terça-feira, 17 de março de 2009

Bórgia Vol.1: Sangue para o Papa


Dois dos mais profícuos autores de Banda Desenhada europeia, o chileno Alexandro Jodorowsky (textos) e o italiano Milo Manara (arte), juntaram-se para criar esta série: Bórgia!
Não vale a pena estar a repetir-me em relação a este dois autores… estes já foram analisados aqui neste blog mais do que uma vez, mas para quem se quer situar digo que Jodorowsky é o autor dos texto de todo o universo Incal, também apelidado de “Jodoverso” (Casta dos Metabarões, Incal, Os Tecnopapas, Castaka, etc.) e Manara a “solo”, ou acompanhado, tem na sua lista obras como Verão Índio, Giuseppe Bergman, Clic, A Metamorfose de Lucius, Kama Sutra, El Gaucho , etc.
A obra roda à volta da polémica família Bórgia que atingiu o seu apogeu quando o Cardeal Rodrigo Bórgia sobe ao trono do Papado, tornando-se no Papa Alexandre VI. Historicamente tudo começou bem no início do seu pontificado, mas a sua ganância superior falou mais alto quando fez Cardeal o seu filho César Bórgia (com 16 anos), assim como um primo, um cunhado e vários sobrinhos… claro, ainda não falámos da sua filha: Lucrécia Bórgia!
Esta (segundo rezam as más línguas) foi filha, esposa e nora do Papa Alexandre VI. Era famosa pela sua beleza, sua capacidade intriguista e pelos seus amantes.
Estes dois autores de BD pegaram neste cocktail maravilhoso e fizeram uma excelente estória de BD baseada nalguns factos reais, nem Savonarola falta neste livro! Jodorowsky e Manara captaram muito bem o espírito da época! Estamos a meio do Renascimento, tudo com um pensamento muito livre, clérigos com filhos e grande ostentação de luxo. Toda esta corrupção no seio da Igreja Católica deu origem ao Protestantismo, que queria voltar aos verdadeiros valores Cristãos.
Já estão situados na época onde viveram os Bórgia, agora só falta dizer que a narrativa está muito boa e os desenhos com cor directa de Manara estão óptimos (excepcionais). Houve uma altura em que as relações entre Jodorowsky e Manara azedaram, penso que a seguir ao segundo livro, mas o terceiro já saiu em França (Novembro do ano passado) e assim existe garantia de continuidade na série. Houve uma informação aquando do início da série que esta era para ser uma trilogia… penso que o terceiro volume não finalizou a série, e poderemos esperar pelo menos mais um!
Livros saídos em português… apenas um. Atenção ASA, a série já vai no terceiro!
- Sangue para o Papa (ASA)
- Le Pouvoir et l'Inceste (Albin Michel)
- Les Flammes du Bûcherr (Drugstore)

Hardcover
Criado por: Alexandro Jodorowsky e Milo Manara
Editado em 2005 pela ASA
Comprado na FNAC
Nota média da série: 9 em 10

14 comentários:

  1. Já tenho este e estou no aguardo pelos próximos. :D

    Não tanto pela historia em si, embora seja excelente como quase tudo o que o Jodorowski tem feito mas porque o qualquer álbum do Manara tem sempre lugar na minha colecção. eheheheh

    Falando deste livro, eu gostei, tem uma boa história, bem contada e embora seja desenhada por um mestre do erotismo como o Manara conseguiram balançar bem as coisas, mostrando as intrigas e corrupção em vez de ser só mais uma história da Lucrécia Borgia como tantas outras que a maioria de nós já viu/leu...

    Abraço. :)

    ResponderEliminar
  2. Olha a Manara!!
    Só meninas desnudadas!!

    beijos ;)

    ResponderEliminar
  3. Até que enfim, pá, estava a ver que não voltava a ver mamas, perdão, BD de jeito neste blog! Grande Manara!

    ResponderEliminar
  4. OCP e Refem
    A ASA disse, no ano passado, que não tinha editado o 2º volume porque havia problemas entre os dois autores, podendo a série ficar por aí. A ASA jogou à defesa, até aí eu entendo... mas agora já saiu o 3º volume, portanto essa justificação já não existe! Será que este ano ainda vamos ver o segundo volume em português? Espero que sim!

    Gata e Rafeiro
    Ainda bem que gostam de Manara!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Ainda só passaram 3 anos após a edição deste "Borgia" pelo que estimo que ainda não será este ano que veremos o Papa Alexandre VI a falar português (se é que me entendem!).

    Aliás pergunto se a ASA terá um plano editorial para 2009 ou se anda simplesmente "ao sabor do Público"?

    ResponderEliminar
  6. Gostei da história, mas as mulheres do Manara são todas muito idênticas.

    enxofre

    ResponderEliminar
  7. Hum, Bórgia foi uma surpresa muito boa. Aqui no Brasil a editora Conrad lançou os dois volumes (capa dura e papel couché), e agora que Manara finalmente finalizou o terceiro, vamos esperar pelo lançamento. Só espero que o quarto e último álbum da série não demore tanto.

    ResponderEliminar
  8. A ASA é profícua em desculpas, mesmo que algumas sejam verdadeiramente esfarrapadas ou "simplesmente" paradoxais, quando não absolutamente contraditórias.

    E sim as gajas são todas parecidas: são todas boas como o milho!

    ResponderEliminar
  9. Verbal
    Espero que nãoi seja como tu dizes... era muito mau!

    Diabba
    Sim o corpo não difere muito...
    (ihihihihi)

    Milena
    No Brasil estão com mais sorte... já têm dois editados!

    Refem
    "E sim as gajas são todas parecidas: são todas boas como o milho!"

    eheheheh

    ResponderEliminar
  10. E então? Vais esforçar-te no teu francês para ler o 2º e o 3º volume ou vais ficar só a ver as bonecas? :)

    ResponderEliminar
  11. Não, vou esforçar-me a convencer a ASA a editar os restantes livros (em português)
    :)

    ResponderEliminar
  12. Só para confirmar que este album foi reeditado pela ASA.

    Já o comprei :-)

    ResponderEliminar
  13. pco69
    Áhhh, afinal as minhas informações são correctas!
    eheheheheheh
    :D

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]