domingo, 1 de abril de 2012

Thorgal Vol.3: Os Três Velhos do País de Aran


Este é o 3º livro da série. Considerado como “álbum solto” na série, ainda não é aqui que a série começa a apresentar a solidez gráfica que tanto nos deslumbra nos livros posteriores. De qualquer modo esta edição em português da editora Futura também é bastante fraca… ainda mais que o livro anterior pois agora a capa também tem defeito! Penso que não deve ter acontecido em todos, mas dos que vi estavam iguais ao meu, ou seja com defeito na plastificação.
Este livro serve essencialmente para pôr Thorgal “na estrada”, ou seja afastá-lo dos Vikings, na companhia da sua mulher Aarícia.
Para além disso depois da Ficção-Científica apresentada no volume dois, passamos ao universo místico e mágico sempre presente em Thorgal. Também nos é apresentada uma personagem bastante curiosa, a Guardiã das Chaves, que vai participar em mais aventuras de Thorgal. Por isso Thorgal deve ser lido de princípio, pois embora estes livros, ou ciclos possam ser lidos tipo “fechado”, há sempre pormenores que vão ficando de livro para livro. Neste caso será a Guardiã e a própria chave que Thorgal vai exibir nos próximos 3 livros, ou seja, durante o Ciclo de Brek-Zarith. Não conheço bem o desenvolvimento nos livros que irão sair pela ASA/Público, mas ouvi dizer que um dos três “heróis” que vão em busca do prémio proposto pelos Velhos de Aran vai entrar mais tarde (sujeito a confirmação).
Passamos ao resumo do livro.
Thorgal e Aarícia estão em viajem pelo mundo e passam por uma terra onde os habitantes estão estranhamente apáticos, excepto um anão com um ar não confiável! Como Thorgal levava um arco e flechas o anão resolve propor-lhe um desafio! Um colar estava preso por quatro fios, o objectivo era apenas com uma única flecha libertar o colar desses quatro fios que o prendiam… Thorgal diz que não é possível e quer seguir caminho, pois não confia naquela gente! Mas aquele colar atraiu a curiosidade de Aarícia e esta pega numa flecha e corta com esta os quatro fios! A partir daqui tudo se desenrola muito rápido para Thorgal. A populaça aparentemente apática acorda e separa Aarícia de Thorgal. Este é agredido e desmaia! Aarícia é levada para um castelo num lago, onde residiam os “Três Velhos”.
Thorgal ainda tenta resgatar durante a noite a sua amada, mas esta está drogada e ele acaba por ter de fugir.
Os Três Velhos apresentam um repto para qualquer cavaleiro/guerreiro que queira a mão da bela princesa. Apresentam-se vários, e após a primeira prova ficam apenas três! Thorgal é um deles. As provas seguintes são feitas para além das fronteiras do mundo real, e passamos para reinos místicos, territórios de Deuses!
Thorgal após várias vicissitudes consegue ganhar aprova e castigar os Três Velhos, recuperando Aarícia!
Já agora, e porque tenho falado várias vezes em ciclos, vou fazer a lista dos livros de Thorgal com a respectiva legenda “Ciclo”, “Livro Solto” ou “Livro Chave”:

A Feiticeira Traída (Bertrand) - Ciclo da Rainha dos Mares Gelados
A Ilha dos Mares Gelados (Futura) - Ciclo da Rainha dos Mares Gelados
Os Três velhos do País de Aran (Futura) - Livro Solto
A Galera Negra (VHD) - Ciclo de Brek-Zarith
Beyond the Shadows (Cinebook) - Ciclo de Brek-Zarith
The Fall of Brek Zarith (Cinebook) - Ciclo de Brek-Zarith
O Filho das Estrelas (ASA) - Livro Chave
Alinoe (ASA) - Livro Solto
Os Arqueiros (ASA) - Ciclo de Qâ
O País de Qâ (ASA) - Ciclo de Qâ
Os Olhos de Thanatloc (Ainda não Editado) - Ciclo de Qâ
A Cidade do Deus Perdido (Cinebook) - Ciclo de Qâ
Entre Terra e Luz (Cinebook) - Ciclo de Qâ
Aarícia (ASA/Público) - Livro Chave
O Senhor das Montanhas (ASA/Público) - Livro Solto
Loba (ASA/Público) - Livro Solto
A Guardiã das Chaves (ASA/Público) - Livro Solto
A Espada-Sol (ASA/Público) - Ciclo da Fortaleza Invisível
A Fortaleza Invisível (ASA/Público) - Ciclo da Fortaleza Invisível
A Marca dos Banidos (ASA/Público) - Ciclo da Fortaleza Invisível
A Coroa de Ogotaï (ASA/Público) - Ciclo da Fortaleza Invisível
Gigantes (ASA/Público) - Ciclo da Fortaleza Invisível
A Jaula (ASA/Público) - Ciclo da Fortaleza Invisível
Aracnéa (ASA/Público) - Ciclo das Viagens de Thorgal
A Peste Azul (ASA/Público) - Ciclo das Viagens de Thorgal
O Reino Sob a Areia (ASA/Público) - Ciclo do Bárbaro
O Bárbaro (ASA/Público) - Ciclo do Bárbaro
Kriss de Valnor (ASA/Público) - Ciclo do Bárbaro
O Sacrifício (ASA/Público) - Ciclo do Bárbaro

Os livros 30, 31 e 32 não vão ser editados para já em português, e pertencem ao Ciclo de Jolan. O autor dos textos também muda nestes livros mais baseados no filho de Thorgal, Van Hamme sai e entra Yves Sente.

