domingo, 11 de abril de 2010

Umbrella Academy Vol.2: Dallas (Limited Edition)


Depois do primeiro volume, Umbrella Academy: Apocalypse Suite (onde salvaram a Terra da destruição), Gerard Way e Gabriel Bá ganharam mais uma aposta com este Dallas. Gerard Way melhora bastante no “storytelling” e Bá mantêm um registo igual ao do primeiro livro. Assim ficamos a ganhar! Esta estória define bastante melhor o perfil dos das personagens principais, e apresenta dois vilões espantosos e completamente psicóticos!
A família está completamente quebrada, com o seu líder, Luther (“Space”), gordo e preguiçoso passando os dias à frente da televisão. Allison (“Rumor”) perdeu a sua arma, a voz, e tenta fazer com que Vanya (“White Violin”) que provocou toda a destruição no primeiro volume, se lembre do seu passado. Diego (“Kraken”) está em grande usando os seus poderes para funcionar como super-herói, enquanto que Klaus (“Séance”) passa uma vida “boa” como celebridade, até ser capturado por “Hazel” e “Cha-Cha” (os dois vilões psicóticos de que falei atrás…).
Mas a personagem central desta aventura é mesmo o enigmático “Number 5”. Desaparecido com a idade de 10 anos, sabe-se agora que é capaz de viajar temporalmente em vários futuros, trabalhando para uma organização assassina que tem por objectivo controlar as linhas temporais, recorrendo para isso ao assassinato de quem posso mudar o seu próprio tempo. Este “Number 5” é sem dúvida o centro desta aventura, Dallas, e tem como fulcro o assassinato de John F. Kennedy.
É uma pena que algumas personagens não tenham tempo de se dar a conhecer em toda a sua plenitude, sendo eliminadas antes de tempo! De qualquer maneira acho esta aventura bastante melhor que a primeira. Alguns “gags” são muito bons, acompanhados graficamente por um Gabriel Bá em grande forma, para quem gosta deste tipo de artista. Estes partes “cómicas” da estória servem como contraponto ao sadismo louco de outras, equilibrando assim o livro e não deixando ficar “pesado”. Esta estória está cheia de voltas e reviravoltas, viagens ao passado e realidades alternativas… tudo rodando no excelente mundo de personagens criadas por Gerard Way, este é um ponto muito forte de “Umbrella Academy”!
O livro acaba de maneira a que possamos ter mais “Umbrella Academy”, ficaram algumas pontas soltas, tal como o relacionamento entre o “Space” e “Rumor”, e de como seguirá o mundo depois do vingativo assassinato final de “Number 5”. Já agora, e como nota final sobre este último assassinato, o "Number 5" ingere literalmente a sua vítima!!!!
Aconselho este livro, mas só depois de lerem o primeiro: Umbrella Academy: Apocalypse Suite.
Aproveitem o VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, onde Gabriel Bá estará presente!
Boas leituras!

Slipcased Hardcover
Criado por: Gerard Way e Gabriel Bá
Editado em Setembro de 2009 pela Dark Horse
Nota : 9 em 10

10 comentários:

  1. A ver se leio isto antes de Beja.
    Bem, eu gostei do primeiro apesar de não me ter convencido totalmente, acho que gostei mais da ideia geral do que propriamente da história em si.
    Espero gostar mais deste.

    ResponderEliminar
  2. Vidazinha
    Sim, embora eu tenha gostado bastante do primeiro, penso que a estória deste é mais madura.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Quando falas em "Gabriel Bá em grande forma" imaginei-o logo a fazer uns alongamentos e uns sprints antes de pegar no lápis...

    ResponderEliminar
  4. Hahahaha!!! Alongamento e sprints antes de desenhar, lindo!
    Fiquei sempre com um pé atrás em relação a Umbrella Academy. Já tive quase para comprar e hesitei. Quando é assim fico quieto.
    Mas se o Bá vem a Beja é de repensar o assunto...

    ResponderEliminar
  5. Eu só li o 1º e também esperava mais, mas isso era devido às expectativas. Falavam tanto disto até o Grant Morrison apelidava-os de os X-men do sec XXI.

    Mas é bom eu gostei sem dúvida.
    Agora que dizes que este é ainda melhor ainda fico mais contente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. "Falavam tanto disto até o Grant Morrison apelidava-os de os X-men do sec XXI."

    Pois é,eu só li o preview do free comic book day e não achei nada de especial.

    ResponderEliminar
  7. Diana
    É uma boa sugestão!
    ;)

    Rafeiro
    Ele treina com canetas medicinais... só pode!
    :D

    Mauro
    Repensa, repensa...
    :)

    Loot
    Pois, é o mal dos livros superbadalados...
    :D
    Este considoro-o melhor que o primeiro!
    ;)

    Frederico
    Só por aí não consegues fazer fazer ideia de toda a estória. No mínimo terás de ler o livro completo.
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Para mim o segundo livro deixa um gostinho demasiado acre na boca e ao mesmo tempo é doce o suficiente para se querer mais. Alguns personagens mereciam ter sido aproveitados melhor mas continuo a adorar o conceito. Espero que haja mais para breve e vamos todos saltar em cima do Gabriel Bá! Eh pá que bom saber que ele vai!! =D

    ResponderEliminar
  9. hu loko em até agora ainda ñ vi a revista mais espero ver

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]