Vou criar esta nova rubrica para a divulgação de pequenas histórias infantis, quem quiser pode sempre submeter trabalhos para o mail nmamado@gmail.com . Desde que sejam originais nunca publicados e estejam apelativas visualmente com uma estória minimamente interessante para crianças, eu terei todo o gosto em colocar aqui no Leituras de BD.
Vou começar com uma pequena história de Aida Teixeira, desenhada por Petra Marcos, e colorida por Rui Moura.
Chama-se "Diferentes", porque é importante que os mais pequenos (e os já não tão pequenos) aprendam a aceitar as "diferenças" em todos os seres que os rodeiam. Pedagogicamente parece-me adequada. Parabéns aos autores!
Seguem-se as seis páginas que compõem a história, para ver em tamanho grande clicar em cima da imagem, e depois de abrir clicar novamente em cima da imagem mas desta vez com o botão direito do rato. Escolher a opção "Exibir Imagem" ou "Ver Imagem".
Diferentes
Espero que vos tenha agradado, e convidem a vossa pequenada a ler esta história. Já agora dêem feedback às artistas sobre este trabalho! Elas agradecem.
Presumo que não haja muitas submissões a esta rubrica, mas sempre que algum artista queira tem sempre aqui um cantinho guardado.
As crianças merecem!
Boas leituras
Parabéns pela postagem e aos autores da história, muito pertinente para estes dias em que vivemos tanta discriminação.
ResponderEliminarpotente.
ResponderEliminarcontinua
Muito bom! Todos somos especiais e únicos. Ótima arte!
ResponderEliminarJo Fevereiro
ResponderEliminarObrigado pelo teu feedback!
As autoras agradecem, eu garanto!
:)
Paulo Brito
Aqui nesta casa continua-se sempre!
;)
Tarcísio Aquino
ResponderEliminarObrigado pelo feedback. A Aida Teixeira está aqui ao meu lado e gosta! E tenho a certeza que a Petra Marcos também gosta!
:)
As crianças merecem sim !!!! E eu voltei a ser criança por alguns instantes, cara! Nossa, que coisa linda, mais! Mais! Bravo!!!
ResponderEliminarVenerável Victor
ResponderEliminarAinda bem que gostaste!
E é isso... as crianças merecem que se faça algo para elas, e sobretudo algo que gostem!
:)
Não tenho muito o que dizer dessa BD sensacional! Ela só merece aplausos sem parar, até as mãos cansarem!
ResponderEliminarÓtima história, muito legal
ResponderEliminarLegal, mas eles deviam lutar até a morte.
ResponderEliminar]:-D
ResponderEliminarPaulão, só se for luta de almofadas. Os meus dragões costumam ser pacíficos.
]:-)
Alex D'ates e Guy Santos
ResponderEliminarObrigado! Ainda bem que gostaram desta pequena BD/HQ.
As autoras agradecem!
:)
Paulão Fardadão Cheio de Bala
A Diabba, uma das autoras, já te respondeu!
:P
Que liiiiinnnnndoooooo/aaaaaaa! A história....o dragão......???? Os dois. Amei!
ResponderEliminarAnjja Gabriel
ResponderEliminarAssim vais ganhar beijos das autoras, bem... pelo menos de uma!
:D
Gostei! Está espectacular, tanto a história como a arte, e as cores também. :D
ResponderEliminarAbraço. :)
Muitos, muitos parabéns à equipa criadora destas páginas, e também a ti Bongop por te lembrares dos mais pequenos nas tuas rubricas.
ResponderEliminarUm abraço para todos.
P.S.- Obviamente que quero mais!!
OCP
ResponderEliminarTambém acho que está muito fixe!
Obrigado!
:)
Lucaimura
Obrigado! Eu vou-me lembrando sempre de qualquer coisa que enriqueça e melhore o Leituras de BD.
Quanto maior e mais diversificado melhor!
Só preciso do apoio dos leitores, que é o meu combustível para este Blogue. E tenho a satisfação de ter colaboradores que me vão ajudando de vez em quando!
:D
ESte é o tipo de história que precisamos hj em dia, transcende a condição da idade de seu público. É um conto belo, simples e bem executado. Parabéns à equipe de produção.
ResponderEliminarJJ Marreiro
ResponderEliminarTambém acho que esta pequena estória serve para adultos (e de que maneira), mas como dizemos aqui em Portugal "burro velho não aprende línguas", a estória foi direccionada para um público mais novo!
Ainda bem que gostaste!
E em nome da equipa digo "Obrigado"!
:)
Adorei essa história, singela e tocante... com sabor gostoso de infância, e com uma mensagem relevante, sem ser chata ou forçada. Parabéns!!!
ResponderEliminarRodrigo Henry Garrit
ResponderEliminarBem vindo aos comentários no Leituras de BD!
:)
Obrigado em nome das autoras. Posso dizer que elas estão muito contentes por toda esta demonstração de afecto de vocês todos!
