quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Forgetless


Jorge Coelho esteve hoje (1/Dez/2010) na loja Kingpin a dar autógrafos e protagonizando uma exposição com suas pranchas, referentes ao livro “Forgetless”. O livro acabou por esgotar, felizmente obtive o penúltimo TPB, e os comics penso que tiveram o mesmo destino!
A loja estava bem composta de público, e quem compra um livro acaba por comprar dois e assim se tenta fazer um bom dia de vendas… era bom que todas as lojas fizessem mais pequenos eventos destes, pois fazem movimentar as pessoas e com certeza as vendas também.
Esta edição pertence à linha “Shadowline” da “Image Comics”, linha esta que tem como director Jim Valentino (“Guardians of the Galaxy”, os originais da década de 90; “What If…”, “Silver Surfer”, etc. …), e se propõe a fazer e editar BD diferente do “mainstream” norte-americano. Pode-se dizer que o grupo Image Comics cobre toda a área da Banda Desenhada, desde o comercial ao mais alternativo, policial, cómico, horror……. etc.………etc.….
Falando um pouco sobre o livro, achei-o um ensaio completamente louco de Nick Spencer! Nunca se sabe o que vem a seguir, a estória volta para trás, chega-se à frente e de repente dá uma cambalhota que ninguém está à espera! É um pouco confuso de início, mas no fim tudo acaba por fazer sentido!
A estória principal conta, entre outras coisas, como duas modelos acabam em assassinas profissionais, como um Kuala pode ser tarado sexual, e como um jovem pode ter a cabeça a prémio por ter violado uma boneca insuflável... O palco é “Forgetless”, uma discoteca! A segunda estória roda à volta de três jovens menores de idade que entrar na referida “Forgetless” com identificações falsas… penso que uma situação comum nos EUA (a parte das “fake IDs”) e a todos os jovens do mundo ( a parte da entrada na discoteca sendo menor de idade…).
Gostei do livro, não extraordinariamente. Mas posso dizer que a melhor parte do livro e sem dúvida a arte do Jorge Coelho, e não estou a dar graxa! O argumento não é mau, mas por vezes torna-se um pouco difícil (tive de reler o livro para tirar algumas conclusões sobre partes que me tinham passado), e a arte dos outros desenhadores e coloristas também está bem mas acho que as páginas desenhadas por J.Coelho são as melhores e as mais expressivas!
Parabéns ao Jorge Coelho! Merece.
Ficam umas fotos da exposição (desculpem o exagerado reflexo amarelo numa delas…), do Jorge Coelho e da loja da Kingpin.




Duas fotos gerais da loja





Jorge Coelho a trabalhar no meu sketch





O meu sketch!









Três páginas de originais em exposição!

Boas leituras.

TPB
Criado por: Nick Spencer, Jorge Coelho, Scott Forbes e Marley Zarcone
Editado em 2010 pela Image Comics (Shadowline)
Nota: 7,5 em 10

7 comentários:

  1. Fui convencida quando cheguei a esta parte “um Kuala tarado sexual”, mas isso deve-se provavelmente ao facto de andar a ver “Ugly americans” compulsivamente.

    ResponderEliminar
  2. "A loja estava bem composta de público, e quem compra um livro acaba por comprar dois e assim se tenta fazer um bom dia de vendas… era bom que todas as lojas fizessem mais pequenos eventos destes, pois fazem movimentar as pessoas e com certeza as vendas também."

    Eu sei como te sentes ainda este ano estive num evento similar.

    ResponderEliminar
  3. Snow White
    A parte do "Kuala" é mesmo muito "fora"... LOL
    :*

    Optimus Prime
    É como te digo, estes eventos provocam alguma movimentação e é disto que a BD portuguesa precisa neste momento. Mais do que nunca!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. A primeira vez que vi o JCoelho foi em 2005 durante o então FIBDA. O sketch que ele me fez na altura já revelava a sua grande qualidade no desenho. Depois eclipsou-se. Não tive conhecimento que tivesse editado nada relevante por cá.
    Fico agora satisfeito por ver que uma editora, ainda que estrangeira, tenha reconhecido o seu grande talento.
    JCoelho é mais um a juntar a uma nova geração de desenhadores portugueses de cinco estrelas!
    Excelente iniciativa a do Mário Freitas e da Kingpin!

    ResponderEliminar
  5. Verbal
    Nunca tive uma opinião formada sobre a qualidade do JCoelho, apenas soube tempos atrás que fazia parte dos portugueses que estavam a trabalhar para o mercado norte-americano. Então, pensei eu, é porque está a trabalhar bem, com qualidade e rapidez! As páginas dele demonstram-no perfeitamente! Para mim são as melhores do livro (de longe), e não digo isto por ele ser português... digo-o por ser a minha opinião! O livro ganharia muito se fosse todo desenhado pelo JCoelho.
    :)

    ResponderEliminar
  6. De facto, temos aqui material muito bom em qualquer parte do mundo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. João
    É uma verdade, desde que se trabalhe obtêm-se resultados!
    ;)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]