segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Angoulême 2011 - A Cidade


Esta cidade de Angoulême não tem só BD para mostrar! Tem os seus monumentos e ruas típicas. Neste post irei fazer uma vista geral sobre esta agradável localidade!
A câmara albergou a exposição Le Monde de Troy, a igreja Saint Martial uma exposição de BD educativa sobre a evolução, o museu da cidade uma exposição sobre a BDs contadas no espaço do Egipto antigo e as ruas... as ruas são espectaculares! Murais sobre murais, bem pensados ao contrário de 95% dos graffiti que conspurcam as nossas ruas.
As pessoas são extremamente simpáticas e atenciosas, todo o esquema montado no festival está fácil de entender para um turista como eu que não sabe falar francês. A BD está presente em galerias comerciais, cafés, restaurantes, supermercados, farmácias, vende-se em quase todo o lado!
Este é na realidade um local onde a BD é rainha! Panfletos indicativos não nos deixam perder nada sobre o festival e quase todos os pólos deste grande festival são acessíveis a pé sem algum problema, excepto o Museu da BD e o espaço Barou. De qualquer maneira a organização põe à disposição dos visitantes autocarros sem custo de bilhete para quem deseje visitar os locais mais distantes, ou que que não queira andar a pé!
A comida era boa, a cerveja assim/assim e o café e a água horríveis...
De notar que os nomes das ruas se encontravam em forma de balões de Banda Desenhada!
Estive com o Hugo Teixeira, a Maria José (ASA) e marido, Nelson Dona e Lígia (Amadora BD),João Amaral e respectiva mulher e a melhor das companhias: a minha mulher, mais conhecida aqui na net por Diabba!
Quando saí do hotel na quinta feira a cidade estava a acordar para o festival, mas já com bastante gente na rua, aproveitando eu para visitar mais sossegadamente a cidade. De dia para dia aumentava consideravelmente o número de visitantes, chegando a Sábado em que quase não se conseguia andar em nenhum local onde se encontrasse BD!
Ficam algumas fotos da cidade!












Ólhó o Hugo!





Estas foram fotos da Câmara Municipal de Angoulême onde se encontrava a exposição dos "Le Monde de Troy"!





Uma Farmácia!





Estátua de Hergé.







Igreja de Saint Martial onde havia mais uma exposição de BD!











Algumas ruas de Angoulême.









Arredores de Angoulême.













Um detalhe do mural anterior!










Espero que tenham gostado das fotos da cidade de Angoulême!!
Boas leituras!

13 comentários:

  1. Tantos quilómetros que eu já fiz por aí!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Pedro Cleto
    Pois... eu também fiz!
    E com muito prazer! Nem se dá pelo tempo a passar...
    :)

    ResponderEliminar
  3. Uau! Sempre soube que Angouleme era a cidade da BD mas nunca imaginei que a BD estivesse assim TÃO presente! Se pudesse estava aí metido o resto da vida!

    ResponderEliminar
  4. Agora é que tenho mesmo de ir a Angoulême. Adorei as fotos!
    E essa é que deve ser mesmo uma cidade excelente para se viver. Para sempre :D

    ResponderEliminar
  5. Filipe
    Ali respira-se BD!
    :D

    Snow
    Pois, eu não me importava de viver ali!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Verbal
    São mesmo! Já tinha visto fotos de alguns, mas ir descobrindo aquelas preciosidades nas ruelas é muito fixe!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Explica-me lá a surpresa por encontrar uma farmácia...

    ResponderEliminar
  8. Pois, agora que já cá estou e ainda a recuperar destes dias extremamente cansativos, mas gratificantes, fica mais uma vez a saudade. É como tu dizes, ali respirava-se BD e, ali para os amantes de banda desenhada, é de facto todo um novo mundo que se descobre. Com as tuas fotos ainda consegui ver locais pelos quais não passei, nomeadamente as fotos dos arredores com aquelas paisagens bucólicas. Mas, como tu sabes, o tempo ali é pouco, para tanta coisa que se pode ver. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. João
    Espero que a viagem te tenha corrido bem!
    As fotos dos arredores foram tiradas quando eu fui ao Museu da BD, ficavam em caminho!
    :D

    ResponderEliminar
  10. Rafeiro
    Rafeiro... farmacias com BD na montra não há muitas, com certeza!
    :P

    ResponderEliminar
  11. Olá, muito interessante o Blog, já está favoritado, kkk.

    Gosto muito de HQs e ilustrações, inclusive tenho alguns trabalhos no meu blog.
    Abs
    www.desenhoamil.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Vagno
    Bem vindo aqui ao Leituras de BD!
    Irei com certeza ver os seus trabalhos!
    :)

    ResponderEliminar

Bongadas

Disqus Shortname

sigma-2

Comments system

[blogger][disqus][facebook]