É-me difícil começar a falar do X Festival Internacional de BD de Beja (FIBDB). Foi tanta coisa em apenas um fim-de-semana que é complicado escolher o que escrever neste primeiro post. Sim, irei fazer mais que um.
Tentarei fazer um apanhado geral nesta primeira abordagem, e falarei de alguns lançamentos a que assisti, do ambiente que o rodeou, de alguns artistas presentes, dos Prémios Profissionais de BD e aflorarei ao de leve a primeira exposição a sério da Zakarella.
Nuno Amado e Tony Sandoval no restaurante "A Pipa" |
Num segundo post irei essencialmente focar-me nas exposições e autógrafos. Finalizarei com um 3º post em que farei link para o blogue da Zakarella em que ela será a rainha do artigo.
E sim, esta nova aventura alentejana iniciou-se como manda a tradição, ou seja no restaurante A Pipa com as maravilhosas presas de porco preto!
:)
Lançamento "As Serpentes de Água" |
Neste restaurante encontravam-se vários dos autores presentes em Beja, como Tony Sandoval, Laerte, André Diniz, Laudo Jr., entre outros. Tive a companhia próxima do referido Sandoval, Mário Freitas e da minha Aida Teixeira!
Para compor o ramalhete Beja estava em festa! Havia uma feira Romana misturada com Celta, onde consegui comprar um anel do Batman!!! :D
E claro… tive de ir visitar o andamento da exposição da Zakarella que estava praticamente pronta!
Tony Sandoval no lançamento "As Serpentes de Água" |
Mais uma vez este certame foi festa. Esta é a grande força deste festival! A festa da BD em Portugal! Completamente à vontade, muito fácil contactar directamente os autores em todos os recantos do festival e fora dele, podemos almoçar na sua companhia! A organização não os esconde, e a informalidade é rainha.
E que autores… uns já conhecia o seu trabalho, como David Lloyd, Tony Sandoval, André Diniz e Laerte, outros passei a conhecer como Laudo Jr, Klévisson, Pochet e Étienne Davodeux.
E depois tivemos os portugueses. Jorge Coelho, Osvaldo Medina, Miguel Mendonça entre tantos outros que tinham lugar este ano na programação, e também muitos outros que apenas foram visitar.
A programação de apresentações, lançamentos e debates foi exemplar mais uma vez. Tomem nota organizadores de eventos…. É assim que se faz! Foi tudo ao minuto! Nada falhou num programa completamente cheio, em que o tempo disponível era apenas de 15 minutos, ou 30 minutos em alguns casos, e só se parava para jantar! Impossível ver todos, porque senão não se fazia mais nada. Esta pontualidade só tem paralelo com o Anicomics, mas Beja mesmo assim, e pela quantidade de “entradas” e pontualidade, leva melhor a todos.
A isto chama-se profissionalismo. Alguém tem dúvidas que é o melhor festival nacional de BD?
Acho que não existem muitas dúvidas…
Houve um enorme lançamento, e pelas palavras do editor Mário Freitas foi também um sucesso comercial: As Serpentes de água.
Livro de Tony Sandoval publicado pela Kingpin Books.
Mário Freitas no lançamento "As Serpentes de Água" |
Este autor mexicano encantou pela genuína simpatia e pelo profissionalismo que exibiu nos autógrafos. Na súmula dos dois dias esteve 7 horas a autografar livros a aguarela! Grande Tony Sandoval!
A sua exposição tinha lugar de destaque no centro da Casa da Cultura de Beja, e claro, montada com o bom gosto que Beja já nos habituou.
Laerte Coutinho no almoço de Sábado |
Outra autora que me cativou foi Laerte. Já me tinha cativado nos livros e tiras de jornais, agora cativou pelo espírito e pela simpatia. Também uma boa exposição!
Já agora, por norma os autores que vêm a Beja têm livros para os visitantes comprarem. Coisa que muitas vezes não acontece noutros festivais… Laerte tinha muitos livros à venda para que os autógrafos pudessem ser dados no livro. Mas… a simpatia desta brasileira foi sempre enorme ao fazer um excelente sketch em folha a uma criança pequena que apareceu do nada fora da hora reservada a autógrafos!
Este festival é mesmo muito “boa onda”!
:D
Quantos aos Prémios Profissionais de BD. A organização decidiu mover a entrega dos prémios para Beja, e diga-se com sucesso. Não vale a pena ter um sítio de luxo como a Torre do Tombo (edição do ano passado) se o horário não permite a quem trabalha se deslocar aquele magnífico auditório. Aqui em Beja tivemos uma sala cheia para assistir. Aposta ganha, sim!
Embora já vários sites e blogues já tenham dado a notícia, passo a presentar os vencedores:
ÁLBUM DO ANO
Dog Mendonça e Pizza Boy III: Requiem, de Filipe Melo e Juan Cavia (Tinta da China)
ARGUMENTISTA DO ANO
Filipe Melo (Dog Mendonça e Pizza Boy III: Requiem), Tinta da China
DESENHADOR DO ANO
Osvaldo Medina (Super Pig: Roleta Nipónica), Kingpin Books
Nuno Amado e Mário Freitas na apresentação dos Prémios Profissionais de BD |
COLORISTA DO ANO
André Caetano (Uma Aventura Estaminal), Imprensa da Universidade de Coimbra
LEGENDADOR DO ANO
Mário Freitas (Palmas Para O Esquilo, Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica), Kingpin Books
Osvaldo Medina na apresentação dos Prémios Profissionais de BD |
DESIGNER DE PUBLICAÇÃO DO ANO
Mário Freitas (Palmas Para O Esquilo, Super Pig: O Impaciente Inglês, Super Pig: Roleta Nipónica), Kingpin Books
Filipe Melo na apresentação dos Prémios Profissionais de BD |
OUTRAS PUBLICAÇÕES
Living Will nº1, de André Oliveira (arg.) e Joana Afonso (des.), Ave Rara
Exposição de Laerte Coutinho |
Exposição de Laerte Coutinho |
Exposição de Laerte Coutinho |
Exposição de Laerte Coutinho |
Exposição de Laerte Coutinho |
Exposição de Tony Sandoval |
Exposição de Tony Sandoval |
Exposição de Tony Sandoval |
Exposição de Tony Sandoval |
Exposição de Tony Sandoval |
Exposição de Tony Sandoval |
Exposição de Tony Sandoval |
Por hoje ficamos assim.
Na 4ª Feira novo post, e o último fica para 6ª Feira.
O Leituras de BD orgulhou-se de apoiar o Festival Internacional de BD de Beja
Nota: As fotos em que eu apareço (a primeira e nos PPBD) foram tiradas pela Aida Teixeira.
:)
Boas leituras
Viva,
ResponderEliminarEsse livro do Tony Sandoval não está à venda na página da Kingpin, ainda não foi disponibilizado ao público em geral?
Cumprimentos
Esta na feira do livro na banca da europress (acho que o nome e' este)
ResponderEliminarE nas Fnacs.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarPedro Santos
ResponderEliminarIsso deve ter sido porque o Mário Freitas ainda não tinha actualizado o site da loja, mas como disseram o MECO e o Optimus, o livro já anda pela feira do livro e Fnac.
;)
MECO e Optimus
ResponderEliminarObrigado por terem sido rápidos a dar resposta ao Pedro Santos! Thanks!
:)
Agradeço a todos!
ResponderEliminar