sábado, 14 de março de 2009

Gantz Vol.1, Vol. 2 e Vol.3


Eis uma série Manga que me convenceu!
História simples, mas eficiente, escrita e desenhada por Hiroya Oku. Obteve enorme sucesso a todos os níveis, sendo editado inicialmente pela Shueisha no Japão, e agora pela Dark Horse em inglês.

Este mangaka está neste momento a preparar a “Phase 3” de Gantz, depois de ter finalizado a primeira série de 24 volumes. Esta sua criação também foi adaptada para Anime em sete episódios do Manga.

Este manga insere-se no género “seinen”, ou seja orientado para um público masculino entre os 20 a 40 anos. A acção é rodada num cenário “sci-fi” com muito movimento, muitos twists, e terror. Levanta algumas perguntas como “o que vale afinal a vida humana?”, e satiriza muitas vezes os nossos modelos sociais.

Atenção que este Manga é de extrema violência, por vezes gratuita, e tem alguns nus (e depois?)… A insensibilidade e/ou indiferença de alguns personagens também pode ser chocante. A arte é muito boa, o movimento imprimido aos personagens é excelente, o pormenor e o dramatismo da acção é mesmo muito bom! Não restem dúvidas que Hiroya Oku é um verdadeiro artista!

A história começa com uma dupla morte onde são apresentados os dois personagens principais, Kei Kurono e Masaru Kato. São atropelados por um comboio ao tentar resgatar um velho bêbado, que tinha caído à linha férrea.

A partir daqui são transportados para o mundo de Gantz, uma bola negra com um cataléptico lá dentro… ficam dentro de um apartamento de onde não podem sair, nem eles nem os outros “mortos” que já lá se encontravam.
Quando a equipa já está completa, Gantz informa os presentes da missão a cumprir! Basicamente é a captura ou eliminação de extra-terrestres!

Os sobreviventes a cada missão, que são poucos por norma, podem sair do apartamento até serem transportados novamente, para nova missão. À equipa presente na sala são fornecidas as armas necessárias, fatos especiais e outros gadgets necessários à missão.

Da primeira missão apenas sobrevivem os dois heróis, Nishi (um jovem sádico e já veterano neste jogo doentio), um cão (que sobrevive sempre) e a jovem Kishimoto que tem a particularidade de por as hormonas de Kei em polvorosa… o livro nº 3 inicia a 2ª missão! De notar que a forma de transporte para a sala de Gantz e desta para o exterior é enojante, ainda bem que esta BD é a preto e branco…

Podem ver o post seguinte que eu fiz desta série:
Gantz Vol.6, Vol.7 e Vol.8

Boas leituras!

Tankōbon (単行本)
Criado por: Hiroya Oku
Editados em 2008 por Dark Horse
Comprado no Book Depository
Nota : 9 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário