sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Verão Índio


Eis uma dupla que eu considero imbativel, ou seja, de top! Infelizmente só fizeram dois álbuns e mais não poderão fazer pois Hugo Pratt já não se encontra entre nós...
Este é um livro que prova uma teoria minha (mesmo só minha), de que Manara consegue fazer boas coisas a solo (Giuseppe Bergman, Bórgia,...) e Pratt também (Corto Maltese), agora os dois juntos e sendo ainda por cima amigos fizeram naturalmente dois livros excepcionais:
  • Verão Índio
  • El Gaúcho
El Gaúcho será merecedor de um post posterior, centremo-nos agora neste excelente trabalho de investigação histórica.

Esta história passa-se no sec.XVIII pouco antes do negro episódio das "bruxas de Salem" e entre as povoações Salem e New Canaan. Estamos numa américa doentiamente puritana, em que tudo é pecado sobretudo o corpo feminino.

Conta-se a história da família Lewis caída em desgraça... Abigail Lewis mulher de grande beleza, fora vendida como serva a colonos de New England e depois vendida novamente a um Reverendo... o Reverendo Black.

Assediada e seviciada sexualmente pelo Reverendo (que via Satanás em todas as esquinas), Abigail acaba por encontrar o amor com um caçador francês hospedado na tribo de Squando. Engravida do seu primeiro filho e é expulsa da casa do Reverendo. Mas as desgraças não param e ... leiam o livro!

O livro começa com um assassinato/ajuste de contas, Abner mata dois Índios da tribo de Squando depois destes violarem uma linda moça loura... a perversão e o preconceito reinam neste livro.
A acção é "levada" com calma, mas sempre em crescendo. Manara tem espaço para se alongar em vinhetas, mais vinhetas, de rara beleza... o livro tem 145 páginas úteis de BD!

Eu acho a arte de Manara fantástica neste livro, guiada e "colocada" por Hugo Pratt nesse momento da História dos EUA, torna-se uma história fascinante. É dito, e com uma certa razão que são os Europeus que fazem as melhores histórias desta época selvagem na História deste continente... e não restem dúvidas! Blueberry e Verão Índio são dois excelentes exemplos! Tenham muita atenção ao prefácio e ao epílogo, são muito bons.


Hardcover
Criado por: Hugo Pratt e Milo Manara
Editado em 1994 pela Meribérica
Comprado na Bertrandt
Nota : 10 em 10
Deixa o teu comentário

Enviar um comentário