:)
Olá Bongop. Boas cores, boa mensagem, bom traço.
ResponderEliminarComo sugestão, para além de dares oportunidade a histórias inéditas, podias abordar a obra de autores de BD que se dedicam bastante a esta faixa etária. Estou a pensar especialmente no grande José Abrantes, tantas vezes esquecido e posto de parte.
Muito, e muito, obrigado a todos, por respostas tão positivas, e incentivadoras.
ResponderEliminarbeijos d'enxofre para todos (estou uma mãos largas) ]:-)
Diabba aka Aida Teixeira
João Figueiredo
ResponderEliminarAinda bem que gostaste! Obrigado!
:)
Esta rubrica foi a pensar em obras não publicadas e cuja leitura seja direccionada para os mais novos.
O José Abrantes e o Pedro Leitão são dois bons autores portugueses de BD para crianças e por mim não serão esquecidos. Infelizmente destes dois autores só tenho o excelente Homodonte do Abrantes e um dia hei-de fazer uma review a este divertido livro (não te esqueças que só faço reviews a livros que eu possua em papel ou digitalmente)!
Claro que quando coloquei as "regras" desta rubrica toda a gente pode participar desde que haja qualidade. Ou seja, se o Abrantes quiser participar estará completamente à vontade.
:)
Viva!
ResponderEliminarNa estória fiquei sem saber bem qual era mesmo o problema do miudo, queixava-se de quê no início? pelo arzinho abichanado dele podemos concluir que descobriu ser homesexual? Era essa a mensagem que tentavam passar?
Sem ofensa, claro.
-Bladder
Bladder, o problema da criança era ser Albino. Talvez não tenhas entendido, pois há uma falha no argumento...albinos...num dia de sol...a criança deveria estar mais protegida às radiações. O que não retira nenhuma força à mensagem. Homossexualidade? Não estou a ver onde possas ter tirado essa ideia.
ResponderEliminarBongop...fazes bem em só comentares obras de qual detenhas exemplares. É um bom critério. Eu, a ter uma rúbrica destas, não faria desse um requisito fundamental, mas importante. Uma pessoa pode ler uma obra e fazer uma critica sem que tenha em sua propriedade. Tipo, um amigo empresta um livro. Autores de BD/Ilustradores Infantis, existem bastantes (principalmente os ilustradores). Pena é que são poucas as editoras que, no caso de BD infantil, apostem neste sector.
Ha era albino????
ResponderEliminarParecia era ter o cabelo tão loiro que passa por branco.
E está desenhado assim "bonitinho" como um anjinho.
E para albino tem a cara muito rosada.
Mas aceito. Obrigado pela explicação.
-Bladder
João Figueiredo
ResponderEliminarA regra que eu tenho de só fazer reviews a livros que possuo é de ouro. Se houver uma dúvida, ou um problema de imagem, eu possuo o livro. Como deves ter reparado quando faço reviews os scans são meus, não foram sacados da Net!
;)
Bladder
Bem... vocês não quereriam que o miúdo andasse com um frasco de protector solar com filtro 147, pois não? A BD é para crianças, e basta-lhes saber que é albino, e duas características principais estão bem representadas: cabelos brancos e olhos vermelhos.
Quanto à pele ter um pouco de cor pode ser verosímil por um simples facto, pode ser um albino tirosinase-positivo (quando há pequena produção de melanina). Para além disso funciona melhor a nível gráfico.
(Não sei sinceramente onde foste buscar a homossexualidade...)
:|
Bladder,
ResponderEliminarideias pré-feitas. Os albinos têm, obrigatoriamente,de não ser "bonitinhos"? E o que é ser "bonitinho"?
Homossexualidade? Os miudos "bonitinhos" são todos homossexuais?
Não deixo de ficar surpreendida com as interpretações tão díspares que às vezes são feitas, olhando todos para os mesmos desenhos e texto.
E se o problema do Pedro fosse mesmo o sentir-se regeitado por ser homossexual? Faria alguma diferença?
beijo d'enxofre
Pah, a cena da homessexualidade prende-se que tive algum tempo a identificar se era uma rapariga ou rapaz devido ao cabelo, caracois que parecem como os do Marco Paulo de antigamente, trabalhados e têm um destaque como se fossem uma personagem adicional, dá um ar ambiguo e os olhos estão muito grandes.
ResponderEliminarPode ser um problema meu, pronto, tenho o mesmo problema nos Mangas, os putos parecem todos abichanados.
-Bladder
Rejeitado... com J. Desculpem.
ResponderEliminarbeijo d'enxofre
Quanto à explicação para a côr da pele, os albinos que conheço têm a pele muito pálida e são os mais comuns, se querem uma identificação imediata tem de corresponder à realidade, não preciso de ser perito em albinismo.
ResponderEliminarIsto não aceito.
Espero que achem as minhas críticas construtivas.