Boas leituras

16 comentários:

  1. Poxa vida, mas esse Thorgal só se dana com essa mulher dele, toda hora a moça é raptada e vira motivo de disputa...vai ter azar assim...num reino de fantasia!!!

    ResponderEliminar
  2. Venerável Victor
    Thorgal apenas quer paz... mas o resto do pessoal não deixa, e há sempre alguém a mexer com a família dele! Azar o deles, Thorgal é um grande guerreiro!
    :D

    ResponderEliminar
  3. Que velhos mais rotos, raptam uma boazona e fazem jogos para ver quem fica com ela?

    ResponderEliminar
  4. Foi há 32 anos que tive o primeiro contacto com Thorgal (através do "Tintin"), gostei muito da 1ª história (Feiticeira Traída) mas a 2ª (Ilha dos Mares Gelados) deixou-me atónito, principalmente o seu final...

    Thorgal é definitivamente um dos meus top-5.
    Os argumentos de Van Hamme misturando a aventura, o fantástico, a mitologia e a FC, são absolutamente absorventes (Os dois albuns de arranque, os 3 Velhos de Aran, A Galera Negra, Os Arqueiros e o País Qã são material de sonho...)
    A ilustração é sempre notável, ainda que de ínicio seja ainda um pouco imprecisa, no entanto, a partir do "Filho das Estrelas" melhora este aspecto, assim como a utilização da côr.

    A publicação anunciada pelo "Público" veio para mim como uma dádiva recebida com um atraso de 30 anos, fica agora a esperança de termos um dia acesso à conclusão em português dos ciclos de "Brek Zarith" e "Qã"...

    Dervich

    ResponderEliminar
  5. Dervich
    Bem vindo aos comentários do Leituras de BD!
    :)
    Thorgal também é uma das minhas séries preferidas de sempre!
    Infelizmente as editoras portuguesas passaram por cima do excelente ciclo de Brek-Zarith. O pulo de qualidade no grafismo de Thorgal acontece no álbum seguinte à Galera Negra, ou seja no 2º livro do ciclo de Brek-Zarith.
    Eu tenho este ciclo num misto de edição brasileira pela VHD (A Galera Negra)e os dois seguintes pela Cinebook em inglês (Beyond the Shadows e The Fall of Brek Zarith). Estes dois últimos passaram pelo Mundo Aventuras em português, mas a preto e branco...
    A ASA irá acabar o Ciclo de Qâ sem o Público, e depois consoante as vendas poderá também editar o Ciclo de Brek-Zarith, e quem sabe... se as vendas forem mesmo muito boas se não poderá publicar também os 3 primeiros!
    É um sonho...
    LOL
    :D

    ResponderEliminar
  6. Rafeiro
    Na realidade tens razão... os 3 tipos parecem um bocadinho efeminados...
    :D

    ResponderEliminar
  7. Comprei este fim-de-semana o 1º volume em francês. Dei uma espreitadela rápida, é uma história curta e com pouco pa ler. Vou refrescar a memória nessa língua por mim quase esquecida.

    ResponderEliminar
  8. Loot
    Hã...!
    Tem de ter 48páginas! E tem a continuação no 2º volume!
    :|

    ResponderEliminar
  9. exacto. só 48 páginas e os balões não têm muito texto como os do Hergé por exemplo.

    Se fosse um livro com 100 páginas e balões à Tintin não sei se tinha comprado :P

    ResponderEliminar
  10. Toda postagem de Thorgal que eu vejo aqui (não conhecia o personagem antes, acho) eu fico deslumbrado com a arte, mesmo quando vocês dizem que ela "ainda" não está no auge das publicações do personagem.

    Pra quem lê algumas BD por aí, Americanas e Européias, a arte mais meia-boca do Thorgal já é superior a maioria do que se publica em quadrinhos.

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia o Thorgal, talvez já ouvi falar dele antes, mas nunca li, essa história é bem legal.

    ResponderEliminar
  12. Loot
    Ok, 48 pg é o formato mínimo para um álbum europeu... sobretudo em anos mais longínquos.
    :)
    Alex D'ates
    Quando eu puser imagens do ciclo Brek-Zarith (amanhã) vais perceber que a parte gráfica começa a ficar brutal! A BD europeia normalmente é bastante melhor que a americana na parte gráfica porque os artistas europeus têm bastante mais tempo para desenhar e planificar o seu trabalho. Isto nota-se sobretudo nos planos secundários.
    ;)

    Guy Santos
    No Brasil foram editados os primeiros 4 álbuns da série pela VHD!
    :)

    ResponderEliminar
  13. Sim eu sei, não me expliquei mto bem no 1º comentário :P

    ResponderEliminar
  14. Loot
    Sabes, pensei que tinhas comprado um livro de estórias curtas. Acho que também existe, aliás, O Filho das Estrelas é uma colectânea de curtas.
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Para quem não sabe, o Público (a ASA?) dá a possibilidade de pagar a colecção na totalidade e receber os livros em casa (ou onde quiser) numa periodicidade +- quinzenal

    Oferecem os portes e oferecem os 'Arqueiros' e o 'Pais Qâ'. Ou só um deles. Essa não perebi bem.

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]