quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O Assassino, edições e um rant 🤷🏻‍♂️
(Será que mandam uma moeda ao ar?)

 


Começou a sair no dia 22 do mês passado uma nova colecção ASA | Público. Uma excelente série, O Assassino, no original Le Tueur de Jacamon e Matz.


Até aqui tudo bem, para além das primeiras quatro histórias já terem sido publicadas em Portugal (🙄), as duas primeiras pela Booktree, e as outras duas num volume duplo pela ASA | Público também na colecção Os Incontornáveis da BD de 2011.

Esta série, O Assassino, já vai no quarto volume duplo e aqui o Leituras de BD diz que é uma série a comprar, é muito boa. Aliás, é tão boa que este ano saiu um filme baseado na série de BD: The Killer (de David Fincher).

Agora o que me faz espécie (muita espécie) é a razão porque excelentes séries são publicadas num formato inferior de acabamento (em capa mole), e outras já passadas e repassadas e também de qualidade inferior são editados num formato superior! Não percebo!

Dou como exemplos assim já a virem à minha memória Valerian e XIII em capa mole e Airborne 44 e U-Boot em capa dura. Inclusivamente Valerian teve honras de apresentação no Planetário, e mesmo assim conseguiram manchar uma colecção definitiva com aquela edição pífia. De todas as que se publicaram no mundo nessa altura, a colecção portuguesa foi a ÚNICA em capa mole.


É absolutamente incompreensível este tipo de escolhas… será que mandam uma moeda ao ar para saber se vai ser em capa mole ou dura??


Enfim, desculpem lá o rant, mas não há pachorra.

E comprem esta série porque não se vão arrepender, apesar das incongruências de escolha do tipo de edição.

 


Boas leituras

2 comentários:

  1. És bastante tolerante ao criticares apenas o formato.
    E o que o Público faz com a escolha de papel?
    O problema do Valerian no formato é o menor, se formos ver a qualidade do papel e a forma como ficou posteriormente impresso.
    E se quiseres pior, vê o BlueBerry do Público. A impressão em papel brilhante estraga o livro completamente e basta pegar num integral espanhol ou brasileiro para ver que a obra visualmente foi destruida.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Blueberry ainda dou o desconto, essa parceria editorial estava no início. Quando do Valerian critiquei várias coisas, a nossa edição "definitiva" foi a pior do mundo inteiro, um país com tantos fãs dessa série... foi triste.
      O papel brilhante estraga muitas séries visualmente, mas desde que ele se aguentasse dentro da capa durante muitos anos eu já ficava contente...
      O meu desabafo aqui é que não existe coerência. Se eles publicassem sempre da mesma maneira, pronto, eu entendia. Agora editarem em formato melhor séries de 2ª e em formato pior séries de 1ª... páh... não faz sentido.

      Eliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]