Druuna não hesita em trocar favores sexuais para se manter viva, e na realidade com a perversão levada ao limite, é a única maneira desta se manter viva e incólume! É um grande périplo no mundo do sonho, do espaço e do tempo, Serpieri não fez uma história fácil, tive de voltar muitas vezes atrás, mesmo a livros anteriores para conseguir perceber aqueles mundos decadentes por onde se passa toda a acção.

As transições de espaço na narrativa são bastante importantes, e na realidade muito bem-feitas. Serpieri passa dos espaços amplos e luminosos para a exiguidade quase claustrofóbica com grande mestria. Por vezes o leitor sente mesmo este aperto ao seguir as personagens a entrar em corredores mais estreitos, por vezes confinando o clímax da cena a uma pequena sala; e fazendo o contraponto claustrofóbico temos quase sempre uma cena de grande desespero e violência, tanto gráfica como emocional.

Depois do volume anterior, Druuna Tomo 1 - Morbus Gravis | Delta, que compila os dois primeiros volumes da série original, temos este segundo livro que abre com “Creatura”,  que se inicia no espaço profundo a bordo de uma nave. Este volume dá saltos narrativos do mundo do sonho para realidade, e ao mesmo tempo existe um grande salto temporal do volume anterior para este.

A nave espacial “The City” foi completamente tomada pela matéria orgânica denominada “O Mal”, embora e apesar disso alguns grupos humanos ainda consigam sobreviver. Lewis e o computador Delta tornaram-se um, apoderaram-se ainda de Shastar, o eterno amante de Druuna. Esta trindade fundiu-se com a nave e protege Druuna do espaço putrefacto do seu interior.

Mandam mensagens subliminares para o subconsciente do comandante (Will) da pequena nave que se aproxima, fazendo com que este seja impelido a resgatar Druuna do inferno onde ela se encontra. Mas existe uma tentativa de fecundar Druuna por parte da nave “The City”, agora quase completamente orgânica… será que na realidade isto aconteceu? E se aconteceu, será que “O Mal” se vai conseguir disseminar para além da nave “The City”? E o resgate da bela jovem foi fácil de mais... aliás a própria nave “The City” ajudou!

Passamos para Carnivora. Este é o quarto volume da série, incluso neste segundo volume da Arte de Autor, e aqui passamos dos ambientes abertos de cidades e ambientes apocalípticos para os espaços fechados de uma pequena nave. Este fechar de ambiente torna-se opressivo e claustrofóbico contrariando os registos anteriores.


De notar que o detalhe deste espaço continua pormenorizado mostrando o porquê de Serpieri ser considerado um virtuoso no desenho, nas texturas e nas cores. Falando nisso, ele usa com mestria as sombras e a ausência de cores fortes para contrastar com o vermelho do omnipresente mal que ataca a humanidade.

Este “Mal” (The Evil) é uma alegoria forte a uma doença que continua a ser um pesadelo para quem a contrai. Chama-se SIDA (AIDS) e esta alegoria está bem patente nos dois primeiros livros, tanto na decadência física de quem é atacado por ela, como na reacção de repulsa e afastamento de quem está limpo… é a discriminação e segregação que surgiram logo que a doença foi conhecida no século passado. Não esquecer a década em que estes livros foram criados, a década de 80. Serpieri quis pôr a nu (neste caso não é a Druuna) esta doença proibida, e a marginalização a que os infectados eram sujeitos socialmente.

Carnivora é um livro para se ler devagar, para se perceber na sua plenitude, pois passa muitas vezes de sonhos induzidos em Druuna para novos sonhos, e daí para o presente real.
O “Mal” entrou na pequena nave do Comandante Will, assim como a mente dupla formada por Lewis e Shastar, que sendo incorpóreos "viajaram" para dentro do computador da nave.

Will e Doc induzem Druuna em sono profundo, gravando os seus sonhos na esperança de saber exactamente o que lhes estava acontecer e como combater “O Mal”! É claro… os sonhos não são cor-de-rosa, antes pelo contrário! Poderosos pesadelos atacam Druuna, mas a realidade à sua volta não é muito melhor; e quando acorda continua a viver um horrível pesadelo. “O Mal” está à sua volta!

Depois de selvaticamente atacada (sexualmente claro…) refugia-se novamente num sonho, onde a entidade Shastar/Lewis lhe explica como poderiam resolver o problema.
É Doc que acaba por pôr o louco plano em marcha, Ficção-Científica pura, resolvendo o problema para já.

Mas será que está tudo igual?
Será que os tripulantes da nave são mesmo eles? Ou serão clones criados pelo “Mal”?
O próximo volume é Mandragora, e é sem dúvida o mais poderoso ao nível sexual. Serpieri neste próximo livro leva as perversões sexuais a um novo limite!

Eu sou um admirador confesso da arte de Serpieri, e tenho de agradecer à Arte de Autor pelo cuidado colocado nestes livros, muito bom mesmo!
Esperemos pelo próximo livro que deverá compilar Mandragora e Aphrodisia

Livros desta série publicados em português até ao momento com link, os que hão-de vir sem link, claro...:


Gostaria que houvesse um Livro 5 que compilasse Druuna X e Druuna X2...  :)



Boas leituras




Sem comentários:

Enviar um comentário

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]