quinta-feira, 19 de março de 2009
Batman: R.I.P.
E assim termina a "run" de Grant Morrison na série Batman. As estória de Grant Morrison começaram com "Batman and Son", seguido de "Batman: The Resurrection of Ra`s Al Ghul" e "Batman: The Black Glove". Termina envolto em mistério, será que Batman morreu mesmo ou está simplesmente fora de circulação e aproveitou para tirar férias? Sim, porque já toda a gente sabia a sua identidade secreta, Bruce Wayne, a localização da "Batcave", enfim, toda a vida pessoal do Morcego estava devastada! O melhor era desaparecer mesmo, resta saber se morto ou simplesmente desaparecido... bem... ouvi dizer que o rapaz "morreu" também noutra série da DC, Final Crisis! DC Comics, haja uma decisão! Batman é um dos pilares do universo DC, merece um fim coerente! De qualquer maneira a estadia de Morrisson em Batman era para cinco livros, e parece que em Junho este escritor vai voltar ao Morcego para o arco final.
As estórias de Grant Morrison têm quase sempre uma intriga um pouco alucinada, e esta não foge a isso. Batman está a ser encostado à parede por um esquema altamente sofisticado, urdido pelo Black Glove, onde Morrison volta às raízes de Batman para um desfecho quase angustiante. A narrativa tem algumas falhas, ficam muitas coisas por explicar, e por vezes as sequências são algo confusas de tão intrincadas!
Neste arco Batman é desmontado emocionalmente, e dilacerado fisicamente sem dó nem piedade. Dr. Hurt (Black Glove) é impiedoso... nem o mordomo escapa à sua crueldade. O seu grupo de vilões anda atrás não só de Batman, mas também de Robin e Nightwing. Batman tem de apelar a um seu outro "eu", Zur En Arrh, um Batman alternativo guardado no seu subconsciente para o caso de um ataque à mente do Batman "normal" ser bem sucedida. Claro que o Joker não podia faltar... foi-lhe oferecido pelo Black Glove o Robin, só para sua diversão. Mas o Joker não é subalterno de ninguém e acaba por atrapalhar os planos do vilão.
A arte é espetacular, Tony S. Daniel em alto nível! Tem momentos e páginas verdadeiramente de génio neste "thriller" psicológico!
É claro que eu não vou adiantar mais... isso tirava a piada toda
Boas leituras!
Hardcover
Criado por: Grant Morrison, Tony Daniel, Lee Garbett e Trevor Scott
Editado em 2009 por DC Comics
Comprado no Amazon
Nota : 8,5 em 10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Disqus Shortname
sigma-2
Comments system
[blogger][disqus][facebook]
Não li a review porque ainda não recebi o livro:P
ResponderEliminarPfff!!! Não acredito que o Batman morreu... isso ia dar cabo dos filmes. E esse é um filão que a DC não vai perder. :p
ResponderEliminarSó acho que matar um personagem conhecido só para aumentar as vendas já começa a chatear nas grandes editoras americanas...
Abraço. :)
"Pfff!!! Não acredito que o Batman morreu... isso ia dar cabo dos filmes. E esse é um filão que a DC não vai perder. :p "
ResponderEliminarO Personagem Batman não morreu quem morreu foi o Bruce Wayne em mais uma Crise,e vem ai a Batalha Pelo Manto aonde o Asa NoTURNA,o Robin e o Demien,o Hush e maos alguns vão andar a porradinha para ver quem vai ficar com o Manto.lolo
O Personagem Batman não morreu quem morreu foi o Bruce Wayne
ResponderEliminarEu sei, mas referia-me exactamente a isso, nos filmes o Batman é o Bruce Wayne, não acredito que a DC vá no próximo filme colocar o Dick que aparenta ir ser o próximo a carregar o manto do morcego como Batman. ;)
Ou seja qual for o escolhido. :D
Abraço. :)
Estou contigo OCP: já chateia essa manobra de marketing gasta, usada e reutilizada. Bruce Wayne é o Batman, ponto final. Por mais voltas que lhe queiram dar, a identidade é resultante de graves perturbações sofridas em criança, mil vezes ao cubo exploradas e afirmadas.
ResponderEliminarSe me disserem que o Capitão América pode ser um qualquer patriota para além do Steve Rogers, ainda vai (aliás, já foi explorado algumas vezes). Agora o Batman?! Deixem-se de merdas.
Desculpa o vernáculo, Bongop. Mas estas larachadas só se resolviam com um berro, um punho na mesa e um indicador a apontar para a rua. Cambada de boiolas, esses gajos na DC.
Se o óme foi de férias, então fosga-se, são bem merecidas. Ainda por cima, tem guita a gastar para as gozar à brava.
Estou à espera que chegue na próxima semana pelo correio... tenho os 3 volumes anteriores que são mencionados no artigo, mas desiludiram-me um pouco, principalmente o Batman: The Resurrection of Ra`s Al Ghul. Como meteu outros títulos à mistura, a qualidade desceu bastante. O Batman and Son e o Black Glove têm altos e baixos... mas no global lêem-se bem.
