O projecto Zona continua muito vivo e regular, como comprova mais este lançamento.
Desta vez o tema é oriental, e o nome: Zona Nippon 1.
Como se pode retirar do nome, este será o primeiro de mais livros com a temática da BD oriental e será lançado no Anicomics 2012.
Alguns dos artistas deste livro estarão no festival para autógrafos, por isso não percam esta hipótese de comprar o livro e terem logo ali vários autores para “rabiscarem” os vossos livros!
Fica a nota de imprensa da Associação Tentáculo:
Zona Nippon 1
A Zona Nippon 1 é a primeira de uma série que terá o oriente asiático como inspiração. Este universo gráfico está presente no imaginário de muitos de nós, apaixonados por BD e ilustração.
Assim, uma edição deste género já se exigia há muito, entre os colaboradores do projecto Zona.
Este novo número será apresentado no evento Anicomics Lisboa, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras, dia 5 de Maio.
Terá 98 páginas a preto e branco, a capa é do ilustrador João Vasco Leal e o interior conta com uma entrevista a Carlos Páscoa.
Ficha Técnica
Zona Nippon 1,19 x 13 cm;
Capa a cores, com badanas;
98 pág. impressas P&B;
Maio 2012; PVP: 8€.
Contactos:
Zona!zona.bd@gmail.com
Os artistas que colaboraram neste livro foram:
João Vasco Leal, Ana Oliveira, Carlos Pascoa, Pedro Carvalho, André Oliveira, Bruno Ma, Fil, Ana C. Nunes, Rui Alex, Catarina Guerreiro, Paula Almeida, Gabriel Martins, André Lima Araújo, Bruno Bispo, Victor Freundt, Filipe Duarte, Arsia Rozegar e Joana Varandas.
São muitos a demonstrar que querem fazer estórias e desenhá-las! A BD portuguesa está viva!
E longa vida ao Zona!
Boas leituras
Achei giro terem uma Lobismulher na capa. Original.
ResponderEliminarhihihihi ]:-)
enxofre
As duas últimas páginas dessa matéria me deixaram animado. Tem um clima interessante... :D
ResponderEliminarInteressante. O design do manga está crescendo cada vez mais para além do Japão.
ResponderEliminarDiabba
ResponderEliminarOu é uma Lobismulher, ou um Lobisunuco...
:D
Alex D'ates
O Projecto Zona tem como filosofia a publicação em papel dos muitos autores que nunca tiveram a hipotese de ser publicados por uma editora. Bem hajam!
:)
Guy Santos
Cada vez mais muitos jovens artistas mergulham neste tipo de registo, e sobretudo muitas artistas femininas! Espero que lhes sirva como directriz inicial, para depois criarem o seu próprio estilo!
;)
Las dos últimas páginas están interesantes, parece que está presente el tema de la pobreza y las zonas marginales.
ResponderEliminarApoio a iniciativa, ms me diga Nuno, a arte interior, que parece ser bastante fiel ao traço característico do mangá japonês, é formatada da mesma forma? com a sequencia das páginas da direita para a esquerda? Ou isso foi adaptado para nossa cultura de ler, que estamos acostumados?
ResponderEliminarPor cierto, mi último comentario sobre la Legión ya está en mi blog. A partir de la próxima semana ya no escribiré más sobre la Legión sino sobre Saga, Luther Strode, y los nuevos títulos de Vertigo.
ResponderEliminarEu diria que o projecto ZOna à muito que deixou de ser um fanzine para se tornar um... "projecto a sério" :)
ResponderEliminarOlá Nuno,
ResponderEliminarObrigado pela divulgação e obrigado também a todos pelo apoio e comentários.
A leitura deste livro é feita da esquerda para a direita à Europeia.
Abraço
Fil
Arion
ResponderEliminarAinda não conheço o interior do livro, visto que ainda não saiu, mas pelo aspecto penso que talvez tenhas razão!
:)
Venerável Victor
Já tive a confirmação. Lê-se no sentido ocidental!
;)
Arion
Irei ver o teu blogue como sempre! Mas a Legião não é definitivamente do meu gosto... se calhar foi por não ter gostado das primeiras estórias que li... agora fico sempre com um pouco de preconceito em relação a este grupo de heróis do futuro!
:)
pco69
O Zona já não é fanzine há muito tempo!
E neste momento é um projecto muito sério de divulgação dos nossos novos artistas, onde eu já tive a honra de colaborar (Zona Fantástica).
:)
Fil
Sabes que eu divulgo sempre! Há sempre um espaço no meu coração (e no meu blogue) para o Zona. Foi a primeira vez que fui editado em papel, o que me deu grande prazer!
:)
Sinto muito, mas dessa vez... Color me not interested. Isso parece um daqueles casos de "pegar todos os tropos possíveis de mangá sem saber para que eles servem", como quase toda revista que se propõe a ser "inspirada em mangás".
ResponderEliminarPedro Henriques
ResponderEliminarO projecto Zona é plural. Desta vez e ao fim de várias publicações calhou um livro orientado para a arte oriental. Mas já tivemos bastantes temas no Zona, como o Fantástico e o Terror. Podes verificar isso mesmo pelo nome de cada publicação:
Zona 0
Zona Negra
Zona Fantástica
Zona Gráfica
Zona Negra 2
Zona Gráfica 2
Zona Nippon 1
Está previsto também a sair o Zona Kidds para crianças.
Como vez a oportunidade é dada a todos!
;)