Vão ter de explicar a uma criança o que se passa porque para elas vai ser apenas um puto a queixar-se. Talvez com um balão por cima a dizer: Isto é um albino. joking. :)
Talvez se lhe tivessem colocado umas orelhas enormes, tipo Dumbo, ou uma gigantesca penca, pormenores chamativos.
um abraço
- Bladder
Não é preciso um balão por cima a dizer que é albino. O Pedro diz ao dragão que ele (Pedro) é albino.
ResponderEliminarE todas as criticas são bem vindas.
]:-)
beijo d'enxofre
Gente! Que coisa mais sensível, bela, delicada... amei! MUITO OBRIGADA por nos presentar com algo tão belo!
ResponderEliminarSim, She-Devil,
ResponderEliminarDizia apenas que isto devia ser evidente logo de início.
Mas de resto bem concebido.
O dragão está óptimo, era capaz de ficar a olhar para ele durante horas, este sim é o Puff, o dragão mágico :P conotações alucinogéneas à parte.
Forte abraço.
-Bladder
Bladder
ResponderEliminarObrigado pela participação, e por gostares do dragão!
:D
Bianquinha
Obrigado pelas palavras. As autoras irão ficar com o ego em grande!
:D
Gostei bastante da mensagem, e para gostar de algo assim é preciso muito para mim lol
ResponderEliminarFico contente que tenham gostado.
ResponderEliminarMuito obrigada a todos.
Petra Marcos
Hugo Silva
ResponderEliminarObrigado pelo teu comentário, pois sei que este não é o teu género de BD. E se gostaste só quer dizer que as autoras fizeram um bom trabalho!
:)
Petra Marcos
Finalmente apareceste! Fizeste bem em agradecer o excelente feedback que tiverem com esta curta!
;)
Muito obrigada Kawaiii.
ResponderEliminarTu também chegarás lá, tens de trabalhar, trabalhar, trabalhar. Os teus desenhos também são muito, muito fixes.
beijo d'enxofre
Finalmente alguém conseguiu meter a Petra a fazer BD. Já data de 2006 a última história dela na Agenda da Camara Municipal de Palmela. Senhores Argumentistas aliciem a Petra a desenhar, nunca vão ficar desiludidos. Em 2006 eu não fiquei. Na minha curta carreira enquanto pseudo argumentista ela foi a que melhor souber interpretar as minhas short stories.
ResponderEliminarGo-Go Pink Power Ranger Petra.
Viva Nuno Amado aka Bongop. No meu http://divulgandobd.blogspot.com tenho uma rubrica iniciada em 22 Maio 2006, intitulada "Banda Desenhada Infantil Portuguesa".
ResponderEliminarJá lá afixei nove "posts" dedicados a esse invulgar tema na blogosfera portuguesa, com bandas desenhadas de vários autores, entre os quais Carlos Roque, José Abrantes, Gui&Joca (Joca aka João Amaral), Pedro Morais, Agonia Sampaio.
Mas reconheço que uma equipa formada por duas autoras -uma argumentista e uma desenhadora - é caso invulgaríssimo na BD portuguesa (só recuando às revistas femininas da Mocidade Portuguesa, Lusitas e Fagulha, se encontram exemplos semelhantes...).
Por esta inovação nos tempos de hoje, felicito a argumentista Aida Teixeira aka "Diabba", e a Petra Marcos,admiradora confessa da personagem Tank Girl, que me surpreendeu por esta inovação bem conseguida no difícil registo de BD infantil. Parabéns às duas.
Para finalizar: Bongop, gostaria muito de incluir esta bd curta no meu blogue, na citada rubrica.
Portanto, aqui formalizo o meu pedido, dirigido a ti, o bloguista do excelente Leituras de BD, mas especialmente às autoras, Aida Teixeira e Petra Marcos.
Saudações bedéfilas.
Diogo Semedo,
ResponderEliminarVais ter uma surpresa uma dia destes...
E sim a Petra é excelente, e damo-nos muito bem, ela consegue ler-me o pensamento/imaginação.
Geraldes Lino,
Muito obrigado. ]:-)
Autorização dada.
beijos d'enxofre
Parabéns à dupla por esta história especialmente bonita :). Está bem adequada ao público a que se dirige e a mensagem que transmite também deveria ser apreendida por alguns adultos.
ResponderEliminarGostei de ler, sinceramente.
Do que não gostei foi da balonagem e a letragem. Uns balões são circulares, outros são ovais, a ponta (cauda?) é diferente em todos eles... Além disso, o tipo de letra é muito "mecânico". Há melhores opções, algumas até gratuitas.
Lindo, vou agora mostrar para minha filha. Saudações de além-mar!
ResponderEliminarFilipe Azeredo
ResponderEliminarPois, isto foi uma experiência de trabalho entre a Aida e a Petra, acho que não pensaram em balonagem e lettering!
As autoras agradecem os elogios!
:D
Pablo Ramos
Ainda bem que gostaste!
Espero que a tua filha também goste.
;)