ResponderEliminarMas pelo li noutros sítios, é necessário ler o Final Crisis para se perceber tudo o que se passa com o Batman... não fosse escrito tb pelo Grant Morrison. Vamos ver...
Radjack
ResponderEliminarPodes ler, acho que não falei em spolers, pelo menos daqueles que estragam a a leitura...
OCP
Por aquilo que se vê apenas neste livro, deixam uma porta aberta, ou seja, não se vê o corpo do Batman... agora como infelizmente isto também é transportado para a "Final Crisis", que eu não li, não sei o que pensar... se calhar vou ter que ler a crise final (que não tenho)...
Kitt
Não há mais ninguém que possa vestir esse manto! O Batman e o Bruce Wayne são inseparáveis!
Refem
Concordo contigo e com o segundo comentário do OCP! Talvez ela tenha ido mesmo de férias! Afinal, já toda a gente sabia que Bruce Wayne era o Batman! O Grant Morrison colocou o personagem numa situação delicada, mesmo que não tenha morrido, a sua recuperação vai dar trabalho. A não ser que façam uma cena tipo "One More Day" do Spider-Man...
Dinis
Embora a "run" do Morrison tenha altos a baixos, consegue ser uma boa estória, mas infelizmnte, e como tu dizes, espalharam partes importantes deste "plot" por outros títulos da DC! Detesto quando fazem isso...
É fácil, se quando ele voltar estiver moreno, é porque esteve de férias. Se não voltar, é porque morreu mesmo. Mania de complicar, pá...
ResponderEliminarhehehehe! Ólhó Bronze!
ResponderEliminar"Não há mais ninguém que possa vestir esse manto! O Batman e o Bruce Wayne são inseparáveis!"
ResponderEliminarAinda é trauma por causa da QUEDA DO MORCEGO E DO BATZAREL,E BATWING depois disso na saga PRODIGAL SON???
"É fácil, se quando ele voltar estiver moreno, é porque esteve de férias. Se não voltar, é porque morreu mesmo. Mania de complicar, pá..."
A pré-historia era mais quente e perigosa ele vai descansar por la.lololo
Este mano ainda impõe respeito.
ResponderEliminarA mim chateia-me mais nestas americanadas é a mania de revelarem as identidades secretas dos super-heróis. O resultado no Homem-Aranha foi um desastre e o resultado neste Batman desastre é. Depois como consequência temos as “supostas mortes” das personagens que mais tarde ou mas cedo à boleia do milagre da ressurreição voltam sempre á vida. Talvez o problema seja mesmo este: a falta de renovação das personagens, porque às tantas com tantas mexidas nas linhas temporais, com tantos volte-faces, para trás e a frente, já pouco há para inventar a não ser disparates e absurdos!
ResponderEliminarAquando da “Queda do Morcego” não me incomodou nada ver um Batman bastante mais agressivo sem problemas de consciência em lidar com os criminosos. Se o Bruce Wayne morreu enterrem-no, e aproveitem para renovar. Agora não voltem atrás e não me inventem (mais) um acordo com o Diabo!!!!
Na cultura bedefila franco-belga felizmente que o tema é tratado de forma mais séria e veja-se o exemplo de Buddy Longway.
Buddy Longway, aqui está uma bela BD. Infelizmente não é devidamente considerada pelo considerado "traço infantil" do seu autor.
ResponderEliminarO Luís Má sorte é outra série que acompanha o envelhecimento natural dos seus personagens.
Rafeiro
ResponderEliminarPois, mas nos EUA eles gostam de complicar...
Jota
Este mano impõe muito respeito!
:D
Verbal
Eu tou de acordo, mas mesmo na altura que Azrael tomou conta do lugar de Batman toda a gente esperava pela volta do "verdadeiro" Batman!
Refem
Nas séries Franco-Belga normalmente os heróis envelhecem naturalmente... são muitos os casos, e acho que assim tornam os personagens muito mais humanos, se assim se pode dizer!
Mas o batman não morre :P
ResponderEliminarEu ando a ler uns livros antigos onde se fala de algumas destas coisas que o Morrison usou como o Batman de Zen Uhr Lha (não sei de cor) e esses comics antigos são bem secantes lol
Mas depois passo para o R.I.P que comecei a ler quando saiu mas não terminei.
Abraço
eu tenho dois personagens favoritos, um é o Capitão América e o outro é o Batman, ja mataram o capitão e agora querem matar o batman, vou deixar de ler hq.
ResponderEliminarsinto saudades das história independentes dos personagens, hoje em dia somos obrigados a comprar uma revista da marvel que vem 4 histórias diferentes de 4 herois diferentes, as histórias uma porcaria, só pra aumentar o preço das revistas.
ResponderEliminarAnónimo
ResponderEliminarPor favor identifique-se! Aqui ninguém morde!
:)
Não deixes de HQ, decerto Batman vai estar de férias, com toda a gente a pensar que ele está morto!
para além disso HQ não se resume a dois heróis, eu também tenho as minhas favoritas... quando acabam, procuro outras!
Thor
Faz como eu! deixei de comprar revistas, agora só compro as compilações!
Bem vindo!